Quais são os 50 melhores filmes de super-heróis? Confira agora

Quais são os 50 melhores filmes de super-heróis? Confira agora
Cansado de ver discussões sobre qual filme é o melhor de super-heróis, o site The Ringer usou diversos meios para formar um ranking.

“Qual é o melhor filme de super-herói?”

Essa pergunta gera inúmeros debates, brigas entre fãs e raramente leva a alguma conclusão. Pensando nisso, o site The Ringer decidiu fazer uma lista com os 50 melhores filmes de super-herói.

Critérios para escolher o melhor filme de super-herói

Visando mais cientificidade, o site levou em conta o sucesso de crítica dos filmes (usando as pontuações do Rotten Tomatoes), a bilheteria deles, se eles ficaram datados e se valem a pena serem re-assistidos. Tendo isso em mente, a ideia da fórmula é juntar esses quatro fatores e gerar uma colocação de cada filme.

50º – Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016)

batman vs superman dawn of justice movie - Quais são os 50 melhores filmes de super-heróis? Confira agora
Embate de dois personagens icônicos.

Massacrado pelas críticas e por vários fãs de quadrinhos, o filme é polêmico até hoje. Com um roteiro maçante e uma visão particular do diretor sobre os heróis, não tinha como ser um blockbuster de sucesso total.

49º – Esquadrão Suicida (2016)

Andrew Gruttadaro afirma: “Este é um filme que tem o primeiro pior ato, o pior Coringa, o pior vilão e a pior trilha sonora”. Opiniões de lado, o filme foi sucesso de bilheteria, mesmo com críticas negativas. Ano passado não faltavam cosplayers de Arlequina, e isso prova que o filme teve seu impacto.

48º – Kick-ass: Quebrando tudo (2010)

Michael Baumann afirma: “Violento, divertido e de aquecer o coração”. Este filme aborda muito bem o lado da família e da aceitação e conta com uma cena de ação icônica com Chloë Grace Moretz.

47º – Watchmen (2009)

“Eu não estou preso aqui com vocês, VOCÊS QUE ESTÃO PRESOS COMIGO” – Rorschach. O filme é uma adaptação quase perfeita da HQ do Alan Moore, e é por isso mesmo que não é um filme para todos. Não é surpresa que o filme não tenha ido tão bem nas bilheterias.

46º – Darkman (1990)

Com Liam Neeson sendo dirigido por Sam Raimi, não tem como vir coisa ruim. Este filme prova que Sam Raimi já fazia filmes bons antes do Homem-Aranha.

45º – Hulk (2003)

download - Quais são os 50 melhores filmes de super-heróis? Confira agora
Hulk nada marcante.

K. Austin Collins diz: “A atuação de Jennifer Connelly, que demonstra várias emoções em um só momento, supera a estupidez que é todo este filme”. Este é um daqueles filmes que não envelheceu tão bem assim.

44º – Wolverine: Imortal (2013)

“O terceiro ato totalmente previsível arruína uma estória solo empolgante situada no Japão”, diz Miles Surrey. O filme é um dos mais odiados da franquia dos X-Men.

43º – Flash Gordon (1980)

Com trilha sonora do Queen, Flash Gordon é um sci-fi importante. Uma curiosidade: Sam J. Jones, o ator que fez o protagonista, brigou com o produtor por motivos que até hoje não foram esclarecidos e, com isso, a maioria dos seus diálogos foram dublados por um ator desconhecido.

42º – O Incrível Hulk (2008)

Embora o filme tenha Edward Norton atuando como protagonista e o Abominável como vilão, o filme não é mais incrível que o Hulk.

41º – Hellboy (2004)

“Hellboy dá chance de Ron Perlman ser completamente badass. Ele carrega o personagem com muita empatia.”, afirma Miles Surrey. A outra parte do mérito desse filme é Guillermo del Toro na direção.

40º – O Corvo (1994)

the crow - Quais são os 50 melhores filmes de super-heróis? Confira agora
Ator teve final trágico.

“Nenhum filme de herói tem tanta história de background como este”, afirma Shea Serrano. É surpreendente que esse filme tenha lançado, já que Brandon Lee, o ator que fazia o protagonista, morreu ao fazer uma cena (foi baleado).

39º – Batman: Eternamente (1995)

Bat-mamilos! Com Val Kilmer e Chris O’Donnell como Batman e Robin, respectivamente, o filme é amado por uns e odiados por outros. Apesar de não ser fiel visualmente, o filme divertiu toda uma geração.

38º – Thor: O Mundo Sombrio (2013)

O segundo filme do Thor não é uma obra-prima, mas o Loki é ótimo nele. Pena que ele é mais cativante do que o protagonista do longa, que não tem seu tom acertado até então.

37º – Homem de Aço (2013)

Sendo o filme que iniciou o universo de super-heróis atual da DC Comics, é um filme bem decente. O filme tem cenas de ação dignas de animes como Dragon Ball, com direito a Metrópolis sendo destruída. Há quem diga que o Superman do filme não é um herói de verdade, por deixar tantas pessoas morrerem, mas, como parar Zod (que diga-se de passagem é ótimo) sem ter que usar toda a sua força?

36º – Hellboy 2: O Exército Dourado (2008)

Com Guillermo del Toro focado em duas franquias ao mesmo tempo, o filme desperdiçou parte do seu potencial. Ainda assim, é bom, ainda que não tenha sido impactante para o universo de super-heróis.

35º – X-Men: O Confronto Final (2006)

Movies Films X X Men The Last Stand 010765  1  - Quais são os 50 melhores filmes de super-heróis? Confira agora
Conclusão da trilogia original dos X-Men.

Sendo o pior filme da trilogia original dos X-Men, ele ainda diverte. Seu momento mais icônico é quando Ciclope, o lider dos X-Men, morre nos primeiros 30 minutos de filme.

34º – Thor (2011)

O primeiro filme do filho de Odin é sólido, apesar de não ter um vilão impactante. O filme é importante para o universo da Marvel nos cinemas porque o expande, permitindo seres de outros lugares do universo.

33º – O Espetacular Homem-Aranha (2012)

Primeiro filme do primeiro reboot da franquia, o filme entrega uma visão diferente do Peter Parker e uma Gwen extremamente carismática. Infelizmente, isso não é o suficiente para fazer todo mundo lembrar do longa.

32º – Superman: O Retorno (2006)

“Superman: O Retorno é inerte e totalmente desnecessário”, diz Sean Fennessey. A ideia é mostrar o Superman clássico, e embora funcione por um lado, o filme não tem nada de especial.

31º – Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)

Uma ótima história de origem. Ele é fiel ao personagem e apresentou perfeitamente a relação entre Steve Rogers e Bucky Barnes, cuja amizade se desenvolve em outros filmes.

30º – Homem-formiga (2015)

maxresdefault 1 2 - Quais são os 50 melhores filmes de super-heróis? Confira agora
Primeira aparição do personagem nos cinemas.

“Não faz sentido que um filme sobre uma formiga humana estrelada por Paul Rudd seja bom, mas é, totalmente”, afirma Shea Serrano. O longa possui uma estória contida, redonda e divertida. Vale lembrar do Michael Peña, que foi totalmente engraçado.

29º – Homem-Aranha 3 (2007)

“É assim que você acaba com uma franquia”, diz Miles Surrey. O filme de conclusão da trilogia de Sam Raimi foi, com certeza, o pior dos três. Com vários vilões, o filme não soube aproveitar bem nenhum deles. Para finalizar, o filme introduziu o Peter Parker “emo”, como os fãs gostam de falar.

28º – X-Men (2000)

O primeiro filme dos X-Men foi um dos mais importantes para a indústria de filmes de super-heróis, já que ele mostrou para o mundo que este tipo de filme funciona. A trama funciona, assim como o Magneto.

27º – X-Men: Primeira Classe (2011)

O começo de uma nova fase dos X-Men nas telas funciona, ainda mais com James McAvoy como Professor Xavier e Michael Fassbender como Magneto. A relação entre os dois funciona bem demais e ajuda a entender porque os dois são amigos, apesar de antagonistas.

26º – Doutor Estranho (2016)

O filme do maior mago da Marvel é o que tem efeitos visuais mais viajados de todos, mas isso é um ponto positivo, já que representou com perfeição vários aspectos da magia do universo.

25º – Batman: O Retorno (1992)

aaaa 1 - Quais são os 50 melhores filmes de super-heróis? Confira agora
O trio é bem aproveitado no longa.

“O melhor filme de super-heróis quando se trata de um vigilante, uma ladra e um Pinguim aspirante a político”, diz Sean Fennessy. Este filme mudou completamente o tom em relação aos filmes do Batman anteriores, mas de maneira positiva.

24º – Homem de Ferro 2 (2010)

“O Homem de Ferro atinge seu auge quando ele é o mais divertido, seja como playboy no primeiro filme ou quando co-escrito por Shane Black. Esse filme é nenhum dos dois, mas é bom“, afirma Michael Baumann.

23º – Batman Begins (2005)

Este é o começo da franquia de Nolan, que conta, de forma sólida e eficaz, a história do morcego vigilante de Gotham. A ideia do diretor era um universo sombrio e realista, e o resultado foi realmente esse. O filme virou um fenômeno cultural e até hoje é referência a como fazer um filme de herói. Com Christian Bale e Liam Neeson, o que poderia dar errado?

22º – X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido (2014)

Causando ainda mais confusão na linha do tempo, esse filme serviu para consertar algumas coisas e bagunçar outras. Mas uma coisa é certa: a cena do Mercúrio ajudando Magneto a sair da prisão é fantástica.

21º – Superman 2 (1981)

Um clássico dos anos 80. Com a presença do Christopher Reeve como Superman, o filme é um sucesso absoluto, apesar de um pouco datado por causa dos efeitos especiais. “Ajoelhe-se perante Zod!”.

20º – X-Men 2 (2003)

maxresdefault 13 - Quais são os 50 melhores filmes de super-heróis? Confira agora
Segunda aparição da super-equipe nos cinemas.

A continuação do já incrível e importante X-Men chegou para reafirmar que filmes de super-heróis são sim importantes para a indústria. Tanto o elenco como a trama são incríveis.

19º – Vingadores: Era de Ultron (2015)

O filme sofreu o efeito hype com comentários que o descreviam como pior do que realmente é. No fim, a continuação dos Vingadores é boa, só não é surpreendente.

18º – Logan (2017)

Este filme é a culminação de 17 anos de Hugh Jackman como Wolverine. Sendo feito como o último do ator, ele queria deixar o manto do personagem com uma sensação de dever cumprido, e foi o que aconteceu. Com uma trama contida, o filme é dramático e tem uma pegada totalmente diferente.

17º – Capitão América: O Soldado Invernal (2014)

Sendo considerado por muitos o melhor filme da Marvel, este sofre pouco com a dita “fórmula Marvel” e entrega uma experiência incrível de ação. Uma cena memorável é a luta de facas do Capitão com seu melhor amigo, Bucky.

16º – Batman (1989)

O Batman de Michael Keaton é, definitivamente, importante. Ele “salvou” o herói de uma era em que ele era engraçado e o mergulhou nas trevas. O Coringa de Jack Nicholson é icônico e é uma das melhores interpretações do personagem.

15º – Guardiões da Galáxia: Volume 2 (2017)

guardians of the galaxy 2 58cff09f6083a 17sy - Quais são os 50 melhores filmes de super-heróis? Confira agora
James Gunn deixa a sequência ainda mais colorida.

Como filme, Guardiões 2 é uma experiência sólida, divertida e engraçada. Ele só não foi mais incrível que o primeiro por sofrer com o efeito hype e por não ter um vilão tão bom.

14º – Homem de Ferro 3 (2013)

Sucesso de bilheteria, fracasso para muitos fãs. Apesar de ser uma continuação boa, ninguém gostou de saber que o vilão do filme na verdade era um dublê o tempo todo (e ficou por isso mesmo).

13º – Deadpool (2016)

Personagem hilário + custo de produção baixo = Sucesso absoluto. Ao zombar até da própria Fox, o personagem faz sua primeira aparição no cinema de forma exemplar. A trama é simples, mas bem executada. Este filme foi um indicativo de que se pode sair um pouco da fórmula e manter a qualidade dos filmes.

12º – Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)

Após um filme absolutamente bem sucedido em crítica e bilheteria, esse filme surge com uma tarefa difícil: superar seu antecessor. O resultado é um filme bom, mas inferior. O vilão Bane foi retratado de uma maneira realista (de acordo com a proposta do universo Nolan).

11º – Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017)

Depois de sua aparição em Capitão América: Guerra Civil, os fãs estavam loucos para a volta do teioso em seu filme solo. E acontece que ele cumpriu com seu papel ao reintroduzir, pela segunda vez, o personagem que todo mundo conhece. O vilão do filme é um dos melhores deste ano e a trama é simples.

10º – Guardiões da Galáxia (2014)

wpid gotg wpw teaser - Quais são os 50 melhores filmes de super-heróis? Confira agora
Primeira aparição da equipe nas telonas.

Ninguém esperava que este filme seria o sucesso que foi. Isso porque é um blockbuster de uma equipe de super-heróis do espaço que ninguém conhecia até então. O filme apresentou o universo galáctico da Marvel com maestria e somou positivamente ao já bom universo Marvel.

9º – Thor: Ragnarok (2017)

Após dois filmes mornos do personagem, Taika Waititi tinha a missão de consertar o tom do personagem e trazer uma estória melhor. O resultado é um filme de super-heróis totalmente engraçado, seja por bem ou por mal. A vilã do filme, Hela, está no nível do Loki quando se trata de qualidade “vilanesca”.

8º – Capitão América: Guerra Civil (2016)

Apesar do nome, o filme mais parece ser dos Vingadores do que do Capitão, já que vários outros heróis estão no longa. Com um vilão humano que empurra herói contra herói, o filme consegue apresentar o Pantera Negra com maestria e, além disso, reapresentar o Homem-Aranha.

7º – Homem de Ferro (2008)

Sendo o primeiro filme do gigantesco universo Marvel dos cinemas, Robert Downey Jr. apresenta Tony Stark pela primeira vez e o resultado é perfeito. É impressionante como não dá para olhar para o ator e não ver o personagem. Sem esse filme, poderíamos nunca ter vários destes filmes de super-heróis.

6º – Homem-Aranha 2 (2004)

Considerado para os fãs brasileiros o melhor filme do teioso, o filme tem uma trama empolgante, um protagonista cativante e um vilão extremamente bom. Com tudo isso, não tinha como não ser um filme de sucesso. Este foi o auge da franquia de Sam Raimi.

5º – Mulher-Maravilha (2017)

wonder woman - Quais são os 50 melhores filmes de super-heróis? Confira agora
Gal Gadot como Mulher-Maravilha.

Após o polêmico Batman vs Superman, esse longa reacendeu as chamas do universo da DC nos cinemas. Batendo vários recordes, o filme da princesa guerreira é importante não só para a indústria dos super-heróis, mas também para as mulheres. O filme dirigido por Patty Jenkins e estrelado por Gal Gadot só peca no terceiro ato. De resto, ele é divertido e de aquecer o coração.

4º – Homem-Aranha (2002)

O primeiro filme da trilogia de Sam Raimi foi tão importante quanto o primeiro X-Men. Divertido até hoje, o filme foi crucial para ditar o  que viria a seguir na indústria do cinema de super-heróis.

3º – Superman (1978)

O Superman de Christopher Reeve é, sem dúvida, o mais querido dos fãs do azulão. Isto porque ele é heroico no sentido mais simples da palavra. Reeve praticamente ditou como o Superman deveria ser a partir de então.

2º – Os Vingadores (2012)

Um verdadeiro fenômeno. A primeira aliança entre os super-heróis do universo Marvel foi feita de forma impecável. Enquanto muitos filmes que vieram antes e até depois fracassam no quesito vilão, esse filme consegue entregá-lo com maestria. Isso sem mencionar o Hulk fazendo o Loki de brinquedo.

1º – Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)

thedarknight - Quais são os 50 melhores filmes de super-heróis? Confira agora
Coringa de Heath Ledger.

Este é, sem dúvida, o melhor filme do Batman. Com um Coringa tão bom que te faz torcer por ele, o Heath Ledger criou uma versão perfeita do personagem. Difícil de acreditar que todos os fãs o rejeitaram quando ele foi anunciado. Como se isso não bastasse, o filme também tem outro vilão perfeitamente executado: o Duas-Caras. O morcego vigilante demonstra o que é ser um super-herói de verdade ao receber todo o peso de Gotham em seus ombros.

Vale lembrar que essa lista contém a opinião compilada de algumas pessoas e que, apesar de tentar ser metódica, ela não representa nenhuma verdade absoluta.

Fonte: The Ringer

Leia também

https://www.showmetech.com.br/critica-liga-da-justica-e-mais-um-acerto-da-dc/

 

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via