Os 8 melhores editores de imagem gratuitos

Os 8 melhores editores de imagem gratuitos
Existem vários softwares e sites de edição disponíveis, mas qual usar? Confira quais os melhores editores de imagem gratuitos e comece a ajustar suas fotos

Quando falamos em edição de fotos, provavelmente a primeira coisa que vem à sua mente é o Photoshop. No entanto, se você não tem dinheiro disponível para isso agora, vale a pena checar alguns dos melhores editores de imagem gratuitos — programas profissionais não são baratos e nem tão fáceis de usar, por isso não são tão interessantes caso você precise fazer ajustes mais simples ou ainda esteja começando na área de fotografia e edição.

É claro que essas opções não necessariamente terão todos os recursos disponibilizados em softwares mais avançados, porém são bastante funcionais e quebram um bom galho (e o melhor, de graça) — muitas delas contam com ferramentas de redimensionamento de imagens, aumentando o tamanho e a qualidade das fotos.

Softwares pagos nem sempre são a melhor opção para iniciantes em edição de fotos
Softwares pagos nem sempre são a melhor opção para iniciantes em edição de fotos (Foto: RawPixel.com / Shutterstock)

Em nossa lista com as principais plataformas de edição de fotos, incluímos sites para você realizar ajustes rapidamente e online e programas que você deve instalar no computador para então começar aplicar as correções. Além desses, listamos também os melhores aplicativos para edição de fotos em dispositivos Andoid e iOS, para você poder fazer correções em qualquer lugar – do seu smartphone, tablet ou desktop.

Confira abaixo nossa seleção dos oito melhores editores de imagem gratuitos.

GIMP

O GIMP é um dos primeiros projetos de código aberto para usuários finais, o que significa que a plataforma foi desenvolvida (e é mantida) por muitos programadores diferentes. Considerado por muitas pessoas como um dos melhores editores de imagem gratuitos que existe no mercado atualmente, o software está disponível para download em computadores de diversos sistemas operacionais, incluindo Linux, OS X, Windows, entre outros.

Oferecendo muitas das funcionalidades de edição de fotos que o Photoshop traz, o GIMP proporciona uma experiência única. No entanto, pode ser que você precise gastar um pouco de tempo com o Manual de Usuário para conseguir se virar com propriedade no software.

Vale ressaltar que a comunidade de usuários e desenvolvedores do editor de imagens criou uma grande quantidade de plug-ins que podem ser adicionados para estender as funcionalidades do GIMP ainda mais. Além disso, todo esse trabalho conjunto significa que novas ferramentas são desenvolvidas (ou aprimoradas) e adicionadas frequentemente.

O gimp é considerado um dos melhores editores de imagem gratuitos disponível atualmente
O GIMP é considerado um dos melhores editores de imagem gratuitos disponível atualmente. (Foto: GIMP Brasil)

O editor de imagens possui muitas funcionalidades de aprimoramento disponíveis em programas premium. O pacote de ferramentas de edição de fotos inclui a possibilidade de trabalhar com camadas, criar máscaras, aplicar alterações de perspectiva e aplicar alterações a áreas isoladas, entre tantas outras.

Além disso, é possível exportar imagens em mais de 40 diferentes formatos.

Adobe Photoshop Express

Como o próprio nome sugere, o Adobe Photoshop Express Editor é uma versão gratuita e mais enxuta do Photoshop, software pago da Adobe – e também um dos melhores editores de imagem gratuitos existentes. O Express está disponível para uso online, e para download no Windows e em dispositivos Android e iOS.

No entanto, se for utilizar o programa em seu computador, recomendamos a versão online do editor de imagens, por não ocupar espaço de memória no computador e oferecer um pacote de ferramentas mais completo.

Adobe photoshop express é um dos melhores editores de imagem gratuitos
O Adobe Photoshop Express é uma ótima opção de editor de imagem online e gratuito.

O Photoshop Express oferece diversas funcionalidades, incluindo a possibilidade de diminuir e aumentar o tamanho e qualidade da foto, cortar e mudar a inclinação da imagem, adicionar filtros, editar brilho, contraste, saturação, exposição, entre diversos outros ajustes. É possível fazer o upload e download das fotos em JPG ou PNG.

Infelizmente, a possibilidade de edição de fotos utilizando camadas não está disponível no editor de imagens.

Pixlr

O pixlr e é um dos melhores editores de imagens gratuito e online disponívelO pixlr é um dos melhores editores de imagens gratuito e online disponível
O Pixlr conta com duas versões, uma completa e outra modesta, para profissionais e edições de diferentes níveis

Pixlr é um dos melhores editores de imagem gratuitos e online disponível atualmente, com funcionalidades bastante semelhantes ao Photoshop. O site oferece inclusive a possibilidade de criação de camadas, ampliando as capacidades de edição de fotos.

Atualmente, existem duas versões do editor de imagens: o Pixlr X, opção mais modesta e com menos funcionalidades, e o Pixlr E, versão completa para profissionais. Ambos abrem a maioria dos tipos de arquivo de imagem, incluindo PSD. O Pixlr também está disponível para download em dispositivos Android e iOS.

A versão mais simples do editor de imagens vem com 12 ferramentas, que vão desde desenhar em camadas até aplicar filtros e cortar fotos. Já a versão mais avançada vem com 24 ferramentas, incluindo borracha, varinha mágica, laço para seleção de objetos ou pessoas, entre diversas outras funcionalidades.

Canva

O Canva, apesar de poder ser utilizado para edição de fotos, é um dos melhores editores de imagem gratuitos para transformar fotos em cartões, pôsteres, convites e posts em redes sociais. O site pode ser utilizado de forma gratuita e paga — a não ser que você precise da plataforma para uso profissional, a versão gratuita será o suficiente.

Para usar o o editor de imagens basta se inscrever com seu e-mail e você terá 1 GB de armazenamento em nuvem gratuito para suas fotos, 8.000 modelos disponível para uso e duas pastas para manter seu trabalho organizado.

O canva é um dos melhores editores de imagem gratuitos para transformar fotos em cartões e outros designs
O Canva é um dos melhores editores de imagem gratuitos para transformar fotos em cartões, pôsteres, convites, entre outros.

Como dissemos, o Canva pode ser utilizado para ajustes de fotos, mas como essa não é sua principal funcionalidade, você não encontrará ferramentas muito avançadas. No entanto, o editor de imagens traz opções de correções mais simples, como efeitos de vinheta, nitidez, ajuste de brilho, saturação e contraste entre outras.

As ferramentas de edição de texto disponíveis são bastante intuitivas e há uma grande seleção de planos de fundo e outros gráficos para completar seus designs. É possível inclusive adicionar música e vídeos em seus projetos no Canva.

Ashampoo Photo Optimizer

O Ashampoo Photo Optimizer é um ótimo editor de imagens — especialmente se você precisa (ou deseja) realizar ajustes em uma grande quantidade de fotos rapidamente. Disponível para download, o software permite a importação de várias imagens de uma só vez, o que pode ser uma boa se você estiver com pressa.

O editor de imagens conta com uma ferramenta de otimização automática, mas isso não impede que você faça seus próprios ajustes manualmente, caso prefira. Ressaltamos, no entanto, que essa funcionalidade tem reputação de funcionar muito bem na edição de fotos de paisagens, porém não tanto em se tratando de outros assuntos.

Ashampoo photo optimizer
O Ashampoo é uma boa opção para edição em uma grande quantidade de fotos de forma rápida. (Foto: Digital Camera World)

Além disso, o Ashampoo traz opções de ajustes manuais de cor e exposição, entre diversas outras. Infelizmente, apesar de permitir que você importe mais de uma foto por vez, o editor de imagens não possibilita que você aplique as mesmas alterações de cor ao conjunto importado de uma só vez. Fora isso, ele é ótimo para correções rápidas.

Fotor

Fotor é um dos melhores editores de imagem gratuitos para iniciantes — o que não significa que não pode ser utilizado também por profissionais. Com ele, é possível aplicar filtros e correções de ruídos, entre outras funcionalidades de edição de fotos, como cortar, editar curvas, alterar a temperatura, saturação, matiz e ajustar nitidez.

Editor de imagens fotor
O Fotor é um ótimo editor de imagens para iniciantes.

O editor de imagens permite alterações manuais de curvas e níveis, mas sem a complexidade de ferramentas mais avançadas. O Fotor também fornece opções de efeitos inteligentes, assim como uma ferramenta para criação de colagens de forma rápida.

Assim como o Ashampoo, esse editor de imagens permite o upload de diversas imagens de uma só vez e a edição paralela entre uma foto e outra. Essa funcionalidade pode ser bastante útil caso queira padronizar os ajustes feitos em um conjunto de imagens.

Paint.NET

Assim como o GIMP, o Paint.NET nasceu como um projeto de faculdade, dessa vez orientado pela própria Microsoft — o software continua a ser mantido por seu criador, Rick Brewster. Pensado originalmente como um substituto gratuito para o Microsoft Paint, o Paint.NET acabou superando seu antecessor tanto em funcionalidade como em recursos oferecidos.

O Paint.NET é considerado um dos melhores editores de imagem gratuitos no mercado e é comparado a outros softwares de edição de fotos, como o Photoshop, Corel, Microsoft Photo Editor e ao próprio GIMP — assim como as plataformas citadas, é preciso fazer download para poder usar a plataforma.

O paint. Net é considerado um dos melhores editores de imagens gratuitos e comparado a diversos outros softwares de edição
O Paint.NET é considerado um dos melhores editores de imagens gratuitos e comparado a diversos outros softwares de edição (Foto: Digital Trends)

O editor de imagens apresenta uma interface intuitiva e inovadora, com suporte para camadas, “desfazer” ilimitado, uma ampla variedade de efeitos e de ferramentas úteis e poderosas. Outra similaridade ao GIMP é a comunidade ativa e crescente, que oferece ajuda, tutoriais e plug-ins para o Paint.NET.

Outra funcionalidade interessante oferecida pelo editor de imagens são suas funções de rotação e zoom 3D para recomposição de fotos.

PhotoScape

O PhotoScape pode até parecer um editor de imagens bastante simples, mas a realidade é que se você analisar cuidadosamente, perceberá que o software possui uma grande variedade de recursos. Além das funcionalidades de edição de fotos comuns, como ajustes de brilho, cor, tamanho, entre outras, a plataforma possibilita a criação de GIFs, edição em lote de imagens, mesclar diferentes fotos para criar uma versão final diferente, entre muitas outras.

O photoscape, apesar de possuir uma interface mais complexa, é um dos melhores editores de imagem gratuitos
O PhotoScape, apesar de possuir uma interface mais complexa, oferece muitos recursos. (Foto: Softonic)

No entanto, apesar dos vários recursos, o editor de imagens possui uma interface que pode ser complicada para iniciantes, mas isso não impede uma boa edição e a obtenção de resultados bacanas. Os filtros oferecidos pelo PhotoScape são avançados, por isso ele é uma ótima opção caso você precise nivelar, aumentar a nitidez ou adicionar filtragem suave às fotos de forma rápida.


Os 8 melhores editores de imagem gratuitos são:

  • GIMP
  • Adobe Photoshop Express
  • Pixlr
  • Canva
  • Ashampoo Photo Optimizer
  • Fotor
  • Paint.NET
  • PhotoScape

Já usou algum desses softwares ou sites antes? Conte para nós qual deles você considera o melhor editor de imagem gratuitos.

Fontes: TechRadar, Digital Camera World, DigitalTrends

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário