Conecte-se conosco
Pesquisadores sugerem que água em marte é, na verdade, mistura de areia e ilusão de ótica

Ciência e Tecnologia

Pesquisadores sugerem que água encontrada em Marte não é água; entenda!

De acordo com uma nova pesquisa, o sonho de encontrar água no planeta vermelho pode estar mais distante

Pesquisadores sugerem que "água" encontrada em marte é, na verdade, areia e ilusão de ótica

Representação gráfica de uma cratera de gelo na superfície de Marte. Esta é uma das seis localizações divulgadas pela NASA que supostamente contam com gelo/água.

Não é de hoje que vemos notícias relacionadas à descoberta de água em Marte. Em maio de 2016, foram encontradas supostas marcas de tsunami na superfície do planeta, aumentando ainda mais a expectativa sobre esta “verdade” ainda não solucionada. Mas, de acordo com uma nova pesquisa, tudo isso pode ser apenas uma mistura de areia, sombras e ilusão de ótica.

A NASA anunciou locais que supostamente contam com sais hidratados e traços de gelo escuro, embora não tenha descartado a possibilidade de que a água em seu estado líquido possa não existir na superfície do planeta vermelho. Isto, é claro, porque Marte tem baixíssima pressão atmosférica, com exceção nas elevações mais baixas e por curtos períodos de tempo.

Pois bem, um novo estudo publicado na revista Nature Geoscience sugere que as faixas de gelo citadas pela NASA são apenas areia. Liderada por Feredic Shcmidt da Universidade Paris-Sul, na França, a equipe por trás da pesquisa acredita que a areia, através de um efeito chamado de “fluência térmica” – criado pela variação da luz solar, sozinha –, acaba criando avalanches de areia, porém apresentando o mesmo efeito da água em si.

Mas, afinal, existe água em Marte ou não?

Pesquisadores sugerem que água encontrada em marte é, na verdade, areia e ilusão de ótica

De acordo com os pesquisadores, o mito da água em marte não passa de ilusão de ótica… e areia!

De acordo com os pesquisadores, este efeito é criado a partir das mudanças sazonais – aparentemente, segundo eles, as mudanças de estações têm forte influência nesta teoria. Segundo Schmidt, isso não tem nada a ver com gelo ou água e estamos lidando com apenas uma ilusão de ótica. Ele ainda cita o exemplo das dunas de areia em um dia ventoso, onde os fluxos causados pela luz solar e sombra acabam “imitando” o efeito da água.

“Nós pensamos que, se [a atmosfera de Marte] é puramente seca, não deveriam haver efeitos sazonais, mas aqui sugerimos que há um processo estritamente ligado às estações” — Frederic Schmidt, pesquisador da Universidade Paris-Sul.

É o seguinte: de acordo Schmidt e sua equipe, quando a luz solar atinge as areias de Marte, a temperatura da camada superior aumenta e deixa o que há abaixo mais gelado. Com a mudança na pressão da atmosfera, as partículas da areia deslocam o gás para cima. Esse mecanismo pode ser um tanto complicado de se entender, mas quando ele colide os grãos da areia com o solo, temos a ilusão de que a “água” está escorrendo nas encostas marcianas.

O futuro de Marte

Se os pesquisadores da Universidade Paris-Sul estiverem corretos, tudo não passou de uma grande ilusão. Mas, é claro, a “verdade” deles não é absoluta. A NASA acredita ter encontrado evidências de vida no planeta, e partindo disso o sonho de tornar Marte habitável vai ficando mais próximo.

Não somente a NASA está interessada em levar pessoas à Marte. O Elon Musk, CEO da SpaceX (e, vai, esse cara dispensa apresentações), também tem planos de levar 100 humanos ao planeta para tentar criar uma primeira colonização. Ideia ambiciosa, de fato.

A intrigante pesquisa de Schmidt e sua equipe pode ser lida (em inglês) na íntegra neste arquivo. Até que novas informações sejam divulgadas, vamos torcer para que o sonho da “água em marte” não fique somente no sonho, apesar das novas teorias que vão surgindo.

Via: IBTimes

 

Jornalista (ainda em formação) de tecnologia há alguns bons anos, Wellington acompanhou algumas mudanças bem legais do ramo bem de perto e ainda ama o layout do Nokia N95 – é sério!

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Advertisement

Mais Lidas

Advertisement

Reviews

Review: Notebook Samsung Style 2 em 1 (2017)

Computadores

Review: Notebook Samsung Style 2 em 1 (2017)

Por 21 de junho de 2017
Review: Monitor Curvo LED Samsung 27"

Ciência e Tecnologia

Review: Monitor Curvo LED Samsung 27″

Por 19 de junho de 2017
DIR-895L

Ciência e Tecnologia

Review: SSD Kingston HyperX Savage 240GB

Por 7 de junho de 2017
Review: SanDisk Extreme 500 Portable SSD

Computadores

Review: SanDisk Extreme 500 Portable SSD

Por 31 de maio de 2017

Cultura Geek

Tutoriais

Subir