Pixar lança “Out”, curta-metragem com o 1º protagonista gay do estúdio

Poster do curta Out

O famoso estúdio de animação Pixar lançou o ambicioso — e necessário — projeto SparkShorts em janeiro de 2018. O programa consiste em descobrir novos talentos dentro do próprio estúdio, já que com mais de 1.500 profissionais que lá trabalham, nem sempre todos têm a oportunidade de contar suas histórias, e somente os mesmos nomes estavam recebendo a chance de realizar seus projetos.

No programa SparkShorts, os criadores dispõem de seis meses e um orçamento limitado para concluir o projeto. Além disso, têm liberdade criativa para explorar assuntos mais adultos e pessoais, que não necessariamente refletem os curtas mais leves da Pixar.

Assistimos todos os 7 curtas lançados até agora, que culminou com o lançamento de “Out” dia 22 de maio na Disney+ — serviço de streaming que deve estrear no Brasil em novembro de 2020.

Pixar / SparkShorts Fase 1

Os três primeiros curtas do projeto foram primeiramente exibidos em agosto de 2018 na SIGGRAPH, uma das maiores convenções sobre tecnologia e computação gráfica dos Estados Unidos. Posteriormente, em fevereiro de 2019, os três curtas foram exibidos no grandioso El Capitan Theatre, onde a Pixar realiza a maioria das premières de seus longas-metragens.

El Capitan Theater, o teatro da Pixar
Interior do teatro El Capitan, onde a Pixar faz a estreia de seus filmes.

Os três primeiros curtas deste incrível projeto da Pixar foram: “Purl“, “Smash and Grab” e “Kitbull“. Após a luxuosa estreia, os três curtam estrearam no YouTube. Confira abaixo os curtas na íntegra.

Purl

O 1º curta do projeto Pixar / SparkShorts, Purl, foi escrito e dirigido por Kristen Lester. O curta conta a história de Purl, um novelo de lã rosa humanoide que começa a trabalhar em uma grande corporação. Purl logo tem que se adaptar ao ambiente machista para ser notada. A diretora Kristen Lester relata que a ideia surgiu de suas próprias experiências em estúdios de animação, às vezes sendo a única mulher em um ambiente dominado por homens.

Confira o curta abaixo.

O curta foi recebido com muito entusiasmo, não somente pela sua alegoria ao feminismo, mas também por conter elementos dos clássicos filmes oitentistas “Como Eliminar Seu Chefe” e “Uma Secretária de Futuro“.

Smash and Grab

O 2º curta do projeto Pixar / SparkShorts, Smash and Grab, foi escrito e dirigido por Brian Larsen. É a história de 2 robôs que trabalham em um árido planeta, realizando a mesma tediosa tarefa, até que decidem se rebelar.

Confira o curta completo abaixo.

Smash and Grab recebeu comparações com o vencedor do Oscar “Wall-E“, porém, acredito que o curta pode ser considerado como uma versão mais leve dos curtas do projeto “Love, Death and Robots” da Netflix. É um curta com uma estética que não estamos acostumados a ver por parte do estúdio.

Kitbull

Nós já falamos de Kitbull na nossa cobertura do Oscar 2020, já que o curta foi indicado ao Oscar de Melhor Animação Curta. O 3º curta do projeto Pixar / Sparkshorts foi dirigido pela cineasta Rosana Sullivan e conta a história do encontro entre um destemido gatinho e um Pitbull. Confira o curta na íntegra abaixo.

O curta recebeu excelentes críticas, por tratar do delicado assunto de crueldade contra animais.

Pixar / SparkShorts Fase 2

Com o lançamento da plataforma de streamingDisney+ em novembro de 2019 para diversos países (excluindo o Brasil), a Pixar — que é uma empresa subsidiária da Disney — decidiu lançar os próximos títulos diretamente na plataforma. São eles: “Float“, Loop” e “Wind“. Confira os posters abaixo.

Float

4ª curta do projeto Pixar / SparkShorts, Float foi escrito e dirigido por Bobby Rubio e lançado na estreia da Disney+ no dia 12 de Novembro de 2019.

Float conta a história da relação de um pai com um filho que tem poderes especiais. O diretor Bobby Rubio criou a história para relatar suas experiências como pai de uma criança com autismo e suas dificuldades iniciais.

Veja o trailer abaixo.

Para os fãs da saga X-Men, a temática é bem similar, e ao entender um pouco da abordagem pessoal do diretor, o curta ganha contornos ainda mais profundos.

Wind

O 5ª curta do projeto Pixar / SparkShorts, Wind, é escrito por Edwin Cheng e foi lançado em dezembro de 2019. É uma inusitada história de um neto e sua avó, que estão presos em um estranho vortex, e tentam de tudo para escapar.

Confira o trailer abaixo.

O eficiente curta, sobre os obstáculos que a vida nos apresenta, tem uma belíssima e fluida animação.

Loop

O 6ª curta do projeto Pixar / SparkShorts, Loop, foi escrito e dirigido por Erica Milson e lançado em janeiro de 2020.

A história foca em Renee, uma menina com autismo, que em um ensolarado dia na colônia de férias, sai em um passeio de canoa com o colega Marcus, que não queria ser “babá” da menina. Veja o Making Of do curta abaixo (em inglês):

Se o curta Float serve como uma alegoria para o autismo, aqui a Pixar toma uma necessária direção para a inclusão e coloca uma personagem com autismo no papel principal. Um curta muito eficiente para representação de vozes nunca antes mostradas.

Pixar / SparkShorts Fase 3

Para iniciar a nova fase do projeto SparkShorts, a Pixar continua sua excelente fase de experimentação e finalmente tem um personagem gay estrelando um papel principal.

Recentemente o estúdio inseriu uma personagem lésbica no filme “Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica“, mas a participação foi tão pequena e rápida, que muitos nem sequer notaram. E a comunidade LGBTQ+ segue pedindo por mais inclusão tanto pela Disney quanto pela Pixar.

Inclusive muitos fãs criaram fan fictions em que a personagem Elsa do hit Frozen (do estúdio Disney) seria lésbica. Até a hashtag #GiveElsaAGirlfriend (dê Elsa uma namorada) foi usada extensivamente antes da sequência ser lançada, porém os pedidos não foram atendidos.

Out

Out é o 7º curta do projeto Pixar / SparkShorts. Escrito e dirigido por Steven Clay Hunter, o curta conta a história do jovem Greg, que está de mudança quando recebe a inesperada visita de seus pais. Com a ajuda de poderes mágicos de um cachorro e um gato, ele vai descobrir como se assumir gay para sua família. Veja o trailer do projeto Sparkshorts que culmina com cenas de Out:

O curta é um importante passo para a representatividade, para que qualquer pessoa do universo LGBTQ+ se sinta incluída e representada em animações do estúdio. Agora o próximo passo é ter um personagem, em um papel maior, em um longa metragem, seja da Disney ou Pixar.

Para os fãs brasileiros da Pixar, o acesso aos 4 últimos curtas do projeto SparkShorts, entre eles Out, ainda não é possível, pois o serviço de streaming Disney+ só chega ao Brasil em novembro de 2020, e se o material será divulgado até lá, em outras plataformas, ainda é incerto.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter