Cobertura Oscar 2020: Curtas

OSCARS1
Nesta 1ª parte da cobertura do Oscar 2020, conheça a categoria de Melhor Curta de Animação e Ficção

Com o Oscar 2020 chegando em 10 dias, vamos fazer uma cobertura completa de todas as 24 categorias (a lista completa você encontra aqui), para que você consiga entender não somente um pouco mais sobre o prêmio, mas também melhorar suas chances de ganhar o bolão do Oscar – ou será que eu sou o único que ainda faz isso?

Vamos começar com as categorias de curta-metragem, porém abordando somente os prêmios de “Melhor Curta-Metragem de Animação” e “Melhor Curta-Metragem de Ficção“. O Oscar também premia “Melhor Documentário – Curta“, porém vamos abordar as categorias documentário em um artigo separado.

Então vamos começar!?

MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO

Este prêmio é dado desde 1932. Inicialmente chamado de “Short Subjects, Cartoons” (Assuntos curtos, desenhos) em 1974 se tornou “Curta-metragem de animação”. Não deve ser surpresa que o estúdio mais prestiagdo é a Disney. São 49 indicações e um total de 15 estatuetas. Tive a chance de assistir todos os indicados do Oscar 2020, e eles são:

“Daughter”

Daughter

O vínculo entre pai e filha é ameaçado por questões nunca ditas e feridas que demoram a cicatrizar.
Animação independente da República Tcheca em stop motion. Não usa uma palavra sequer e tem uma confecção de bonecos bem particular.
Você pode alugar ou comprar a animação aqui:


“Hair Love”

Hair Love

Um pai tenta fazer o cabelo da filha pela primeira vez.
Animação tradicional da Sony Pictures Animation. Em apenas 7 minutos conta uma história divertida e inclusiva.
Voce pode assistir na íntegra aqui:


“Kitbull”

Kitbull

Um gato de rua e um pitbull formam uma improvável amizade.
Animação do projeto SparkShorts, que é um laboratório de criatividade da Pixar. Animação tradicional que aborda amizade e crueldade contra animais.
Você pode assistir na íntegra aqui:


“Mémorable”

Memorable

Um pintor lida com o avanço da demência e sua esposa testemunha seu declínio.
Esta animação francesa é um trabalhoso primoroso desta técnica tão complexa que é o stop-motion. A elaboração dos cenários e dos bonecos é absolutamente uma obra prima. De longe minha animação favorita dentre os indicados.
A produtora não permite que o vídeo seja inserido em postagens, então deixo aqui o link para vocês poderem assistir na íntegra: https://vimeo.com/325835165


“Sister”

Cobertura Oscar 2020: Curtas

Um homem recorda sua infância e suas memórias com sua irmãzinha na China dos anos 90. Esta tocante animação, uma co-produção China/USA, é também realizada em stop-motion.
Ao contrário da animação anterior, o material utilizado é bem mais simples – os bonecos são feitos de feltro – e seu uso é bem inteligente.
Você pode alugar ou comprar essa animação aqui:


VEREDITO – MELHOR CURTA METRAGEM DE ANIMAÇÃO

QUEM MERECE GANHAR: MÉMORABLE
A animação é muito maravilhosa.

QUEM VAI GANHAR: HAIR LOVE
Uma coisa que é muito comum no backstage do Oscar é o lobby. E a Sony está jogando as cartas certas para sair vitoriosa.


MELHOR CURTA METRAGEM DE FICÇÃO

Esta categoria existe no Oscar desde 1931, porém era divida em curtas que eram rodados com um rolo ou dois rolos. Um rolo comportava aproximadamente 10 minutos de filme. A categoria mudou de nome várias vezes e foi fundida em uma só em 1957.

Esta categoria é um excelente ponta pé para qualquer cineasta em início de carreira. O diretor Taika Waititi é um bom exemplo: ele recebeu uma indicação em 2004 pelo curta “Two Cars, One Night” e agora em 2020, recebeu 2 indicações pelo seu novo filme “Jojo Rabbit”.

O nome da categoria em inglês usa o termo live-action para denotar que é uma produção com atores em cenários “reais” – distinguindo-se da categoria de animação. Os indicados desse ano tem um pouco de tudo: drama, comédia, thriller e até baseado em fatos reais. Os indicados são:

“Brotherhood”

Brotherhood

Mohamed fica profundamente abalado quando seu filho mais velho, Malik, volta para casa após uma longa jornada, mas acompanhado de sua misteriosa nova esposa.
Curta com uma poderosa mensagem de tolerância e sobre fazermos nossos julgamentos precipitados sobre a condição de outra pessoa.
Assista ao curta na íntegra abaixo. Idioma: árabe / legendas: inglês


“Nefta Football Club”

Nefta Football Club

Em uma vila na Tunisia, dois irmãos encontram no deserto um burro com fones de ouvido e com uma misteriosa carga.
Curta divertido, também realizado na Tunisia, assim como “Brotherhood”, mas com certeza mais leve. E o elenco infantil é muito convincente.
Assista ao curta na íntegra abaixo. Idioma: árabe / legendas: francês, inglês e espanhol


“Saria”

Saria

Baseado em fatos reais, Saria conta a história de duas irmãs que tentam escapar dos terríveis abusos que sofrem em um orfanato na Guatemala.
O único dentre os curtas que não consegui assistir, caso você saiba onde possamos encontrar, por favor, mande o link para nós!
Por enquanto, fique com o trailer!


“The Neighbor’s Window”

The Neighbors Window

A vida de uma mulher é abalada quando dois jovens de vinte e poucos anos se mudam para o apartamento do outro lado da rua.
Este curta-metragem de 20 minutos conta uma história delicada e relacionável que certamente se conectará à muitas pessoas. Me comoveu e me proporcionou boas reflexões. Marshall Curry, diretor, recebe aqui sua 4ª indicação ao Oscar, a 1ª por um curta de ficção, todos os outros foram como Documentário Curta.
Você pode assistir ao filme na íntegra abaixo.


“Une Soeur”

Une Soeur

Uma noite. Um carro. Alie está em perigo. Para sobreviver, ela deve fazer o telefonema mais importante de sua vida.
Com basicamente apenas duas tomadas, este tenso curta belga conta a história de um relacionamento abusivo e a tentativa desesperada de uma mulher de sair dele.
Estou surpreso com a eficácia desta história e como foi realizado. Assista na íntegra abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=ymXw75Ptnec

VEREDITOMELHOR CURTA METRAGEM DE FICÇÃO

MERECE GANHAR: BROTHERHOOD
Um tocante documentário com um final surpreendente.

QUEM VAI GANHAR: BROTHERHOOD
Somente se Saria for muito surpreendente, porém acho que a Academia não vai deixar de premiar “Brotherhood”, não somente pela sua excelente qualidade, mas também pela chance de premiar uma diretora.


E com isto concluímos a 1ª parte desta super cobertura do Oscar!
Na 2ª parte vamos falar sobre tudo que envolve ÁUDIO, ou seja: Edição de Som, Mixagem de Som, Canção e Trilha Original!

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter