Plataforma de streaming gratuito

Plataforma de streaming gratuito será lançada pelo Ministério da Cultura

Avatar de carlos soares
Ainda sem data de estreia divulgada, o novo projeto visa valorizar as produções nacionais

Recriado no novo Governo, o Ministério da Cultura (MinC) anunciou um de seus maiores lançamentos já feitos anteriormente. Foi confirmada pela entidade a criação de uma plataforma de streaming gratuito. A nova ferramenta surge como uma ação da Secretaria do Audiovisual (SAV) e tem como foco a valorização das produções nacionais.

A informação foi confirmada nesta semana, com a pasta do Governo do presidente Lula (PT) classificando a ideia da iniciativa como um meio para promover a diversidade do Brasil através da disponibilização de forma gratuita de uma ampla gama de conteúdos audiovisuais do país, o que deve incluir diversos filmes, seriados e documentários.

Justificativas para a criação

Plataforma de streaming gratuito será lançada pelo ministério da cultura. Ainda sem data de estreia divulgada, o novo projeto visa valorizar as produções nacionais
Ministério da Cultura quer democratizar o acesso ao entretenimento – Divulgação

A nova plataforma de streaming do governo ainda não possui uma data exata para lançamento, mas deve chegar para o povo brasileiro já no segundo semestre de 2024. Em suma, o projeto está em fase de finalização, mas já se apresenta como uma oportunidade de enriquecer o panorama do consumo das produções do cenário audiovisual brasileiro. A ideia principal é garantir que todos os cidadãos tenham acesso a um conteúdo 100% nacional e de qualidade.

A princípio, algumas questões importantes ainda não foram respondidas, como qual será a forma de financiamento dessa plataforma de streaming brasileira e quais serão as produções escolhidas para compor o catálogo do serviço. Esta última é muito relevante para o projeto, uma vez que grande parte dos filmes e séries nacionais já ocupam o espaço em outros canais e ferramentas pagos existentes.

A proposta do Ministério da Cultura

Plataforma de streaming gratuito será lançada pelo ministério da cultura. Ainda sem data de estreia divulgada, o novo projeto visa valorizar as produções nacionais
Margareth Menezes é a atual Ministra da Cultura – Divulgação/Filipe Araújo/MinC

Esta não é a primeira vez que uma plataforma de streaming gratuita é cogitada no setor como projeto para acesso a produções nacionais. Já são alguns anos com produtores e outros profissionais da área cultural apostando em uma ideia parecida para reunir conteúdos audiovisuais brasileiros. A preocupação recente tem sido facilitar a criação de cineclubes e utilizar a ferramenta em ações educativas, além de democratizar o acesso ao entretenimento.

A plataforma visa facilitar o acesso público a obras culturais, e também fortalecer a educação e a identidade nacional através do audiovisual“, ressalta o Ministério da Cultura. “(O projeto) responde ao compromisso de assegurar o acesso pleno aos direitos culturais. A plataforma visa facilitar o alcance público a obras, e também fortalecer a educação e a identidade nacional por meio do trabalho audiovisual“, completa.

Responsável por chefiar a pasta do Ministério da Cultura, a cantora, compositora e atriz Margareth Menezes chegou a afirmar, em pronunciamento na última quarta-feira (7), a importância do acesso cultural por parte de todo cidadão brasileiro:

Sabemos que o exercício pleno da cidadania, da defesa da cultura, da arte perpassa a defesa da democracia. Sem cultura não há democracia; e não não há democracia sem cultura.

Margareth Menezes

Outras opções de streamings gratuitos

Plataforma de streaming gratuito será lançada pelo ministério da cultura. Ainda sem data de estreia divulgada, o novo projeto visa valorizar as produções nacionais
PlutoTV é um das opções de streamings gratuitos no Brasil – Divulgação/PlutoTV

Na matéria completa publicada pelo Showmetech, é possível encontrar todas as melhores opções de streamings disponíveis no Brasil para todos os públicos, desde os fãs de cinema e séries emocionantes, até os apaixonados por esportes e animes. No entanto, tudo que é de graça é sempre interessante, então reunimos outras plataformas gratuitas que já existem no país.

Enquanto o streaming público do Ministério da Cultura ainda não é lançado, saiba que é possível conferir grandes produções em outros lugares, mesmo que não sejam 100% nacionais, como no caso do novo projeto.

Começando pelo Sesc Digital, onde é possível ter acesso ao conteúdo diverso da instituição, que transpõe ações das suas programações rotineiras para o universo das linguagens digitais. Afinal, além dos filmes disponíveis, é possível ouvir músicas em discos completos, além de assistir a shows e cursos sobre os mais variados temas.

Outra opção na faixa é o Itaú Cultural Play, no qual a curadoria é feita de forma minuciosa, proporcionando ao seu público uma série de benefícios, como filmes nacionais e festivais de cinema do país e instituições parceiras. Disponível em qualquer dispositivo com acesso à internet, se torna uma alternativa bastante democrática.

Por fim, a PlutoTV também surge como uma excelente oportunidade de se divertir e acompanhar um incrível catálogo, recheado de grandes produções. É possível encontrar na plataforma diversos filmes, séries e animações, de forma totalmente gratuita, mas que possuem anúncios, funcionando como uma televisão.

Como Ministra, Margareth Menezes tem o plano de democratizar o acesso à cultura

Veja também:

    Fonte: Ministério da Cultura

    Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim

    Inscreva-se para receber nossas notícias:

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Posts Relacionados