POR TRÁS DO MEME: Esse Menino e os e-mails da Pifaizer

Por trás do meme: esse menino e o e-mail da pifaizer
Vídeo dos "e-mails da Pifaizer" ganhou a internet, onde o artista Esse Menino critica de forma divertida o governo brasileiro em relação aos e-mails da Pfizer que foram ignorados

Muito anda se falando sobre a CPI da COVID-19, onde vários escândalos estão sendo revelados, e um deles sem dúvida foi o fato da Pfizer, empresa responsável por fabricar e vender uma das vacinas disponíveis no mercado, ter enviado mais de 50 e-mails ao governo brasileiro a fim de negociá-las e que foram ignorados. Usando de muito humor e sarcasmo, o artista mineiro Esse Menino, de 24 anos, fez um vídeo que foi viralizado como “e-mails da Pifaizer“, interpretando a empresa mandando tais e-mails ao governo brasileiro. Confira tudo sobre este meme com a gente.

A paródia dos e-mails da Pifaizer sendo redigidos

Esse Menino criou o vídeo imaginando, de uma forma divertida, como teriam sido escritos os e-mails enviados pela Pfizer ao governo brasileiro, começando pelo “e-mail 1“, onde o artista mostra a empresa entrando em contato com o presidente Bolsonaro (ou como ela preferiu chamar apenas de, “Bolsonaro”), dizendo que “as vacinas tão no grau, mami!!!!”. Ele ainda faz referência à própria cultura brasileira quando diz “bota a cerva pra gelar, a carne na braza”, se referindo aos costumeiros churrascos de fim de semana, que poderão voltar assim que formos devidamente vacinados.

Por trás do meme: vídeo dos e-mails da pifaizer
“Presidente Bolsonaro, não, ‘Bolsonaro'”

Tá passada?

“E-mails da Pifaizer”, por Esse Menino

Daí, passamos ao terceiro e-mail, onde a empresa farmacêutica informa que “Naro” não deu notícias e que ainda há interesse em ter o Brasil como “vitrine de imunização” para o mundo (tal como é Nova Iorque, atualmente). O vídeo não possui ordem sequencial de cada e-mail, como do primeiro vai para o terceiro e agora para o sétimo: em mais uma referência à cultura popular brasileira, a Pfizer já chega dizendo “olha, olha, passando em sua rua o caminhão da vacina! Promoção exclusiva de vacina saindo por 50% do valor só pra vocês” […] “O gerente enlouqueceu!”.

Por trás do meme: vídeo do e-mail da pifaizer
A Pifaizer tentou facilitar o pagamento não apenas reduzindo o valor, mas até mandando sua chave do Pix

Este trecho evidencia um episódio ocorrido na CPI da COVID-19, onde foi exposto o fato de que houve a proposta de aquisição das vacinas, no ano passado, pela metade do custo, e o então Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou que a não aquisição se daria pelo valor elevado de 10 dólares a unidade (algo que poderia chegar a cerca de R$ 50).

Agora chegamos ao décimo nono e-mail… aqui a Pfizer já começa a ficar um pouco fora dos eixos, inclusive citando um grande aliado do governo, Luciano Hang, dono da franquia de Lojas Havan e também a ONU (Organização das Nações Unidas), ao dizer que “quem é de verdade, sabe quem é de mentira”. Entre tudo o que já foi debatido na ONU, uma das últimas referências ao Brasil é pelo fato das mortes continuarem desenfreadas, diariamente, e a falta de ações por parte do governo para intervir, inclusive dizendo que há uma “devastadora tragédia humanitária” no Brasil.

Por trás do meme: vídeo do e-mail da pifaizer
Fofoca

Nesta parte do vídeo, a farmacêutica está redigindo seu vigésimo quarto e-mail, com uma taça de vinho na mão e revoltada pois conseguimos desenvolver uma vacina nacional contra a COVID-19, e afirma que “teríamos olhos apenas para as ‘novinhas e enxutas’, mas que deveríamos dar palco para todas, pois ela também é uma empresa empoderada, gata”. Ao invés de ficarmos sem vacinas até desenvolver uma própria, poderíamos ter adquirido a oferecida enquanto essa não ficava pronta, né?

Eu acredito que tem lugar para todas brilharem ao sol

“E-mails da Pifaizer” ao Brasil, por Esse Menino

No trigésimo primeiro e-mail ele manda um longo “GENOCIIIIIIIIIIIIII-“, já pulando para o trigésimo segundo, se desculpando pelo último e-mail, dizendo que estava “um pouco altinha”, aparentemente de ressaca. Impaciente, no 45º e-mail ela diz apenas: ‘Bora moço!”.

Por trás do meme: vídeo do e-mail da pifaizer
Última cena do vídeo

Enfim, em seu 57º e último e-mail, a empresa farmacêutica, que já fechou negócio com o estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos, pede para que o presidente Bolsonaro ignore todos os outros e-mails que foram enviados, inclusive afirmando que eles possuem a Lady Gaga e nós a Juliana Paes, referência à posição política da atriz, que desde as eleições de 2018 (e até antes, durante o golpe contra Dilma Rousseff) já mostrava suas opiniões acerca do assunto.

A repercussão do vídeo da Pifaizer

O vídeo foi postado nas redes sociais do artista ontem e já ganhou a internet. Seu jeito engraçado e crítico cativou os internautas e inclusive artistas e influenciadores de destaque como:

Bic Müller

BuzzFeed Brasil

Nath Finanças

O vídeo no Instagram do Esse Menino também conta com mais de 7 milhões de visualizações e comentários com risadas e elogios de artistas como Grazi Massafera, Duda Beat, Kefera e Preta Gil.

O artista e influenciador digital Esse Menino

Por enquanto identificado apenas como “Esse Menino“, o artista, humorista e roteirista mineiro de 24 anos também é influenciador digital. Começou seus trabalhos em 2018 com vários vídeos que falam sobre cultura pop de forma inteligente, descontraída e muito divertida, em 2019 começou a fazer números de stand-up comedy. Abaixo você confere o vídeo na íntegra, assim como o Linktree do Esse Menino, contendo suas redes sociais para segui-lo e ficar por dentro do seu conteúdo:

Veja também:

Em mais um quadro na série “Por trás do meme”, confira a história da origem da pose de maloqueira!

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário