Portal terra estreia como nova mediatech no mercado brasileiro

Portal Terra estreia como nova mediatech no mercado brasileiro

Avatar of lucas gomes
Utilizando inteligência de negócio baseada em dados, o portal Terra traz novas formas de apresentar seus conteúdos com novas parcerias. Confira a novidade!

Mudanças sempre são bem-vindas quando vêm para somar e é por isso que o portal Terra, parceiro do Showmetech, passa por um processo de rebranding e estreia seu novo posicionamento editorial e de marca, que vai ao encontro das tendências do mercado editorial nacional. Conheça melhor as novas estratégias no portal.

Novo portal Terra, uma plataforma mediatech

Se adaptando ao mercado nacional atual, o portal Terra agora se apresenta como uma mediatech, que utilizará inteligência de negócio — apoiada em dados — para aprimorar a entrega de seus conteúdos e também de publicidade. A promoção da nova estratégia já tem uma campanha em diversos veículos de comunicação no país, tendo como tema “O que acontece na Terra, está no Terra“.

Confira o vídeo de divulgação

A abordagem da campanha criada pela VMLY&R é marcada por uma linguagem contemporânea e moderna, atrelada também a pautas que exibem diversidade, com pluralidade de personalidades e cenários, na intenção de alcançar ainda mais os significados das mensagens que possuem mais destaque atualmente.

Além do novo posicionamento como mediatech, que une de forma inteligente a entrega de conteúdo e publicidade, proporcionando as marcas a garantia de um plano de mídia completo e mais direcionado, o Terra também traz um novo visual e logomarca, que trazem linhas mais fluídas e fonte mais atualizada, para acompanhar o novo momento da plataforma, mas mantendo a herança e o reconhecimento da marca

Claudia Caliente, diretora do Terra sobre o rebranding da marca

Aspectos do site

O novo visual que compõe o rebranding oferece uma página mais clean. Reprodução: lucas gomes, showmetech
O novo visual que compõe o rebranding oferece uma página mais clean. Reprodução: Lucas Gomes, Showmetech

Pensado principalmente para o acesso de usuários mobile, o portal Terra agora conta com um layout mais leve e moderno, oferecendo uma navegação ainda mais fluida. Apesar do foco para dispositivos móveis, que são maioria esmagadora dos acessos atualmente — 9 em cada 10 acessos são de aparelhos móveis — o layout foi desenvolvido para ser apresentado em todos os formatos e dispositivos. Na própria capa do Terra já vemos a mudança, bem como novos webstories, nova identidade e novas fontes de acordo com cada conteúdo específico.

O novo conteúdo

O conteúdo abordado pelo editorial será focado em ampliar assuntos que merecem a devida atenção, como pluralidade, consciência, representatividade e muito local de fala. Uma das novas verticais de conteúdo no portal Terra é a Coletividade que traz o projeto “Visão do Corre“, oferecendo diversos conteúdos tendo a população da favela e periferias como objeto central. A ideia aqui é oferecer vozes e iniciativas a essas pessoas, sendo orquestrado por profissionais que têm origem semelhante.

Ao clicar nas três linhas que ficam no canto superior direito (esquerdo, para desktop) você confere os diversos verticais de conteúdo. Reprodução: lucas gomes, showmetech portal terra estreia como nova mediatech no mercado brasileiro
Ao clicar nas três linhas que ficam no canto superior direito (esquerdo, para desktop) você confere os diversos verticais de conteúdo. Reprodução: Lucas Gomes, Showmetech

Outro vertical de conteúdo é o “Nós“, pelo qual serão debatidos assuntos relacionados a pautas vinculadas às minorias, como pessoas negras, indígenas, mulheres, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e que tenham 50 anos de idade ou mais, trazendo reflexões e questionamentos sobre como combater discriminações.

O Terra, por todo o seu alcance e conteúdo, tem um enorme potencial de transformação da sociedade e isso ganha ainda mais força nesta nova fase do portal. Criamos uma campanha que reflete toda essa agilidade, pluralidade e capacidade de gerar conexões e discussões conscientes e positivas entre as pessoas

Rafael Pitanguy, CCO da VMLY&R sobre os impactos que o novo projeto pode oferecer

Também haverá muito espaço para diversão e entretenimento, tais como o Terra Game On — projeto em que o Showmetech é parceiro do Terra — e também o Terra Música ao Vivo. Essas são as verticais de conteúdo anunciadas atualmente, mas o portal tem planos para adicionar ainda mais temas com conteúdos que serão exclusivos na plataforma.

Equipe e parcerias

O portal Terra ainda contará com uma gama de profissionais do meio jornalístico que estão empenhados em fazer todo o projeto valer a pena, promovendo debates e reflexões enquanto reforçam a entrega nos conteúdos opinativos e movimentam ainda mais o noticiário. Entre alguns nomes, citamos Pablo Miyasawa e Barbara Gutierrez que são responsáveis pela área do mercado gamer no Terra Game On.

Entrada do showmetech no projeto terra gameon
Terra Game On, a vertical de games do portal Terra, conta com parceria do Showmetech. (Imagem: Showmetech)

Marcia RochaCris GuerraLuã Andrade, Joice Berth e Nathalia Santos vêm com tudo quando o assunto é representatividade e diversidade, com muito local de fala e propriedade. O time ainda conta com os gêmeos Leonardo e Eduardo junto com Roberta Camargo, sempre antenados em assuntos que falam sobre os movimentos nas periferias do Brasil.

E além de toda essa galera, o portal Terra ainda contará com a parceria de diversas agências especializadas, sites segmentados, influenciadores e novas vozes que oferecem produtos autênticos, diversidade de ideias e pensamento crítico. A plataforma pretende ser um palanque para a produção de parceiros regionais e de uma curadoria diversificada. Desde o início deste ano alguns parceiros já estão se unindo à plataforma, como o Mais Goiás, Carta Capital, Agência Mural e o Alma Preta.

Veja também

E se você ainda não conhece a parceria entre o Showmetech e o portal Terra, no projeto Game On, confira agora!

Fonte: Terra.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
1 comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados