Qual é o grande segredo dos filmes dos anos 80?

80 s Action Heroes - Qual é o grande segredo dos filmes dos anos 80?
Por que cada vez mais as obras atuais fazem referência aos filmes dessa época? Como eles revolucionaram a indústria cinematográfica? Entenda.

Os cinéfilos de plantão certamente irão concordar que uma das receitas básicas para uma boa parte dos filmes de qualquer época é a tentativa de retomar aspectos e até mesmo referências de épocas anteriores. Não é preciso voltar muito no tempo para ter uma ideia de como esse fenômeno realmente está presente na indústria cinematográfica uma vez que temos grandes exemplos atualmente. Já reparou em quantos filmes hoje em dia fazem referências aos anos 80? Mas o que essa época teve de tão incrível que acabou se tornando quase um apelo para grandes sucessos atualmente?

Juventude marcada

Um dos motivos principais para que isso aconteça é, sem dúvidas, o fato de os diretores e produtores de filmes hoje em dia terem realmente vivido nos anos 80 e tido nesse tempo suas próprias referências da sétima arte. Mas embora a representação de anos passados tenha acontecido em várias épocas, os anos 80 com certeza ganham um destaque especial por ser o mais explorado. E isso vai além das referências dos envolvidos nos filmes atualmente.

Exemplos claros disso são sucessos como Stranger Things, It – A coisa, e até mesmo o episódio San Junipero da série Black Mirror. Talvez o mais explícito seja Jogador Número 1, um filme baseado em um livro onde as pessoas utilizam a realidade virtual para reviver a cultura e mídia dos anos 80 para escapar da sua própria realidade.

29214 640 730x482 720x475 - Qual é o grande segredo dos filmes dos anos 80?
“Jogador número 1” revela um mundo futurista que utiliza realidade virtual para reviver a cultura dos anos 80

A quebra de convenções

Os anos 80 trouxe o nascimento do entretenimento audiovisual através de vídeos musicais, um tipo de arte que ainda influencia os filmes atualmente. Sem contar que seus filmes eram intensamente voltados para o público jovem, uma geração que acabou se tornando os produtores de filmes atuais. Isso também trouxe o aumento do elenco infantil em papéis principais, algo que é possível notar em grande parte das obras que fazem referência aos anos 80.

the breakfast club ss1 - Qual é o grande segredo dos filmes dos anos 80?
“Clube dos Cinco” é um dos grandes sucessos do público jovem dos anos 80

Mas talvez um dos grandes marcos dos filmes dos anos 80 é que neles seus produtores marcam uma geração onde as regras e códigos seguidos pelos filmes dos anos 60 e 70 são quebradas e quase deixadas de lado, criando assim uma espécie de revolução no mundo cinematográfico, quebrando convenções. O objetivo principal na maioria desses filmes era não focar tanto em comentários sociais e sim focar na diversão clássica de Hollywood em si.

Simples e pura diversão

Star Wars, um nome de referência enorme nesse período, foi um grande exemplo disso. Segundo George Lucas, seu criador, “O motivo principal para que eu criasse Star Wars foi de dar aos jovens uma vida de fantasia honesta e completa, o tipo de vida que minha geração teve. Nós tínhamos o velho oeste, filmes de piratas, todo tipo de coisas legais. Onde estão o romance, a aventura e a diversão que existiam em praticamente todo filme?”. George fazia uma crítica aos programas e filmes dos anos 70, afirmando que eles eram muito “crus” e realistas, deixando de lado a diversão.

mhmcdn.ynvolve.net  720x411 - Qual é o grande segredo dos filmes dos anos 80?
Star Wars foi e ainda é um sucesso do cinema mundial

Um exemplo são os alienígenas vistos nos filmes como Caçadores de Fantasmas ou E.T. Eles não são assustadores de verdade, ou perigosos de uma forma crua, mas quase desastrados e divertidos. Muitos filmes dos anos 70 acabaram marcados por personagens complexos demais ou até mesmo um uso exagerado de motivações sexuais entre eles.

Em resumo, os filmes dos anos 80 conseguiram perfeitamente captar o espírito de entretenimento, e é isso que os filmes atuais tentam fazer ao usar das suas referências. Confira mais um pouco sobre o assunto no vídeo “Explaining the 80s Movie Craze” do Youtube:

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via