Qual é o melhor Motorola One? Confira o comparativo

Família Motorola One
Compare os 5 modelos da linha Motorola One e decida qual o melhor para você

A Motorola possui uma linha de smartphones equipada com o Android One, a versão pura do sistema operacional do Google, sem interfaces customizadas e softwares de terceiros. Chamada de Motorola One, a linha é composta por cinco modelos: Zoom, Action, Vision, Macro e Hyper.

A promessa da Motorola é proporcionar aos usuários uma linha de smartphones com recursos inovadores, bateria com duração para o dia todo, câmeras com qualidade incríveis e capacidade de armazenamento gigante. Veja a seguir o comparativo de todos os modelos e suas especificações da linha Motorola One.

Construção e design dos modelos Motorola One

A versão One Zoom traz um visual bem diferente em relação aos outros modelos da linha One, inovando no design e nas cores disponíveis: violeta, bronze e titanium. O Motorola One Zoom conta com conector USB tipo C e o conector tipo P2 para fones de ouvido na parte de baixo, tendo um acabamento liso lateral esquerda, enquanto o botão power e os controladores de volume estão ao lado direito do smartphone.

A construção do One Zoom é feita de vidro e alumínio, com um ressalto na parte traseira contendo separa as 4 câmeras e a logo da Motorola.

Motorola One Zoom
Traseira do Motorola One Zoom

O Motorola One Action conta com um design agradável e acabamento em vidro. O aparelho vem com uma capa transparente com o objetivo de evitar que seu acabamento arranhe. Suas câmeras estão em posição vertical na traseira do aparelho, que também abriga o leitor de digitais dentro do logo da Motorola. Os botões do aparelho encontram-se todos na lateral direita, enquanto na parte inferior fica a entrada para fones de ouvido, a entrada USB tipo C e o alto-falante.

O One Action mesmo sendo considerado grande em seu comprimento, tem um design ergonômico e leve, pesando aproximadamente 181 gramas.

Motorola One Action
Design traseiro do One Action

Porém, caso queira um smartphone com um design com estilo “tela de cinema”, o Motorola One Vision é uma ótima opção, apresentando um formato mais estreito que os concorrentes. Medindo cerca de 16x7cm, o que lhe confere um aspecto bem comprido, o smartphone pesa aproximadamente 180 gramas.

A face traseira do aparelho, que possui o acabamento em vidro e arredondado nas bordas, traz as câmeras posicionadas no canto superior esquerdo e o leitor de digitais localizado ao centro, dentro da logo da Motorola.

Motorola One Vision
Design elegante do One Vision

O Motorola One Macro apresenta 3 câmeras na traseira, que possui acabamento de vidro como o restante da linha e traz o sensor de impressões digitais. Como nos demais modelos, os botões encontram-se na lateral direita do smartphone, enquanto na parte inferior há a entrada USB Tipo C e outra entrada para os fones de ouvido.

Motorola One Macro
Design frontal e traseiro do One Macro

O One Hyper conta com um design semelhante aos demais modelos, entretanto apresenta um grande detalhe: sua câmera deslizante para selfies, trazendo uma experiência sensacional para fotos. O objetivo da fabricante para esse modelo é produzir fotos com extrema qualidade. O aparelho tem display de 6,5 polegadas, Android 10 e possui 128gb de memória interna.

Motorola One Hyper
Design e câmera deslizante Pop-Up do One Hyper

Tela

O One Zoom vem com uma poderosa tela OLED de 6,4 polegadas, com resolução full HD de 2340 x 1080 pixels e proporção 16:9, trazendo uma grande diferença na reprodução de vídeos.

Motorola One Zoom
Tela Full HD OLED do One Zoom

O One Zoom traz o sensor ultrassônico de digitais dentro da tela, que é feita com tecnologia Gorilla Glass, ausente nos demais modelos da linha.

Motorola One Zoom
Sensor de impressão digital dentro da tela OLED

A tela do One Action vem equipada com tecnologia IPS LCD de 6,3 polegadas, com resolução de 2520 x 1080 pixels e proporção 21:9, apostando em um formato mais estreito, e apresentando um maior preenchimento a tela com a sua ausência de barras pretas na tela.

Motorola One Action
Tela em proporção 21:9 traz um efeito cinema ao One Action

O Motorola One Vision apresenta a mesma configuração de tela do One Action: tela IPS LCD de 6,3 polegadas, resolução de 2520 x 1080 pixels e com proporção de 21:9, ideal para assistir filmes e séries.

Já o One Macro conta com uma tela IPS LCD de 6,2 polegadas, resolução 1520 x 720 pixels e proporção de 19:9, com apenas 271 ppi de densidade de pixels, observa-se que este smartphone já não tem a mesma qualidade de tela dos demais modelos.

Motorola One Macro
Tela de 6,2 polegadas do One Macro

O One Hyper contém uma tela Total Vision 6,5 Full HD+, com proporção de 19:9 o que traz um conforto ao ver filmes e tem uma melhor eficiência ao exibir o conteúdo em aplicativos de imagens, como Instagram. Essa tela possui uma resolução de 1080×2340 pixels, com 396 ppi de densidade em seus pixels.

COMPARE: Motorola One, qual dos 5 modelos escolher?
Tela de 6.5 polegas do Motorola One Hyper

Hardware

O Motorola One Zoom vem com uma ótima configuração de hardware para um smartphone intermediário, no caso vem equipado com um chipset Snapdragon 675 Octa-Core com 2.0 Ghz, juntamente com uma placa de vídeo (GPU) Adreno 612, memória RAM de 4 GB e memória interna de 128 GB, expansível até 1TB com cartão Micro SD.

Já o modelo One Action vem equipado com o processador Samsung Exynos 7 Octa-Core com 2,2 Ghz, juntamente com uma GPU Mali-G72 MP3, memória RAM também de 4 GB e memória interna de 128 GB podendo ser expansível até 512 GB por meio de cartão Micro SD. Esta configuração é compartilhada com o One Vision.

O One Macro apresenta processador MediaTek Helio P70 Octa-Core 2,1 Ghz, juntamente com a mesma GPU Mali-G72 MP3 dos modelos One Action e One Vision, memória RAM de 4 GB e memória interna de 64 GB sendo expansível até 512 GB com cartão Micro SD.

Benchmark Motorola One
Pontuação da performance da linha Motorola One no AuTuTu Benchmark

O modelo Hyper tem um processador Qualcomm Snapdragon 675, octa-core divido em dois núcleos Cortex-A76 de 2 GHz (focados em alto desempenho) + seis núcleos Cortex-A55 de 1,8 GHz (focados em tarefas menos exigentes). O hardware do One Hyper traz ainda 4GB de memória RAM, 128GB de armazenamento interno e GPU Adreno 612.

Câmeras

O grande destaque da Linha One Zoom são suas 4 câmeras. A principal possui 48 MP, com estabilização ótica de imagem e abertura de f/1.7, enquanto a segunda câmera é uma ultrawide de 16 MP e abertura de f/2.2. A terceira câmera, uma teleobjetiva (telefoto), conta com 8 MP, abertura de f/2.4 e zoom óptico de até 3x. Completando o grupo, a última câmera apresenta um sensor ToF 3D de 5 MP para atingir o efeito de profundidade na foto.

Além disso, o One Zoom tem uma câmera frontal de 25 MP localizada no centro do aparelho, com abertura de f/2.0. As câmeras podem tirar fotos com resolução de até 8000 x 6000 pixels. Esse modelo também grava vídeos em 2K a 30 FPS e na resolução 1080p e 60 FPS, juntamente com a estabilização de vídeo, enquanto a câmera frontal apenas grava vídeos em Full HD (1080p) à 30 FPS.

Caso queira uma action cam dentro de um smartphone, o Motorola One Action é uma ótima opção pois vem equipado com uma câmera estilo GoPro, apresentando sensor de 16 MP com abertura f/2.2 e lente ultra wide com angulo de 117º. No caso da segunda câmera, esta vem equipada com apenas 12 MP e abertura f/1.8 na lente wide, e também há uma terceira lente que é um sensor de profundidade com 5 MP. A resolução das câmeras é de até 4000 x 3000 pixels.

Além disso, sua câmera frontal apresenta especificações de 12 MP e abertura f/2.0. O modelo consegue gravar vídeos em resolução 4k a 30 fps com a tecnologia de estabilização de vídeo.

A câmera do Motorola One Vision vem equipada com uma lente bem diferente do normal, com uma configuração de 48 MP que produz fotos em 13 MP. Pode soar estranho mas o aparelho traz uma tecnologia chamada pixel-binding, mais conhecida como QuadPixel, que resulta em fotos com mais luz, detalhes e menos ruídos. A resolução da câmera é de 4000 x 3000 pixels com abertura de f/1.7, e sua lente frontal tem 25 MP.

O One Vision também grava vídeos com resolução 4K à 30 fps, com função em slow motion com gravação a 240 fps.

O grande destaque do Motorola One Macro é sua câmera com tecnologia Macro, e o nome do modelo desse smartphone deixa clara qual é a sua intenção: tirar fotos de objetos em uma posição bem de perto. Todavia, é preciso que seja um ambiente bem iluminado, preferencialmente com luz natural ,e que o objeto não esteja em movimento. A câmera principal possui 13MP e as outras duas lentes possuem apenas 2MP, funcionando apenas como sensores de profundidade.

Caso queira apenas tirar fotos normais, o One Macro não possui grandes especificações, produzindo fotos com resolução máxima de 4163 x 3122 pixels, com abertura de f/2. Sua câmera frontal possui 8MP com abertura de f/2 e produz selfies com uma qualidade padrão para o preço desse modelo da linha One.

O conjunto de câmeras do Motorola One Hyper com certeza é a melhor característica desse modelo. O smartphone possui câmera principal dupla de 64MP + 8MP com tecnologia Quad Pixel e Night Vision, proporcionando imagens com excelência de iluminação e qualidade nas fotos noturnas.

Já a câmera frontal, chamada de Pop-up, conta com 32MP e é retrátil, ficando a lente escondida na maior parte do tempo, e só aparece quando o usuário faz o movimento de chacoalhar o smartphone com a mão. Além disso, a tecnologia possui uma inteligência artificial para que se o celular sofra uma queda, a lente se retraia automaticamente.

Bateria

O Motorola One Zoom é considerado bem eficiente no quesito bateria. Com capacidade de 4.000 mAh, dura tranquilamente o dia todo com 4G ligado, apps de redes sociais, jogos e navegação em sites. Além disso, o aparelho traz suporte ao carregamento turbo de 15W, com carregador incluso na caixa, prometendo carga total em apenas 1 hora e 15 minutos.

Já no caso do One Action, o modelo possui 3.500 mAh de bateria com suporte ao carregamento turbo de 17W. Sua autonomia é um pouco inferior ao One Zoom, mas não traz perdas significativas de autonomia, que sustenta carga o dia inteiro usando 4G, jogos e redes sociais.

O One Vision possui a mesma bateria de 3500 mAh do One Action, e vem com um carregador turbo de 15W. No nosso review do Motorola One Vision, sua bateria durou o dia inteiro e ainda sobrava carga antes de ser colocado para carregar à noite.

O modelo One Macro traz uma bateria com 4000 mAh, que certamente será capaz de atender a todas as necessidades e durar o dia inteiro. O ponto negativo é que seu carregador tem apenas 10W de potência, fazendo que o smartphone fique mais de duas horas carregando para completar sua carga total.

O modelo One Hyper promete um carregamento ultra rápido da bateria, intitulado de “Hyper Charging”. No caso, sua bateria possui 4000 mAh com suporte ao carregamento ultrar rápido de 45W – o mais potente da categoria. Segundo a Motorola, em apenas 10 minutos de carga, o smartphone já consegue uma autonomia de aproximadamente 12 horas, e em 30 minutos, o One Hyper terá carga de 75% do total da bateria.

Preços

O Motorola One Hyper está cotado no valor de R$ 1.979.10 a R$ 2.199,12. O Motorola One Zoom foi encontrado no valor mais baixo de R$ 1.599,00 a R$ 2.069,00. Já o modelo da linha One Action foi encontrado no valor mínimo de R$ 1.143,12 a R$ 1.511,10. No caso do Motorola One Vision possui valor mais baixo de R$ 1.299,00 a R$ 1.665,10. Por fim, o modelo One Macro possui o montante mais baixo de R$ 1.203,14 a R$ 1.399,00.

Conclusão

Não há dúvidas que o One Zoom foi o melhor smartphone lançado pela Motorola esse ano, possuindo um processamento rápido, fluido e sem gargalos, mesmo com diversos aplicativos abertos. Mas, caso o usuário apenas queira esse modelo somente pela qualidade da câmera, recomenda-se o modelo One Vision, analisando o custo-benefício do celular que é quase R$ 500,00 mais barato.

O Motorola One Action é baseado no modelo do One Vision e ainda acrescentou uma câmera de ação no conjunto. Porém, caso o usuário não utilize da ferramenta de câmera no estilo GoPro, comprar esse modelo talvez não seja uma ótima opção pelo fato que as demais câmeras do modelo acabaram sendo reduzidas para a implementação da action cam.

O Motorola One Vision tem um destaque em comparação aos demais modelos da Linha One, possuindo um design diferenciado e uma tela com grande proporção estilo “cinema”. Com uma câmera inteligente e versátil, o modo Night Vision possui poder de tirar fotos de extrema qualidade à noite.

O Motorola One Macro tem a sua grande câmera macro, considerada uma das melhores do mercado, com uma capacidade de tirar fotos bem de perto e com muitos detalhes. Caso não vá utilizar a função macro, comprar esse modelo não é muito recomendado pela baixa qualidade das demais câmeras.

Por fim, caso sua intenção seja usar um smartphone com o intuito apenas de tirar selfies maravilhosas, o Motorola One Hyper é a opção certa para você com sua câmera de 32MP retrátil. Caso não ligue muito para isso, o One Zoom ainda é o melhor avaliado em hardware e custo-benefício.

Especificações técnicas Motorola One Zoom

TelaSuper AMOLED Touchscreen capacitivo de 6,39 polegadas
16 milhões de cores 1080 x 2340 pixels 403ppi
Aspecto 19.5:9
ProcessadorQualcomm Snapdragon 675 (2×2.0 GHz)
GPU Adreno 612
RAM4 GB
Armazenamento128 GB (expansível via cartão microSD de até 1 TB)
Câmera (traseira)48 MP, f/1.7 (wide), 0.8µm, PDAF, OIS
8 MP, f/2.4 (telephoto), 3x zoom óptico, OIS
16 MP, f/2.2, 13mm (ultrawide)
5 MP, sensor de profundidade
Câmera (frontal)25 MP f/2.0, 0.9µm HDR [email protected], [email protected]
ConectividadeUSB 3.1, Type-C, Dual SIM
Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac (dual-band), Bluetooth 5.0 (com A2DP, LE, EDR)
A-GPS, GLONASS, GALILEO, BDS, Rádio FM
PortasConexão de 3,5 mm para fones de ouvido; USB-C
BateriaLi-Po com 4.000mAh, carregamento rápido 15W
Dimensões158 x 75 x 8.8 mm
Peso190 gramas
CoresTitanium, Bronze, Violeta
OSAndroid 9.0 Pie
SensoresAcelerômetro, giroscópio, proximidade, leitor de impressão digital (traseiro)

Especificações técnicas Motorola One Action

TelaTouchscreen LTPS IPS LCD de 6,3 polegadas
16 milhões de cores 1080 x 2520 pixels 432ppi
Aspecto 21:9
ProcessadorExynos 9609 com oito núcleos (2.2 GHz )
GPU Mali-G72 MP3
RAM4 GB
Armazenamento128 GB (expansível via cartão microSD de até 1 TB)
Câmera (traseira)12 MP, f/1.8, 26mm (wide), 1.25µm, PDAF
16 MP, f/2.2, 14mm (ultrawide), câmera dedicada para vídeos (1080p)
5 MP, sensor de profundidade
Câmera (frontal)12 MP, 26mm (wide), f/2.0, 1.25µm HDR [email protected]
ConectividadeUSB 2.0, Type-C, Dual SIM com 4
Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac (dual-band), Bluetooth 5.0 (com A2DP, LE, EDR)
GPS, A-GPS, GLONASS, GALILEO,  BDS, NFC e Rádio FM
PortasConexão de 3,5 mm para fones de ouvido; USB-C
BateriaLi-Ion com 3.500mAh, carregamento rápido 17W
Dimensões160.1 x 71.2 x 8.7 mm
Peso176 gramas
CoresAzul Denim, Branco
OSAndroid 9.0 Pie
SensoresAcelerômetro, giroscópio, proximidade, leitor de impressão digital (traseiro)

Especificações técnicas Motorola One Vision

TelaTouchscreen LTPS IPS LCD de 6,3 polegadas
16 milhões de cores 1080 x 2520 pixels 432ppi
Aspecto 21:9
ProcessadorExynos 9609 com oito núcleos (2.2 GHz )
GPU Mali-G72 MP3
RAM4 GB
Armazenamento128 GB (expansível via cartão microSD de até 1 TB)
Câmera (traseira)Dupla com lentes de 48 MP, f/1.7, 0.8µm, sensor de 1/2?, PDAF, OIS
5 MP, f/2.2, com foco PDAF sensor de profundidade
Flash dual tone LED, panorama e HDR
Grava vídeo a [email protected][email protected]/60fps
Câmera (frontal)25 MP, f/2.0, 0.9µm, HDR, vídeo a [email protected]
ConectividadeUSB 2.0, Type-C, Dual SIM com 4
Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac (dual-band), Bluetooth 5.0 (com A2DP, LE, EDR)
GPS, A-GPS, GLONASS, GALILEO,  BDS, NFC e Rádio FM
PortasConexão de 3,5 mm para fones de ouvido; USB-C
BateriaLi-Ion com 3.500mAh, carregamento rápido 17W
Dimensões160.1 x 71.2 x 8.7 mm
Peso180 gramas
CoresAzul Safira e Bronze
OSAndroid 9.0 Pie
SensoresAcelerômetro, giroscópio, proximidade, leitor de impressão digital (traseiro)

Especificações técnicas Motorola One Macro

TelaIPS LCD de 6,2 polegadas
16 milhões de cores 720 x 1520 pixels 270ppi
Aspecto 19:9
ProcessadorMediatek Helio P70 Octa-core (4×2.0 GHz Cortex-A73 & 4×2.0 GHz Cortex-A53)
GPU Mali-G72 MP3
RAM4 GB
Armazenamento64 GB (expansível via cartão microSD de até 512 GB)
Câmera (traseira)13 MP, f/2.0, 1/3.1″, 1.12µm, PDAF, Laser AF
2 MP, f/2.2, 1/5″, 1.75µm (dedicated macro camera)
2 MP, f/2.2, 1/5″, 1.75µm, depth sensor
[email protected]/60/120fps
Câmera (frontal)8 MP, f/2.2, 1.12µm
HDR
[email protected]
ConectividadeUSB 2.0, Type-C 1.0 reversible connector, USB On-The-Go, Dual SIM
Wi-Fi 802.11 b/g/n, Bluetooth 4.2 (A2DP, LE)
A-GPS, GLONASS, BDS, GALILEO, Rádio FM
PortasConexão de 3,5 mm para fones de ouvido; USB-C
BateriaLi-Po com 4.000mAh, carregador 10W
Dimensões157.6 x 75.4 x 9 mm
Peso186 gramas
CoresAzul Espacial, Ultra Violet
OSAndroid 9.0 Pie
SensoresLeitor de digitais (traseiro), acelerômetro, giroscópio, proximidade, bússola

Especificações técnicas Motorola One Hyper

TelaIPS LCD Touchscreen capacitivo de 6,5 polegadas
16 milhões de cores 1080 x 2340 pixels 396ppi
Aspecto 19.5:9
ProcessadorQualcomm Snapdragon 675 Octa-core (2×2.0 GHz Kryo 460 Gold & 6×1.7 GHz Kryo 460 Silver)
GPU Adreno 612
RAM4 GB
Armazenamento128 GB (expansível via cartão microSD de até 1 TB)
Câmera (traseira)64 MP, f/1.9, (wide), 1/1.7″, 0.8µm, PDAF, Laser AF
8 MP, f/2.2, 13mm (ultrawide), 1/4.0″, 1.12µm
[email protected], [email protected]/60fps
Câmera (frontal)Motorized pop-up 32 MP, f/2.0, 26mm (wide), 0.8µm
[email protected]/60fps
ConectividadeUSB 2.0, Type-C, Dual SIM
Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac (dual-band), Bluetooth 5.0 (com A2DP, LE, EDR)
A-GPS, GLONASS, GALILEO, BDS, Rádio FM
PortasConexão de 3,5 mm para fones de ouvido; USB-C
BateriaLi-Po com 4.000mAh, carregamento rápido 45W
Dimensões161.8 x 76.6 x 8.9 mm
Peso210 gramas
CoresAzul Oceano, Vermelho Âmbar, Rosa Boreal
OSAndroid 10
SensoresAcelerômetro, giroscópio, proximidade, leitor de impressão digital (traseiro), Luz Ambiente

Com esse comparativo esperamos que ter contribuído com a sua escolha de um dos 5 modelos comparados da linha One da Motorola, comentem caso tenham alguma dúvida ou vejam a seguir os reviews feitos pela nossa equipe!

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário

  • Vou substituir o g3 q tenho, preciso de processador forte e capacidade de armazenamento.
    Fotos boas, mas não é prioridade.
    O action seria a melhor opção?

Assine nossa Newsletter