Qual o melhor anti-malware para seu PC? Dica: ele é gratuito

protecao contra malware
A empresa AV-Test realizou testes com antimalwares e publicou a lista dos 10 melhores classificados. Muitos tiveram boas notas, mas só um teve desempenho perfeito e, pasmem, ele é gratuito.
Anúncio
Qual o melhor anti-malware para seu PC? Dica: ele é gratuito

protecao contra Malware

Vírus e malwares já são notícia velha no mundo dos PCs e laptops. Tanto que, para muitos usuários, instalar um bom antivírus é a primeira coisa a fazer após retirar o novo laptop da caixa. Isso quando não vem já instalado de fábrica.

Segundo as estatísticas, ataques deste gênero tem aumentado em escala exponencial nos últimos 5 anos. Se olharmos os últimos 12 meses, no entanto, parece haver estabilizado, o que também não é boa notícia pois os níveis estão bastante altos. Veja:

                     malware-last-5-years_sum_en                           malware-last-12-months_sum_en

Pensando nisso a empresa AV-Test realizou testes com antimalwares e publicou a lista dos 10 melhores classificados. Muitos tiveram boas notas, mas só um teve desempenho perfeito e, pasmem, ele é gratuito:

O melhor antivírus ou anti-malware

Qual o melhor anti-malware para seu PC? Dica: ele é gratuito
Segundo a empresa AV-Test, esta é a melhor opção

Trata-se do Malwarebytes, programa disponível para PCs com Windows 8.1, 8, 7, VistaWindows XP. Entre programas pagos e gratuitos, ele foi o melhor classificado. Todos os outros deixaram passar alguma ameaça nas situações simuladas pelos testes.

A AV-Test realizou testes rigorosos durante 10 meses, expondo os antimalwares a várias famílias conhecidas dessas pragas virtuais. Não foram utilizados malwares desconhecidos, pois o objetivo era testar a capacidade do aplicativo identificar e remover o intruso, além de restaurar o sistema.

O Malwarebytes cravou 100% de eficiência, seguido pelos pagos Bitdefender com 99,4% em segundo e Kaspersky e F-Secure empatados em terceiro com 97,8%. Outro antimalware grátis só veio aparecer em sétimo lugar, o AVG Antivirus, que obteve 96,1% de performance.

Sabendo que “não existe almoço grátis“, antes de sair correndo para baixar o antivírus número um, é bom saber que a lista de permissões exigida pelo programa é longa e inclui até acesso à câmera e ao microfone do seu aparelho na versão para celular. Em tempos pós revelações sobre a NSA e os métodos “alternativos” de coleta em massa de dados usados por eles, é bom analisar a lista de permissões com atenção antes de decidir instalá-lo.

Dito isto, veja abaixo a lista dos melhores programas antivírus  para instalar no seu computador:

E você, conte nos campos abaixo qual é o seu programa de segurança favorito!

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

22 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • Gosto muito do AVG e usei por muito anos nas minhas máquinas. Agora estou usando o Psafe e gostando muito, pq depois que instalei não tive mais problemas com invasões sem contar que a máquina ficou bem rápida.

  • Bom teste, mas acredito que poderia ser feito um teste com os antivírus gratuitos existentes hoje. Temos boas opções disponíveis como o PSafe, AVG e Avast. Destaco ainda o investimento do primeiro citado em garantir segurança e funcionalidades em outras plataformas como o mobile, além de ser uma empresa brasileira se destacando e disputando como gente grande o mercado de segurança. Vale atentar para isso…

  • Bom teste, mas acredito que poderia ser feito um teste apenas com antivírus gratuitos existentes hoje. Temos boas opções disponíveis como o PSafe e Avast. Destaco ainda o investimento do primeiro citado em garantir segurança e funcionalidades em outras plataformas como o mobile, além de ser uma empresa brasileira se destacando e disputando como gente grande o mercado de segurança. Vale atentar para isso…

  • Faltou o COMODO! Estou usando ele já faz 2 anos e nunca tive problemas com vírus e outras cyber pragas na minha máquina! ELE É MUITO BOM, mas como não podemos permanecer sempre no mesmo, vou fazer o teste com o Malwarebytes. Abraços!

  • Muito legal a matéria. Atualmente estou usando o antivírus da psafe na máquina e me atende muito bem então resolvi testar tb a versão pra smartphone e além de proteger deixou meu android muito mais rápido. vale a pena.

  • Eu pessoalmente uso o Malwarebytes pago bem antes de ter visto o teste tipo 6 anos eu acho, dai me veio a ideia de procurar um teste para mim ver se tinha outro melhor e achei esse teste e acredito que ele esteja certo pois até hoje não tenho do que reclamar otimo Anti Malware, e como antivirus uso o Kasperky Antivirus
    e tambem até agora tem se comportado muito bem. até então não tenho problemas.

    • o Emsisoft é a melhor suíte de segurança na minha opinião, depois dele o Bitdefender, o kaspersky seria o terceiro, mas se eu tivesse q escolher entre bitdefender e kaspersky minha escolha seria kaspersky, tenho as minhas razões.

  • Malwarebytes é muito bom mas, não é gratuito como a reportagem coloca.
    a versão free não protege o computador em tempo real, não bloqueia sites maliciosos e não atualiza a base de dados automaticamente.
    Sobre os comentários, utilizava o COMODO que realmente é muito bom, completamente gratuito, não deixa nada a dever para o malware bytes, só tem o inconveniente de deixar o computador muito lento.

  • Eu gosto do Psafe pq é o mais simples de todos para mexer. Os outros nunca consegui entender. Depois q instalei nunca mais tive problema com virus

  • EU USO O MALWAREBYTES E KASPERSKY ANTIVIRUS E ESTOU SATISFEITO. MUDANDO DE ASSUNTO EU SO PAREI AQUI PRA VER ESSES ZE RUELAS FALAR BEM DE UMA PORCARIA QUE NINGUEM QUE NO PC QUE E PSAFE. COMO TEM GENTE FALANDO BEM DESSE VIRUS CAMUFLADO DE ANTIVIRUS. DEVE SER A MESMA PESSOA QUE GANHA PRA FALAR BEM DESSE LIXO.

  • Malwarebytes NÃO é gratuito…Malwarebytes NÃO é antivírus (é Anti Malware)!!! Foi a primeira vez que o vi em um ranking de “melhores programas antivírus”. Algo estranho nesta matéria….

Assine nossa Newsletter