Snapdragon 8 gen 1

Qualcomm anuncia Snapdragon 8 Gen 1, processador dos smartphones premium de 2022

Avatar of bruno martinez
Estreando nova nomenclatura, o Snapdragon 8 Gen 1 traz inovações em IA, fotografia, desempenho em games e conectividade para dispositivos premium

Nesta terça-feira, 30 de novembro, a Qualcomm anunciou seu novo chipset premium para aparelhos mobile: o Snapdragon 8 Gen 1, durante uma das conferências do evento Snapdragon Tech Summit, focado nas principais inovações da companhia de San Diego.

Para esta cobertura, o Showmetech está acompanhando as apresentações diretamente do Havaí, a convite da Qualcomm.

Mudanças na nomenclatura

Depois de alguns anos a Qualcomm resolveu que era hora de trazer um frescor para sua linha de processadores/plataformas móveis. Segundo a empresa: “Uma nova era de tecnologias móveis premium merece um nome melhor”. Com isso, o que muitos especulavam ser o novo Snapdragon 898 na verdade será chamado de Snapdragon 8 Gen 1.

A reformulação acontece em virtude do avanço e a consolidação de novas tecnologias no mercado, como o 5G, câmeras mais profissionais, assistentes virtuais mais inteligentes, recursos gamer de ponta, etc.

Por dentro do chip topo de linha da Qualcomm

Qualcomm anuncia snapdragon 8 gen 1, processador dos smartphones premium de 2022. Estreando nova nomenclatura, o snapdragon 8 gen 1 traz inovações em ia, fotografia, desempenho em games e conectividade para dispositivos premium
Diagrama do Snapdragon 8 Gen 1 (imagem: divulgação/Qualcomm)

O Snapdragon 8 Gen 1 é um SoC (System on a Chip), ou seja, um chip que possui CPU e GPU integradas na mesma peça, por assim dizer, com processo de fabricação (litografia) de 4 nm e melhor integração a redes 5G graças ao novo Modem X65. A plataforma conta com processador Kryo 730 octa-core de 3.0 Ghz com Cortex-X2, baseado na arquitetura ARM v9 e placa gráfica integrada Adreno 730.

“Como a plataforma móvel mais avançada do mundo, Snapdragon é sinônimo de experiências Android premium e o novo Snapdragon 8 Gen 1 define o padrão para a próxima geração de dispositivos móveis topo de linha […] Ele entrega conectividade, fotografia, gaming, IA, som, e experiências seguras nunca antes disponíveis em um smartphone.”

Alex Katouzian, senior Vice-Presidente e Diretor Geral de mobilidade, computação e infraestrutura da Qualcomm

Inteligência Artificial

Qualcomm anuncia snapdragon 8 gen 1, nova plataforma móvel da marca
Os recursos de IA permitem mais interação e facilidades para o usuário (imagem: divulgação/Qualcomm)

Uma das grandes evoluções na produção de processadores cada vez mais velozes é a Inteligência Artificial, e com o Snapdragon 8 Gen 1 isso não poderia ser diferente. A nova plataforma móvel da Qualcomm é equipada com a 7ª Geração Qualcomm IA Engine e o processador Qualcomm Hexagon, integrado com 2x mais compartilhamento de memória e circuitos integrados.

Para este lançamento, uma nova linguagem de processamento foi desenvolvida pela Hugging Face para se tornar ainda mais inteligente, de forma a analisar e se adaptar com as notificações do usuário. Além disso, há uma tecnologia de reconhecimento vocal em parceria com a Sonde Health para analisar a nossa voz e identificar possíveis sintomas de doenças como asma, depressão e COVID-19. Tudo isso também é feito com a 3ª Geração Qualcomm Sensing Hub para reduzir o consumo de energia.

Ademais, o evento revelou uma parceria da Qualcomm com o Google para criar novas tecnologias relacionadas à Inteligência Artificial. No caso, a união representa a junção de pesquisas sobre arquitetura neutral para o Connected Intelligent Edge utilizando o Google Cloud Vertex AI Neural Arquitechture Search (NAS).

“A capacidade de utilizar a tecnologia NAS do Google para criar e otimizar novos modelos de IA em um período de tempo condensado é uma virada de jogo para nossos negócios”

 Ziad Asghar, vice-presidente de gerenciamento de produto da Qualcomm Technologies

Recursos de fotografia

Qualcomm anuncia snapdragon 8 gen 1, nova plataforma móvel da marca
Com ajuda de IA e ISP de ponta, as câmeras dos smartphones devem ter um interessante aumento de qualidade visual (imagem: divulgação/Qualcomm)

Como sempre as câmeras são uma das partes mais visadas em qualquer dispositivo mobile, e a Qualcomm sabe bem disso. Com o novo Snapdragon 8 Gen 1 houve o anúncio do Snapdragon Sight, ou seja, uma nova marca para as câmeras da empresa. Com isso há a adição do primeiro ISP de 18-bit (Image Signal Processor, ou processador de sinal de imagem) para smartphones, permitindo que haja uma captura de cerca de 4000x mais informações sobre alcance dinâmico, cor e nitidez a uma velocidade de até 3,2 gigapixels por segundo. Basicamente isso significa que tirar fotos vai ser mais rápido, preciso e terá mais qualidade na imagem final.

Qualcomm anuncia snapdragon 8 gen 1, processador dos smartphones premium de 2022. Estreando nova nomenclatura, o snapdragon 8 gen 1 traz inovações em ia, fotografia, desempenho em games e conectividade para dispositivos premium
Logo oficial do Snapdragon Sight, que acompanha o Snapdragon Sound e o Elite Gaming (divulgação/Qualcomm)

A plataforma também será a primeira a incorporar a gravação de vídeos em 8K com HDR10+. Em imagens isso significa que cada frame da imagem terá cerca de 33 MP. Haverão melhorias em modo de fotografia noturna mais iluminada; e usará filtros inteligentes via IA, através de uma parceria com a Leica Letiz Look Filters, para recriar, por exemplo, o efeito Bokeh, ou simplesmente otimizar imagens para corrigir defeitos naturais. O chip 8 Gen 1 ainda contará com mais quatro IPSs separados para que as câmeras atuem sempre para economizar energia dos smartphones.

Para provar isso, o evento realizou a primeira transmissão ao vivo feita na resolução 8K com HDR em um smartphone através da rede 5G em parceria com a Verizon. O feito também é possivel uma vez que o novo chip pode encarar até 3.5 Gb de upload.

Desempenho em games

Qualcomm anuncia snapdragon 8 gen 1, nova plataforma móvel da marca
A Qualcomm continua investindo no setor de games mobile no formato SoC para deixar os núcleos da CPU a todo vapor para rodar os jogos (imagem: divulgação/Qualcomm)

Para os jogadores, o Snapdragon 8 Gen 1 parece ser a pedida ideal de todo smartphone premium gamer, e que aliás, a marca também firmou uma parceria com a ESL, a maior empresa de eSports do mundo. Inclusive a Qualcomm fala em entregar um “padrão de desktop” quando falamos em performance. Isso acontece pois há cerca de 50 recursos do Snapdragon Elite Gaming inseridos na nova plataforma móvel, ou seja, uma espécie de itens desenvolvidos especificamente para aprimorar a experiência de jogo dos usuários.

Na prática isso reflete como padrões de responsividade de tela mais suave, cores mais vibrantes com HDR e alto nível detalhes gráficos. A nova GPU Adreno que acompanha o chip tem um boost de cerca de 30% na renderização e até 25% em economia de energia com o recurso Adreno Frame Motion Engine, capaz de impulsionar a quantidade de quadros por segundo ao passo que mantém a autonomia energética. Dessa forma o jogador terá mais desempenho e um smartphone com boa bateria. A empresa ainda informa que os ganhos ma GPU podem chegar a até 60% usando a API Vulkan.

Outras características da GPU e do Snapdragon 8 Gen 1 incluem a adição do Variable Rate Shading Pro, que permite maior controle para os desenvolvedores trabalharem em seus jogos; e implementações de efeitos de névoa, fumaça e partículas mais realistas e otimizadas para tornar os games ainda mais bonitos para o consumidor final.

Conectividade

Qualcomm anuncia snapdragon 8 gen 1, nova plataforma móvel da marca
O 5G e o Wi-Fi 6 são uma das grandes apostas para a nova geração de chips modernos e velozes (imagem: divulgação/Qualcomm)

O Snapdragon 8 Gen 1 é equipado com o moderno sistema X65 5G Modem-RF, tornando este chip o mais poderoso quando falamos em plataformas móveis com 5G, e o primeiro a conseguir alcançar a marca de velocidade de download de 10 Gigabit graças ao novo padrão 5G de 2ª Geração. Além disso, o modelo também conta com o sistema Qualcomm FastConnect 6900 Mobile Connectivity para suportar as redes Wi-Fi 6E com velocidades de até 3.6 Gbps.

Segundo a Qualcomm, todas essas inovações em termos de conectividade tornaram a experiência dos usuários mais fluida, ideal para realizar downloads, streaming de games, e inclusive estabelecer melhor conexão com outras tecnologias.

Áudio

A companhia também vem trabalhando para melhorar a integração com o Bluetooth 5.2 e a qualidade de áudio com o Snapdragon Sound Technology, com codecs de compressão sem perdas (lossless audio), ou seja, se estivermos ouvindo uma música o som que escutaremos não terá perdas de qualidade, sendo idêntico ao da gravação original. A Qualcomm, com o Snapdragon 8 Gen 1, será a primeira empresa a transmitir áudio via bluetooth sem perda de áudio.

Disponibilidade

Qualcomm anuncia snapdragon 8 gen 1, nova plataforma móvel da marca
Design e pinagem do Snapdragon 8 Gen 1 (imagem: divulgação/Qualcomm)

Fazendo frente com gente grande, o Snapdragon 8 Gen 1 está previsto para chegar aos principais dispositivos topo de linha, como a próxima linha Galaxy da Samsung em janeiro de 2022. Assim como o especulado, o evento confirmou que a família de smartphones Xiaomi 12 será a primeira a receber o chip no próximo ano. Abaixo você confere algumas marcas que receberão o componente em seus dispositivos:

  • Black Shark
  • Honor
  • iQOO
  • Motorola
  • Nubia
  • OnePlus
  • OPPO
  • Realme
  • Redmi
  • SHARP
  • Sony Corporation
  • vivo
  • Xiaomi
  • ZTE
  • Samsung
  • ASUS
  • HTC
  • Meizu

Em desenvolvimento…

Especificações técnicas

CPUKryo 730

Até 3.0 Ghz com ARM Cortex X2
Arquitetura de 64-bit
GPUAdreno 730

Suporte ao Vulkan 1.1
HDR gaming
Renderização volumétrica
Adreno Frame Motion Engine
OpenGL ES 3.2, OpenCL 2.0
HDR10+, HDR10 e Dolby Vision
Aceleração de hardware H.265 e VP9 Decoder
NPUQualcomm Hexagon

Qualcomm Sensing Hub
Memória compartilhada entre os processadores de áudio, vídeo, conexões e demais sensores
CâmeraQualcomm Spectra Image Signal Processor

Três ISP de 18-bit
Até 3.2 Gigapixels
Até 36 MP em câmera tripla a 30 FPS
Até 64+36 MP em câmera dupla a 30 FPS
Até 108 MP em câmera única a 30 FPS
Gravação até 8K A 30 FPS com HDR
Decodificador HEIC e HEVC
HDR10+, HDR10, HLG e Dolby Vision
Gravação 4K até 120 FPS
Litografia4 nm
ModemSnapdragon X65 5 Modem-RF System

Até 10 Gbps
5G PowerSave 2.0
Smart Transmit 2.0 Technology
5G Multi-SIM
Dynamic Spectrum Sharing
Wideband Envelope Tracking
AI-Enhanced Signal Boost
ConexõesWi-Fi 6E, Wi-Fi 6 (802.11ax),
Wi-Fi 5 (802.11ac), 802.11a/b/g/n
Largura de banda de 20/40/80/160 MHz
MU-MMO
4K QAM
Segurança WPA3- Enterprise
Bluetooth 5.2, Bluetooth LE, aptX;
NFC;
USB 3.1 e USB-C
GeolocalizaçãoGPS, Glanass, Beidou, Galileo
QZSS, NavlC
GNSS dual frequency
Disponibilidade

Veja também

E aí, o que achou do lançamento do Snapdragon 8 Gen 1? Aproveita e conheça também o Snapdragon Phone, a experiência definitiva para os fãs da marca.

Fonte: Qualcomm

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados