Imagem destacada snapdragon phone

REVIEW: Snapdragon Phone é a experiência definitiva para fãs da marca

Avatar of luís felipe herrera
O Snapdragon Phone traz o Snapdragon 888 5G, 16 GB de memória RAM, tela OLED, além de acessórios como fone de ouvido TWS e carregador de 65W

Conhecida por desenvolver os chipsets mais poderosos do mercado de smartphones, a Qualcomm traz ao mercado o Snapdragon Phone, que traz tecnologias, ajustes e a experiência de uso proposta pela Qualcomm. O smartphone tem especificações muito próximas do ROG Phone 5, da ASUS — que fabrica o Snapdragon Phone — mas traz seu próprio conjunto de recursos exclusivos

Ele chegou no mercado estadunidense por impactantes 1.499 dólares, mas sua proposta é justamente conter todos os itens que você precisa para ter não apenas a melhor experiência com um smartphone para jogos, mas também o melhor carregamento rápido e a melhor experiência de áudio. Será que esse kit justifica o preço? Confira o review completo do Showmetech sobre o Snapdragon Phone.

Design

Unboxing

Caixa snapdragon phone

A ideia da Qualcomm é fazer com que o Snapdragon Phone seja diferente a partir da forma como ele é apresentado. A caixa dele é imensa e assim que é aberta, podemos ver o smartphone e o fone de ouvido TWS. Retirando essa primeira bandeja, temos as caixinhas separadas de todos os itens que acompanham o smartphone: o case de proteção (estilo bumper), a caixinha dos fones e o carregador Turbo Charge. Além disso, temos também um cabo do tipo USB-C para USB-C e um cabo do tipo USB para USB-C – dois cabos de conexão dentro da mesma caixa, é bom demais para ser verdade.

Design do smartphone

Tela e interface inteira do snapdragon phone
Tela do Snapdragon Phone possui poucas bordas e tem ótimo aproveitamento

A parte da frente do Snapdragon Phone traz a tela com poucas bordas – apenas com a borda superior e inferior sendo ligeiramente mais grossa – e em cima, um sensor luminoso que acende com cores diferentes e a câmera frontal. Atrás, temos um azul escuro muito bonito, com um acabamento fosco particularmente interessante, pois ela não acumula marcas de dedo facilmente.

Capinha bumper snapdragon phone
Capinha estilo bumper que acompanha o Snapdragon Phone é ótima para proteger o smartphone e deixar a traseira super bonita em evidência

O conjunto de câmeras saltado é circulado por um tom de rosa muito bonito. Abaixo dele, temos o sensor de digital e embaixo, o logo da Snapdragon com a bola de fogo do logo em um quadrado de vidro que acende numa luz branca. Você pode controla-lo da forma como preferir.

Traseira do snapdragon phone
Conjunto de câmeras saltado possui um detalhe em rosa e é muito bem acabado

É um detalhe muito bonito e sofisticado, mas que na prática vai servir para consumir a sua bateria rapidamente e te confundir na hora de usar o sensor de digital, pois ele está em uma altura próxima ao sensor e a sensação do toque é muito parecido entre eles.

Símbolo fireball com iluminação snapdragon phone
Logo com LED nas costas é lindo, mas vai atrapalhar você na hora de usar o sensor de digital

A lateral esquerda é completamente lisa, enquanto a direita possui o botão de aumentar/diminuir volume e o botão de ligar/desligar, que possui o mesmo acabamento em rosa na lateral do conjunto de câmeras.

Em cima, temos apenas um microfone enquanto embaixo temos a gaveta para o chip de operadora, outro microfone, a entrada do tipo USB-C e o alto-falante.

Tela e Som

A tela que temos aqui é de 6,8 polegadas com painel OLED, resolução de FHD+ (2448 x 1080 pixels) e 396 dpi (pontos por polegada), protegida pela tecnologia Corning Gorilla Glass Victus. Ela é excelente para assistir vídeos e filmes ao longo do dia, já que o FHD+ ajuda a deixar os conteúdos mais imersivos – além de ser muito prazeroso o vídeo ocupar a tela inteira do smartphone.

A taxa de atualização da tela alcança 144 Hz, essencial para os gamers mais exigentes. A boa notícia é que você pode deixar a função em modo automático, para que o celular ative os 144 Hz apenas na hora dos jogos, evitando que a sua bateria seja drenada rapidamente apenas usando os aplicativos comuns. Dito isso, os 144 Hz fazem toda a diferença e tornam a experiência de jogo fluída e perfeita. Qualquer jogo fica simplesmente mais bonito de jogar ao vê-lo funcionando com tamanha fluidez.

Tela snapdragon phone
O fenômeno Round 6 fica lindo na tela do Snapdragon Phone

O alto-falante por sua vez é excelente. O som do tipo estéreo exerce um preenchimento no espaço, dando muito mais profundidade para músicas e vídeos. É um som ótimo para ouvir música sem uma caixa de som auxiliar para algumas pessoas, que mantém a qualidade mesmo com o volume no alto.

Além disso, a Qualcomm também equipa a experiência de som do Snapdragon Phone com um fone de ouvido TWS (sem fio). O Snapdragon Earbuds é desenvolvido pela Master & Dynamic e é uma adaptação do modelo MW08SI que incorpora a tecnologia Snapdragon Sound.

Snapdragon earbuds tem qualidade premium
Fone de ouvido TWS com cancelamento ativo de ruído traz experiência de áudio de nível premium para o Snapdragon Phone

Se o que estamos acostumados é ver os acessórios sumindo da caixa, aqui temos um fone de ouvido TWS intra-auricular com qualidade de som excelente, cancelamento ativo de ruído, autonomia de bateria de 10 horas, ótimo microfone e um dos designs de fones de ouvido mais confortáveis que já experimentei. É muito fácil ficar horas vestindo eles e esquecer que eles estão nas suas orelhas.

Aproveite para conferir o review exclusivo do Snapdragon Earbuds, aqui no Showmetech.

Performance

Snapdragon 888 5g é o chipset que equipa o snapdragon phone
Snapdragon 888 5G é o chipset que equipa o Snapdragon Phone

O Snapdragon Phone vem equipado com nada menos do que o Snapdragon 888 5G, o chipset mais poderoso da Qualcomm na atualidade — que equipa aparelhos como o ASUS ROG Phone 5, Galaxy Z Fold3 e Galaxy Z Flip3 da Samsung. Além disso, se você gosta de smartphone com configurações realmente poderosas, que fazem frente a um ótimo PC, olha só: são 16 GB de memória RAM, 512 de armazenamento interno, GPU Adreno 660 e o Android 11.

Na teoria, você até pode encontrar alguns outros smartphones com especificações que conseguem apresentar números um pouco melhores do que o que temos aqui, mas falando na prática, essa é a melhor performance gamer que você encontra no mercado.

A junção da excelente tela OLED com a fluidez dos 144 Hz, com todo o poder gráfico possível de ser gerado com essas especificações, fazem com que não exista nenhum jogo disponível na Play Store que não rode com tudo no máximo no Snapdragon Phone.

Pubg snapdragon phone
PUBG tem desempenho excelente no Snapdragon Phone

Em nosso teste de performance, jogando Pokémon Unite com os gráficos, brilho, som e taxa de atualização no máximo, não obtive nenhum tipo de travamento ou queda de performance mesmo após horas de jogo. O smartphone permaneceu frio mesmo após uma hora de jogatina. Ressalto inclusive que não utilizei capinha protetora, então o smartphone estava em contato direto com a minha mão sem nada que retivesse o calor.

Para nós que estamos no Brasil, ainda não é possível vermos o poder total do Snapdragon 888 5G já que o 5G ainda não chegou completamente em nosso país – ao ver as especificações pelo próprio aparelho, você irá encontrar “Snapdragon 888 2,4 GHz”, já que o poder do 5G não tem como ser utilizado.

Essa informação é valiosa, pois garante não apenas que você já terá em mãos um smartphone que irá conseguir fazer o uso da tecnologia, como também, você terá um chipset tão poderoso que só poderá ter todo o seu potencial revelado nos próximos anos. Isso é um atestado de que o Snapdragon Phone não apenas vai conseguir te acompanhar pelos próximos 4, 5 anos, mas que vai fazer isso com performance de topo de linha por muito muito tempo.

Bateria

É inevitável estabelecer comparações diretas entre o Snapdragon Phone e o ROG Phone 5 principalmente nos casos em que o modelo da ASUS tem mais a oferecer, e em termos de bateria, isso fica bem evidente. Temos aqui 4.000 mAh de bateria, sendo que o ROG Phone 5 possui 6.000 mAh. Pensando que é um smartphone feito para abusar do poder do seu processador, e que possui uma tela com 144 Hz de atualização, uma autonomia de bateria menor é um problema a ser levado em conta.

Em um uso moderado – usando o smartphone para tarefas normais durante o dia, eventualmente jogando partidas curtas de games, assistindo vídeos e ouvindo música – os 4.000 mAh irão facilmente durar um dia completo e chegar na manhã do dia seguinte.

Já um uso intenso – jogando bastante, usando os melhores gráficos, além de assistir vídeos por períodos longos, entre as outras atividades comuns – irá fazer com que a bateria precise ser carregada no começo da noite do mesmo dia.

Pokemon unite snapdragon phone
Pokémon Unite com as melhores opções gráficas possíveis drenou apenas 20% de bateria após 1 hora inteira de jogo

Claro que a intensidade da sua jogatina é quem irá ditar o quanto a bateria vai aguentar. Em nossos testes, joguei Pokémon Unite por 1 hora com brilho, som e taxa de atualização no máximo e nesse período, foi consumido 20% de bateria, resultado satisfatório, já que você precisaria jogar por 5 horas ininterruptas com todas as configurações no máximo para drenar a bateria por completo. Certamente 5 horas com a melhor performance possível é excelente, só nos desaponta o fato do modelo base do aparelho possuir ainda mais bateria e ser vendido por um preço inferior.

Quick charge 5 qualcomm snapdragon phone
Quick Charge 5 da Qualcomm recarrega o Snapdragon Phone mais rápido do que você pode imaginar

Por outro lado, a Qualcomm manda junto do Snapdragon Phone o carregador Quick Charge 5, que oferece incríveis 65W, e um carregamento rápido surpreendente. Experimentei descarregar completamente o smartphone para testá-lo, e ele carregou de 0 a 70% em meia-hora e de 0 a 100% em apenas 42 minutos. Então, caso você de fato jogue por 5 horas seguidas, coloque o smartphone na tomada, levante, tome um ar fresco, beba uma água que nesse meio tempo ele irá ficar com carga total.

Câmeras

Conjunto triplo de câmeras do snapdragon phone
Conjunto triplo de câmeras do Snapdragon Phone

O conjunto de câmeras do Snapdragon Phone é composto por:

  • Câmera principal de 64 MP e abertura de f/1.8;
  • Ultrawide com 12 MP e abertura de f/2.2;
  • Telefoto com 8 MP e zoom óptico 3x;
  • Câmera frontal principal de 24 MP;
  • Flash LED.

Levando em consideração de que este é um smartphone com o foco voltado na performance, o conjunto de câmeras do Snapdragon Phone é excelente. A diferença entre o conjunto de câmeras do ROG Phone 5 está na presença de uma câmera de telefoto com zoom óptico ao invés de uma câmera macro — que em termos de usabilidade, um zoom de qualidade vai ser mais usado no dia-a-dia do que uma câmera exclusiva para fotografar de perto.

O conjunto como um todo é muito bom e não deixa a desejar em nenhum ponto em específico, Trazendo muita versatilidade para as suas mãos. Abaixo, trago três exemplos fotografando paisagem com o conjunto de câmeras.

O principal destaque aqui fica por conta do zoom óptico de 3x. É bem comum o zoom deixar a desejar, mas o zoom óptico que temos aqui é de excelente qualidade e vale super à pena ser usado. É possível forçá-lo até zoom 10x, mas depois dos 3x, o zoom óptico se transforma em zoom digital, e aí nós temos quedas bruscas e perceptíveis na qualidade da imagem, por isso, recomendo não forçar além do 3x que já é excelente.

A câmera ultrawide também agrada, por conseguir compreender uma quantidade muito significativa de informação na imagem, enquanto a câmera principal como já se espera, é quem traz a melhor qualidade de imagem dentre todo o conjunto. Abaixo, trago mais três exemplos fotografando dessa vez, um ambiente interno com o conjunto de câmeras.

A câmera principal é tão particularmente boa e precisa com detalhes minuciosos que só me agrada ainda mais tentar tirar fotos próximos de objetos com ela, já que não possuímos aqui uma câmera macro.

A câmera frontal é uma grata surpresa, entregando ótimas fotos mesmo em ambiente com iluminação menos favorável. As selfies com o Snapdragon Phone possuem muita qualidade de imagem e de cores. Veja abaixo fotos de teste da câmera frontal e da traseira principal.

E falando sobre gravações em vídeo, o Snapdragon Phone faz vídeos em até qualidade 8K 30 FPS e 4K 60 FPS. Certamente o Snapdragon 888 auxilia e muito a otimização do conjunto de câmeras, que consegue ter uma qualidade muito acima do esperado nesse sentido. Você pode ir puxando o zoom óptico durante os seus vídeos, dando dinamismo para a gravação. E com a câmera frontal, é possível filmar em até Full HD 60 FPS, ou Full HD com o modo HDR ligado.

Conclusão

Mesmo tendo alguns detalhes como a bateria que poderia ser melhor, o produto final é sem sombra de dúvidas, bom demais para se verdade. É para isso que o preço puxa para a realidade: o Snapdragon Phone custa 1.499 dólares — equivalente hoje a R$ 8.449, que é sim muito dinheiro. Caso você esteja planejando adquirir um smartphone premium que traga o melhor que os smartphones podem oferecer, e ter uma experiência completa dentro da caixa, tenho certeza que esse é um produto que irá te surpreender muito.

O smartphone ainda não possui nenhuma previsão de ser lançado no mercado brasileiro, mas você encontra onde comprar o Snapdragon Phone na loja estadunidense da ASUS.

Especificações Técnicas — Snapdragon Phone

Review: snapdragon phone é a experiência definitiva para fãs da marca. O snapdragon phone traz o snapdragon 888 5g, 16 gb de memória ram, tela oled, além de acessórios como fone de ouvido tws e carregador de 65w
Snapdragon Phone
MarcaQualcomm
Produzido e distribuído pela ASUS
ModeloSnapdragon Phone
ChipsetSnapdragon 888 5G octa-core
GPUAdreno 660
Memória RAM16 GB
Armazenamento Interno512 GB
Sistema OperacionalAndroid 11
ConexõesWi-Fi 6
Wi-Fi 6E
5G
Bluetooth 5.2
TelaPainel OLED
6,8 polegadas
396 dpi
144 Hz
Resolução FHD+ (2448 x 1080 pixels)
Proteção Corning Gorilla Glass Victus
Câmeras traseiras– principal com 64 MP e abertura f/1.8;
– ultrawide com 12 MP e abertura f/2.2;
– telefoto com 8 MP e zoom óptico 3x
Câmera frontal 24 MP
VídeoVídeo: gravação em 8K 30 fps, 4K 60 FPS
Câmera ultrawide: Até 4K 60 FPS
Câmera frontal: Full HD 60 FPS
Bateria4.000 mAh
Itens na caixa– Snapdragon Phone
– Fone de ouvido TWS Snapdragon Earbuds
– Carregador Quick Charger 5 de 65W
– Case de proteção
– Cabo USB-C para USB
– Cabo USB-C para USB-C
CorMidnight Blue
Dimensões17,31 cm (altura) x 7,72 cm (largura) x 0,95 cm (espessura)
Peso210 gramas
Preço1.499 dólares
(R$ 8.449)

Leia também o nosso review completo sobre o fone de ouvido TWS com cancelamento de ruído ativo que acompanha o Snapdragon Phone.

Snapdragon Phone é a experiência definitiva para fãs da marca

Snapdragon Phone é a experiência definitiva para fãs da marca
0 100 0 1
O Snapdragon Phone traz o Snapdragon 888 5G, 16 GB de memória RAM, tela OLED, além de acessórios como fone de ouvido TWS e carregador de 65W
O Snapdragon Phone traz o Snapdragon 888 5G, 16 GB de memória RAM, tela OLED, além de acessórios como fone de ouvido TWS e carregador de 65W

Prós do smartphone

  • Design
  • Performance
  • Tela e Som
  • Acessórios de extrema qualidade

Contras do smartphone

  • Bateria

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados