Relógio adiantado em uma hora? Saiba como corrigir esse erro

Relógio adiantado em uma hora: saiba como corrigir o erro nos smartphones
Problema do relógio adiantado aconteceu nesta madrugada, e pode ser contornado rapidamente. Veja como arrumar o horário de seu celular e prevenir que isso aconteça novamente

Usuários que acordaram na manhã deste domingo (03) tiveram uma breve surpresa ao pegarem seus smartphones: o relógio estava adiantado em uma hora. Em uma publicação recente, o Google explica o ocorrido:

Nos últimos dois anos, o governo brasileiro realizou alterações no horário de verão. Inicialmente, a data de início passou do terceiro domingo de outubro para o primeiro domingo de novembro e, recentemente, foi assinado um decreto que determinou o fim da mudança.

Todas essas modificações impactam diretamente no Banco de Dados Global da IANA (em português, Autoridade para Atribuição de Números de Internet), que é utilizado por smartphones e dispositivos eletrônicos para garantir que você esteja sempre na hora certa, onde quer que esteja.

Na prática, isso significa que alguns celulares possivelmente não tenham a informação necessária para evitar que o relógio dos aparelhos seja alterado automaticamente como se o horário de verão ainda estivesse valendo.

Porque acontece o erro do relógio adiantado

Os smartphones passaram a informar o horário de Fernando de Noronha (GMT -2), ao invés de mostrar para todos o horário de Brasília (GMT -3), em aparelhos que possuem configurações de atualização automática de data e hora:

Data hora automáticas
Data e hora automáticas: geralmente, é melhor deixar isso ativado.

Para os aparelhos que não forem impactados no dia 20 de outubro, existe a possibilidade de que a mudança automática aconteça no dia 3 de novembro, já que a regra mudou em 2018. Nesse caso, valem as mesmas recomendações dadas acima, ou seja, na noite anterior, você pode definir manualmente a hora do seu smartphone.

Caso seu telefone não sofra nenhuma alteração de horário em nenhuma das duas datas, isso significa que o aparelho já foi atualizado pelos fabricantes ou, então, está seguindo as regras de rede da sua operadora (elas usam as antenas para enviar informações como a hora certa, por exemplo).

Você pode manter as configurações manuais até 16 de fevereiro de 2020, que seria a data de fim do horário de verão.

Como corrigir a hora

Nesse artigo nós te ensinamos como reverter e evitar que esse problema ocorra novamente:

iPhones:

Os usuários de smartphones da Apple podem corrigir o problema do relógio adiantado entrando no menu de configurações, clicando no ícone “Ajustes”:

Imagem que ensina a resolver problema do relógio adiantado no iPhone
Relógio Adiantado: o problema pode ser contornado com essas instruções

Depois você deve ir até a opção “Geral“, e clicar em “Data e Hora”. Desabilite a opção “Automaticamente” de Fuso Horário.

Em seguida, basta escolher o horário correto e confirmar.

Se você usa o sistema operacional Android, temos um procedimento específico a seguir:

Smartphones Android:

Usuários que usam o sistema do Google também foram afetados. Para arrumar seu relógio adiantado você deve primeiro acessar suas “Configurações“, e depois clicar em “Sistema“. Em seguida basta selecionar “Data e hora“.

Foto que mostra como resolver problema do relógio adiantado no Android
Usuários de Android podem reverter erro sem muitos problemas

Na tela seguinte, basta desmarcar  “Fuso horário automático“, mas também é válido você desabilitar a opção “Data e hora automáticas“. Depois disso você pode ajustar manualmente o horário e data de onde você está,  sem ficar dependendo de sua operadora.

Ainda segundo as instruções do Blog do Google, você pode manter as configurações manuais do smartphone até 16 de fevereiro de 2020, que seria a data de fim do horário de verão.

Leia também

REVIEW: iPhone 11, 11 Pro ou 11 Pro Max: Qual a melhor escolha para você?

Você foi afetado por esse erro no relógio de seu celular? Conte pra gente nos comentários!