Conecte-se conosco
Review: Black Desert é um MMORPG frenético e completo

Computadores

Review: Black Desert é um MMORPG frenético e completo

Chegando esse ano na América do Sul, o jogo tem tudo para reacender a febre de MMORPG online, apresentando uma experiência medieval imersiva

3031415 blackdesert642016 03 1220 34 29 71 - Review: Black Desert é um MMORPG frenético e completo

Repleto de ação e dotado de um rico mundo cheio de opções, Black Desert é um dos melhores MMORPG da atualidade

Os MOBAs dominam o cenário online atual. League of Legends é um fenômeno mundial e Dota 2 também tem sua legião “raiz” fiel. Hoje MMORPGs já não fazem tanto sucesso como antes. Quem não lembra da febre Lineage II, que chegou a dividir espaço com o popular Counter-Strike em lan houses? É nesse cenário que Black Desert chegou à América do Sul.

Black Desert não é novidade, pelo menos na Coreia do Sul, onde foi lançado em 2014. Entretanto, somente em julho de 2017 que abriu seu servidor sul-americano. O jogo chegou com grande impacto, trazendo novamente aqueles ares de febre MMORPG. Com preço baixo e alta qualidade, Black Desert faz bonito e exploramos o game nessa análise.

Por enquanto é uma exclusividade do PC com Windows, mas será publicado para Xbox One no começo de 2018. O PlayStation 4 também deve receber o jogo, porém não há qualquer previsão de lançamento ainda.

Pinte e borde a si mesmo

20151102042311a0e8q4tm10w4qjt9 - Review: Black Desert é um MMORPG frenético e completo

Black Desert tem uma variada criação de personagem

Como RPG, a criação de personagem é com certeza um dos momentos mais importantes para o jogador. Black Desert entrega uma satisfatória personalização de avatar. É possível editar o rosto manualmente, com o mouse, quase como uma modelação. O mesmo pode ser feito com o cabelo, com as ondas que se desejar.

Voltando ao rosto. As possibilidades de edição são completas, indo desde o tom da pele até a taxa de oleosidade. A abrangência é tão grande que o jogador pode escolher o formato das pupilas, tamanho, opacidade e cor. Ainda assim, há falhas, com poucas tatuagens e nada belas. As cores de cabelo também são limitadas, seria mais sábio incluir um painel manual RGB.

Black Desert vai além do visual, dando até à opção de escolher o signo do seu personagem. Isso mesmo, estamos falando de astrologia! O zodíaco do jogo não é como o nosso, mas também apresenta uma boa variedade, sendo importante para diálogos com alguns NPCs.

Atualmente existe 10 classes no servidor sul-americano de Black Desert. Desde guerreiro a ninja, com opções de sexo. Cada classe tem suas exclusividades e golpes únicos. O ninja apresenta uma evasão sem igual, enquanto a arqueira pode faz tem sua saraivada de flechas, arrancando dano a longa distância. A domadora possui uma enorme criatura ao seu lado, com sincronização de alguns golpes. Portanto, escolha bem sua classe diante de seu estilo de jogo. Na Coreia do Sul, existe 14 classes, cada uma com um subtipo.

michael jackson black desert online e1507255627612 - Review: Black Desert é um MMORPG frenético e completo

Com o grande potencial de customização, é possível fazer um sósia de Michael Jackson em Black Desert

Enfim, o game faz muito bonito na criação de personagem. É bastante imersivo criar seu avatar em Black Desert, saindo como você bem quiser. Afinal, nada mais importante num MMORPG do que a sua própria representação. Personagem feito? Tudo certo? Vamos à aventura!

Um mundo, inúmeras histórias

3031412 blackdesert642016 03 1323 27 34 82 - Review: Black Desert é um MMORPG frenético e completo

Espírito Negro te acompanha durante todo momento, você sabe nada sobre ele, mas ele sabe muito sobre você

Você acordou sem memória numa fazenda, junto a um espírito negro que somente você vê. Sem saber nada do que aconteceu antes e com a companhia de ser tão estranho, você ainda precisa lidar com histórias paralelas. No cenário político, há uma grande disputa entre as cidades de Heidel e Calpheon, sendo a primeiro subordinada à segunda.

Heidel é habitada por uma população orgulhoso e de grande rancor contra os moradores de Calpheon. Enquanto isso, a grande Calpheon parece uma réplica perfeita dos tempos medievais, com um governo corrupto abençoado pela Igreja.

Esse é um dos grandes triunfos de Black Desert, isso tudo não é contado somente nas missões principais. As missões secundárias estão longe de serem distrações. Elas aprofundam a história, apresentando conteúdo relevante e às vezes até necessários para algumas ações.

Por exemplo, em uma certa série de missões, foi possível conhecer uma esposa que dá todo seu dinheiro à Igreja. Assim é apresentado como a Igreja fazia uma espécie de terrorismo com as pessoas, para conseguir sempre mais dinheiro prometendo que somente assim iriam ao céu.

20414105 1555603381177751 5568712021345077760 o - Review: Black Desert é um MMORPG frenético e completo

Leia-se: “Fora Temer”?

Em outra série de missões, o jogador entra numa manifestação dentro de Calpheon. Os moradores da favela vivem em uma situação deplorável. Uma revolta explodiu quando uma menina foi assassinada por um nobre e ele não será punido. Esse protesto desencadeou outras reclamações, girando principalmente em torno do sistema econômico que perpetua a desigualdade social. O ambiente criado demonstra uma enorme realidade. Existe o líder do movimento, a população nas ruas segurando cartazes e gritando palavras de ordem. Há os membros armados e encapuzados. Está presente também aqueles da favela que não apoiam a revolução. A realidade transborda ao ponto que, para você conseguir favor de um membro do exercito, é necessário invadir o movimento e matar alguns manifestantes.

Há muito para se conhecer em Black Desert, e os NPCs podem ajudar. A maioria dos NPCs são interativos, com falas sobre si, geografia, política ou dicas. Simultaneamente, sua própria história progride. O espírito negro quer te influenciar cada vez mais, dando presentes, ordenando missões e ficando mais forte ao sugar energia de esculturas que você o leva. Black Desert nos presenteia com tantas histórias, montando um enredo tão grande quanto seu mundo físico.

Conhecimento é poder

black desert beta testing starts - Review: Black Desert é um MMORPG frenético e completo

Um fato interessante de Black Desert é como ele faz necessário o conhecimento. Por exemplo, você só consegue ver detalhadamente o HP de um inimigo se matar vários deles; ele fica mais fácil de morrer eliminado mais, assim acumulando mais conhecimento de tal espécie.

O conhecimento abrange tudo em Black Desert. O seu conhecimento sobre alquimia permite conversar com certos NPCs. Conversar com NPCs pode atribuir exclusividades, se não seria melhor dizer “camaradagens”. Isso é: itens com desconto, exclusividades, lições, e por aí vai.

O jogo também oferece uma alta gama de profissões. Você quer ser pescador? Seja! Você quer ter sua casa própria e mobiliar? Tenha! Você quer contratar trabalhadores para produzir itens comerciáveis. Contrate! Por aí vai. Para se ter ideia, é possível até mesmo criar cavalos, procriar e vender. E não podemos esquecer das guildas, com missões próprias, salários e guerras.

Portanto, Black Desert é mais que missões. Fazendo com que você tenha diferença no mundo, com uma presença quase que real. É uma sensação que não se encontra em todo MMORPG e é tão gratificante que motiva ao jogador estar ativo no game.

Arte encantadora e atual-medieval

TOPernico - Review: Black Desert é um MMORPG frenético e completo

Apresento a vocês o meu ninja, o TOPernico

O visual de Black Desert é belíssimo. É a nível quase de The Witcher 3. O ambiente pode ser colorido ou escuro, o nível de detalhes será imenso. As cavernas parecem tenebrosas, mas tentadoras. Os campos são belos e dá vontade de cavalgar. Os vales com ossos humanos entregam que ali mora um perigo atraente. São muitos os cenários e todos refletem o trabalho empenhado da produção do jogo.

A preocupação é tamanha que a grama balança a qualquer movimento seu e inclusive é cortada por sua espada. Tudo isso com uma única tela de carregamento. Porém, não é raro ocorrer travamentos e bugs por carregamento de texturas.

O som é nada menos que épico. A responsabilidade de tornar o jogador imerso na ambientação é cumprida com sucesso. A exploração de uma área perigosa é bem esclarecida com o fundo sonoro. O passeio pela cidade também tem sua trilha especial. Cavalgar ouvindo a música de Black Desert faz a aventura se firmar pelo som. Você não vai querer jogar sem fone por um bom tempo.

Um grande jogo, em todas as dimensões

blackdesertsudamerica19 - Review: Black Desert é um MMORPG frenético e completo

Black Desert é um trabalho esplendoroso. Com preço acessível, fácil pagamento in-game, o jogo oferece personagens altamente customizáveis, um enorme mundo com diversas atividades e possibilidades, além de um empolgante combate hack and slash. As inúmeras histórias do jogo montam um grande enredo cativante. A mecânica do conhecimento também estimula o jogador a sempre ir além. Enquanto isso, a tela enche de gráficos bem trabalhados e os ouvidos ficam atentos a uma ótima sonorização.

Os MMOs dominam o cenário atual, sabemos disso. Entretanto, Black Desert tem a plena capacidade de reacender a febre MMORPG. O servidor sulamericano, com pouco tempo de vida, já possui mais da metade das classes existente na Coreia do Sul, e cresce! Novos eventos apresentam novidades empolgantes, construindo sua própria legião de fãs. Se você gosta de MMORPG, ou quer se aventurar por esse gênero, Black Desert é uma recomendação certeira

Black Desert Online para PC

R$ 34,95
Dacey sombra - Review: Black Desert é um MMORPG frenético e completo
9.2

HISTÓRIA

8.0/10

JOGABILIDADE

9.5/10

GRÁFICOS

9.0/10

OPÇÕES DE CUSTOMIZAÇÃO

9.5/10

PREÇO

10.0/10

Pros

  • Arte bonita e bem trabalhada
  • Gameplay frenético
  • Grande liberdade durante a criação de personagem
  • História extensa
  • Representação de costumes medievais

Cons

  • Pequenos travamentos recorrentes, talvez por carregamento de texturas
  • Jogo sul-americano ainda está bastante aquém de como é em outras regiões, mas evoluindo rapidamente
Continue lendo
Advertisement

Um garoto sul-americano do Nordeste que finalizou o ensino médio e aguarda o início de seu semestre na UFAL em 2018. Até lá acha que pode pelo menos produzir algo útil à humanidade através do SMT, assim para de gastar horas de sua vida em Dota 2.

Comentários
Subir