Imagem destacada d-link covr-1102

REVIEW: D-Link COVR-1102 aplica potência no Wi-Fi da casa inteira

Avatar of luís felipe herrera
Wi-Fi Mesh do COVR-1102 garante excelente estabilidade e cobertura com apenas dois dispositivos

Se tem uma coisa que incomoda, é estar vendo um vídeo no smartphone, deitado na cama, e o sinal da internet começa a oscilar. O Full HD vai direto para o 240p e facilmente você consegue contar os pixels na tela. Isso já aconteceu com você?

É bem comum o roteador convencional que as provedoras de internet instalam na sua casa não transmitirem um sinal potente caso sua casa/apartamento seja um pouco grande. Além disso, cada vez mais temos pendurado dispositivos nesses roteadores, já percebeu? Desde lâmpadas inteligentes até máquinas de lavar que se sincronizam através da rede Wi-Fi da casa. Sem falar em um smartphone e um notebook por pessoa, no mínimo.

É nesse contexto moderno que a D-Link traz ao mercado o COVR-1102, um roteador com sistema Mesh que expande o seu sinal Wi-Fi para a casa inteira.

Nós o testamos e trouxemos tudo o que você precisa saber sobre ele. Confira abaixo a análise completa do Showmetech sobre o novo Roteador COVR-1102 da D-Link.

Design

Se os produtos inteligentes já começaram a invadir a sua casa, você certamente sabe como eles são funcionais mas ao mesmo tempo, precisam de acesso à eletricidade e/ou ao Wi-Fi. Cada um dá os seus 2 centavos para deixar o rack da sua sala cheio de fios e mini-roteadores que se conectam ao seu roteador principal e o resto você já sabe.

Se a logística de fios e tomadas te incomoda, o COVR-1102 faz a parte dele para te ajudar nessa tarefa. O kit possui apenas duas unidades: uma para ser ligada ao roteador da sua provedora de internet e outro para ser levado à área da casa precisando de maior cobertura.

D-link covr-1102 frente
Os roteadores COVR-1102 se adequam facilmente à decoração do ambiente e podem ser posicionados facilmente em qualquer lugar

Eles são pequenos, leves e modernos, com um visual que facilmente vai combinar com qualquer ambiente. Na parte da frente, ele possui o logo da COVR. Já no topo, há uma luz de LED que indica o status da conexão.

Dlink covr-1102 luz de led superior
A luz de LED na parte de cima do roteador D-Link COVR-1102 se acende indicando o status de conexão da rede Mesh

Na parte traseira, existem apenas quatro conexões: o botão de energia do dispositivo, uma entrada do tipo Internet, uma entrada do tipo Ethernet e o conector de energia (que deve ficar conectado na tomada).

D-link covr-1102 traseira
Na parte de trás do roteador D-Link COVR-1102, temos apenas as quatro conexões essenciais para o aparelho

Configurando

A D-Link ajudou bastante a fazer com que um processo com teor complexo como esse fosse simplificado para que qualquer um consiga configurar o COVR-1102 facilmente. Existem dois caminhos (descritos no manual do produto): configurar no navegador de internet ou pelo aplicativo da D-Link.

Optei em instalar pelo aplicativo, que uma vez aberto, irá pedir que você leia o QR Code do produto (que vem em um cartão separado para facilitar o processo). Desse ponto para frente, basta ir seguindo os passos solicitados. Ressalto que algumas perguntas feitas durante a configuração podem te deixar confuso (como por exemplo, se você está instalando uma rede ou expandindo a sua rede), mas garanto que basta seguir o senso comum nas respostas.

O passo-a-passo explica com muita clareza os momentos de posicionar cada um dos roteadores, o momento de ligá-los, o momento de fazer a sincronização até te dizer que tudo está funcionando corretamente.

No aplicativo “D-Link Wi-Fi“, você ainda consegue configurar o sinal de todos os dispositivos conectados ao Wi-Fi, determinar controle de pais, bloquear acesso, te dando um controle bem completo e rápido à sua rede diretamente no smartphone.

Outro recurso interessante disponível, é o controle por voz com o Google Assistam e a Alexa. No momento, as opções são bem limitadas e não diferem do que você consegue fazer pelo app no smartphone, mas certamente devem aprimorá-los em atualizações futuras.

Sistema Mesh

O sistema Mesh vem recebendo atenção pois é muito eficiente para expandir o sinal em casas e até mesmo em ambiente de trabalho. Além disso, ele opera com uma rede unificada dual band, que significa que você terá apenas um nome de rede na sua casa, o que é muito cômodo, já que é comum casas e escritórios que precisam expandir o sinal, ficarem com redes separadas por “área” do lugar, tendo sempre que conferir se você está conectado na rede correta.

Com o COVR-1102, a rede será uma só independente de quantos roteadores você usar — por mais que o kit inicial venha com duas unidades, uma para conectar à rede e outra para expandir o sinal, nada impede de você adquirir um segundo kit para expandir ainda mais o sinal — e os dispositivos conectados à ela irão operar de modo inteligente, sempre buscando o ponto de sinal mais próximo de onde você estiver.

D-link covr-1102 de lado
Os roteadores que utilizam o sistema Mesh usam de tecnologias modernas para expandir o sinal de Wi-Fi, mantendo apenas uma única rede e sem oscilar a qualidade do sinal ao transitar entre as áreas

Você pode sair andando vendo um vídeo no seu smartphone sem se preocupar com oscilações da internet derrubando a qualidade. Seu smartphone automaticamente irá usar o sinal do roteador mais próximo.

Outra facilidade que acontece “debaixo dos panos”, é o arranjo dos dispositivos conectados à rede. Caso haja vários dispositivos conectados ao Wi-Fi, o sistema Mesh evita deixar algum roteador sobrecarregado, distribuindo os dispositivos de modo a todos ficarem com um sinal de boa qualidade.

Sistema Mesh ou repetidores?

Talvez nesse ponto você já esteja inferindo que os roteadores com sistema Mesh são como os repetidores, mas são tecnologias diferentes. O sistema Mesh oferece muita vantagem em relação aos repetidores por causa da forma como eles se comunicam entre si.

Além de que vários repetidores não oferecem a opção de manter uma rede de nome único na sua casa, a comunicação entre eles é unidirecional. Vamos supor que em uma casa, você precise de três repetidores para dar cobertura completa. Todos os repetidores irão buscar o sinal unicamente do modem da sua provedora, então, você deverá colocá-lo da melhor forma que puder no centro do esquema.

Se um repetidor estiver próximo a outro, mas muito longe do modem, o sinal que ele irá receber será muito baixo, e é aqui que o sistema Mesh se diferencia. A comunicação é multidirecional, ou seja, cada roteador irá buscar o sinal do roteador mais próximo de si, de modo que a posição do seu modem importe menos, e o desempenho seja otimizado.

Cobertura

A D-Link informa que o COVR-1102 oferece cobertura para até 325m² e essa informação não é exatamente errada mas é melhor abaixar as expectativas.

Existem muitos fatores que fazem com que a cobertura diminua. Paredes grossas interferem mais do que paredes de dry wall, por exemplo. Em cidades grandes, principalmente em prédios, a cobertura tem ainda mais dificuldade de se propagar com facilidade pois existem muitos sinais “disputando” ao mesmo tempo.

Se você mora em prédio, aposto que se abrir o Wi-Fi no seu smartphone, vai encontrar mais de dez redes conectáveis. Essa quantidade de redes interferem na qualidade da cobertura.

E a eficiência da cobertura?

Entendido essa parte, relato que ao testar em um apartamento de 70m², o cômodo mais distante do modem que sofria com a qualidade do sinal, teve seu sinal completamente otimizado. Com um serviço contratado de 50 mega, o ponto mais próximo do modem atinge ping de 8 ms, velocidade de download de 51 Mbp/s e velocidade de upload de 25 Mbp/s. Já o cômodo mais distante (cerca de 8 m², além de paredes no caminho), costuma ter ping de 32 ms, velocidade de download de 32 Mbp/s e velocidade de upload de 14 Mbp/s. Com o COVR-1102, o cômodo mais distante apresentou os mesmos números do cômodo mais próximo.

Em uma cidade como São Paulo, cheia de prédios com muitas redes para dificultar a vida do roteador, o COVR-1102 cobre cerca de 60m², uma área certamente satisfatória.

A recomendação que eu deixo para você que precisa expandir o sinal na sua casa ou no seu ambiente de trabalho, é primeiro adquirir um kit e ver se ele será o suficiente. Caso não seja, adquira um segundo kit. A menos que sua casa seja muito grande, é muito provável que um kit será mais que o suficiente.

Conclusão

D-link covr-1102 com a caixa
O kit de roteadores D-Link COVR-1102 entregam potencial de sobra para apartamentos pequenos e médios, e podem ser somados com outros kits sem nenhum problema, caso você precise de uma cobertura maior para a sua casa ou ambiente de trabalho

Nesse momento, é muito relevante colocarmos o preço na balança, e ao preço de R$ 700 reais, o COVR-1102 se sobressai como uma opção muito compacta e extremamente eficiente para expandir o seu sinal. O sistema Mesh traz muito mais conveniência e comodidade do que os repetidores, se mostrando mais moderno e eficiente.

Se você quer aumentar a cobertura do seu apartamento ou do seu escritório inteiro, o COVR-1102 tem a versatilidade necessária para atender qualquer situação. Em todos os casos, você não vai se arrepender.

Preço e disponiblidade

Você encontra o D-Link COVR-1102 por R$ 699,00 no site da Amazon.

Especificações Técnicas – COVR-1102

MarcaD-Link
ModeloCOVR-1102
Interfaces do Dispositivo (por unidade)1x WAN Gigabit
1x Gigabit LAN
AC sem fio (Wave II)
Botão Liga/Desliga
Botão Reset
Padrões Wi-Fi802.11ac (Wi-Fi 5)
802.11n
802.11g
802.11a
802.11b
Frequências Wi-Fi2.4 GHz
5 GHz 
Antena2 Antenas internas (por unidade)
Modos de OperaçãoRoteador
Modo Bridge
SegurançaWPA2
WPA3
Alimentação ElétricaEntrada: 100-240V (50/60 Hz)
Saída: 12V / 1A
Consumo de Energia (por unidade)Máximo: 8.55 W
Dimensões (por unidade)92 x 92 x 92 mm
CertificaçõesAnatel
FCC
ISTO
IC
ErP
RoHS
Wi-Fi CERTIFIED EasyMesh
Conteúdo da Embalagem2 Roteadores D-Link AC1200
2 Fontes de alimentação
Cabo de Rede Ethernet
Cartão de Instalação Rápida
Guia de Instalação Rápida
CorBranco
PreçoR$699,00

Leia também o nosso review do Roteador Huawei AX3, que traz o Wi-Fi 6 em um roteador ideal para usar em casa.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados