Review: D-Link DWR-920V é um roteador de viagem com 4G

D-link dwr-920v
O roteador D-Link DWR-920V é uma ótima solução pra quem quer usar a rede 4G da operadora como WiFi da casa

Roteadores se tornaram especialmente necessários nos últimos 10 anos, com o advento da conexão de internet sem fio para casas. Cada dia mais possibilidades de conexão potentes e estáveis para os aparelhos de uma casa conectada são necessários, e por isso que as marcas continuam lançando novos modelos de roteadores sempre.

Um desses novos modelos, o D-Link DWR-920V, é bem curioso. Além da possibilidade de conexão com a rede instalada nas casas, o usuário pode colocar um chip SIM nele para que ele possa rotear internet 3G ou 4G também. Mas, na prática, isso é bom? Veja em nosso review.

Design

D-link dwr-920v
O design do D-Link DWR-920V é bem compacto e discreto.

O D-Link DWR-920V é um roteador de viagem que conta com um design compacto, e duas antenas. Em uma primeira vista, ele parece bem simples, com seu corpo e antenas todas pretas. Segundo pessoas que moram comigo, ao ver ele pela primeira vez com as antenas, seu formato se assemelha a de uma cabeça de alien. Pensando bem, isso é uma verdade. 

As antenas têm seus conectores na parte traseira do roteador, e quando dobradas passam uma impressão, se vistas com o aparelho de frente, de estarem flutuando. Comparando com a maioria dos roteadores disponíveis no mercado, o design do D-link DWR-920V não é dos mais diferenciados e estilosos, mas é efetivo.

Seu tamanho compacto também ajuda esse roteador com cartão SIM a ficar em lugares de forma organizada, sem muita preocupação com combinar com o lugar ou fazer uma bagunça de fios. Em geral, é um produto discreto para sua casa.

Na sua frente, ele conta com 4 indicadores LED, que indicam se ele está conectado na internet, se a conexão está em 2.4Ghz, se a conexão está estável e se tem internet. Se ele não detectar nenhuma conexão com a internet, o quarto LED irá piscar vermelho. É uma forma efetiva e simples de representar problemas de conexão, muito melhor do que as piscadas constantes que outros modelos oferecem. O roteador também conta com um pequeno slot para inserir um cartão SIM, localizado na base dele.

Configuração e funcionalidade

Como todo roteador da D-Link, independentemente de ser um roteador 4G, o DWR-920V conta com um setup básico bem fácil. Basta conectar-se ao endereço IP presente na parte de baixo do aparelho e entrar com as credenciais também localizadas na parte de trás. Com o guia de acesso rápido do roteador, a função fica bem simples. 

A qualidade da conexão ficou boa, embora que dois detalhes não me agradaram. Mesmo com duas antenas, o alcance não me pareceu muito bom, com cerca de 11 metros de distância em minha casa já fizeram o sinal ter uma queda perceptível. O outro é que para conexões de casa, ele só suporta a frequência 2.4Ghz. Embora essa frequência seja ainda a mais compatível com a grande maioria dos gadgets no mercado, a possibilidade de uma rede de 5Ghz adicionaria bastante ao roteador. 

D-link dwr-920v 2
O compartimento para o cartão SIM fica na parte de baixo do roteador

Em geral, o sinal, pelo menos quando em lugares a cerca de 4-5 metros de distância do aparelho que está se conectando a ele, não pareceu ter interferências, mesmo de paredes ou metais. A experiência foi boa, e minha conexão, que chega aos 250Mbps, chegou a 220Mbps com o D-Link.

Porém, a grande característica deste roteador de viagem é a possibilidade de ele rotear rede 4G a partir de um cartão SIM. Usando então o meu cartão SIM pessoal, realizei os testes. Em geral, as mesmas condições sobre o alcance do roteador se aplicam aqui, mas o que surpreende é o fato da conexão ficar extremamente estável.

Veja bem, o meu celular, um iPhone SE de 2016, com esse mesmo cartão SIM, pega pouco mais de uma barrinha de sinal. O 4G, embora funcional nele, conta com uma lentidão notável, já que a qualidade do sinal é ruim. No D-Link DWR-920V, eu não consigo saber quantas barrinhas de sinal ele capta, mas a velocidade chegou aos 90Mbps, algo que jamais esperava de uma conexão 4G. É impressionante.

O fato de você poder configurar a mudança automática para 4G caso ocorra uma instabilidade na internet de casa é uma ferramenta fantástica. Embora que durante os testes a minha internet de casa não sofreu quedas, testei desligando o modem forçadamente e a transição para o 4G foi rápida e fácil, no máximo com alguns gadgets se reconectando automaticamente. 

Conclusão

Em geral, as impressões que ficam do D-Link DWR-920V são muito positivas. A falta de uma opção de conexão 5Ghz me parece uma falta grave para os dias atuais, mas de resto, do design às funcionalidades e o fato dele ser um roteador de viagem, me agradaram muito.

O D-Link DWR-920V está disponível por R$ 619,90 na loja do Showmetech no Magazine Luiza.

Para mais reviews de roteadores, fique de olho no Showmetech.

E se você busca toda a performance do Wi-Fi 6, confira também o review do roteador Huawei AX3.

D-Link DWR-920V é um bom roteador compacto com 4G
  • Design - 9/10
    9/10
  • Sinal - 9/10
    9/10
  • Configuração - 10/10
    10/10
  • Sinal 4G - 9/10
    9/10
9.3/10
Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário