Review: XPS 13 9380, o notebook quase perfeito da Dell

Review: XPS 13 9380, o notebook quase perfeito da Dell 5
O notebook XPS 13 9380 da Dell trouxe mudanças bastante bem-vindas em relação aos modelos anteriores e manteve intactas características que fez da linha um sucesso

Desde de 2015, quando foi lançado inicialmente, a linha de notebooks premium XPS 13 da Dell acumulou fãs ao redor do mundo por trazer os melhores conjuntos em performance, design quase sem bordas e recursos bastante interessantes. Quatro anos depois, o novo XPS 13 9380 chegou com algumas importantes mudanças em relação a geração 2018, e mantendo intactas as características que fizeram da linha um sucesso.

Após diversos feedbacks negativos acerca de sua webcam posicionada em um lugar não tão desejado – na parte inferior do notebook, próximo à dobra -, a empresa ouviu as críticas e trouxe uma solução mais tradicional e eficiente no XPS 13 9380 (2019), com tecnologias que merecem destaque.

A performance também mudou, trazendo a oitava geração dos processadores da Intel e opções de tela touchscreen 4K. Será que o upgrade vale a pena a sua compra? O modelo que nós testamos foi o XPS 13 9380 (2019) com processador Core i7-8565U e tela touchscreen 4K, e a resposta você confere neste review.

Na foto, a linha Dell XPS 9380
Nova linha da Dell traz webcam reposicionada e processadores Intel de oitava geração

Construção e design

O ponto que chama a atenção ao olhar para o XPS 13 9380 pela primeira vez é a sua webcam reposicionada. Sim, a Dell ouviu as críticas e trouxe a câmera pro lugar onde ela sempre pertenceu. E ela não só reposicionou a webcam, como a diminuiu – mas vamos detalhar mais ela daqui a pouco.

Houve vantagem em trazer um webcam menor: o XPS 13 9380 trouxe bordas menores em relação ao modelo de 2018. A tela ocupa mais de 80% da área frontal, o que dá uma sensação de estar utilizando um enorme tablet acoplado a um teclado.

Na foto, o Dell XPS 13 fino e compacto
Notebook Dell XPS 13 9380 é compacto e fino

Devido a redução das bordas, ele ficou mais leve que na geração passada: apenas 1,23kg. Seu peso e tamanho compactos é ideal para ser carregado dentro da mochila sem incômodo por várias horas, e seu design em fibras de vidro branca dá uma sofisticação e a rigidez que justificam o investimento. Você estará levando um notebook premium, feito especialmente para quem vive se movimentando e não pode se desconectar.

Dell XPS 13 9380
XPS 13 9380 é ideal para ser carregado na mochila

Se tratando de portas e slots, pode esperar um conjunto completo no XPS 13 9380 (2019). Na esquerda, há duas portas Thunderbold 3 com fornecimento de energia e DisplayPort (4 faixas de PCI Express Gen 3), um alto-falante, um indicador de medidor de bateria e um slot de segurança. Na direita, há um segundo alto-falante, uma porta USB-C 3.1 com fornecimento de energia e DisplayPort, leitor de cartão micro SD e entrada para headset.

Tela

O XPS 13 9380 (2019) foi anunciado em três opções de tela: 4K touchscreen, Full HD (1080p) touchscreen e apenas Full HD (1080p). O modelo que testamos foi o 4K touchscreen, que traz ainda 100% de cobertura no espectro sRGB, contraste de 1.500:1 e o vidro Gorilla Glass 4, da Corning. A resolução UHD (3840 x 2160 pixels) em uma tela de 13,3 polegadas exibe uma densidade de pixels incrível para a categoria e os 400 nits de brilho são intensos mesmo sob a luz do sol.

Tela 4K do XPS 13 9380
São 13,3 polegadas com resolução UHD

A visualização de conteúdos multimídia é excelente, com cores vibrantes graças aos 100% de cobertura, o HDR e o contraste de 1.500:1 destaca sombras e aumenta a definição, sem contar com as tecnologias próprias da Dell, como o CinemaColor, feito para maximiza a definição de vídeos e imagens.

Ainda sobre a resolução 4K no modelo, realmente a densidade de pixels é quase imperceptível a olho nu e a reprodução de cores se destaca ainda mais com um vídeo nativo, mas há um contra em usufruir de tanta tamanha: bateria. Tenha em mente que, se optar pelo modelo 4K touchscreen, a duração da bateria vai diminuir cerca de 50% em relação ao modelo Full HD (1080p).

Review: Dell XPS 13 9380, o quase perfeito notebook da Dell
Qualidade na tecnologia 4K é excelente para reprodução de imagem, porém perde autonomia de bateria

No dia a dia, não há muita diferença entre o UHD e Full HD (1080p) no display de 13,3 polegadas. Acaba sendo uma questão de qual vai pesar mais para o seu perfil: maior qualidade de imagem para ver filmes, séries em 4K nativo ou bateria para realizar tarefas o dia todo.

Touchscreen, teclado e touchpad

O touchscreen embarcado no XPS 13 9380 é uma alternativa ao simples touchpad do notebook. Se você não curte bastante – como eu – trabalhar no notebook tendo que utiliza-lo sempre, navegar na internet como se fosse um tablet independente é uma boa opção, mesmo tendo um tempo de resposta um pouco abaixo do esperado para um produto premium.

A sensação de estar “arrastando” literalmente a página para baixo é recorrente, mas até que não chega a incomodar. Um tempo de resposta de, no mínimo, 5ms, seria ideal nesse modelo.

Review: Dell XPS 13 9380, o quase perfeito notebook da Dell
Se você não gostar de utilizar o touchpad, pode aproveitar o touchscreen para navegar igual um tablet

Já o teclado é uma questão de adaptação. O XPS 13 9380 possui teclas mais baixas e suaves, a digitação é rápida, mas, às vezes, a leveza confunde. Até terminar o período de adaptação, muitas foram as vezes que pensei ter clicado em uma tecla e não obtive resposta. Vindo de um usuário que sempre usou desktop na vida, a mudança me obrigou a acostumar novamente, mas foi bastante positiva.

Review: Dell XPS 13 9380, o quase perfeito notebook da Dell
Teclado suave e bem responsivo

À noite, pode contar também com a retroiluminação nas teclas para não se perder – e de quebra dá um charme a mais no notebook – e um leitor de impressões de digitais no botão de Liga/Desliga. O desbloqueio é rápido e durante os teste, não obtive falhas na autenticação.

Performance e conectividade

Um notebook de mais de R$ 10 mil, todo mundo se pergunta se o processador é o melhor disponível, executa todos os programas com rapidez e roda jogos pesados com o pé nas costas. Sim, é um dos processadores mais rápidos embarcados em um notebook hoje, mas não, não foi feito para todas as aplicações.

O XPS 13 9380 traz um chipset Core i7-8565U da oitava geração da Intel, subdividido em 4 núcleos de 1.8GHz até 4.6GHz, suporte para trabalhar em até 8 threads e cache de 8 MB. O potente i7-8565U trabalha aliado a 16 GB de memória RAM LPDDR3 – e não LPDDR4, mais atual – e uma GPU integrada Intel Graphics 620 com core de 300MHz. Para completar, o XPS 13 9380 traz um SSD NVMe no formato M.2 de 512 GB.

Review: Dell XPS 13 9380, o quase perfeito notebook da Dell
Nova geração de processadores da Intel traz mais desempenho e mais qualidade em edição

A Dell cumpre o que promete por aqui. A inicialização do sistema leva pouquíssimos segundos para completar, os programas armazenados abrem extremamente rápidos e não há atrasos nos comandos, lentidão ou travamento. Com foco em conectividade, o i7-8565U Whiskey Lake (nome da oitava geração) traz Wi-Fi no padrão 802.11ac 2×2 e Bluetooth 4.2, além da GPU integrada Intel Graphics 620.

É um conjunto de respeito se formos levar em consideração que o XPS 13 9380 não tem a menor intenção de ser um notebook gamer. Fortnite, por exemplo, é uma experiência um tanto quanto perdida, pois ele sofre para rodar em 30fps – quando chega. Sonic Generations, um outro exemplo de 2011, é um jogo bem pesado e também não roda com gráficos no máximo. Agora, games mais simples como Cuphead, Marvel Vs. Capcom rodam tranquilamente.

Para o cotidiano, trabalhar, navegar na internet, assistir conteúdos multimídia e alguns programas mais pesados, ele e os 16 GB de RAM não vão te deixar na mão. É injustificável a escolha da Dell em colocar uma memória DDR3 em pleno 2019 no novo XPS 13, mas na prática, o formato antigo não é um problema – pelo menos por enquanto.

Review: Dell XPS 13 9380, o quase perfeito notebook da Dell
No dia a dia, o XPS 13 9380 não vai te deixar na mão, mas para jogos pesados, pode decepcionar

A solução mais interessante da Dell no notebook para compensar um eventual sufoco na performance, é o Dell Power Manager. Como o nome já diz, ele é um gerenciador de poder, otimizando, maximizando ou diminuindo o trabalho do XPS 13 9380 dependendo da vontade do usuário. Com ele, é possível escolher entre modos silenciosos, otimizado e ultraperformance – esse em específico realmente dá um fôlego extra ao notebook, mas naturalmente terá uma perda maior de bateria.

Review: Dell XPS 13 9380, o quase perfeito notebook da Dell
Dell Power Manager

Vale destacar aqui o sistema de resfriamento eficiente do XPS 13 (2019), que não deixa o notebook incomodar se estiver no seu colo por bastante tempo. A solução da Dell foi usar o filme de isolamento térmico GORE, que se alia aos ventiladores internos, fazendo o processador trabalhar por mais tempo sem perder desempenho.

Câmera

Um dos itens mais criticados das últimas versões da linha XPS 13, a webcam finalmente encontrou o seu lugarzinho predileto. Vale lembrar que não foi somente no último modelo que a Dell errou no posicionamento da webcam – em 2017, a webcam era posicionada na parte inferior esquerda. Na nova versão, a webcam está melhor e menor (2,25mm), contando com resolução HD (720p) e uma lente com 4 elementos para dar mais foco e evitar borrões nas gravações de vídeo e chamadas.

Review: Dell XPS 13 9380, o quase perfeito notebook da Dell
Webcam ficou melhor e menor, com tecnologias que melhoram a gravação de vídeo e chamadas de vídeo via mensageiros

Segundo a própria Dell, a webcam foi construída usando maquinários precisos – vistos somente em smartphones premium – em 4 elementos um foco mais preciso.

Comparada às webcams anteriores, o salto foi gigantesco, porque, além de solucionar o problema da posição, trouxe tecnologias que otimizam o 720p presente na lente do XPS 13 9380.

Review: Dell XPS 13 9380, o quase perfeito notebook da Dell
Modelo XPS 13 de 2018

Recursos extras e bateria

Como todo notebook premium, o XPS 13 traz inúmeras funcionalidades bem interessantes que você vai querer no dia a dia. Uma delas é o Dell Mobile Connect, onde você emparelha o seu smartphone Android ou iOS no notebook e recebe notificações e chamadas apenas por lá. O leitor de impressão digital no botão Liga/Desliga também é super bem-vindo e o desbloqueio é instantâneo.

Review: Dell XPS 13 9380, o quase perfeito notebook da Dell
Dell Mobile Connect

Um recurso que eu gostaria de ter experimentado mais é o Docking da Dell, que basicamente transforma o seu XPS 13 em um “gabinete” e pode instalar até dois monitores 4K ou três com resolução Full HD (1080p).

Para suportar tanto poder de processamento e resolução 4K, a Dell embutiu uma bateria de 52Wh. Segundo a Dell, o modelo 4K tem duração de 12 horas longe da tomada – em comparação, o modelo Full HD sobe para 21 horas. Em nossos testes, o XPS 13 aguentou cerca de 6 horas contínuas de reprodução de vídeo.

Review: Dell XPS 13 9380, o quase perfeito notebook da Dell
Autonomia de bateria é satisfatória, porém resolução 4K reduz bastante a duração

Usando no cotidiano, saindo de casa de manhã, utilizando via Wi-Fi, brilho automático, navegando na internet e chegando em casa no fim da tarde, a bateria se manteve bem eficiente. Com o Power Manager, se preferir, ainda dá para limitar o processamento para conseguir algumas horinhas extras.

Preço

No Brasil, o modelo Dell XPS 13 9380 (2019) com Intel Core i7-8565U, resolução 4K e touchscreen está saindo por R$ 13.449,00 no site oficial da empresa. Para o tipo de público que o XPS 13 aponta, o usuário vai levar um dos melhores notebooks da atualidade em processamento, sofisticação e qualidade de imagem. A câmera reposicionada e aprimorada também é um grande pro, sem contar com os recursos exclusivos da Dell para otimizar sua experiência com o XPS 13.

https://clips.twitch.tv/ComfortableEnthusiasticWalrusOSkomodo
Notebook é ideal para quem se movimenta e não quer abrir mão de beleza, potência e praticidade

Conclusão

O XPS 13 9380 (2019) é um notebook com tudo o que a categoria premium permite. O processador da oitava geração e o SSD de 512 GB fazem com que o produto seja um dos modelos mais rápidos disponíveis em sua faixa de preço, e a resolução 4K é um show à parte. Entretanto, se o modelo com a resolução Full HD e Intel Core i5 estivesse disponível no Brasil, poderia ser uma opção mais adequada àqueles que abririam mão do luxo para focar em mais bateria e menos custo. Na prática, a diferença entre eles não seria um diferencial tão grande no final das contas, apenas para fins de ostentação.

Especificações técnicas Dell XPS 13 9380 (2019)

https://clips.twitch.tv/ComfortableEnthusiasticWalrusOSkomodo
ModeloXPS 13 9380 (2019)
Tela13,3” UHD infinity edge
Gorilla Glass 4 400nits
ProcessadorIntel Core i7-8565U 8ª geração
GPU Intel UHD Graphics 620
Memória e
armazenamento
16 GB + SSD 512 GB
Bateria52Wh
WebcamHD (720p) construída em 4 elementos
RecursosDell Power Manager
Docking
Sensor de digitais
Preço R$ 13.413,00
Notebook Dell XPS 13 9380 (2019)
  • Construção e design - 10/10
    10/10
  • Tela - 10/10
    10/10
  • Touchscreen e touchpad - 6/10
    6/10
  • Desempenho e conectividade - 9/10
    9/10
  • Autonomia de bateria - 7/10
    7/10
  • Recursos extras - 10/10
    10/10
8.7/10

Summary

O notebook XPS 13 9380 da Dell trouxe mudanças bastante bem-vindas em relação aos modelos anteriores e manteve intactas características que a fez um sucesso

Pros

  • Tela 4K infinita possui qualidade estonteante;
  • Processador i7-8565U é ideal para aplicações pesadas;
  • Recursos extras como Power Dell Manager ajuda no desempenho;
  • Design fino, leve mas robusto.

Cons

  • Memória RAM de 16 GB DDR3 em vez de DDR4;
  • Resolução 4K suga a bateria rapidamente;
  • Touchscreen com tempo de resposta menor que o ideal.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Receba notícias por e-mail