Review: Devil May Cry 5 e a ascensão da Capcom ao mundo dos jogos

A Capcom preparou um palco especial para o retorno de Devil May Cry 5. Confira a análise completa

Devil May Cry já foi e ainda é uma franquia bastante popular, principalmente se você viveu na tão consagrada era dos jogos de Playstation 2. Mas depois de tanto tempo esquecido, DMC retorna com o quinto título da série, Devil May Cry 5, marcando sua ascensão de volta ao mundo dos jogos.

O Showmetech pôde conferir o jogo em seu lançamento graças a uma cópia do mesmo fornecida pela Capcom. Devil May Cry 5 foi lançado no dia 8 de março desse ano e está disponível agora mesmo para Playstation 4, Xbox One e PC. Você confere esse e outros detalhes nesta review do game. #DMCisback!

Nova logo de Devil May Cry 5, simbolizando o renascimento da franquia.
Nova logo de Devil May Cry 5, simbolizando o renascimento da franquia.

Um começo mais sério porém, bastante Devil May Cry

O jogo começa mostrando seu protagonista Nero, o mesmo personagem que protagonizou um dos jogos anteriores da série, o Devil May Cry 4, junto com o misterioso V, um dos personagens que foi recentemente adicionado para o novo jogo.

Nero e seu novo visual para o Devil May Cry 5
Nero esbanjando seu novo visual

O game já no começo usa aquele contexto clássico de mostrar o inimigo por trás de tudo o que está acontecendo, apresentando o demônio chamado Urizen, onde ele se mostra um oponente mais do que a altura de Dante e a equipe de Devil May Cry composta por Trish e Lady, ambas personagens também dos jogos anteriores.

Depois de se mostrar imbatível, Urizen derrota Dante, o que faz com que Nero e V recuem para ganhar forças e é aí que o jogo finalmente começa.

Quando o jogador toma o controle de Nero pela primeira vez em Devil May Cry 5.
Nero mostrando que não está aqui para brincadeiras.

Esquecendo o passado e seguindo em frente

Uma coisa que definitivamente chama a atenção do jogador logo no começo é que no menu do jogo, há uma opção chamada de História de Devil May Cry, algo que não vemos muito em sequências de jogos hoje em dia.

Video que resume a história do jogo presente em Devil May Cry 5.
Vídeo que resume a história do game presente dentro do mesmo.

Essa opção mostra um breve vídeo que explica de forma resumida e bem ilustrada a história dos jogos anteriores, e mostra também que a Capcom e os desenvolvedores decidiram remover o DmC da história da franquia, ele sendo o Devil May Cy mais recente e também o mais aclamado negativamente pela crítica.

DmC, o título anterior da franquia Devil May Cry
DmC, ultimo título aclamado da franquia e era o mais recente até o momento.

Um novo significado ao gênero hack n’ slash

Devil May Cry 5 é um jogo de ação que conta com a mecânica de hack n’ slash como sua mecânica principal (um game com constante ação e esmagamento de botão). Assim como nos jogos anteriores, DMC5 se trata basicamente de atacar, atacar mais rápido, atacar mais forte, atirar, atirar mais ainda, destroçar e obliterar seus inimigos!

A fluidez de como o combate do novo jogo se encontra é algo que definitivamente deve ser exaltado. Adicionando novos combos e novas mecânicas para que você possa tirar o máximo de proveito não só do divertimento de destroçar seus inimigos, mas também como na facilidade de fazer combos e pontuações elevadas no durante o combate.

Nero em Devil May Cry 5 destruindo alguns inimigos
Acho que esses demônios se arrependeram de cruzar o caminho do Nero, hein…

Em Devil May Cry 5 , o jogador começa controlando Nero, mostrando inicialmente suas novas habilidades e recursos que ele pode usar em batalha. Destacando um acima de todos os outros definitivamente é seu Devil Breaker, um braço mecânico que Nero utiliza para mudar sua forma de luta durante o jogo.

Nero mandando os demônios pra longe no novo Devil May Cry 5.
Nero utilizando um de seus Devil Breakers para mandar alguns demônios longe!

O game também conta com várias opções de troca, satisfazendo o estilo de qualquer jogador, seja ele o que fica mais na zona de conforto ou até aquele que gosta de explorar tudo o que o game tem a oferecer.

Nico, a nova adição ao elenco de Devil May Cry 5.
Nico deixa sua presença carismática em quase todos os momentos de DMC5

Nico, a nova personagem extremamente carismática que foi introduzida no novo jogo, é responsável por fabricar os novos Devil Breakers com funções especiais, também contando com a opção de montar seu próprio “pente” de braços mecânicos.

Isso faz com que você varie seu estilo de luta à medida que cada um é destruído. Infelizmente uma opção de troca entre os Devil Breakers durante o combate não existe, o que deixou um pouco a desejar, já que você consegue somente trocar de um braço para o outro assim que o atual é destruído.

Nero usando mais uma de suas Devil Breakers no Devil May Cry 5.
Outro Devil Breaker utilizado por Nero

Ainda com a Nico, há aquela loja clássica de todo Devil May Cry, onde você compra itens, combos ou interações para o personagem que você está atualmente controlando. Tendo variações distintas entre elas mas mantendo um certo ar de igualdade, como, por exemplo, a habilidade de corrida para a compra que todos têm em comum.

Loja da Nico presente em Devil May Cry 5.
A loja da Nico presente dentro do jogo

Logo depois de fazer um pouco de progressão no jogo com Nero, podemos finalmente jogar com o primeiro personagem secundário, o misterioso V. Em um universo onde todos tem espadas, armas, transformações demoníacas e bazucas, ele utiliza a magia para realizar seus golpes.

O Misterioso V, o mais novo personagem jogável de Devil May Cry 5.
O misterioso V, o mais novo personagem jogável de Devil May Cry 5

Sendo uma adição corajosa ao jogo e surpreendentemente divertida, V invoca três familiares para os enfrentar os inimigos: Griffon, uma águia com um senso de humor bastante carregado; Shadow, um leopardo negro; e ao utilizar sua forma especial, ele convoca Nightmare, um golem trazido do submundo.

Um dos familiares de V, o Griffon que está presente em Devil May Cry 5.
Griffon, um dos familiares de V

Utilizando os botões do controle para atacar com as feras, V como um bom necromante, apenas observa as lutas e dá o golpe final nos demônios, mas são suas invocações que tomam conta de toda carnificina e porradaria.

No game também controlamos Dante, o notório caçador de demônios que protagoniza quase todos os jogos da série. Utilizando sua espada e suas pistolas duplas, Dante é facilmente o personagem mais carismático de toda franquia, o mais simples de se jogar e claro, esbanjando carisma.

Dante, um dos protagonistas da série volta agora para Devil May Cry 5.
Dante mostrando que não está para brincadeiras (Ou talvez sim)

Em suas mecânicas, além de suas armas e a opção de troca das mesmas, ele possui a alternativa de mudar entre diferentes estilos de luta fora ou durante o combate, esses estilos sendo Swordsman, Gunslinger, Trickster e Royal Guard. Essa mecânica que já era presente nos jogos anteriores mas que agora está mais divertida do que nunca, fazendo de Dante facilmente o personagem mais “completo” do jogo.

A moto de Dante, uma nova arma que o mesmo consegue durante o Devil May Cry 5.
Dante e sua moto, uma das novas armas que são adquiridas durante o jogo

Bang, bang, bang, pull my Devil Trigger!

Mas não somente de porradaria, tiro e uma boa e velha comédia que faz Devil May Cry 5 ser o que ele é, uma coisa que definitivamente vale a pena ser ressaltada é sua trilha sonora.

O famoso ditado “Tudo fica melhor com música” com certeza foi dito com Devil May Cry em mente, e de que adianta chutar traseiro de demônios sem uma boa trilha sonora não é mesmo?!

Dante e seu chapéu. uma das armas do novo Devil May Cry 5.
Dante e seu novo Dr. Faust

DMC5 fez um marketing pesado em sua trilha sonora e com certeza ela é devidamente notada durante o jogo, fazendo você implorar com que mais e mais inimigos apareçam pra te enfrentar enquanto você escuta o tema principal de Devil May Cry 5, Devil Trigger.

Dante mostrando alguns dos seus movimentos em Devil May Cry 5.
Dante mostrando tudo do que é capaz

Não é somente com o tema principal que o jogo faz você ficar cativado mais e mais por ele a cada minuto que joga, é também com uma trilha sonora composta por temas de rock e metal e, às vezes, até violinos nos momentos certos.

Esses elementos fazem você se apaixonar por tudo o que Devil May Cry 5 quer mostrar pra você, fazendo com que cada encontro com inimigos diferentes seja devidamente lembrada.

A van de Nico em Devil May Cry 5.
Nero ao lado do furgão de Nico, tão estiloso quanto ela

Gráficos mais realistas, novo motor gráfico, mas ainda sim falta algo

DMC5 definitivamente se destaca ao fazer a sua volta para o mundo dos jogos com gráficos totalmente renovados graças a RE Engine, o novo motor gráfico da Capcom – inclusive, é o mesmo motor que deu vida a Resident Evil 7 e Resident Evil 2 Remake, e que agora mostra tudo o que é capaz e um pouco mais em Devil May Cry 5.

Nico, a nova integrante do grupo em Devil May Cry 5.
A personagem Nico renderizada na mesma
engine que deu vida a Resident Evil 2 Remake, a RE Engine.

O game conta com cutscenes maravilhosas renderizadas em um lindo motor gráfico, e uma dublagem americana impecável, ambas dão vida os personagens icônicos da franquia e novos adicionados, mas ainda sim falta algo.

Lady, Trish e Nico, as três mulheres poderosas presentes em Devil May Cry 5.
Lady, Trish e Nico formam um Girl Power absoluto em Devil May Cry 5.

Devil May Cry sempre foi sinônimo de diversão, e com certeza o novo DMC5 se destaca por exalar exatamente essa mesma energia. Cheio de momentos engraçados, diálogos impagáveis e uma gameplay maravilhosa. Mas por que ainda não podemos jogar com as personagens femininas? As três personagens ganham bastante foco em algumas cutscenes presentes no jogo e duas delas, Trish e Lady, ganharam uma cara nova com o novo game. Porém, ainda não estão disponíveis para jogar.

Lady, uma personagem dos jogos anteriores mas que volta em Devil May Cry 5.
Lady com seu visual totalmente repaginado
também renderizados na RE Engine.

Se você é um fã mais saudosista, provavelmente já se contentou em jogar apenas com Dante ou Nero, mas graças ao novo Devil May Cry 5, em alguns momentos temos a liberdade de escolher entre os três personagens masculinos para se jogar, mas nada das personagens femininas.

Seleção de personagens presente em alguns momentos do jogo em Devil May Cry 5.
Seleção de personagem presente em alguns momentos do jogo.

Em alguns momentos durante o jogo, o game mostra ambas Trish e Lady derrotando demônios. Quem sabe teremos algo para fazê-las jogáveis no futuro? Uma dlc quem sabe? Só nos resta aguardar.

Acima das expectativas, extravasando até o topo e com estilo!

Devil May Cry 5 com certeza deixa a sua marca na indústria de jogos como um exemplo de como um jogo hack n’ slash deve ser: muito divertido! Cada pedaço dele parece ser um pouquinho dos produtores para os fãs, como um presente. Seja nos efeitos sonoros, na gameplay ou na trilha sonora escolhida de forma seleta para ressaltar cada momento importante mostrado durante todo o jogo.

Dante esbanjando charme sempre preparado no Devil May Cry 5.
Dante sempre preparado pra tudo o que cruza seu caminho.

DMC5 com certeza firma a Capcom como uma das maiores empresas de jogos da atualidade, fazendo o restante das empresas do mercado estremecerem e deixar os fãs mais e mais ansiosos por cada lançamento que está por vir.

Devil May Cry 5 é um game extremamente divertido e recomendado para todos, principalmente para os fãs da franquia já de longa data. Uma gameplay divertida, momentos estupidamente engraçados, uma história na medida certa e uma trilha sonora perfeita para o estilo que o jogo apresenta.

Nero com sua pistola em Devil May Cry 5.
Bang!

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta