REVIEW: DJI Mavic Mini, o drone portátil mais competente do mercado

Capa do review Mavic Mini, da DJI
O Mavic Mini da DJI é o menor e mais leve drone do mercado, garantindo gravações em até 2.7K com estabilização e recursos cinematográficos com muita facilidade

A DJI causou um certo burburinho na internet quando anunciou que lançaria o “melhor drone abaixo das 250g”. Não só pelas suas dimensões mínimas, o pequeno Mavic Mini chama a atenção por ser um poderoso drone que não precisa de registro nas autoridades de aviação – ANAC no Brasil, FAA nos EUA e a Autoridade de Aviação Civil no Reino Unido -, inaugurando uma nova categoria de drones com menos de 250g, mínimo exigido para não ser registrado. Basta ligar, voar e filmar!

Mas será que o Mavic Mini consegue trazer toda qualidade de gravação e recursos que também justificam todo alvoroço em cima do drone? Passamos algumas semanas com o produto e contamos para você nos próximos parágrafos.

O que vem na caixa do DJI Mavic Mini

O combo Fly More possui alguns acessórios adicionais e é vendido no Brasil na média de R$ 4.000,00. Na case, você encontra:

Combo Fly More adiciona alguns acessórios extras, como um protetor para as hélices em 360°
Combo Fly More adiciona alguns acessórios extras, como um protetor para as hélices em 360°
  • Drone Mavic Mini; 
  • Controlador;
  • Estojo com 3 baterias;
  • 3 conjunto de hélices reserva;
  • Cabo micro USB;
  • Pontas para o controle: Lightning, USB-C e micro USB; 
  • Chave de fenda; 
  • Analógicos para controle;
  • Carregador;
  • Adesivos para customização;
  • 5 canetinhas para o Mavic Mini;
  • Proteção para as hélices em 360°.

Construção e design

Logo de cara, o que chama a atenção no Mavic Mini são as suas dimensões. Com apenas 249g de peso e tamanho de um smartphone, a DJI conseguiu desenvolver um drone totalmente pronto para voo que cabe na palma da mão.

Assim como os outros drones da empresa, o Mavic Mini é dobrável e fica ainda menor, podendo caber no bolso. Suas cores também levam a identidade dos produtos da DJI: sóbrias, com acabamento em cinza e cinza escuro – como os recentes Osmo Mobile 3 e Osmo Action.

Mavic Mini é tão compacto que tem peso de smartphone e cabe na palma da mão (Imagem: Unsplash)
Mavic Mini é tão compacto que tem peso de smartphone e cabe na palma da mão (Imagem: Unsplash)

A câmera do Mavic Mini fica exposta na parte da frente, protegida por um protetor que impede o voo caso ele não seja retirado. Já na parte traseira há um slot para cartão de memória e uma entrada micro USB para carregamento e transferência de dados. Para deixar o drone mais acessível, a DJI não incluiu USB-C neste modelo. É justificável a decisão, mesmo o padrão sendo utilizado pela maioria dos drones atualmente.

Em nossos testes, os 249g do Mavic Mini não o impediu de alcançar excelentes voos e o vento não chegou a atrapalhar. Como mencionado mais acima, você terá um drone que oferece o melhor acabamento e um design nos limites das suas dimensões. E, por não precisar de registro dos órgãos de aviação, ele acaba por ser a opção mais confortável para usos do dia a dia, como viagens e vlogs.

Há um protetor com a câmera do Mavic Mini, que o impede de levantar voo
Há um protetor com a câmera do Mavic Mini, que o impede de levantar voo

O que não agrada no Mavic Mini e pode ser um problema para quem nunca usou um drone é a falta de um sensor de obstáculos na frente ou atrás – algo que seus irmãos mais potentes possuem, como o Mavic Air. Na prática, apesar de ser um aprendizado relativamente simples pilotar o drone, bater em paredes ou até mesmo pessoas pode ser um experiência um tanto quanto desagradável. Durante uma das viagens com o drone, inúmeras foram as vezes que ele bateu em alguma coisa. Já pensando nessa possível situação, recomendamos o combo Fly More para obter o protetor de hélice de 360 ??graus.

Mesmo sem o sensor de obstáculos, o Mavic Mini é equipado com sensores na base para pousos, além de um medidor de bateria e uma luz, para visualização em ambientes noturnos.

O controle do Mavic Mini não vem com uma tela para visualizar o que está sendo gravado, porém há espaço para acoplar um smartphone Android ou iPhone para servir como display e acessar o app próprio Fly, disponível para as duas plataformas. O design do controle é bem simples e prático; no lado esquerdo você encontra uma entrada micro USB para carregamento, e na área frontal há indicadores de bateria, o logo da DJI e analógicos para direcionamento. Ainda, há os botões de gatilho que iniciam a gravação ou tiram uma foto.

Controle DJI Mavic Mini
Controle do Mavic Mini não possui tela, mas a navegação é simples e intuitiva com o smartphone

A configuração inicial é um processo fácil: primeiro você baixa o app Fly no seu celular, pluga o smartphone no controle e inicia o app. Por meio da conexão Wi-Fi, ele já vai identificar o Mavic Mini

Qualidade da câmera

Como estamos falando de um drone mais acessível da linha Mavic da DJI, o Mini não traz todo potencial dos seus irmãos – e muito disso se dá pelo seu tamanho e proposta. O produto grava vídeos em 1080p (Full HD) a 60fps ou 2.7K em até 30fps. Não chega a incomodar o fato do Mavic Mini não poder gravar em resolução 4K – na verdade, as imagens são excelentes em relação ao tamanho super compacto do drone.

Qualidade das imagens são excelentes pelo tamanho do drone
Qualidade das imagens são excelentes pelo tamanho do drone

Para fotos, a câmera é equipada com CMOS de 1/ 2,3’’, que faz fotos em até 12MP. A qualidade das imagens também é muito satisfatória em boas condições de luz, assim como é OK em ambientes mais desafiadores.

O Mavic Mini também traz estabilização mecânica de três eixos, que garante vídeos extremamente estabilizados, não importa a quantidade de vento sobre ele.

Como comentado mais acima, o desempenho de voo do drone é excelente. Com exceção do sensor de obstáculos, a DJI foi meticulosa na segurança de voo do Mavic Mini. Por exemplo, assim que você inicia o app, surge uma mensagem dizendo se você está em uma zona segura ou longe de aeroportos. Também, caso, em alguma situação, você perca o controle do drone enquanto estiver no ar, ele retorna à posição de decolagem com segurança, apenas se o local tiver sido registrado pelo GPS no momento da decolagem.

DJI Fly e funções extras

App Fly tem diversas opções de modos de gravação (Imagem: DJI)
App Fly tem diversas opções de modos de gravação (Imagem: DJI)

Agora o app que te conecta ao drone da DJI é o Fly, disponível para Android e iPhone (iOS). Assim que você instala e aceita os termos de serviço, há três vídeos rápidos com dicas de locais e configurações iniciais.

A interface é fácil de entender e não enche o usuário com submenus. Ele oferece uma variedade de modelos de criação, gerando vídeos incríveis com apenas um toque. Por ele você também consegue fazer edições mais básicas, mesmo quem não possui nenhuma experiência com edição.

Além disso, é possível realizar algumas manobras interessantes com o Mavic Mini com presets de QuickShot, incluindo o Dronie, que faz aquele distanciamento vertical, o Foguete, que grava subindo, o Órbita, que faz uma volta 360°, e o Hélice, que faz uma volta se distanciando do objeto.

Modos personalizados tem certa dificuldade se realizado manualmente (Imagem: DJI)
Modos personalizados tem certa dificuldade se realizado manualmente (Imagem: DJI)

O Modo CineSmooth é muito bem-vindo em ambientes estreitos e de difícil acesso. O Mavic Mini reduz a velocidade e desacelera os movimentos, criando um nível adicional de precisão e estabilidade.

Assim como outros drones da linha, o app permite que você altere os parâmetros de voo, como altitude e distância máxima, altura mínima para o retorno do drone e suavidade do estabilizador.

O app DJI Fly também dá aos usuários acesso integrado ao SkyPixel, uma rede social na qual os usuários compartilham suas fotos e vídeos aéreos. Lá você encontra novas postagens, compartilha suas novas postagens e descobre locais populares para fotografia aérea pela região.

Bateria

Case acompanha três baterias de 2.400mAh cada
Case acompanha três baterias de 2.400mAh cada

A bateria do Mavic Mini é de 2.400mAh, o que segundo a DJI garante 30 minutos de voo contínuo a 14km/h, sem vento. Consequentemente, quanto mais o drone “lutar” para se manter no ar, mais consumo de bateria ele vai ter. Durante nossos testes, essa afirmação se fez certa. Conseguimos uma média de meia hora com uma única carga, com uma distância de transmissão de 4km.

Conclusão

DJI Mavic Mini é excelente se esse for o seu primeiro drone (Imagem: Unsplash)
DJI Mavic Mini é excelente se esse for o seu primeiro drone (Imagem: Unsplash)

A DJI fez um trabalho incrível com o novo Mavic Mini. Como a empresa divulgou em suas campanhas de marketing, o drone é feito para ser usado no dia a dia. Ele não traz resolução 4K, mas a qualidade das gravações de vídeo é excelente pelo o que o produto consegue oferecer com apenas 249 gramas.

Talvez o ponto mais positivo do Mavic Mini seja o seu tamanho ultra compacto, permitindo que você tire da caixa e comece a voar, sem passar pelos registros de aviação do país onde você mora.

Se você nunca possuiu um drone e está a procura de um produto bonito, bem construído, com navegação simples e vídeos de ótima qualidade, sem dúvidas o Mavic Mini é a sua melhor opção.

Gostou do DJI Mavic Mini? Ele está disponível no Brasil no Compo Fly More por R$ 4.549,00 na loja oficial do Showmetech no Magazine Luiza.

Especificações técnicas (DJI Mavic Mini)

Combo Fly More, disponível no Brasil
DJI Mavic Mini é excelente se esse for o seu primeiro drone (Imagem: Unsplash)
Ficha técnicaMavic Mini
Dimensões e pesoPeso de decolagem: 249 g

Dimensões:
Dobrada: 140×82×57 mm
Não dobrada: 160×202×55 mm
(com hélices): 245×290×55 mm
Duração máx. de voo30min (medido ao voar a 14 km/h, sem vento)
Estabilização3 eixos (inclinação, rotação, giro)
CâmeraSensor:
CMOS de 1/2.3”
Píxeis efetivos: 12 MP

Lente:
Campo de visão (FOV): 83°
Formato equivalente a 35 mm: 24 mm
Abertura: f/2.8
Alcance de disparo: 1 m a ?
Resolução de vídeo2,7K: 2720×1530 25/30 p
FHD: 1920×1080 25/30/50/60 p
BateriaDrone: 2.400mAh

Controlador: 2.600mAh
AplicativoDJI Fly
Disponível para Android e iPhone (iOS)
Combo Fly MoreDrone Mavic Mini; 
Controlador;
Estojo com 3 baterias;
3 conjunto de hélices reserva;
Cabo micro USB;
Pontas para o controle: Lightning, USB-C e micro USB; 
Chave de fenda; 
Analógicos para controle;
Carregador;
Adesivos para customização;
5 canetinhas para o Mavic Mini;
Proteção para as hélices em 360°.
Preço R$ 4.549,00
CoresCinza e cinza escuro
DJI Mavic Mini, o drone portátil mais competente do mercado
  • Construção - 10/10
    10/10
  • Design - 10/10
    10/10
  • Conectividade - 8.5/10
    8.5/10
  • Controlador - 9.5/10
    9.5/10
  • App DJI Fly - 10/10
    10/10
  • Qualidade da câmera - 10/10
    10/10
  • Estabilização - 10/10
    10/10
  • Bateria - 9.5/10
    9.5/10
9.7/10

Considerações finais e pós e contras

O Mavic Mini da DJI é o menor e mais leve drone do mercado, garantindo gravações em até 2.7K com estabilização e recursos cinematográficos com muita facilidade

Pros

  • Acabamento leve e compacto;
  • Design elegante; 
  • App Fly é simples e intuitivo;
  • Gravação de vídeo em 2.7K com estabilização;
  • Bateria duradoura; 
  • Modos personalizados.

Cons

  • Não possui entrada Micro USB;
  • Não traz sensor de obstáculos.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário:

Assine nossa Newsletter