REVIEW: DJI Osmo Action, finalmente uma concorrente à altura da GoPro

Imagem destacada, Osmo Action da DJI
Testamos a Osmo Action, a action cam da DJI que entrega uma excelente estabilização e uma tela frontal para facilitar na criação de conteúdo

Em 2019 a DJI, empresa chinesa líder no mercado de drones, lançou a câmera de ação Osmo Action para competir diretamente com a GoPro Hero 7 Black. A action cam da DJI se destaca por um grande diferencial: ela é equipada com duas telas, uma na parte da frente e outra na parte de trás, o que permite que o usuário veja o que está sendo gravado ao virar a câmera.

A DJI disponibilizou um modelo da Osmo Action para testes e, após duas semanas com o produto, contamos nos próximos parágrafos se a câmera de ação da chinesa é capaz de finalmente desbancar a GoPro na categoria.

Construção e design

Frente da Osmo Action, com sua tela de 1,4" e sua lente que chama a atenção.
Frente da Osmo Action, com sua tela de 1,4″ e sua lente que chama a atenção (Imagen: DJI)

A primeira impressão ao pegar a Osmo Action em mãos é o quanto ela é robusta. Mesmo sem a case de proteção e apoio, a câmera é muito bem construída e passa a sensação de que realmente pode encarar qualquer aventura, seja na terra ou na água.

Um fator interessante que ajuda nesse ar de robustez é o tamanho da lente e do vidro protetor, que trazem um grande círculo em meio ao formato retangular do aparelho, além de três camadas de vidro de proteção. Ao lado da lente temos uma tela frontal colorida de 1,4″, que passa a ter a função tradicional de uma tela: mostrar conteúdos, diferente da GoPro Hero 7 Black que só exibe informações básicas de gravações. Importante ressaltar que a qualidade não é tão boa, mas é possível ver se você está enquadrado. Ainda na parte frontal, há o alto-falante e o microfone.

Tela frontal agora é interativa e permite que você se veja (Imagem: DJI)
Tela frontal agora é interativa e permite que você se veja (Imagem: DJI)

Na parte traseira, você encontra uma outra tela de 2,25″ e formato 16:9 e que funciona também a partir de gestos na tela.

A Osmo Caction é à prova d’água, garantindo mergulhos de até 60 metros de profundidade com a case protetora e até 11 metros sem nenhuma proteção, mesmo em água da praia – a GoPro consegue ir até 10 metros, por exemplo. Além disso, ela também garante resistência à quedas de até 1,5 metros e pode ser exposta a temperaturas de até -10ºC. Em nosso testes externos, a vedação externa da câmera a manteve segura durante todo tempo.

Se assemelhando um pouco aos notebooks gamer que precisam lidar com o calor para ter um desempenho melhor, a Osmo Action tem uma abertura na parte da frente, logo abaixo do nome, justamente para permitir uma maior dissipação de calor, principalmente em gravações 4K.

Estabilização e foco

A DJI trouxe para a Osmo Action um sistema inteligente de estabilização chamado Rocksteady, que é uma técnica utilizada por vários cineastas para gravar sequências de ação em Hollywood. Ela combina a estabilização digital da câmera com o pós-processamento de imagem a partir de algoritmos, que corrigem a cena durante a gravação mesmo que esteja em movimento intenso.

A tecnologia de estabilização da câmera funciona muito bem, e é impressionante como o algoritmo de correção trabalha de maneira instantânea e traz resultados melhores que a GoPro Hero 7, por exemplo, que eu utilizo bastante no meu dia a dia.

O foco é preciso, rápido, e bem funcional. Mesmo em cenas movimentadas não tive problemas com o foco das imagens, e ao aproximar de objetos menores, a câmera corrigiu o foco instantaneamente.

Qualidade de imagem

A Osmo Action tem capacidade para gravar vídeos em 4K e 2,7K a 60fps, assim como HD (720p) e Full HD (1080p) a 240fps. Para fotos, a resolução máxima é 12MP. Aqui há alguns testes de imagem realizados com luz natural, algumas utilizando o HDR e outras sem HDR, para que seja possível habilitar a estabilização.

Captura retirada de uma gravação em 4K/HDR.
Captura retirada de uma gravação em 4K/HDR.

Nos testes, a câmera se saiu bem durante as gravações em HDR, trazendo uma correção agradável de contraste e iluminação das imagens, mesmo que o software da câmera por padrão tente aproximar ao máximo os tons das imagens em algo mais sóbrio.

Como pode ser visto na imagem acima, o HDR ajudou a realçar o contraste e a iluminação da imagem, apesar da emissão direta de luz solar. As cores são mais puxadas para tons frios, o que pode desagradar quem gosta de resultados com maior saturação durante a utilização do HDR.

Captura retirada de uma gravação em 4K/HDR.
Captura retirada de uma gravação em 4K/HDR.

Em compensação, podemos ver na imagem acima que a câmera acerta em cheio em imagens onde há emissão indireta de luz, trazendo tons agradáveis de preto e de verde. Nesse tipo de imagem o HDR faz um trabalho excelente.

O maior problema é que não podemos utilizar o recurso de HDR e Rocksteady simultaneamente, então ou realizamos uma edição posterior dos vídeos estabilizados, ou capturamos sem estabilização.

Captura retirada de uma gravação em 1080P sem HDR.
Captura retirada de uma gravação em 1080P sem HDR.

Ao realizar uma gravação com HDR desligado e ativando a estabilização, a Osmo Action teve dificuldades de trabalhar a iluminação natural vindo direto na lente. Então, ao invés de gerar um efeito de sombras e silhuetas que esperava, o vídeo acabou ficando embaçado e com as cores “lavadas”.

Em outro teste, nas imagens com baixa iluminação a Osmo Action se saiu abaixo do esperado, mesmo utilizando o HDR. Apesar de não perder o foco, as imagens ficaram granuladas e perderam detalhes importantes durante a captura.

Captura retirada de uma gravação em 1080P com HDR em baixa luminosidade.
Captura retirada de uma gravação em 1080P com HDR em baixa luminosidade.

Duração da bateria

Um detalhe interessante que vale a pena mencionar é o design do compartimento da bateria da Osmo Action. Pegando emprestado a aparência vinda dos drones da empresa, a DJI traz um bateria que tem sua própria tampa, diferente de soluções mais tradicionais onde há um compartimento específico para a bateria. As vantagens aqui são práticas, por exemplo é possível verificar se ela está corretamente tampada – há instruções na parte externa da bateria.

Nos testes de desempenho, a bateria se saiu bem mas sem grandes destaques. Em todas as vezes que utilizei a câmera para realizar os testes não houve necessidade de carregamento imediato. Em testes externos, passei o dia realizando gravações nos mais diversos modos e cheguei em casa no fim do dia com carga o bastante para gravar um vlog.

Em gravação contínua, a Osmo Action consegue fazer vídeos em resolução 4K por mais ou menos uma hora. o que fica na média em câmeras de ação. Em relação à GoPro Hero 7, a Osmo Action se sai um pouco melhor, já que não traz GPS integrado. Em minha rotina, o recurso não me fez falta, o que acabou se transformando em ponto positivo.

Já em relação ao carregamento, a Osmo Action foi de 20% à 100% em cerca de 40 minutos. Um excelente número, garantindo que você consiga dar uma boa carga na câmera enquanto prepara a mochila para uma próxima aventura.

App DJI Mimo

O DJI Mimo é um aplicativo para Android e iPhone que oferece aos usuários de produtos da DJI ferramentas de edição para aprimorar suas fotos e vídeos. Ela permite capturar, editar e compartilhar seus melhores momentos com muita facilidade através do smartphone ou tablet.

Por meio do app é possível transferir todo conteúdo gravado. O DJI Mimo oferece duas opções de acesso às gravações de mídia: remover o cartão microSD do estabilizador e transferir seus arquivos ao seu computador, assim como importá-los através do aplicativo.

Aplicativo DJI Mimo está disponível para Android e iOS
Aplicativo DJI Mimo está disponível para Android e iOS

Vale a pena comprar uma Osmo Action?

Sim. A Osmo Action é uma excelente câmera de ação e entrega com qualidade tudo o que promete. É robusta para aguentar suas aventuras e tem resistência à água e poeira com ou sem sua case protetora. A bateria dura uma média padrão, mas seu carregamento se destaca pela rapidez. Se você curte esportes radicais como Skate, Surf, e outros, vai conseguir registrar seus momentos com qualidade graças a sua excelente estabilização.

Além de tudo isso, ela traz uma tela frontal, que é excelente para produtores de conteúdo, facilitando na gravação de vlogs ou na hora de tirar selfies.

Se você procura uma câmera de ação e só tinha olhos para os modelos da GoPro, a Osmo Action chega como um excelente opção. Com qualidade de imagem e recursos superiores em relção a GoPro Hero 7, talvez seu preço seja a grande desvantagem por parte da DJI, já que encontramos a action cam a partir de R$ 2,196,76. Se dinheiro não for problema, não tenha medo: A Osmo Action vai te decepcionar.

Especificações técnicas (DJI Osmo Action)

Especificações técnicasOsmo Action
Dimensões e Peso65×42×35 mm
124g
Tela Frontal1.4 polegadas, 300 PPI, 750 ±50 cd/m²
Tela Traseira2.25 polegadas, 640×360, 325 PPI, 750 ±50 cd/m²
SensorCMOS 1/2.3″
Píxeis efetivos: 12 M
Lente Campo de visão: 145° f/2.8
Velocidade do Obturador120-1/8000 seg.
Alcance ISO100-3200 (Foto e Vídeo)
Vídeo4K (16:9) – 60, 50, 48, 30, 25, 24 fps
4K (4:3) – 30, 25, 24 fps
2.7K (4:3) – 30, 25, 24 fps
2.7K (16:9) – 60, 50, 48, 30, 25, 24 fps
1080p – 240, 200, 120, 100, 60, 50, 48, 30, 25, 24 fps
720p – 240, 200 fps
Câmera lenta720p 120, 240 fps
Velocidade: 4/8
1080p 120, 240 fps
Velocidade: 4/8
Vídeo em HDR4K: 30, 25, 24 fps
2.7K: 30, 25, 24 fps
1080p: 30, 25, 24 fps
Timelapse4K: 0,5/1/2/3/4/5/8/9/10/13/15/20/30 seg.
2.7K: 0,5/1/2/3/4/5/8/9/10/13/15/20/30 seg.
1080p: 0,5/1/2/3/4/5/8/9/10/13/15/20/30 seg.
Bateria1300mAh
ConectividadeWi-fi 802.11a/b/g/n/ac
Bluetooth 4.2
Entradas:Micro SD até 256GB
USB-C
Formatos de FotoJPEG/JPEG+DNG
Formatos de vídeoMOV, MP4 (H.264)
PreçoR$ 2,196,76
DJI Osmo Action, finalmente uma concorrente à altura da GoPro
  • Construção e design - 10/10
    10/10
  • Qualidade de imagem - 9/10
    9/10
  • Gravação de vídeos - 8/10
    8/10
  • Estabilização de imagem - 9/10
    9/10
  • Bateria - 8.5/10
    8.5/10
8.9/10

Considerações finais e pontos fortes x fracos

A DJI Osmo Action é o concorrente à altura da GoPro no mercado de câmeras de ação. Ela traz corpo robusto, uma segunda tela e gravação 4K com estabilização excelente,

Pros

  • Acabamento robusto; 
  • Segunda tela muito bem-vinda para visualização;
  • Qualidade de imagem ótima;
  • Estabilização de imagem excelente;
  • Bateria de boa duração;
  • Carregamento rápido;
  • Resistência à água e poeira.

Cons

  • Não é possível gravar com estabilização e HDR;
  • Fotos em ambientes com baixa iluminação são ruins; 
  • Preço um pouco acima da GoPro Hero 7.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter