REVIEW: Echo Show 10, o impressionante speaker inteligente da Amazon

Echo show 10
Com uma tela de 10 polegadas que gira (e te segue), o alto-falante Echo Show 10 se destaca dos demais dispositivos da Amazon

Parece coisa futurista das obras de ficção científica, mas é o presente. A Amazon lançou há poucas semanas o Echo Show 10, alto-falante inteligente que tem um diferencial curioso: uma tela que te segue. Com alto padrão dos speakers e um display de 10 polegadas, o Echo funciona como uma central da sua casa inteligente e tem dezenas de funções que reforçam a praticidade do produto. Nos últimos dias pude testá-lo e te conto tudo sobre ele aqui neste review.

Destaques e design

Echo show 10
O Echo Show 10 combina bem com qualquer ambiente!

O design do Echo Show 10 é, no mínimo, bastante curioso. Ele parece ser uma junção de um alto-falante robusto com um tablet flutuando na frente. Por sinal, ele tem uma tela HD de 10,1 polegadas, câmera de 13 megapixels, com dois tweeters e um woofer para entregar um som de alta fidelidade e potência. Na parte de cima, você encontra três botões: dois de volume e um que corta o microfone para bloquear comandos de voz. Do lado direito deles, vemos um botão físico para fechar a câmera e impedir que o Echo Show te siga.

O posicionamento dele no cômodo acaba virando a principal preocupação de quem acaba de tirar o Echo Show 10 da caixa. O manual da Amazon inclusive se desdobra para te dar uma noção do quanto de espaço ele precisa para girar. O plástico e as bordas parecem bastante firmes, o que não te preocupará caso você seja um pouco desastrado(a) perto dele. Ele também tem uma trava magnética com uma certa resistência, caso você queira girar o Echo com as próprias mãos.

Echo show 10
A câmera do Echo Show 10 tem ótima definição e “sabe te seguir” muito bem

Falando nisso, a primeira impressão que tive ao ligar o Echo Show 10 e configurá-lo foi uma grande surpresa. A tela te seguindo de um lado para o outro com certeza é o grande diferencial e leva uns dias para acostumar.

Tela e câmera

Echo show 10
Contraste modesto e cores boas tornam a visualização do Echo confortável

A tela sensível ao toque (de 10,1 polegadas) tem um tamanho razoável e confortável para mostrar qualquer função do Echo Show 10. A cor e o contraste não são grande coisa, mas as imagens têm uma ótima definição. O produto também traz a curiosa proposta de ser uma plataforma de entretenimento, pois você pode assistir vídeos, séries e filmes com os aplicativos inclusos – os serviços de streaming Netflix e Prime Video. Além disso, ele também tem atalho para o YouTube, que abre no navegador próprio, seja ele o Silk da Amazon ou o Firefox. Fica à escolha do usuário.

Para dar conta do rastreamento, ele tem uma câmera de 13 megapixels. Ela também serve como uma webcam para vídeo-chamadas entre sistemas Echo, ou pelo aplicativo da Alexa no seu celular.

Áudio

Por ter testado ambos os Echo da 4ª geração no mesmo cômodo, tenho que admitir que o Echo Show 10 se mostrou virtualmente bastante similar em termos de qualidade sonora e volume ao modelo maior do speaker. Nas configurações encontramos o equalizador, que pode ajudar o usuário a personalizar o perfil de som que mais combine com o gosto pessoal ou com o tipo de música preferido. No nosso caso, colocar os graves um pouco acima da média enriqueceu o som de maneira considerável, já que o Echo Show 10 estava em cima de uma mesa de madeira.

Echo show 10
Com certeza o ponto forte do produto, o sistema de som do Echo Show 10 é primoroso

Em volume 50%, ele já dá conta de preencher o som de um ambiente de 10 metros quadrados. Mesmo no volume máximo, não notei nenhuma distorção. Testei de tudo: pop, rock, eletrônico, axé e funk. Em nenhum gênero ele deixou a desejar. Novamente, pode ser que você goste de ouvir mais os vocais e instrumentos do que a batida, ou um solo de guitarra mais rico, então o equalizador vem a calhar para a playlist que você estiver a fim.

Nos serviços de streaming, filmes de ação se mostraram o tipo de teste ideal, e ele se saiu bem. O Echo Show 10 ainda pode ser pareado com outro sistema para virar somente o subwoofer, o que pode ser útil para quem colocar o Echo na sala de estar como “plataforma de entretenimento” principal.

Echo show 10
Aproveite a Netflix à vontade!

Outro fator relevante é o quão silencioso é o Echo Show 10: quando tratamos de um speaker giratório com mecanismos que transformam-no quase que em um robô sci-fi, supor que ele faz barulho quando gira é algo automático. Por sorte, o design e a engenharia por trás dele deixam tudo suave e com zero ruídos. Falando nisso, o que gira é a base, não a tela do topo, então o som sempre será disparado na sua direção.

Adaptação à rotina

Como o Echo Show 10 tem dezenas de opções, decidi separar uma lista das funções que testei e mais gostei. Ele pode:

  • abrir e ditar receitas para você;.
  • fazer compras na Amazon, adicionando itens ao carrinho ou comprando na hora, caso você tenha configurado essa permissão;
  • procurar filmes específicos nos serviços ativos;
  • abrir um cronômetro;
  • fazer uma chamada de vídeo pelo aplicativo do celular direto para o seu dispositivo, a hora que você quiser.

Quando você explora as configurações, pode encontrar algumas coisas bastante úteis. Por exemplo, decidi restringir quais aplicativos iriam seguir e também o ângulo de rotação. Para quem ficar mais próximo da tela, a inclinação deve ser para cima. Quando estiver sentado do sofá, ela fica melhor em um ângulo de 90 graus com a mesa, e isso pode ser ajustado manualmente sem problemas.

Echo show 10
Botões físicos de volume e de silenciar o reconhecimento de voz são uma boa adição

O player do Spotify é um dos pontos mais fracos e limitados do Echo Show 10. Ao invés de mostrar parte da biblioteca, ele só tem sugestões de playlist e comandos básicos de reprodução. Abrir as músicas da sequência ou episódios de um podcast, ajudariam demais na navegação, sem depender de comandos de voz ou do aplicativo do celular.

Falando nisso, por algum motivo, o Echo teve alguns problemas de interface ao reproduzir áudio. Assim como o Echo Dot das duas últimas gerações, o sistema Alexa se confunde ao reproduzir músicas, tocando uma música e mostrando outra. Durante o dia, também enviei uma música do aplicativo do Spotify direto pro Echo Show 10 e o volume do speaker foi dos 20 até 100%. O pior é que ele perdeu a conexão com o app do Spotify para o celular com um intervalo até menor que o (meu) Echo Dot.

Echo show 10
A interface do sistema Alexa poderia ser um pouco mais completo (e personalizável)

Por fim, um outro deslize é que tudo no Echo Show 10 está baseado na organização das telas iniciais, então poderia haver atalhos para certas funções além do que a Alexa sugerir. Por exemplo, controles rápidos da casa inteligente (ou de rotinas programadas pelo sistema Alexa), e playlists do Spotify e Amazon Music. Pensando na forma que um sistema operacional de smartwatch funciona, é algo que poderia caber bem nesse gadget com uma tela de 10 polegadas.

Conclusão e custo-benefício

O Echo Show 10 cumpre o que é prometido, com um áudio espetacular, design elegante e uma construção robusta. A tela giratória não é um gimmick, nem uma tecnologia que faz com que o produto se venda por conta própria. Ela é um ótimo diferencial, por mostrar uma evolução clara da geração anterior e combinar muito mais com a noção de uma casa inteligente que está sempre à sua disposição.

Echo show 10
REVIEW: Echo Show 10, o impressionante speaker inteligente da Amazon

Desde março, podemos encontrar o Echo Show 10 à venda na Amazon por R$ 1800, sendo um pouco mais caro que o Echo Studio, que tem um padrão de áudio premium sem a telinha touch. Por referência, o Echo Show 8, de 8 polegadas, custa R$ 800 e tem o mesmo sistema, mas perde pontos na qualidade sonora e não tem a telinha que gira.

O portfólio de speakers da Amazon só aumenta e, pelo visto, agora todo tipo de público pode escolher um speaker inteligente que combine com a própria rotina (e com o próprio bolso). E aí, gostou do nosso review do Echo Show 10?

Especificações do Echo Show 10

Tamanho da tela10.1 polegadas, com base móvel para sempre estar enquadrado na visão do usuário
Resolução1200×800
Peso2,56 Kg
Alto-falantes2 tweeters de 1” e 5W por canal + woofers de 3” e 35W
ProcessadorMediaTEK 8183
SensorALS RGB
Controle de VozAlexa
ConexõesBluetooth, Wi-fi 6
Serviços de StreamingNetflix e Prime Video
CoresPreto, Branco (não disponível no Brasil no lançamento)
Echo Show 10
  • Imagem - 8/10
    8/10
  • Som - 10/10
    10/10
  • Interface - 7/10
    7/10
  • Design e funcionamento - 9/10
    9/10
8.5/10

Echo Show 10

O Echo Show 10 tem um ótimo sistema de som, tela que agrada e tem de tudo para funcionar corretamente por um bom tempo. Porém, infelizmente, este speaker traz os erros de interface do sistema Alexa, com deslizes de conexão e falta de personalização contra intuitivos.

Pros

  • Áudio espetacular, em termos de volume e qualidade
  • Mecanismos funcionam bem
  • Design criativo
  • Construção dá a impressão de ser durável

Cons

  • Problemas de interface padrão da linha Echo
  • Ausência de opções de personalização e de atalhos customizáveis
Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário