REVIEW: Extreme Portable SSD traz velocidade e é super portátil

Extreme portable ssd - capa ssd portátil
O Extreme Portable SSD da Sandisk apresenta portabilidade e performance ótima para quem precisa ficar movendo arquivos entre vários computadores

SSD são componentes desejados por muitos, tanto pela necessidade de espaço para armazenar arquivos quanto pela velocidade de leitura do disco. Porém, em alguns casos, como notebooks e afins, a instalação de um componente como esse talvez não seja tão simples e, para outros usuários, a portabilidade e mobilidade de arquivos pode ser o fator definitivo.

Pensando nesses dois grupos a Sandisk lançou o Extreme Portable SSD, um dispositivo portátil que, além de um tamanho diminuto, conta com uma grande capacidade de armazenamento. O quão bom ele é? Descubra em nossa análise. 

Design

Extreme portable ssd
O Extreme Portable SSD conta com um visual bem discreto.

O primeiro grande ponto do Extreme Portable SSD da Sandisk é sem dúvidas o seu design. Ocupando menos espaço que um iPhone SE de 2016, o SSD é perfeito para portabilidade e viagens. Em sua parte frontal, um acabamento antiderrapante faz com que ele fique firme nos lugares onde ele fica apoiado para a transferência de dados, e ele conta com uma entrada USB-C.

Os detalhes vermelhos no pequeno buraco que serve para colocar ele num chaveiro remetem ao visual clássico dos pendrives cruzer blade da Sandisk. Na parte de trás do dispositivo, as marcações de espaço de armazenamento e a marca da fabricante estão presentes. 

Embora em seu nome ele tenha indicações sobre ser um aparelho extremamente portátil, suas dimensões de 50 x 96,2 x 8,8 mm não o tornam o mais compacto do mercado, tendo algumas opções menores. Mas, acima de tudo, ainda é impressionante como o visual diferente dos monólitos disponíveis normalmente, principalmente nas pontas arredondadas, se destaca como um dos SSD externos mais únicos. 

Desempenho do Extreme Portable SSD

Extreme portable ssd
Teste do Crystal Disk Mark com o SSD Sandisk Extreme Portable.

Formatado de fábrica em exFat, logo tirando da caixa já podemos colocar o Extreme Portable para uso. O testando em um computador que conta com entradas USB 3.0 e uma placa mãe, além de um SSD interno de 250 GB, fizemos algumas transferências de arquivos para ver a média da velocidade. 

Extreme portable ssd
As informações mostradas no Crystal Disk Info mostram que o SSD Sandisk Extreme Portable é ótimo para escrita de dados.

O primeiro teste, com um arquivo de 4.5 GB, foi feito em 8 segundos. A média da velocidade da transferência foi de 310 MB/S. O segundo teste, com uma pasta de fotos de 20 GB, atingiu uma média um pouco maior, chegando aos 330 MB/S, e foi feito em 22.8 segundos. O terceiro teste, realizado com um arquivo de 40 GB, chegou na média de velocidade de transferência de 312 MB/S e foi realizado em 44.3 segundos. Resultados comuns para um SSD. 

Realizados esses testes, partimos para os testes de benchmark, com o Crystal Disk Mark. Os resultados foram bem padrões do que se espera de um SSD, com leitura em média de 456.37 MB/S e escrita de dados com média 461.7 MB/S.

Conclusão

Diferente de outros SSD avaliados aqui no Showmetech, o Extreme Portable SSD tem um foco bem diferente. A própria fabricante o vende como o “dispositivo perfeito” para edição de fotos e vídeos, o que envolve o uso dele realmente como armazenamento externo. 

Pelo preço que o Extreme Portable SSD da Sandisk está disponível, em seus dois tamanhos, 500 GB e 1 TB, um SSD interno próximo do mesmo tamanho pode ser encontrado. Claro que se perde na portabilidade e mobilidade, mas se ganha no fato de poder usar ele como armazenamento real do computador, sistema operacional e afins. 

No fim, é uma escolha que vai depender de cada comprador. Mas, dentro de sua proposta, o Extreme Portable SSD da Sandisk é fantástico. O Extreme Portable SSD pode ser encontrado na versão de 500 GB na Amazon, por R$ 778.

SanDisk Extreme Portable SSD
  • Design - 10/10
    10/10
  • Conectividade - 10/10
    10/10
  • Perfomance - 9/10
    9/10
  • Preço - 9/10
    9/10
9.5/10
Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:
Tags

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário