Review: Forza Horizon 4 reúne tudo de melhor do automobilismo nos games

Forza Horizon 4 é um jogo de corridas inesquecível que reúne tudo de melhor do gênero e ainda cede espaço para inovar em alguns aspectos.
Exalando criatividade nas atividades oferecidas, riqueza no mundo aberto e muita diversão, Forza Horizon 4 é a entrada mais ambiciosa da franquia, agradando tanto veteranos quanto iniciantes do gênero

Disputando o primeiro lugar nas categorias simulador de corrida e semirrealista/arcade, a franquia Forza tem sido uma das responsáveis por popularizar e aperfeiçoar o automobilismo nos games nos últimos dez anos. Desenvolvido novamente pelas mãos da Playground Games, Forza Horizon 4 é um convite especial para todos que desejam curtir um jogo de carros inesquecível.

Praticamente um novato no gênero

Em primeiro lugar, gostaria de deixar claro que não nunca fui um consumidor assíduo de jogos de corrida semirrealistas — com exceção de Need for Speed: Underground e Midnight Club 3: DUB Edition, ambos na era do PlayStation 2. A maioria dos jogos desse gênero, por muito tempo, me passou a impressão de gráficos cada vez mais impressionantes em contraste com um gameplay extremamente repetitivo.

60ba32b39d6a5a860c0aac6cfe129905 13 - Review: Forza Horizon 4 reúne tudo de melhor do automobilismo nos games
As duas séries, Forza Motorsport e Forza Horizon, são referências atuais dentro de seus respectivos estilos de jogo.

Isso até pouco tempo atrás, quando notei que a série Forza Horizon era tudo aquilo que eu sempre sonhei para esse tipo de jogo. Forza Horizon 3 se tornou então meu principal motivo para adquirir um PC gamer, mas logo o deixei de lado, motivado pelo anúncio de seu sucessor durante a conferência da Microsoft na E3 2018.

Creio que fiz uma ótima escolha: inesquecível até mesmo para aqueles que não são fãs de automobilismo, é um jogo tão completo e agradável que até assistir a outros jogadores correndo pelos campos verdejantes do interior da Grã-Bretanha se torna interessante.

Sem mais delongas, vamos falar aqui sobre o que faz de Forza Horizon 4 um dos melhores jogos de corrida dos últimos anos e um dos fortes candidatos a melhor exclusivo da Microsoft na atual geração.

Primeiros passos, primeiras curvas

Ação, liberdade e contemplação são alguns dos conceitos que exemplificam bem a totalidade da experiência de Forza Horizon 4, que prova seu ótimo ritmo de jogo desde os primeiros minutos, quando somos colocados no controle de um esportivo de luxo em alta velocidade.

A maior das novidades dá as caras sem muita encenação: o sistema de estações do ano. Em pouco mais de cinco minutos, temos direito a experimentar um pouquinho do que cada uma das quatro estações do ano tem a oferecer em questão de visual e de condições de dirigibilidade.

Aqueles que quiserem conferir por conta própria esse começo dinâmico podem aproveitar a demo jogável, lançada poucos dias antes do seu lançamento gratuitamente para Xbox One e Windows 10.

As estações do ano ganham um espaço maior após alcançarmos o festival Horizon, onde somos convidados e motivados a participar do imponente e importante evento de automobilismo. O jogador deve então acumular pontos de experiência para avançar para a próxima estação, e cada uma delas dura entre uma e duas horas — a depender de seu comprometimento com os eventos desbloqueados.

Eventos para todos os gostos

A variedade de atividades e eventos disponíveis em Forza Horizon 4 vai até cansar os menos dedicados e aficionados por jogos de corrida, mas é sempre bom lembrar que muito do conteúdo oferecido é opcional.

Os eventos vão muito além das corridas propriamente ditas, englobando gravações de cenas cinematográficas, radares fotográficos de alta velocidade, eventos de exibição (showcase), exploração de vias com bloqueios de trânsito, campanhas de publicidade e muito mais.

1ea43c20637f604622a05b300dc8e713 10 - Review: Forza Horizon 4 reúne tudo de melhor do automobilismo nos games
Ação nas pistas e foco na lente da câmera: uma dupla perfeita para corridas visualmente marcantes.

Os eventos de exibição são certamente um espetáculo à parte justamente por usar tão bem o conceito de setpiece. Colocando automóveis comerciais contra veículos exageradamente incomuns, esse tipo de atividade procura valorizar o melhor de dois mundos: corridas frenéticas em ambientes alternativos e tomadas cinematográficas de ação — um conjunto que eleva tanto o conteúdo audiovisual como o controle dos carros a um novo patamar.

Para os pilotos de longa data, há diversos tipos de provas mais tradicionais: corridas off-road, competições de rua (os famosos “rachas”), desafios em tempo real — que oferecem mais diversão durante longos trajetos e inibem o uso excessivo do recurso de viagem rápida —, percursos de resistência contra dano ao veículo, entre outros.

Vale lembrar que todas as atividades do jogo, qualquer que seja a natureza ou o objetivo final, envolvem o controle de um veículo automotor — o que justifica o fato do jogo ainda ser um jogo de corrida.

No controle do próprio volante

Dirigir é algo naturalmente obrigatório em Forza Horizon 4 e é muito importante que essa ação seja responsiva, precisa e de fácil aprendizado. Cada carro conta com partes e peças específicas, condizentes com a realidade fora do jogo.

Além disso, há muitas opções de customização e ajustes técnicos para os automóveis, que podem ser modificados apenas para uma corrida em questão ou de forma definitiva.

Não acha interessante gastar tempo “tunando sua máquina” favorita? Não se preocupe, pois há um sistema que reúne visuais e modificações pré-editadas para as mais variadas preferências do jogador.

Se você é veterano e gastou boas horas salvando layouts e setups de carros em outros títulos da série, talvez prefira carregar suas próprias customizações por meio de um banco de dados compartilhado que integra outros jogos da franquia Forza.

a821b8b2929d97f65c0b2b125c92e860 7 - Review: Forza Horizon 4 reúne tudo de melhor do automobilismo nos games
Não se preocupe: se você é veterano, opções de importação irão tornar sua vida vida muito mais fácil.

Não são somente carros que são personalizáveis em Forza Horizon 4: desde os primeiros minutos, nosso personagem recebe atributos bem pessoais, como nome próprio, roupas e até uma dança comemorativa para os momentos alegres no pódio. Além disso, os blueprints são uma adição importante ao conteúdo, possibilitando a criação de eventos à nossa maneira.

Pontuando em todos os quesitos

Uma das maneiras de se jogar Forza Horizon 4 é contemplar o game de uma forma mais descomprometida e casual (arcade) durante os eventos oferecidos. Para isso, você pode se arriscar em manobras perigosas, abusar de sua sorte em alta velocidade, destruir grande parte dos elementos do cenário e procurar áreas do mapa ainda não visitadas (durante o modo livre).

As possíveis interações com elementos estáticos e dinâmicos do mundo oferecem muitas recompensas.

4bcfcf6018ce4c2598fd1968a428497b 8 - Review: Forza Horizon 4 reúne tudo de melhor do automobilismo nos games
Quanto melhor seu desempenho nos eventos, mais créditos serão recebidos.

Há diversos medidores de experiência e pontuações, cada um com propósitos diferentes. Os pontos de influência regulam nosso progresso em determinada temporada e nos permitem avançar para a próxima estação do ano durante as primeiras horas.

Os pontos Forzathon (que mistura as palavras Forza e maratona) são recebidos ao final de eventos multiplayer online — e são usados para adquirir conteúdo semanalmente rotativo.

Se você está interessado em aumentar e melhorar sua frota de carros, certamente deve atentar-se em coletar créditos — que pode ter multiplicadores e bônus concedidos dependendo das configurações de dificuldade escolhidas. Mas se a sua praia é investir apenas em poucos carros com o máximo de desempenho deles, a melhor forma é coletando pontos de habilidade — esses obtidos pelo uso contínuo do carro por meio de derrapagens, destruição do cenário, boa conduta na direção e muito mais.

Por último, são concedidos pontos aos jogadores que assistem a partidas e corridas pela plataforma Mixer — desde que o jogador conecte sua conta do Xbox ao serviço de transmissão de conteúdo. Essa estratégia da Microsoft certamente impactou positivamente na divulgação do produto e fez crescer ainda mais a comunidade online.

Dificuldade para todos os gostos

Outra maneira de vivenciar a experiência do jogo é aproveitando todo seu conteúdo de forma mais realista. Por meio de um sistema de dificuldade personalizável, versátil e flexível, é bem fácil colocar Forza Horizon 4 perto do nível de simulação automobilística dos jogos da série Forza Motosport com poucos cliques do mouse ou controle.

f670f50ccf158b907b5d50950eed982b 1 - Review: Forza Horizon 4 reúne tudo de melhor do automobilismo nos games
Contar eventualmente com sorte ao invés de habilidade para vencer corridas pode ser decepcionante.

A quantidade de créditos (dinheiro) que o jogador receberá é proporcional aos status de dificuldade de cada quesito, que pode ser habilitado, modificado ou desabilitado. As opções de acessibilidade e assistência vão desde câmbios manuais/automáticos e faixas de indicação de curva/percurso até controle de tração das rodas e aderência dos pneus à pista.

Habilitar todas as opções para a dificuldade mais desafiadora pode parecer atrativo para jogadores mais preocupados com o fator competitivo, mas os adversários virtuais nessas condições podem ser difíceis demais até para os mais acostumados com jogos do gênero. Uma atualização com balanço de velocidade e aceleração dos drivatars seria bem-vinda para o caso.

Ainda sobre a dificuldade, vale lembrar o quão distintas podem ser as corridas a cada nova estação e quanto o próprio ambiente impacta na dirigibilidade dos automóveis. Os tipos de terreno encontrados ao longo do extenso mapa mudam drasticamente a forma como devemos lidar com aceleração, velocidade pontual e execução de trajetórias curvas para maximizar o desempenho e manter a estabilidade do veículo.

Admirável mundo britânico

Estradas, ruas, avenidas, ladeiras, boulevards e extensas rodovias. Grama, asfalto, lama, areia, terra e pedregulhos. A mistura de tipos diferentes de vias e terrenos faz do mundo de Forza Horizon 4 um “parquinho” para todas as ocasiões e gostos — a distribuição dos ambientes e contraste entre eles colabora para que o jogador sinta que está sempre desbravando novos territórios.

A quantidade de elementos que representam a região “caipira” da Grã-Bretanha é impressionante, com pequenas cidades espalhadas pelo mapa para dar mais vida à fantasia. As texturas nos edifícios, terrenos e natureza, porém, deixam um pouco a desejar quando observadas mais de perto — especialmente quando fazemos uso do modo foto oferecido pelo jogo para registrar os momentos mais marcantes da jornada.

a8c2f16b47a71d8959c232293d55157e 1 - Review: Forza Horizon 4 reúne tudo de melhor do automobilismo nos games
E agora, devo olhar para o velocímetro ou para as belas construções britânicas que enriquecem o cenário?

Mesmo durante a experiência offline, o mundo do jogo tem interações que envolvem outros jogadores da comunidade e amigos adicionados à sua lista pessoal. Estamos constantemente encontrando “fantasmas” que podem ser desafiados para uma corrida 1v1. Se você não é do tipo competitivo, pode ficar tranquilo sobre os outros jogadores: eles não atrapalham seu desempenho e nem podem colidir com seu carro enquanto viajam pelo mundo compartilhado.

Se você gosta de dirigir por longos percursos, pode sintonizar uma das estações de rádio para curtir o momento entre seu local de partida e de destino — eu particularmente gostei muito de me aventurar por rodovias ao som de músicos clássicos, como Vivaldi e Claude Debussy. Caso não queira aproveitar a beleza do mundo, o recurso de viagem rápida pode cair como uma luva — desde que propriedades e pontos de viagem rápida tenham sido desbloqueados pelo mapa. A única ressalva fica pela quantidade de créditos gasta para chegar a um destino automaticamente, tornando o recurso inviável para quem gosta de juntar moedas desse tipo para adquirir veículos.

Forza Horizon 4 é uma obra-prima atual do gênero

Forza Horizon 4 é imperfeito, mas que jogo não é? Suas qualidades são tantas comparadas aos pequenos deslizes e derrapagens que praticamente só há o que exaltar no título. Há muito tempo um jogo não me fazia sentir essa sensação de liberdade com automóveis, sempre mantendo o ritmo de uma campanha e oferecendo desafios que nunca parecem repetitivos demais.

Acima de tudo, o jogo é uma excelente porta de entrada para os novatos — até para quem não liga muito para games de corrida. Você vai se surpreender com o que um evento de carros na Grã-Bretanha pode oferecer em termos de quantidade e qualidade.

E aí, está pronto para correr em direção a mais esse desafio? Deixe um comentário.

Jogabilidade
  • 9.5/10
    Jogabilidade - 9.5/10
  • 9.5/10
    Audiovisual - 9.5/10
  • 9.5/10
    Recursos online - 9.5/10
  • 10/10
    Mundo aberto - 10/10
  • 10/10
    Diversidade de conteúdo - 10/10
9.7/10

Forza Horizon 4

Forza Horizon 4 é um jogo intenso, dinâmico e diversificado, provando mais uma vez que seu antecessor poderia realmente ser superado. É diversão garantida para qualquer perfil de jogador, para todas as idades e um dos candidatos a melhor jogo de corrida da geração. Um exemplo a ser seguido dentro do gênero.

Pros

  • Mundo aberto que recompensa exploração;
  • Visual, design de som e trilha sonora agradáveis e convidativos;
  • Quantidade e variedade de atividades disponíveis evita que o jogador se sinta entediado;
  • Customização de veículos, personagens e eventos torna a experiência muito mais pessoal.

Cons

  • Algumas texturas e detalhes do mundo tomam tempo até serem completamente carregados;
  • Dificuldade “profissional” pode ser um pouco injusta demais.
apps.37113.14343301090572358.0991bced 1f03 4808 8989 94eb29d22093.8034e629 7a6a 4d68 a5d5 4a111097bf44 - Review: Forza Horizon 4 reúne tudo de melhor do automobilismo nos games

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe seu comentário:

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Receba Notícias por E-mail:

Share via