REVIEW: Galaxy M62 é um ótimo intermediário com bateria gigantesca

Review samsung galaxy m62
Galaxy M62 traz melhorias em relação ao Galaxy M51, chipset Exynos 9825 além dos já famosos 7.000 mAh de bateria

Chega ao Brasil o Galaxy M62, sucessor do Galaxy M51, que conta com melhorias internas além de, claro, os formidáveis 7.000 mAh que marcaram o M51. Apesar disso, as mudanças internas não são tão significativas. Será que ele é um intermediário que vale a sua atenção? Confira abaixo o review completo do Showmetech sobre o Galaxy M62.

Design

A parte frontal muito se parece com os modelos da mesma faixa de preço da Samsung, com a tela predominando na maior parte, deixando poucas bordas à mostra, principalmente na parte inferior, e apenas um pequeno notch (entalhe) se encontra ao centro para abrigar a câmera frontal.

Tela do samsung galaxy m62
O aproveitamento da tela é ótimo, deixando um pequeno buraco para a câmera.

Na traseira, temos uma curiosa escolha de design da Samsung, que traz um degradê entre azul e prata, com pequenas linhas se estendendo pela traseira toda, prata na parte azul, e azul na parte prata. Acredito que o intuito foi trazer uma coloração diferente para a linha, mas teria sido mais bonito caso tivessem optado por cores sólidas, como de costume. A versão em preto também possui degrade com prata.

Traseira do samsung galaxy m62
A traseira do Galaxy M62 é um grande chamariz para marcas de dedos, por isso, providencie uma capinha de proteção o quanto antes.

O arranjo de câmeras está dentro de um pequeno quadrado, com o flash na parte debaixo; infelizmente, ele não foi convidado para a região saltada do smartphone. Região saltada essa que pouco destoa do conjunto, já que este modelo possui 9,5 mm de altura, para poder comportar sua imensa bateria. Ele é sim um smartphone mais grosso do que você está acostumado, mas a proposta de uma bateria enorme compensa, e ainda há o pequeno benefício do arranjo de câmeras não ficar completamente destoante do resto da traseira.

Na parte direita, temos os botões para aumentar/diminuir o volume e embaixo, o sensor de digital. Já na esquerda, há apenas a gaveta para o chip de operadora.

Laterais do samsung galaxy m62
Laterais trazem gaveta de operadora, botões de volume e sensor de digital.

Em cima, há um microfone e embaixo, temos uma entrada P2, uma entrada UBS-C, mais um microfone e um alto-falante (mono).

Partes de cima e baixo do samsung galaxy m62
Parte de cima do smartphone é praticamente lisa, deixando a parte debaixo encarregada de várias funções.

Tela e Som

A tela do M62 é do tipo Super AMOLED Plus, tem 6,7 polegadas e resolução Full HD+. Com densidade de 393 pixels por polegada, ela tem qualidade de sobra, brilho muito intenso, pretos profundos e cores bem vivas. O tamanho da tela ainda é super favorável para assistir às suas séries favoritas, por possuir um tamanho muito confortável de ver à curta distância. A única falha da tela é não ter taxa de atualização acima de 60 Hz. Ela se mantém cravada nesse número, o que é uma pena, pois 90 Hz ou até mesmo 120 Hz, iria beneficiar muito quem curte jogos com o smartphone.

Tela e som do samsung galaxy m62
A tela é ótima para jogos e filmes, com resolução FULL HD+ de alto padrão.

Por ser do tipo Full HD estendido, a tela te permite usar o movimento de pinça para curtir os seus conteúdos aproveitando a tela por completo. É de se entender quem tiver resistência em usar esse tipo de função, afinal, você irá perder uma parte da informação da imagem, mas é extremamente prazeroso usar o Galaxy M62 com um bom brilho e tela completa.

A qualidade do som não impressiona, mas não decepciona. O som mono é esperado para smartphones nessa categoria e ele é bom o bastante para ouvir música sozinho ou assistir vídeos próximos ao rosto sem fones de ouvido — fones de ouvido que, infelizmente, não acompanham o modelo na caixa.

Câmeras

Câmeras galaxy m62
Galaxy M62 traz conjunto quádruplo de câmeras com boa versatilidade.

O sistema de câmeras do Galaxy M62 é composto por:

  • Câmera principal de 64MP;
  • Câmera ultrawide de 12MP, campo de visão de 123º e abertura de f/2.2;
  • Câmera macro de 5MP e abertura de f/2.4;
  • Sensor de profundidade de 5MP e abertura de f/2.4;
  • Câmera frontal principal de 32MP;
  • Flash LED.

O que temos aqui é um arranjo de câmeras completo que não vai te deixar na mão! A câmera frontal é ótima e você pode usá-la tanto na distância comum, 1.0x, quanto com um pouco de distância, 0.5x, excelente para selfies em grupo. Um modo super útil para quem precisa tirar várias selfies até ficar contente, é o modo Single Take (disparo único) que tira várias fotos de uma vez por alguns segundos.

A câmera principal dá muita qualidade à imagem e a câmera ultrawide compreende uma quantidade de informação excelente dentro dos seus 123º do campo de visão.

Mas não apenas com paisagens o conjunto de câmeras do Galaxy M62 é competente. Explorando em locais iluminados, consegui ser um grande incômodo para a gata que mal sabia que estava sendo usada como modelo.

A câmera macro não impressiona, mas cumpre muito bem o seu papel, de trazer qualidade à curta distância. No celular aparece “aproxime-se entre 3 e 5 cm de distância do objeto” e, felizmente, essa distância é factível, dando para manter o objeto fotografado em foco.

Quanto às filmagens com o Galaxy M62, toda a qualidade das fotografias também se fazem presentes aqui. O smartphone filma em até Ultra HD (3840 × 2160) tanto com a câmera traseira (incluindo câmera ultrawide) quanto com a frontal. Um recurso que torna as filmagens ainda melhores é o modo “Superestável”, que serve para corrigir as eventuais tremedeiras e tornar o vídeo mais suave.

Performance

Chipset exynos 9825 do m62
A Samsung equipa o M62 com o Exynos 9825, chipset desenvolvido pela própria marca.

O chipset é o Exynos 9825, o mesmo do Galaxy Note 10. Já está se tornando comum as empresas equiparem os seus dispositivos com chipsets topo de linha de anos anteriores, no caso, o Exynos 9825 é do 2º semestre de 2019, mas ainda tem poder de fogo que pode e deve ser aproveitado. Além disso, são 8 GB de memória RAM, 128 GB de armazenamento interno e a versão mais recente do Android, o Android 11.

Fato capcioso que sempre chama a atenção dos entusiastas de tecnologia — e consequentemente, da mídia especializada — é se a performance do Exynos está boa, ou se está sendo problemática para o aparelho, já que os chipsets desenvolvidos pela própria Samsung costumam ficar de cabeça quente com muita facilidade. Em minhas pesquisas, notei que vários usuários atestaram um aquecimento rápido do smartphone, inclusive em momentos corriqueiros como após uma rápida gravação de vídeo.

Testando ao máximo o galaxy m62
Performance do Exynos 9825 surpreende e não apresentou aquecimentos significativos mesmo nos testes mais intensos.

Curiosamente, a minha experiência foi o completo oposto. Tentei de diversas formas deixá-lo esquentado demais e me impressionou o fato de não ter conseguido. Tirei fotos e gravei vídeos abusando das capturas de tela durante a filmagem, alternando entre as câmeras e nada fez ele esquentar. Experimentei, então, o Mortal Kombat Mobile por mais de meia-hora com brilho, som e gráficos na melhor qualidade e a performance, além de ótima, esquentou apenas o que normalmente se espera.

Indo então ao “desafio final” com o Exynos 9825, joguei Asphalt 9 com tudo no máximo e ouvi música pelo Spotify ao mesmo tempo, e só aí comecei a senti-lo quente, mas apenas após 10 minutos de jogo e música e em contato direto com o smartphone — sem capinha interferindo, o que costuma atenuar a sensação de calor. Dito isso, posso afirmar que na minha percepção, o Exynos 9825 está servindo muito bem ao Galaxy M62, trazendo uma performance satisfatória de um smartphone intermediário acima dos dois mil reais.

Bateria

Eis o grande destaque. Ele possui nada mais nada menos do que 7.000 mAh de bateria, a mesma quantidade do Galaxy M51, mas, sinceramente, não há necessidade de um número maior que esse — lembrando que smartphones com bateria grande costumam ter entre 4.000 e 5.5000 mAh, independente da faixa de preço.

Na prática, ela irá durar 3 dias completos ao fazer um uso moderado do smartphone — utilizando o WhatsApp, fazendo ligações, anotações, tirando fotos, entrando nas redes sociais e vendo alguns vídeos. Particularmente, só coloquei ele para carregar no final da manhã do quarto dia de bateria, por volta das 11 horas, então é tão cabível carregar tanto na noite do terceiro dia quanto no final da manhã do quarto dia, o que é simplesmente fora da realidade, positivamente.

Um uso bem intenso — mantendo vários aplicativos abertos, brilho forte, jogando e assistindo vídeos, séries e até filmes — ainda irá garantir dois dias completos, na maioria das vezes, com a bateria abaixo de 20% antes da hora de dormir na segunda noite.

Como comentei anteriormente, jogando Asphalt 9 com tudo no máximo e ouvindo músicas no Spotify ao mesmo tempo, ao longo de duas horas seguidas de jogo, fiz a bateria cair de 60% para 30%, ou seja, em uma jogatina super intensa de 2 horas, o Galaxy M62 perdeu apenas 30% de bateria, resultado formidável.

Bateria do samsung galaxy m62
O bom desempenho se beneficia da bateria imensa, que precisa de menos de duas horas para ser carregada totalmente.

Além disso tudo, a Samsung manda na caixa um carregador do tipo Turbo de 25 W. De 0 a 100%, ele levou 1h48. Parece ser bastante tempo, mas lembre-se que essa bateria é do tamanho de um caminhão. Esse carregador é potente e muito bem-vindo — já que um carregador comum de 15 W demoraria muuuito tempo para dar carga completa neste modelo.

Carregador turbo galaxy m62 samsung
Ele vem acompanhado de um carregador turbo de 25 W, que garante carga total de 0 a 100% em 1h40

Reconhecimento Digital e Facial

O Galaxy M62 pode ser desbloqueado de ambas as formas. A impressão digital fica na lateral superior direita, em uma posição que para destros é ótima para o dedão e para canhotos, para o indicador. Um sensor nas costas do smartphone ou diretamente na tela seria mais interessante, mas este não é um grande problema. Ele é bem veloz, basta encostar o dedo no sensor para que a tela já desbloqueie. Dica padrão para qualquer smartphone com desbloqueio digital: cadastre o mesmo dedo mais de uma vez para aumento de performance.

O reconhecimento facial funciona rapidamente — principalmente se a função “Levantar para ativar” estiver ligada, para que a tela se acenda ao levantar o smartphone — porém, como ele não possui um sensor dedicado, é melhor esquecê-lo se estiver no escuro. Como o reconhecimento é feito totalmente através da câmera, em ambientes escuros opte pela impressão digital.

Conclusão

Conclusão sobre o galaxy m62
Saldo final do M62 é positivo e é um smartphone com mega bateria para ficar de olho.

O Galaxy M62 se apresenta como um smartphone intermediário cheio de bons recursos, desenvolvidos com uma boa qualidade. O que desaponta é o fato dele não apresentar uma evolução tão significativa em relação ao Galaxy M51, seu antecessor lançado no começo do ano que vinha justamente com a proposta de ser um smartphone com 7.000 mAh de bateria. As principais diferenças entre os modelos ficam a cargo do design (ponto para o M51) e performance (ponto para o M62).

Por mais que o gosto de quero mais fique na boca, se você estiver interessado justamente em um intermediário com uma bateria imensa, o M62 é um modelo superior ao M51, e com um preço que, felizmente, não foge da realidade. O preço do Galaxy M62 é de R$3.499, mas a verdade é que dificilmente você irá pagar muito mais do que R$2.000 nele. Sob essa faixa de preço, pode ir sem medo, o M62 além de não ter concorrente com uma bateria superior, é um excelente modelo intermediário que vale a sua atenção.

Preço e disponibilidade

Vendido apenas em canais digitais, você encontra o Galaxy M62 por R$ 2.249,10 no Magazine Luiza em ambas as cores.

Especificações Técnicas – Galaxy M62

Especificações samsung galaxy m62
TMarcaSamsung
ModeloGalaxy M62
Memória interna128 GB
Memória RAM8 GB
TelaSUPER AMOLED Plus
6,7 polegadas
Resolução FULL HD+
Conectividade2G, 3G, 4G,
Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac (dual band, ou 2,4 GHz e 5 GHz),
Bluetooth 5.0 ,
entrada para fone de ouvido de 3,5 mm,
USB-C com USB 2.0;
ProcessadorExynos 9825
Sistema operacionalAndroid 11
Quantidade de chips/tipoDual chip/nano SIM
CâmeraPrincipal: 64 megapixels
Ultrawide: 12 megapixels
Macro: 5 megapixels
Sensor de profundidade: 5 megapixels
Frontal: 32MP
Bateria7.000 mAh
SensoresLeitor de impressões digitais na lateral, acelerômetro, sensor de luz e de proximidade;
CoresPreto e Azul
Espessura9,5 mm
Peso218 gramas
Onde comprar o Galaxy M62R$2.249 no Magazine Luiza

Leia também sobre o último evento da Samsung, que revelou os novos smartphones dobráveis da marca.

Veja também

REVIEW: Galaxy M62 é um ótimo intermediário com bateria gigantesca
  • Design - 6/10
    6/10
  • Tela e Som - 8/10
    8/10
  • Câmeras - 8.5/10
    8.5/10
  • Bateria - 10/10
    10/10
  • Performance - 8.5/10
    8.5/10
  • Reconhecimento Digital e Facial - 8/10
    8/10
8.2/10
Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:
Tags

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário