Conheça os detalhes do Galaxy Z Fold3 e Z Flip3

Cobertura sobre o galaxy z fold3 e galaxy z flip3
No Galaxy Unpacked, a Samsung apresenta os novos dobráveis Galaxy Z Fold3 e Z Flip3, com processador Snapdragon 888 e mais novidades

Nesta quarta-feira (11), durante o Galaxy Unpacked, a Samsung divulgou todos os detalhes sobre o Galaxy Z Fold3 5G e Z Flip3 5G, os novos smartphones dobráveis da empresa sul-coreana.

A apresentação da linha smartphones dobráveis da Samsung começa com a empresa lembrando ser a “líder no segmento”, explicando que cria modelos com diferentes formatos e integra funcionalidades especiais. Além disso, a empresa comentou sobre o crescimento de smartphones dobráveis. De 2019 até o momento tivemos um aumento de até 3x nesse mercado e a previsão é que isso chegue a cerca de 113% até 2025.

Os Galaxy Z Fold3 e Z Flip3 chegam com diversas novidades para esse segmento. Nessa nova geração ambos os aparelhos ganharam resistência a água (IPX8) e uma carcaça com liga de alumínio ultrarresistente (10x mais forte do que o anterior). Além disso, ficaram mais finos e compactos.

Confira também nosso resumo em vídeo do evento:

Galaxy z flip3, novo smartphone dobrável da samsung em formato de "concha"
Além de ter várias cores legais, o smartphone ficou mais “fashion”, segundo a própria Samsung

Segundo a Samsung, o design icônico do Z Flip3 foi criado para fazer uma apresentação fashion e lembrar um estojo de maquiagem, em um formato conhecido como “concha” (ou clamshell, em inglês).

No caso do Galaxy Z Fold3 5G, a principal novidade fica por conta da sua câmera frontal, sendo a primeira da linha Galaxy a ser sob a tela. Chamada de UDC (Under DIsplay Camera), a câmera sob a tela pretende manter a qualidade das fotos e ainda tira qualquer interrupção da tela ao assistir ou jogar.

Tela

Galaxy z flip3 em seus 3 "tamanhos"
O Galaxy Z Flip3 consegue ficar em 3 posições diferentes

Ambos os aparelhos ganharam novidades interessantes em suas telas externas. No caso do Galaxy Z Flip3 tivemos um aumento considerável em sua tela externa que é agora 4x maior do que na geração passada. Além disso, permite que você adicione até 8 widgets nessa tela para poder ouvir suas músicas, responder notificações e outras facilidades.

Na parte interna do Z Flip3 temos uma tela de 6,7″ com tecnologia Dynamic AMOLED 2x com resolução de 2640×1080 (Full HD+), utilizando o Infinity Flex Display. Junto a isso temos agora uma taxa de atualização adaptativa que pode chegar a até 120Hz.

O galaxy z fold3 tem uma tela linda e é dobrável
Além da sua tela dobrável, a nova versão do Galaxy Z Fold agora tem resistência a água

Já o Galaxy Z Fold3 5G traz consigo um painel externo HD+ (2268×832) de 6,2 polegadas com tecnologia Dynamic AMOLED 2x, trazendo agora taxa de atualização adaptável até 120Hz. No caso do antecessor Galaxy Fold2, essa mesma tela chegava no máximo até 60Hz. Em sua parte interna, temos a tela principal de 7,6 polegadas QXGA+ (2208 x 1768) com tecnologia Dynamic AMOLED 2x, Infinity Flex e uma taxa de atualização de até 120Hz.

Proteções, resistência a água e Design

Galaxy z flip3 com suas capinhas diferenciadas
Ambos os aparelhos contam com capas bem interessantes (vendidas separadamente).

Outra grande novidade para os aparelhos da linha de smartphones dobráveis da sul-coreana envolve sua proteção. Tanto o Z Fold3 5G quanto o Z Flip3 5G contam agora com a resistência IPX8, permitindo que os aparelhos sejam mergulhados em água doce até 1,5m por até 30 minutos sem causar danos nos aparelhos.

Em suas telas externas, temos agora proteção com a nova versão do Gorilla Glass Victus, o que garante 6x mais resistência aos aparelhos. Já as telas internas e dobráveis contam agora com uma película protetora 80% mais durável.

Por fim, os aparelhos ficaram mais finos, leves e compactos. Agora temos aparelhos com um corpo um pouco menor e mais leve, mas com um aproveitamento maior de suas telas e câmeras. O Z Flip 3 contará com 3 cores: creme, preto, verde e violeta. Já o Z Fold3 poderá ser comprado nas cores preto, verde e prata.

Câmeras

Saiba os detalhes das câmeras do galaxy z fold3 e z flip3
O Galaxy Z Fold3 têm 3 câmeras traseiras

O Galaxy Z Fold3 será o primeiro smartphone dobrável a ter uma câmera sob a tela. De acordo com Renato Citrini (gerente sênior de produtos da Samsung Brasil), essa novidade trará a melhor experiência em ambos os casos: tanto para gravar vídeos e bater fotos ou então para assistir aos seus filmes e séries sem nenhum tipo de interrupção.

Na traseira são 3 câmeras sendo uma Ultra Wide, uma Wide e uma Telefoto, todas com 12MP, mas com a telefoto tendo a possibilidade de zoom óptico de 0,5x até 2x e zoom digital de até 10x. Além disso, contam com proteção Gorilla Glass para dar mais segurança. Por fim, temos uma câmera frontal do tipo punch hole na tela externa do aparelho, com 10MP e campo de visão de 80º.

No caso do galaxy z flip3 temos 2 câmeras traseiras e 1 frontal
O novo Z Flip traz um bom conjunto de câmeras, sendo o kit traseiro uma câmera dupla

No caso do Galaxy Flip3 temos 3 câmeras no total. As duas principais se encontram na traseira do aparelho ao lado da tela externa e aqui temos uma câmera Wide e uma Ultra-Wide. Ambas contam com 12MP, mudando apenas que o campo de visão da Ultra-Wide é maior para alcançar mais conteúdo. Já a câmera frontal é de 10MP, o suficiente para você fazer belas selfies em família.

Hardware

Galaxy z fold3 e galaxy z flip3 no samsung unpacked 2021
Ambos os aparelhos trazem o melhor que existe atualmente nos processadores Qualcomn

Os dois dobráveis da Samsung vem equipados com o Qualcomn Snapdragon 888 5G, o que há de melhor da marca no momento, e que já equipa a linha Galaxy S21 em mercados selecionados. No caso do Galaxy Z Fold3 temos 12GB de RAM e duas opções de armazenamento: 256GB ou 512GB. O Galaxy Z Flip3, por outro lado tem 8GB de memória RAM e duas versões de armazenamento: 256GB ou 512GB.

Os dois aparelhos tem sensor de impressão digital capacitivo na lateral e se diferem um pouco na bateria. O Z Fold3 tem 4400mAh e o Z Flip3 tem 3300mAh. Saberemos se estes números são suficientes quando os aparelhos estiverem disponíveis para testes.

Interface e usabilidade

A interface da oneui 3. 1 está toda adaptada para o galaxy z fold3
No Galaxy Z Fold3, até o app de câmera é adaptado para funcionar melhor

Nesse quesito o grande destaque fica por conta do Galaxy Z Fold3 5G, que traz uma repaginada na forma de se utilizar o aparelho. Assim como é feito em alguns tablets, o sistema operacional agora está totalmente adaptado para funcionar com o dobrável mais parrudo da empresa. A interface foi otimizada para que tudo caiba de forma bonita e funcional na tela do Z Fold3. Essa interface ainda conta com uma barra de tarefas no canto direito para fácil acesso dos apps e melhor manuseio da multitarefa.

Junto a isso, os apps também terão uma otimização voltada para o design dos smartphones dobráveis, podendo se adaptar a diferentes tamanhos na tela e função multi janela para todos os aparelhos. A interface das câmeras inclusive ganha algumas funções bônus como, por exemplo, a “visão de captura”, recurso onde poderá ver cerca de 100 possibilidades de imagens e poderá decidir o que fazer com elas.

Galaxy z fold3 é um celular dobrável com s-pen
Além de toda potência, o Z Fold3 ainda é compatível com a S-Pen

Ele agora também é compatível com a S-Pen. Com seu lançamento teremos uma versão exclusiva chamada S-Pen Fold Edition, sem bluetooth, mas ainda com algumas funções. Já a S-Pen Pro será compatível com qualquer outro dispositivo Samsung que aceite canetas digitais.

Além de ter Bluetooth, tem também um indicador de LED, os Air Commands e Air Actions. O lado negativo é que o Z Fold3 não tem um espaço para guardar as canetas — como é feito nos modelos da linha Galaxy Note —, o que tira um pouco da facilidade de ter uma caneta digital para anotações rápidas.

A nova tela externa do flip3 é perfeita para fazer selfies
Além de todas as novidades com os apps na tela externa, ela ainda te permite fazer ótimas selfies

O Galaxy Z Flip3 5G ganhou um grande upgrade em sua tela externa, que servirá não apenas para ler mensagens, mas agora poderá ser usada para fazer pagamentos com o Samsung Pay, controlar suas músicas, controlar o volume e obviamente, ler as notificações.

Essa talvez seja a maior e mais interessante mudança do Z Flip3 em relação ao seu antecessor e com ela, o aparelho passa a ser ainda mais interessante do que era antes. Você pode literalmente fazer diversas coisas com ele agora sem precisar abrir sua tela, apenas através da sua pequena tela externa.

Conectividade e Sistema Operacional

Conectividade dos smartphones dobráveis da samsung
Os novos smartphones dobráveis da Samsung tem o melhor da conectividade atual

Os dois smartphones dobráveis da Samsung trazem muitas semelhanças em conectividade. Ambos contam com Bluetooth 5.0, 5G, NFC, possibilidade de carregamento sem fio e uma entrada USB-C para carregá-los. Eles também suportam carregamento rápido.

O grande diferencial aqui realmente fica por conta do Wi-FI. No caso do Z Fold3 temos conectividade com o Wi-Fi 6, enquanto o Z Flip3 possui o já difundido Wi-Fi 5. Na prática, a versão 6 do WiFi consegue usar as redes de 6GHz para aumentar o seu sinal, evitando problemas de conexão — mas depende de roteadores compatíveis. Os dois aparelhos também aceitam e-SIM, o chip de operadora virtual, mas no caso do Z Fold3 a sua gaveta física suporta dual SIM + eSIM, enquanto no Z Flip3 temos apenas uma entrada física + eSIM.

Em questão de sistema operacional ambos os aparelhos vêm de fábrica com o Android 11 utilizando a OneUI 3.1, última versão da interface personalizada da Samsung.

Especificações técnicas — Galaxy Z Fold3 5G e Galaxy Z Flip3 5G

O galaxy z fold3 virá em 3 cores diferentes
O Galaxy Z Fold3 terá 3 cores diferentes
ModeloGalaxy Z Fold 3
Dimensões158,2 x 128,1 x 6,4 mm aberto; 158,2 x 67,1 x 14,4 mm fechado
TelaPrincipal:
7,6″ dobrável, 2208 x 1768 pixels, 374 ppi, Dynamic AMOLED 2x, 120 Hz;
Externa:
6,2″ Super AMOLED (2260 x 832 pixels, 387 ppi)
ProcessadorQualcomn Snapdragon 888 5G
Câmeras TraseirasCâmera tripla:
12 MP (câmera principal, f / 1.8, 78 °, 1.4 µm, OIS, 2PD)
12 MP (ultra-wide, f / 2.2, 123 °, 1.12 µm, FF)
12 MP (f /2.4 1.0 µm, OIS)
Câmeras FrontaisCâmera dupla, 4 MP (sob o display, f / 1.8) + 10 MP (na “capa”, f / 2.2)
Armazenamento256/512 GB UFS 3.1
Memória RAM12 GB LPDDR5
Sistema OperacionalAndroid 11, OneUI 3.1
Conectividade4G (LTE)
5G
Bluetooth 5.0
WLAN AX (Wifi 6)
NFC
USB Tipo-C
Dual SIM + eSIM
CoresPreto, verde e prata
Preço
O galaxy z flip3 é o dobrável da samsung mais "simples" e compacto
Essa nova tela externa do Galaxy Z Flip3 vai arrasar corações
ModeloGalaxy Z Flip3
Dimensões166 x 72,2 x 6,9 mm
TelaPrincipal
6,7″, 2640 x 1080 pixels, 425 ppi, Dynamic AMOLED 2x, 120 Hz;
Externo:
1,9″, 260 x 512 pixels Super AMOLED
ProcessadorQualcomn Snadpragon 888 5G
Câmeras TraseirasCâmera dupla
12 MP (câmera principal Wide, f / 1.8, 78 °, 1.4 µm, OIS, 2PD)
12 MP (Ultra-Wide, f / 2.2, 123 °, 1.12 µm, FF)
Câmeras Frontais10 MP (f / 2.4, 1.22 µm, 80 °)
Armazenamento128/256 GB UFS 3.1
Memória RAM8 GB LPDDR5
Sistema OperacionalAndroid 11, OneUI 3.1
Conectividade4G (LTE)
5G
Bluetooth 5.0
WLAN AC (Wifi 5)
NFC
USB Tipo-C
SIM + eSIM
CoresCreme, preto, verde e violeta
Preço

E aí, o que você achou dos novos smartphones dobráveis da Samsung? Aproveite para conferir tudo sobre o Galaxy Watch4 e o resumão do Galaxy Unpacked, com todos os lançamentos da Samsung.

Fonte: Samsung

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário