Samsung lança o Galaxy S20 FE, a versão Lite desta geração

Samsung Galaxy S20 FE
Novo Galaxy S20 FE é mais barato que os outros S20 e traz recursos premium, como rolagem de tela super suave, processador avançado e bateria de longa duração
Anúncio
Samsung lança o Galaxy S20 FE, a versão Lite desta geração

A Samsung já tem três versões do Galaxy S20: a padrão, o Plus e o Ultra. Nesta quarta-feira (23), a empresa anunciou uma quarta versão: o Galaxy S20 FE (sigla para “Fan Edition”, que é uma “Edição para Fãs”, em tradução livre). A empresa apresentou o smartphone numa “Edição para Fãs” do evento Galaxy Unpacked, realizado virtualmente por conta da pandemia do novo coronavírus.

O smartphone é basicamente um S20 com as características e especificações que a Samsung considerou essenciais, tendo como base o feedback dos seus usuários (daí o nome “Fan Edition”).

“Ouvimos o que os fãs mais gostaram sobre nossa série Galaxy S20, quais os recursos que eles usaram com mais frequência e o que eles gostariam de ver em um novo smartphone.”

Dr. TM Roh, presidente e líder de negócios de comunicações móveis da Samsung

Entre essas “características essenciais” que o S20 FE traz estão a rolagem de tela super suave (com taxa de atualização de 120Hz), suporte ao 5G, processador octa-core (Exynos 990 ou Snapdragon 865), sistema de câmera com inteligência artificial (IA), bateria de longa duração e design premium.

A Samsung informou que o Galaxy S20 FE estará disponível globalmente a partir de 2 de outubro.

Confira abaixo os detalhes sobre as principais características do novo smartphone da Samsung:

Design

Foto de vários modelos do Galaxy S20 FE
Galaxy S20 FE traz design premium

O Galaxy S20 FE traz uma nova abordagem de design, com novas cores e um novo tipo de acabamento. São seis cores: Red (vermelho), Orange (laranja), Lavender (lavanda), Mint (verde-menta), Navy (azul escuro) e White (branco).

Todas essas cores são acompanhadas de “Cloud”, que faz alusão ao novo tipo de acabamento, que possui um efeito de textura de névoa. Segundo a fabricante, esse efeito minimiza impressões digitais e manchas, caso o usuário queira arriscar usar o novo celular sem capinha.

O design em si é bem parecido com os outros modelos da linha S20, com a tela ocupando praticamente toda a parte frontal do aparelho (sem quase nenhuma moldura ao redor das bordas planas), a câmera frontal abrigada num notch discreto (que, aliás, é o menor notch criado pela Samsung até o momento) e a parte traseira feita de plástico.

Essa “beleza premium” do S20 FE é acompanhada da classificação IP68, que garante resistência a água e poeira. A Samsung acrescentou que o novo celular suporta até 1,5 metros debaixo d’água por até 30 minutos.

O novo celular da Samsung também conta com sensor óptico de impressão digital e alto-falantes estéreo.

Tela

Tela do Samsung Galaxy S20 FE
S20 FE conta com tela de 6,5″ Super AMOLED Full HD+

O novo S20 Fan Edition traz um “display infinito” (Infinity-O) de 6,5 polegadas Super AMOLED com taxa de atualização de 120Hz, característica que, segundo a Samsung, fez sucesso entre os usuários após o lançamento dos outros modelos da linha S20.

De acordo com a fabricante, essa taxa de atualização permite uma rolagem fluida da tela, além de ser ideal para assistir a filmes e séries. Além disso, o display possui resolução Full HD+ (1080×2400) e certificado HDR10+, que é um formato de qualidade de imagem que garante qualidade superior de cor e contraste na imagem ao reproduzir vídeos.

Câmeras

Câmeras do Samsung Galaxy S20 FE
Galaxy S20 Fan Edition tem sistema triplo de câmeras com recursos de IA

O Galaxy S20 Fan Edition vem com um sistema triplo de câmeras que, apesar de poderoso, fica um pouco atrás em comparação aos outros modelos da linha S20. Confira abaixo mais detalhes sobre as lentes:

  • Câmera principal: grande-angular de 12MP, abertura de f/1.8, estabilização óptica de imagem (OIS) e sistema Dual Pixel de Auto Foco (AF);
  • Câmera ultra-wide: 12MP, 123º de ângulo de visão e abertura de f/2.2;
  • Câmera teleobjetiva: 8MP com zoom óptico de 3x, abertura de f/2.0 e estabilização óptica de imagem (OIS);
  • Câmera frontal: 32MP e abertura de f/2.2.

De acordo com a Samsung, a teleobjetiva também é capaz de usar o “Space Zoom“, que aproxima a imagem em até 30x. Diferente do zoom óptico híbrido, que combina lente e sensor de imagem, esse “Space Zoom” utiliza zoom digital. Ou seja, utiliza mais software do que hardware. Esse sistema também conta com Estabilização Óptica de Imagem (OIS) e rastreamento AF (Auto Foco).

Ainda falando sobre os sensores traseiros, a Samsung informou que eles são capazes de processar vários quadros de maneira simultânea. Na prática, a fabricante garante que é possível obter imagens detalhadas e vibrantes.

Esse processamento múltiplo de quadros também está disponível na “Câmera Noturna“, então essas vantagens também estão disponíveis para cenas e ambientes com pouca luz. Conforme explicou a Samsung, isso é possível graças a recursos de IA embutidos no sistema das câmeras, que estabiliza o movimento (tanto em fotos quanto em vídeos). Uma desvantagem, porém, é que o novo celular não é capaz de gravar vídeos em 8K.

Menor camera frontal em um aparelho Samsung
S20 FE traz câmera frontal de 32MP

Já a câmera frontal conta com a tecnologia tetra-binning, que, segundo a Samsung, permite capturar imagens de maneira instantânea com qualidade boa para postar nas redes sociais.

O novo S20 FE também conta com o Single Take, que permite que o usuário fotografe apenas umas vez mas disponha de várias opções de imagens, habilitadas por IA. Dá para fotografar por até 15 segundos com apenas um toque no obturador e, em seguida, acessar uma galeria personalizada com fotos e vídeos.

Performance e conectividade

A Samsung equipou o Galaxy S20 FE com um processador octa-core de 64 bits e sete nanômetros de 3.0GHz ou 2.7GHz, dependendo do modelo, além de opções com conectividade 5G.

No caso do S20 FE que tenha suporte ao 5G, o processador é o Snapdragon 865. Já no que não possui esse suporte, o processador é o Exynos 990, fabricado pela própria Samsung e que equipa o Galaxy S20 no Brasil.

Dois modelos do Galaxy S20 FE
Galaxy S20 FE tem suporte a Wi-Fi 6

Ainda segundo a Samsung, o S20 FE é compatível com Wi-Fi 6, que é capaz de suportar uma conexão com velocidade alta e com baixa latência. Para quem curte jogar no celular, isso torna possível jogar em tempo real com pouco atraso na imagem.

O novo smartphone da empresa vem com Android 10, com suporte a três atualizações do sistema operacional. De acordo com a fabricante, isso mantém o Galaxy S20 FE atualizado com a proteção de segurança e os recursos mais recentes oferecidos pela empresa.

Além disso, o Galaxy S20 FE traz a interface One UI 2, que, como explicou a Samsung, mantém o que é essencial no Always On Display e deixa a tela mais agradável aos olhos no Modo Noturno do Android.

Hardware e bateria

Pessoa segurando o Galaxy S20 FE
Galaxy S20 Fan Edition conta com 8GB de memória RAM e 128GB de armazenamento

O S20 Fan Edition vem com 8GB de memória RAM e 128GB de armazenamento interno, que é expansível para até 1TB, por meio de um cartão de memória microSD.

Já sua bateria possui capacidade de 4.500mAh, que é capaz de durar o dia todo (até 25 horas) e realizar um gerenciamento inteligente de carga, de acordo com a Samsung. Isso, porém, varia conforme o tipo de uso do celular.

O Galaxy S20 FE também conta com suporte ao carregamento rápido (Super Fast Charger 25W), tanto com fio quanto sem fio. O novo celular também é compatível com o PowerShare sem fio, que compartilha cargas de aparelhos e acessórios da Samsung ou de outra marca que também sejam compatíveis.

O Super Fast Charging garante 50% de carga em 30 minutos, por meio do carregador super-rápido de 25W, informou a fabricante. O smartphone também suporta Fast Wireless Charging 2.0, que acelera a carga com o aparelho desligado.

A Samsung também informou que o novo S20 FE se conecta de forma intuitiva a outros aparelhos do ecossistema Galaxy, como os fones de ouvido Bluetooth Galaxy Buds Live e o Galaxy Fit 2.

Preço e disponibilidade

Segundo a Samsung, o Galaxy S20 FE vai estar disponível globalmente a partir de 2 de outubro. Nos EUA, o novo smartphone já está disponível para pré-venda, custando US$699 (R$3.879,45 na cotação atual, sem considerar impostos e encargos.

Até a publicação desta reportagem, a Samsung não divulgou informações específicas sobre o lançamento do S20 FE no Brasil.

Smartphone da pandemia

Vários modelos do Galaxy S20 FE
S20 Fan Edition é resposta direta da Samsung à pandemia

Ao site The Verge, a Samsung disse que o S20 FE não estava nos planos quando lançaram a linha S20. O que motivou a criação do Fan Edition foi a pandemia do novo coronavírus. Ainda segundo a empresa, a decisão de desenvolver esse novo smartphone veio após o evento em que a empresa anunciou a linha S20 e o Z Flip, em março deste ano.

Isso faz do Galaxy S20 FE o primeiro celular a ser criado em resposta direta à pandemia de COVID-19. A ideia da Samsung, como já apontado no começo desta reportagem, foi criar um modelo de smartphone que pudesse ser comercializado por um preço mais baixo mas ainda trazendo características e especificações premium da linha S20.

Especificações técnicas do Galaxy S20 FE

Dimensões e peso74.5 x 159.8 x 8.4mm, 190g
TelaFHD+ de 6.5 polegadas Super AMOLED
Display Infinito (1080×2400), 407ppi, certificado HDR10+
Taxa de atualização de 120Hz
Câmeras traseirasCâmera principal: grande-angular de 12MP, abertura de f/1.8, estabilização óptica de imagem (OIS) e sistema Dual Pixel de Auto Foco (AF);
Câmera ultra-wide: 12MP, 123º de ângulo de visão e abertura de f/2.2;
Câmera teleobjetiva: 8MP com zoom óptico de 3x, abertura de f/2.0 e estabilização óptica de imagem (OIS);
Câmera frontal32MP e abertura de f/2.2
ProcessadorProcessador Octa-Core de 64 bits 7nm
– 3.0 GHz (velocidade máxima do relógio) + 2.4GHz + 1.8GHz
 
Processador Octa-Core de 64 bits 7nm
– 2.7 GHz (velocidade máxima do relógio) + 2.5GHz + 2GHz
Armazenamento128GB (expansível até 1TB via microSD)
Memória RAM8GB
Conectividade5G e Wi-Fi 6
Bateria4.500mAh
Carregamento rápido
PowerShare sem fio
CoresRed (vermelho), Orange (laranja), Lavender (lavanda), Mint (verde-menta), Navy (azul escuro) e White (branco)
PreçoUS$699

Fontes: Samsung e The Verge


O que você achou desse novo Galaxy S20 FE? Conte para nós aqui nos comentáros!

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter