Imagem destacada google nest audio

REVIEW: Google Nest Audio traz som premium e design sofisticado

Avatar of luís felipe herrera
Em pé de igualdade ao Echo Dot 4.ª geração, o Google Nest Audio traz excelência aos alto-falantes inteligentes

O Google Nest Audio é a novidade do Google para a casa conectada que acaba de chegar ao Brasil. O produto é a versão superior do Nest Mini 2.ª geração e vem para bater de frente com o Echo Dot 4.ª geração, da concorrente Amazon.

O smart speaker (alto-falante inteligente, em tradução livre) traz um design moderno, som de qualidade premium e é um hub para todos os dispositivos de casa conectada que você tiver (você pode controlá-los a partir do Nest Audio).

Ao preço de R$ 849 reais, será que o investimento em uma caixa de som que te permite usar a voz para controlar vários dispositivos (e até aplicativos) vale o seu investimento e a sua atenção? Nós a testamos nos últimos dias e trazemos tudo o que você precisa saber nesse review.

Confira abaixo a análise do Showmetech sobre o novo smart speaker premium do Google.

Design

Com um corpo estruturalmente maior que o da Nest Mini, o Nest Audio pesa 1,16 kg e possui 17,5 cm de altura. Seu formato é de um retângulo com as bordas superiores arredondadas.

Aqui nós já podemos observar a tendência de design escolhida pelo Google, privilegiando o design sofisticado e acreditando que o consumidor aprenderá a usar o produto da forma correta, pois nenhum dos botões é visível. Na parte superior, os três botões se escondem embaixo do tecido. Cada um ocupa uma “região” e, nas primeiras vezes, será comum apertar dois botões ao mesmo tempo — ou, sendo realista, dar “tapinha” em dois botões ao mesmo tempo — ou até mesmo o errado.

Botões sensíveis ao toque nest audio
Da esquerda para a direita, temos os botões de diminuir volume, play ou pause e aumentar volume.

Por mais que no começo possa ser estranho, é fácil pegar o jeito de como os botões funcionam e usá-los da forma correta.

Na parte de trás, temos a chave para ligar e desligar o microfone e embaixo, há o conector da fonte — detalhe que se trata de um produto que funciona exclusivamente ligado na tomada, não possuindo bateria para que você possa sair andando com ele pela casa.

Traseira minimalista nest audio
Na traseira temos a chave que ativa ou desativa os microfones, mantendo o design limpo e minimalista do Nest Audio.

O material que cobre os botões e os alto-falantes é um tecido feito de garrafas pet recicladas. Além dele, a caixa, a base e outros componentes são feitos com 70% de plástico, segundo o Google, e garanto que a apresentação é impressionante, ainda mais ao saber que houve um cuidado em relação à sustentabilidade na confecção do produto.

Pode parecer engraçado, mas textura do tecido lembra uma poltrona confortável, e o detalhe da parte em que a costura junta as seções anterior e posterior ainda dá uma cara de produto feito à mão.

Parte da frente nest audio
Os quatro pontinhos ficam iluminados em branco caso o microfone esteja ligado e só aparecem caso você interaja com o Nest Audio. Já o laranja, para caso esteja desligado, fica sempre aceso.

Na parte da frente, existem 4 pontinhos iluminados que são o único indicativo visual do produto. A intensidade dos pontinhos muda de acordo com o volume — a mudança é questão de detalhe, e você só percebe de perto — e existem duas cores: branco quando o microfone está ligado e laranja, quando o microfone está desligado.

O Nest Audio está disponível no Brasil nas cores giz (branco) e carvão (cinza).

Configurando e usando-o como Hub

As marcas têm o cuidado de não assustar usuários novos desse tipo de produto com etapas de configuração pouco explicativas e claras. Configurar o Nest Audio é bem simples e basicamente consiste em posicioná-lo preferencialmente em algum canto da sua sala, quarto ou cozinha — pois seu som é do tipo direcional e não espacial, então se quiser aproveitá-lo o melhor possível, deverá pensar nesse detalhe — e seguir os passos no aplicativo Google Home.

O Google Home, por sua vez, é peça fundamental aqui e, felizmente, é muito fácil de mexer e te ajuda a controlar o Nest Audio. Com o dispositivo ligado na tomada, o aplicativo irá encontrá-lo e você irá conectá-lo ao Wi-Fi diretamente pelo seu smartphone. Com isso pronto, você poderá conectar todos os seus dispositivos de casa conectada e alguns aplicativos de música e vídeo, um detalhe muito importante.

E se eu não tenho nenhum produto de casa conectada?

Talvez você não tenha uma Smart TV nem lâmpadas inteligentes, nem algum produto de casa conectada, e nesse ponto você pode se perguntar: esse produto tem alguma serventia para mim? E eu te garanto que sim, e isso é uma das melhores partes do Nest Audio.

Usando-o como Hub

A função de hub, isto é, concentrar o controle de vários dispositivos e aplicativos em um único lugar, é muito útil mesmo que você não possua outros elementos de casa conectada, pois você ainda terá controle de várias funções do seu smartphone com o assistente pessoal, além de acesso direto do Spotify, Netflix e Disney+ (são os três aplicativos que podem ser veiculados até o momento).

Aplicativo google home
Você pode controlar todos os dispositivos e aplicativos conectados ao hub do Nest Audio ao mexer no aplicativo do Google Home.

Você pode pedir para que uma música seja tocada no Spotify ou colocá-la manualmente pelo seu smartphone. O que é muito interessante é a forma com que o Nest Audio se integra ao seu aplicativo. Ele dispensa a conexão Bluetooth com o seu smartphone, pois ele se conecta diretamente com a sua conta.

Usando o spotify pelo nest audio
REVIEW: Google Nest Audio traz som premium e design sofisticado

Isso é muito útil, pois deixa o seu canal de Bluetooth livre e facilita que qualquer pessoa possa colocar músicas durante uma festinha. Basta estar na mesma rede Wi-Fi que o smart speaker para a opção estar habilitada.

Infelizmente, ele ainda não é tão funcional para chamadas de voz ou de vídeo, pois a única forma de fazê-lo é através do “Google Duo”, aplicativo exclusivo do Google para chamadas de voz e vídeo. A pergunta que eu faço é: quantas pessoas você conhece que utilizam esse aplicativo? Uma integração com as chamadas de voz e vídeo do WhatsApp, por exemplo, seriam muito mais funcionais e bem-vindas.

Voz do Google e comandos

Claro que um elemento muito importante para um assistente pessoal é a voz do robô que fala com você. Nesse aspecto, o Nest Audio não chega a pecar, mas tem um caminho claro de onde melhorar. A voz é um pouco “truncada” e não possui a naturalidade que você já encontra na voz da Alexa, por exemplo.

Os comandos possíveis são os mais diversos, e já antecipo um detalhe importante: você pode dizer “Hey Google” ao invés de “Ok Google” — e possivelmente gerar caos nos smartphones da maioria das pessoas.

As tarefas simples do seu smartphone que o Nest Audio realiza são muito agradáveis de serem realizadas com comandos de voz. Após alguns dias, você vai se perceber parando de usar vários aplicativos nativos do seu smartphone, trocando a ação por, por exemplo: “Vai chover amanhã?” “Qual a previsão do tempo?” “Definir timer para 5 minutos”, “Configurar alarme”, “O que tem na minha agenda hoje?” etc.

Ainda há comandos mais criativos, como perguntar qualquer coisa específica e pontual como “Qual a população da Espanha?”, ou a divertida “Me conte algo interessante”, e aqui eu encontrei diversas respostas curiosas e legais. Desde o histórico da Marta, jogadora da seleção brasileira, até a história da russa que teve mais filhos na história da humanidade.

Nest audio na cozinha
A cozinha é um dos locais mais convidativos para posicionar o Nest Audio, principalmente se você tiver uma cozinha no formato de ilha.

São curiosidades que combinam com o momento de fazer o café da manhã, tornando o smart speaker uma verdadeira companhia para conversar — ainda mais nesses tempos de pandemia da COVID-19.

Só sinto que o Google poderia encurtar as respostas do assistente. Quase tudo que você pede, ele te responde com “Ok, alarme configurado para tal hora”, sendo que seria muito mais agradável se ele simplesmente te dissesse “Ok”.

Apesar disso, os microfones são muito hábeis em captar a sua voz mesmo que você fale baixo com uma música alta tocando. Vale se atentar em falar com ele na língua que você escolheu na hora da configuração. Na maioria dos meus testes em que pedi para que ele tocasse alguma música em inglês, ele não conseguiu entender o que eu queria, só entendendo as músicas que eu disse em português.

Som

Vale lembrar que, apesar das tecnologias de alto-falante inteligente, o Nest Audio ainda é um alto-falante e a qualidade do som é imprescindível. Ele é equipado com um tweeter de 19 mm (driver de som focado nos sons agudos) e um woofer de 77 mm (driver de som focado nos sons graves), sendo assim, um aparelho que enfatiza os graves das músicas.

Com potência de 30 W e a ênfase nos graves, ele traz um som de qualidade premium que facilmente é o suficiente para uma festinha para poucas pessoas em um apartamento, e entrega um som potente com o volume no máximo sem distorções.

Apesar de não ser cômodo levá-lo para lá e para cá por só funcionar direto na tomada, ele facilmente substitui uma caixinha de som de uso doméstico. Sua potência só começará a não ser suficiente quando comparado a produtos de categorias acima.

Conclusão

Por mais que fique bem claro os pontos que o sucessor do Nest Audio tem para evoluir, o produto que temos hoje em mãos é de altíssima qualidade, substituindo caixinha de som de uso doméstico, trazendo comodidade ao agregar os dispositivos, aplicativos e funções do smartphone, além de ser uma peça bonita para a decoração da casa.

Além de trazer esses pontos fortes de forma bem clara, ele ainda responde à pergunta mais básica que qualquer pessoa pode ter em relação a um produto como esse, que é: para quem é esse produto? Pode parecer que ele é feito para quem já possui vários itens de casa conectada, mas ele prova justamente o contrário.

Se você já possui vários itens, ele é para você, assim como para quem quer a comodidade de controlar várias funções do smartphone no smart speaker, assim como para quem quer um um alto-falante de uso doméstico com qualidade de som premium.

Resumindo, ele contempla todo mundo, mas, o quão mais interessado você for por casa conectada, mais ele será ideal para você.

Preço e disponibilidade

Ao preço sugerido de R$ 849 reais, você encontra o Nest Audio em até 12 vezes de R$ 71,07 na loja do Showmetech.

Especificações Técnicas – Google Nest Audio

Google nest audio
MarcaGoogle
ModeloNest Audio
ProcessadorQuad Core A53 de1.8GHz
Potência30 Watts RMS
Som1 tweeter de 19 mm
1 woofer de 77 mm
BotõesTrês, sensíveis ao toque
Chromecast embutidoSim
ConexõesWi-Fi 802.11b/g/n/ac (2.4 GHz)
Bluetooth 5.0
Estrutura70% plástico reciclado
Dimensões175x124x78 mm
Peso1,16 kg
CoresGiz (branco)
Carvão (cinza)
PreçoAté 12 vezes de R$ 71,07

Confira também a nossa análise completa sobre o smart speaker da concorrente Amazon, o Echo Dot.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados