REVIEW: Huawei Watch GT 2 Pro é um smartwatch ótimo para treinos, para treinos

Huawei watch gt 2 pro destacada
Design do Huawei Watch GT 2 Pro é fora de série, mas o software ainda precisa evoluir

Se tem uma coisa que ninguém teria a coragem de dizer, é que a Huawei não faz smartwatches bonitos. Desde o primeiro modelo da linha GT, o nível do acabamento só aumenta, chegando agora no Huawei Watch GT 2 Pro, um relógio que pode até chamar atenção pelo seu nome gigante, mas chama mais ainda pelo seu nível de beleza.

Em compensação, por mais que ele esbanje beleza, os problemas do software da Huawei continuam fazendo com que a experiência não seja tão positiva como poderia ser.

Assinando como um produto Pro da marca, esse modelo dispara na frente dos seus irmãos de linha e chega ao Brasil com um preço de R$ 2.399, bem acima do que estávamos acostumados a ver nos relógios inteligentes da chinesa.

Será que ele vale o investimento? Confira abaixo a análise do Showmetech sobre o Huawei Watch GT 2 Pro, da Huawei.

Design

Huawei watch gt 2 pro relógio no pulso
Componentes premium fazem do Huawei Watch GT 2 Pro um smartwatch lindo e resistente

Possivelmente, eu nunca vi um relógio inteligente tão bonito quanto o Huawei Watch GT 2 Pro. Se tratando de um modelo premium, a marca surpreende não apenas na beleza mas na qualidade excelente das peças. A tela do relógio possui vidro de safira, o corpo é feito em titânio e a parte debaixo é de cerâmica brilhante.

Huawei watch gt 2 pro parte debaixo
Embaixo, há o sensor que realiza leituras constantemente do seu nível de estresse, frequência cardíaca entre outros parâmetros

A pulseira de borracha deixa o vestível muito confortável. Inclusive, você pode comprar separado pulseiras de outras cores mas francamente, a pulseira preta ajuda a deixá-lo charmoso porém discreto no pulso, sendo excelente para ir com ele na academia ou em um evento com traje social.

A caixa do relógio possui dois botões na lateral direita: o inferior, que te leva ao menu de treinos e pode ser alterado, e o superior, que leva para o menu principal e não pode ser alterado.

Pesando cerca de 55g (cerca de 10g acima do Huawei Watch GT 2e), confesso que senti a diferença no pulso. Na prática, ele não te incomoda ao fazer nenhuma atividade, mas não é um relógio que você se acostuma com ele ao ponto de esquecê-lo em algum momento.

O smartwatch também acerta em cheio ao trazer resistência em até 5 ATM, isto é, até 50 metro de profundidade, diferencial muito bem-vindo, já que nem todo smartwatch pode te acompanhar em esportes aquáticos sem nenhum problema.

Tela

A tela do Huawei Watch GT 2 Pro é um painel do tipo AMOLED com 1,39 polegadas e resolução HD com 454 x 454 pixels. Por mais que existam poucas animações de transições entre as funções do relógio, as animações são belíssimas e entregam uma experiência de uso muito fluida e satisfatória.

A resolução é excelente para uma tela tão pequena e o charme se sobressai nos mostradores. Os mostradores pré-definidos são lindos mas caso nenhum deles te satisfaça, você pode pesquisar por novas opções no aplicativo Huawei Health. Confesso ser surreal a quantidade de opções disponíveis, então alguma vai ser do seu agrado.

O brilho atinge o que se espera, uma intensidade boa o bastante para caso você esteja debaixo do sol. Apenas neste cenário você vai precisar do brilho no máximo.

Huawei watch gt 2 pro modo sempre na tela
Modo “Sempre na Tela” do Huawei Watch GT 2 Pro diminui a autonomia da bateria em prol de uma experiência mais completa

Uma função que se destaca é o “Sempre na Tela” ou como você já deve estar acostumado nos smartphones, o “Always on Display“, que mantém a tela ligada com um mostrador de qualidade ligeiramente menor em um modo de pouco consumo de bateria. Você consegue fazer com que seu relógio inteligente se passe por um relógio tradicional, algo nem tanto funcional, mas sem dúvidas, muito charmoso.

Bateria

A Huawei afirma que a bateria chega em 14 dias de duração e felizmente, nós assinamos embaixo da palavra da marca.

Em nossos testes, buscando um uso intenso e exacerbado do produto — mantendo brilho alto, “Sempre na Tela” ativo, testando os modos de treino e checando constantemente minhas estatísticas de saúde — obtive 9 dias de bateria, que já é uma autonomia excelente. Em uso normal e menos intenso, as duas semanas devem ser atingidas sem problemas.

Huawei watch gt 2 pro carregador do relógio
Huawei Watch GT 2 Pro acompanha carregador por indução que se acopla na parte debaixo do relógio inteligente

O carregador que acompanha o relógio inteligente na caixa, se conecta pela parte debaixo e oferece 100% de carga em menos de duas horas conectado à tomada. Com isso, vai ser fácil se esquecer aonde onde você viu o carregador pela última vez.

Funcionalidades

Como de costume, os relógios da Huawei possuem um foco enorme em exercícios e estatísticas de saúde (seu destaque) mas são pouco inteligentes (sua fraqueza).

Primeiro no mundo das atividades físicas, o Huawei Watch GT 2 Pro cobre uma gama impressionante de opções. É realmente improvável que você pratique algo que não esteja contemplado dentre as opções aqui. Ele já preza pelos detalhes ao separar “Caminhada ao ar livre” de “Caminhada interna” e “Corrida ao ar livre” de “Corrida interna”, mas você percebe que ele é ainda mais detalhista ao separar vários estilos de luta como “Karatê”, “Boxe” e “Taekwondo”, por exemplo.

Destaque aos 13 trajetos de corrida que ele dispõe, além da ótima opção “Corrida intervalada” — difícil de encontrar nos produtos da categoria — para você correr e fazer descansos curtos durante seu treino.

E se você é dos esportes aquáticos, o Huawei Watch GT 2 Pro mergulha de cabeça com você, suportando até 5 ATM de profundidade.

Ao iniciar um exercício, caso você não inicie manualmente pelo relógio, após algum tempo ele detecta o que você está fazendo e faz o início automático.

Os aspectos medidos pelo smartwatch no treino irão variar com a atividade. Caso opte por “Caminhada ao ar livre”, ele vai sugerir que o GPS seja ativado, para que possa ser contabilizado não apenas o seu trajeto completo, mas, também, a quantidade de subida, descida e retas que houve durante a sua caminhada.

A seguir, veja imagens que mostram os momentos de uma “Caminhada ao ar livre” feito com o Huawei Watch GT 2 Pro.

Huawei watchgt 2 pro

A frequência cardíaca junto da distância e do tempo formam o momento da atividade que você se encontra. Atingindo os 100 bpm, o smartwatch te coloca na etapa de “Aquecimento”. Chegando nos 120 bpm, ele te posiciona na etapa de “Queima de Gordura”. Perto dos 140 bpm você entra na fase “Aeróbica” do exercício”, servindo como um conselho do próprio smartwatch para pegar um pouco mais leve. O ideal é se manter entre a fase “Queima de Gordura” e “Aeróbica”, evitando alcançar a fase “Anaeróbica” para que você não se desgaste demais.

Ao finalizar a atividade, confete explode na tela e você recebe uma medalha, te parabenizando pelo esforço e salvando o registro completo do treino. Acesso o app Huawei Health no seu smartphone, é possível conferir o percursor completo que você realizou nos mínimos detalhes:

E se você quer que o relógio inteligente cuide da sua saúde, recomendo vesti-lo o tempo todo, pois ele constantemente está realizando análises em você e te monitorando. Você consegue acompanhar a sua frequência cardíaca, nível de estresse, quantidade de passos, qualidade do sono e ainda medir a saturação de oxigênio no sangue, recurso avançado para produtos como este.

As outras funções integradas são genéricas como Clima/Tempo, cronômetro, alarme, lanterna, temporizador, encontrar telefone, notificações e música, e aqui começam os problemas.

Software ultrapassado?

A integração dos relógios inteligente da Huawei com os smartphones vem melhorando, mas o software que os equipa não se aprimora junto com os novos modelos. A sensação, é que a marca quer aproveitar ao máximo o que o software pode entregar, mas o Kirin A1 certamente precisa de melhorias.

Huawei watchgt 2 pro
A não integração com aplicativos de terceiros somados ao software com limitações, reduzem a qualidade da experiência ao usar o Huawei Watch GT 2 Pro

De cara, incomoda não poder baixar aplicativos de terceiros nem responder as suas notificações no Huawei Watch GT 2 Pro, apenas vê-las. Isso porque o produto se aproxima muito mais de uma Fitness Tracker do que de um smartwatch de fato.

Você até pode ouvir músicas com ele. Talvez sua ideia seja ir para academia como ele no pulso e fones de ouvido Bluetooth no ouvido, certo? A integração entre fones + smartwatch acontece sem problemas, porém, você só consegue ouvir música se adicionar manualmente músicas em arquivo MP3 no relógio, ocupando os 4 GB de HD que ele possui para uso quase exclusivo disso. O quão datado te parece a ideia de músicas em arquivo MP3?

O smartwatch ainda possui microfone e alto-falante integrado, que te permite atender ligações no melhor estilo James Bond. A qualidade das chamadas desse jeito é surpreendentemente alta, mas temos um porém. Para habilitar que o Huawei Watch GT 2 Pro receba chamadas por ele, você precisa “Permitir que o app Saúde gerencie e faça chamadas”, e isso simplesmente é impraticável caso você use assistente por voz. Google Assistente? Vai falhar tantas vezes que ou você vai desistir dele ou de atender chamadas pelo relógio.

E esse problema de design que te impede de habilitar e desabilitar atender chamadas pelo relógio a qualquer momento, mostra como o aplicativo Huawei Health parece esquecido pela marca, certamente em um nível abaixo dos produtos.

Conclusão

As principais diferenças entre o Huawei Watch GT 2 Pro e seus antecessores, é o acabamento ainda mais premium e o microfone + alto-falante para chamadas, o que nos deixa na dúvida o por quê da diferença tão grande de preço entre eles.

É inegável que estamos falando de um produto de altíssima qualidade para você monitorar a sua saúde. Você pode perfeitamente enxergá-lo como um personal trainer disponível 24 horas para você, traçando metas, te monitorando, te falando a hora para parar e a hora para se mexer.

Nesse sentido, ele é sim um produto muito bom. A dúvida que fica é acerca da insistência da Huawei em um software e um aplicativo que arrastam a qualidade do produto para baixo, ao invés de ajudá-lo a ser ainda melhor.

Por isso, se você quer ter o seu “smartphone no pulso”, saiba que esse não é o smartwatch que você está atrás, mas se o seu foco for em ter uma vida mais saudável, ele é uma ótima pedida.

Preço e disponibilidade

Você encontra o Huawei Watch GT 2 Pro em até 5 vezes de R$ 479,80 sem juros no Magazine Luiza.

Especificações Técnicas – Huawei Watch GT 2 Pro

Huawei watchgt 2 pro na caixa
Huawei Watch GT 2 Pro
MarcaHuawei
ModeloHuawei Watch GT 2 Pro
Sistema OperacionalKirin A1
RequisitosAndroid 5.0 ou posterior
iOS 9.0 ou posterior
Bateria14 dias com uso mínimo
Base magnética de carregamento
Memória4 GB
TelaAMOLED
1,39 polegadas
454 x 454 HD
Dimensão46.7 mm x 46.7 mm x 11.4 mm
Peso52g (sem pulseira)
Preçoem até 5 vezes de R$ 479,80 sem juros

Leia também o nosso review completo do Huawei Watch GT 2e, o antecessor Huawei Watch GT 2 Pro.

Veja também:

Huawei Watch GT 2 Pro é um smartwatch ótimo para treinos, para treinos
  • Design - 10/10
    10/10
  • Bateria - 10/10
    10/10
  • Tela - 9/10
    9/10
  • Funções de treinos - 9.5/10
    9.5/10
  • Software - 4/10
    4/10
8.5/10
Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário