REVIEW: iPhone 12 Pro é um dos melhores smartphones premium do ano

Iphone 12 pro destacada
O iPhone 12 Pro tem o melhor processador do mercado e câmeras excepcionais, mas bateria e ausência de carregador são pontos a se considerar

O iPhone 12 Pro integra os lançamentos da nova geração de smartphones da Apple, que aposta em sua nova linha no design que remete ao iPhone 4 (design dos iPhones que talvez já possa ser considerado “retrô”), compatibilidade com o 5G, o processador mais poderoso do mercado (A14 Bionic) e na linha Pro, sistema triplo de câmeras.

A Apple se esforçou em entregar o iPhone mais resistente e com maior durabilidade já feito e eles conseguiram, com a nova tecnologia Ceramic Shield (escudo de cerâmica, em tradução livre). O Face ID também está mais rápido e fluído, e dificilmente te deixa na mão.

Contudo, em meio a excelentes escolhas, algumas foram para o caminho oposto e desagradam bastante, principalmente ao que se diz respeito a bateria e a ausência do carregador “em prol do meio ambiente”. Sendo brasileiro, com o 5G apenas em um horizonte distante, a compatibilidade com a poderosa conexão apenas serve para encarecer o preço do produto.

Confira abaixo a análise do Showmetech sobre o novo iPhone 12 Pro.

Design

Para a nova geração de iPhones, a escolha da Apple foi colocar de lado os smartphones com bordas arredondadas e trazer de volta o conceito do iPhone 4, com as laterais do aparelho retas. A ideia pode parecer estranha mas não se engane, o iPhone 12 Pro é um smartphone muito bonito e elegante. Os 7.4 milímetros de espessura o tornam muito fino e agradável de segurar.

A tela e a traseira são de vidro Ceramic Shield, enquanto as bordas são construídas em alumínio. Na parte da frente, temos a tela de 6.1 polegadas com um notch no formato de “monocelha” — que já acompanha os iPhones desde o iPhone X — que abriga a câmera, a saída de som para ouvido e o sensor do Face ID.

A redução do notch tornaria a experiência mais agradável, mas o que certamente incomoda é a borda presente em toda a tela, ainda mais com a quantidade de modelos intermediários que já possuem a tela dominando a parte da frente como um todo, excluindo por completo as bordas.

Parte traseira iphone 12 pro
Review: iphone 12 pro é um dos melhores smartphones premium do ano

Atrás, o acabamento fosco e discreto, apenas com a maçã no meio deixa que as atenções sejam completamente fisgadas pelo arranjo de câmeras. Em um mini relevo com bordas arredondadas, o iPhone 12 Pro traz suas três câmeras, flash e o scanner LiDAR, novidade que falaremos mais a frente.

Laterais esquerda e direita iphone 12 pro
As laterais possuem pouca informação, apenas o botão que aciona o modo silencioso, botões de volume, entrada do nanochip e botão para ligar e desligar

Na lateral esquerda, há o botão para colocar no silencioso, botões de aumentar e diminuir volume e a entrada de nanochip. Já na direita, há somente o botão para ligar e desligar o iPhone.

Parte inferior iphone 12 pro
A parte inferior do Iphone 12 Pro agrega a entrada Lightning, o alto-falante e microfone

Mantendo a parte superior livre de informação, a parte inferior concentra a entrada Lightning, o alto-falante e o microfone.

A Apple também introduziu na linha iPhone 12 o MagSafe, um sistema de ímãs embutidos na parte de trás que suportam acessórios compatíveis, como capinhas e carregadores.

Além disso, o iPhone 12 Pro traz certificação de proteção IP68, garantindo resistência a quedas e respingos de bebidas (água, café e refrigerante, por exemplo).

Tela

Tela do iphone 12 pro
Review: iphone 12 pro é um dos melhores smartphones premium do ano

A tela do iPhone 12 Pro é um dos grandes destaques do smartphone. Do tipo OLED, com o nome “Super Retina XDR OLED “, segundo a Apple, 6.1 polegadas e resolução de 2532 x 1170 pixels, a tela oferece uma experiência com bastante imersão e só não é ainda melhor por não dominar a parte da frente por completo.

A Apple diz que a quantidade de pixels é o dobro do iPhone 11 e não há porque não acreditar. Os contrastes são bem definidos, os pretos profundos e a fidelidade visual nas cores está em um nível diferenciado.

Amplificando a experiência, a tela alcança 1200 nits de brilho e traz suporte ao Dolby VisionHDR 10 e HLG.

Certamente, uma melhoria bem-vinda seria a taxa de atualização de quadros para 90 Hz, ao invés dos 60 Hz cravados que o iPhone 12 Pro oferece. Um número maior entregaria maior fluidez e uma sensação recompensadora ao utilizar o smartphone.

Caprichando na proteção do iPhone 12 Pro, as telas ainda trazem o Ceramic Shield (escudo de cerâmica, em tradução livre), tecnologia desenvolvida junto a Corning (fabricante do Gorilla Glass), que garante ser “mais forte do que qualquer vidro em smartphones”. Certamente, nós não arranhamos nem agredimos de nenhuma maneira a tela, mas ela aparenta ser mais segura do que você já conhece em iPhones, o que mostra um grande salto da Apple.

Câmeras

Arranjo triplo de câmeras iphone 12 pro
Review: iphone 12 pro é um dos melhores smartphones premium do ano

iPhone 12 Pro vem com um sistema triplo de câmeras traseiras, sensor de profundidade, flash e uma câmera frontal frontal. O sistema é composto por:

  • Câmera wide: 12 MP com abertura de f/1.6, 26mm;
  • Câmera teleobjetiva: 12 MP com abertura de f/2.2, 65mm;
  • Câmera ultra-wide: 12 MP com abertura de f/2.4, 13mm;
  • Sensor de profundidade: TOF 3D LiDAR scanner
  • Câmera frontal wide: 12 MP com abertura de f/2.2, 23mm.

No lançamento oficial dos novos modelos, a Apple afirmou que os novos iPhones 12 Pro e Pro Max, são smartphones perfeitos para os fotógrafos e eles estavam certos. O segredo por trás dos números está nas aberturas de cada uma das câmeras. Quanto mais baixo o valor, mais luz o sensor consegue absorver, as tornando câmeras competentes mesmo para ambientes pouco iluminados.

A interface da câmera é extremamente convidativa e intuitiva, te incentivando a ver o que os botões irão fazer de diferentes na sua foto (caso você não saiba previamente). Para tirar fotos normais mudando entre as câmeras, basta manter o modo foto e escolher as opções de 0,5x (ultrawide) 1x (wide) e 2x (teleobjetiva).

Teste de câmera iphone 12 pro  com suculentas
Basta a Golden Hour (hora de ouro, conceito de fotografia) e as câmeras do iPhone 12 Pro para que uma suculenta sob cuidados duvidosos pareça saudável

O modo noturno chega ainda mais potente, com contrastes mais definidos e foco nos rostos com nitidez. Ele se aciona automaticamente ao detectar um ambiente com pouca luz.

Voltando à quem se interessa em tratar suas fotografias com cuidado no pós, editando e trabalhando nos detalhes, o iPhone 12 Pro poderá tirar fotos no formato RAW (cru, em tradução livre, e que significa um arquivo de imagem maior e mais maleável para edições futuras), tendo o Apple ProRAW de forma nativa no smartphone.

Foto raw iphone 12 pro
Para atingir resultados profissionais, o apple proraw é uma ferramenta extremamente poderosa, possibilitando fotos em arquivo ideal para o processo de edição

Em relação a vídeos, o iPhone 12 Pro é capaz de gravar vídeos em 4K, a 60fps e em HDR, o que é inédito no portfólio da Apple. Também é possível para gravar vídeos em Dolby Vision HDR, além de editar e compartilhar vídeos gravados neste formato direto do aplicativo Fotos ou o iMovie.

Uma grande novidade também, é o novo sensor de profundidade, o Scanner LiDAR. O sensor auxilia na profundidade e desfoque com os modos de câmera, além de ser o responsável pelo autofoco nos rostos enquadrados. No modo noturno, ele brilha ao fazer com que a nitidez à pouca luz se sobressaia.

Porém, você pode usá-lo para outros propósitos além da fotografia. O aplicativo nativo do iPhone Medida, usa e abusa da nova tecnologia, aumentando a velocidade do reconhecimento de áreas e tornando muito fácil a experiência de clicar em um ponto no chão ou parede da sua casa, por exemplo, e ter uma medição real na hora.

Um uso muito interessante, divertido e bem calibrado, é o de medir de forma quase imediata a altura real de pessoas. Basta “mostrar” ao sensor o ambiente e enquadrar por completo e você terá a altura da pessoa.

App medidas iphone 12 pro

Performance e 5G

Chipset a14 bionic
O a14 bionic é o novo chipset que equipa a família iphone 12, sendo o primeiro do mundo em 5 nm (nanômetros)

A família iPhone 12 traz o novo processador da Apple, o A14 Bionic, que é o melhor processador para smartphones atualmente no mercado. Sendo o primeiro chipset com 5 nm (nanômetros) do mundo, ele oferece CPU Hexa-Core e GPU Quad-core além da tecnologia Neural Engine (“motor neural”, em tradução livre) que é capaz de processar 11 trilhões de operações por segundo. De maneira mais simples e se importando menos com números: ele é mais rápido do que você imagina e tem poder de sobra.

Cerca de dez segundos separam o ato de ligar, desbloquear e já estar usando qualquer aplicativo que você quiser. A memória RAM de 6 GB pode soar fraca para um smartphone de última geração, mas dentro do ecossistema Apple, com o iOS 14 e o novo processador, 6 GB é poder de sobra para um modelo topo de linha.

Proporcionando uma verdadeira experiência Pro, é bem difícil vê-lo esquentar demais, mesmo após uma jogatina intensa com os jogos mais polidos disponíveis na App Store, muito tempo assistindo vídeos com brilho e som no máximo e até mantendo múltiplos aplicativos abertos ao mesmo tempo.

Com a tela se mantendo nos 60 Hz de atualização, claramente não é um smartphone focado nos gamers, o que não quer dizer que a experiência não é extremamente agradável e sem bugs. Já para realizar atividades que requisitam mais como edição de imagens e de vídeos, o iPhone 12 Pro tem uma competência ímpar.

The pathless rodando no iphone 12 pro
The pathless, game disponível no apple arcade, traz cenários belos, amplos e um gameplay dinâmico, rodando perfeitamente no iphone 12 pro

O iPhone 12 Pro está disponível em três versões diferentes de armazenamento: 128 GB, 256 GB e 512 GB.

Contudo, o iPhone 12 Pro pode oferecer ainda mais para quem já tem o 5G disponível. Sendo os primeiros smartphones da Apple que aderem à nova tecnologia, muitos avanços relacionados a velocidade se relacionam diretamente com a nova conectividade. O 5G no iPhone 12 traz downloads e uploads mais rápidos, streaming de vídeos em alta qualidade, gameplay mais responsivo em jogos online e interatividade em tempo real com aplicativos, segundo a Apple.

Infelizmente, ainda não temos previsão de quando o Brasil contará com todo o potencial que o 5G pode proporcionar. Todos os nossos testes descritos não levam o 5G em consideração e ainda assim, mostram como o iPhone 12 Pro é excepcional em performance, mas, o suporte ao 5G encarece o produto. Lembre-se, até que o 5G sejam implantando por definitivo no Brasil, não o tenha como um dos motivos para adquirir um smartphone.

Face ID

Face id iphone 12 pro
Face id iphone 12 pro está rápido e calibrado, mesmo em ambientes completamente escuros

O Face ID está de volta no iPhone 12 Pro ainda mais calibrado e eficiente. Em nossos testes, foi praticamente nulo os momentos em que ele “engasgou” e demorou demais para realizar o reconhecimento facial.

Ao angular o smartphone na sua direção, o giroscópio interno já interpreta que ele está direcionado para o seu rosto e a tela liga, desbloqueando o cadeado que aparece na parte superior, bastando arrastar para cima. Caso você pressione o botão lateral para a tela ligar, apenas posicione seu rosto e a liberação já ocorre.

A configuração de fábrica é muito prática pois, ao receber notificações, todas irão aparecer somente “Whatsapp – Notificação”, por exemplo, e ao realizar o reconhecimento facial, a notificação se expande revelando o conteúdo para você, garantido a sua privacidade — vale lembrar que o Face ID só funciona se você estiver de olhos abertos, então não se preocupe.

Os testes completamente no escuro foram mais que satisfatórios, desbloqueando com a mesma eficiência de lugares claros.

Contudo, onde o Face ID falha, é na adequação ao mundo em que vivemos hoje, com uma pandemia que promete não ir embora tão cedo. As máscaras que já fazem parte do nosso dia-a-dia obstruem completamente o uso do Face ID que simplesmente não funciona, te obrigando a inserir manualmente a senha no iPhone caso esteja na rua (ou em qualquer ambiente com máscara).

Alguma atualização do iOS que desse upgrade a todos os iPhones com este recurso seria mais do que bem-vindo.

Bateria

Cabo lightning ubs-c iphone 12 pro
Cabo lightning ubs-c acompanha o iphone 12 pro na caixa

Se na família do iPhone 11 a bateria foi um ponto positivo, no iPhone 12 ela vem como um problema. Enquanto o iPhone 11 Pro possuía 3119 mAh, o iPhone 12 Pro caiu para 2815 mAh. A tela pode vir como um dos pontos mais fortes do novo modelo, mas, acaba ajudando a fazer com que a bateria aguente ainda menos.

Em nossos testes, um uso constante ao longo do dia mas sem aplicativos pesados ou vídeos por muito tempo, garantiram autonomia de bateria até o final do dia, bastando carregar na hora de dormir. Porém, um uso mais intenso, para filmes e jogos, vão fazer com que a bateria se esvaia rapidamente, e no início da noite você já vai achar uma boa ideia conectá-lo à tomada.

A bateria pequena incomodaria menos se o marketing da Apple no lançamento não ajudassem a nos abalar. A ausência do carregador “em prol do meio ambiente” é um grande problema e nos faz questionar o caminho contrário às outras marcas de, ao invés de trazer um carregador TurboPower, simplesmente tirá-lo da caixa.

Outro agravante é o cabo que acompanha o iPhone 12 Pro na caixa, do tipo Lightning (entrada já convencional da Apple) para USB-C. Pela saída não ser USB-A, é bem provável que você não tenha nenhum carregador na sua casa com entrada USB-C, tornando todos os carregadores na sua gaveta simplesmente inúteis. Entendemos que uma nova tecnologia precisa ganhar espaço, mas, os cabos USB-A ainda são a maioria no Brasil, fazendo com que a não adaptação ao nosso mercado seja um problema.

Além disso, a nova tecnologia MagSafe de ímãs embutidos na traseira do smartphone é compatível com os carregadores por indução magnética vendidos separadamente pela Apple, nos fazendo questionar a decisão em prol do meio ambiente.

Som e Microfone

Uma vantagem que corre pela tangente do novo iPhone 12 Pro é seu som. Talvez você se assuste com a potência do alto-falante estéreo ao dar play em alguma música.

O som é extremamente encorpado com bons graves e um volume consideravelmente alto, sem deixar o som estrelado caso o coloque no máximo. O volume é bom o suficiente para dispensar uma caixa de som externa em um ambiente interno para poucas pessoas, como uma sala de apartamento. Certamente, você não vai perder seu alarme quando ele tocar pela manhã.

O microfone traz a excelência que os usuários de iPhone já esperam, gravando áudios extremamente nítidos e limpos, ideais para ligações e até mesmo, chamadas de vídeo. O gravador pode te ajudar até mesmo em gravar demos de músicas com uma qualidade invejável.

Conclusão

Caixa iphone 12 pro
Review: iphone 12 pro é um dos melhores smartphones premium do ano

Em meio a boas e más decisões, o iPhone 12 Pro se solidifica como um dos melhores iPhones já feitos. Quem busca uma verdadeira experiência Apple, com uma interface amigável, ferramentas para todos os tipos de atividade executadas com excelência além de câmeras tradicionalmente excepcionais, vai encontrar aqui.

Mas lembre-se de não colocar o 5G na ponta do lápis na sua tomada de decisão. A tecnologia ainda vai demorar para ser implementada no Brasil por completo e investir em um smartphone mais caro como um “investimento a longo prazo” não é a melhor escolha. Descarte o 5G da equação e você ainda assim terá inúmeros motivos que justificam adquirir um dos melhores smartphones premium da atualidade.

Preço e Disponibilidade

iPhone 12 Pro de 512 GB tem preço sugerido de R$12.999 e você o encontra na loja do Showmetech por R$11.699,10 à vista.

Especificações Técnicas — iPhone 12 Pro

MarcaApple
ModeloiPhone 12 Pro
TelaSuper Retina XDR OLED
6.1 polegadas
1170 x 2532 pixels
ChipsetA14 Bionic
Sistema OperacionaliOs 14
Memória RAM6 GB
Armazenamento128/256/512 GB
CâmerasSistema triplo traseiro
Flash em dois tons (4 LEDS)
Scanner LiDAR
Câmera frontal Wide
ÁudioAlto-falante estéreo
ConexõesWi-Fi 6
Bluetooth 5.0
GPS, GLONASS, GALILEO, QZSS
USB Lightning
Bateria2.815 mah
CorpoVidro frontal e traseiro (Gorilla Glass), bordas de alumínio
Dimensões146.7 x 71.5 x 7.4 mm
Peso189 g
PreçoR$11.699,10 à vista

Leia também o nosso review completo da linha do iPhone 11 e veja nos detalhes as diferenças.

REVIEW: iPhone 12 Pro é um dos melhores smartphones premium do ano
  • Design - 8.5/10
    8.5/10
  • Câmeras - 10/10
    10/10
  • Performance - 10/10
    10/10
  • Tela - 9.5/10
    9.5/10
  • Face ID - 9.5/10
    9.5/10
  • Bateria - 7/10
    7/10
  • Som e Microfone - 10/10
    10/10
9.2/10

iPhone 12 Pro

O iPhone 12 Pro tem o melhor processador do mercado e câmeras excepcionais, mas bateria e 5G pecam com o mercado brasileiro

Pros

Performance impecável

Câmeras excepcionais

Tela com fidelidade visual ímpar

Durabilidade e proteção melhoradas

Face ID aprimorado

Cons

Bateria pequena e sem carregador na caixa

Bordas excessivas na tela

5G no Brasil ainda está distante

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter

Gostou? Ajude a gente