REVIEW: Lenovo ThinkStation P340, a workstation poderosa para facilitar sua rotina

Review: lenovo thinkstation p340, a workstation poderosa para facilitar sua rotina. Ideal para criadores e engenheiros, o thinkstation p340 é uma excelente estação de trabalho (que roda até jogos! )
Ideal para criadores e engenheiros, o ThinkStation P340 é uma excelente estação de trabalho (que roda até jogos!)

Em 2021 espera-se que nossa nova realidade rotineira de home office seja um pouco melhor do que aquela do ano passado, certo? Com isso em mente, há aqueles que adotaram os bons costumes de trabalhar em casa (aos que possuem o luxo, claro) e perceberam a necessidade de ter fácil acesso a um dispositivo confiável e poderoso.

Independente da área de trabalho, mas destinadas em especial aos designers e engenheiros, há as chamadas workstations, as “estações de trabalho”, potentes e compactas, munidas de poder de processamento para efetuar qualquer tarefa. Durante duas semanas testamos um dos carro-chefes da Lenovo neste ano, o ThinkStation P340. Neste review te contamos como foi nossa rotina de trabalho (e lazer) em detalhes.

Especificações do modelo testado

O ThinkStation P340 traz todo o poder de um processador Intel Xeon W-1290 que atua em conjunto à GPU NVIDIA Quadro RTX 4000, com 8 GB GDDR6 de memória, para trazer o máximo de eficiência em basicamente qualquer software voltado à criação e design. Há 16GB de RAM (DDR4 2933MHz ECC UDIMM) atuando em complemento. Falando ainda em memória, ele traz dois armazenamentos: SSD de 512GB e um HD de 2TB. Isso dá conta de softwares e arquivos pesados com bastante folga.

Thinkstation p340
ThinkStation P340 (acompanhado de mouse e teclado com fio, mesmo que a foto não mostre) e monitor ThinkVision P27h-10. Este foi o setup do review!

O Produto em questão possui várias configurações e grande variedade de customizações: processador, memória, armazenamento, GPU, etc, adequadas à cada tipo de usuário, a fabricante informa que basta contatá-los para chegar a este modelo, por exemplo. No final deste review, listamos as combinações possíveis de setup.

Na parte da frente, são 4 entradas USB-A, uma USB-C e conexão P2 para fone de ouvido/headset e uma para microfone. Já na traseira encontramos mais um quarteto USB-A, um serial port, entrada Ethernet, mais um P2 para saída de áudio e dois DisplayPorts. A placa de vídeo ainda tinha mais um trio de saídas DP e um USB tipo C – a primeira vez que utilizo uma máquina potente do tipo com a tal conexão, o que me surpreendeu em termos de qualidade. O “nosso” P340 não contou com entrada para cartão de memória e não tinha drive de DVD-RW, mesmo que exista o recorte no chassis dedicado à isso. Você pode montar sua máquina contendo estas peças.

Assista ao vídeo review do Lenovo P340:

Design e destaques

Thinkstation p340 setup completo
REVIEW: Lenovo ThinkStation P340, a workstation poderosa para facilitar sua rotina

A configuração em torre do ThinkStation P340 se diferencia do sucessor indireto P330, por exemplo, que é ainda mais compacto e pode ser deixado tanto em pé como deitado. Mesmo que ele não tenha “pézinhos” na lateral, como outros produtos em ambas configurações, nada te impede de deixar o P340 na horizontal também: ele ficaria com apenas 17 cm de altura, 37 de largura e 30 de profundidade.

Não só a potência, mas também o visual e robustez do computador me impressionaram à primeira vista. A Lenovo também fez um ótimo trabalho em questão de visual, pois as bordas arredondadas e o visual frontal em “grade” são úteis e dão um toque de elegância ao produto.

Ano passado conversamos com o Ricardo Frois, especialista em produto da Lenovo, sobre a P330 e ele nos revelou que este modelo hexagonal na grade frontal garante um bom fluxo de ar e mantém a máquina mais refrigerada. A moldura da frente também se sobressai, evitando esbarrões e sendo prática para locomoção do produto, caso necessário.

Thinkstation p340 logo frontal
REVIEW: Lenovo ThinkStation P340, a workstation poderosa para facilitar sua rotina

O ThinkStation P340 vem acompanhado de teclado e mouse da Lenovo, ambos da linha voltada ao uso em escritório, com visual simplificado. A cor fosca e predominante preta do setup inteiro é, ao mesmo tempo, “curinga” e refinada, a combinar com qualquer ambiente home office. Destaque especial para o detalhe da iluminação do indiscreto ThinkStation na frente do gabinete – colocando literalmente “os pingos nos ís” em termos de design.

Performance na rotina

Pude testar a excelência do ThinkStation junto ao monitor ThinkVision P27h-10, também cedido para review pela Lenovo, que tem um post de review dedicado aqui no site. Com saída de vídeo em resolução WQHD, todo tipo de tarefa que coloquei à prova foi atendida pelo ThinkStation P340 em altíssima precisão de cores e detalhes. A tela de 27 polegadas satisfez todas as necessidades em rotina de trabalho, mesmo extrapolando ao colocar quatro reproduções simultâneas de vídeo.

Thinkstation p340 telas
Ninguém vai ver um filme na Netflix enquanto assiste Seinfeld, Smallvile e um trailer do novo Resident Evil, mas só para constar: o P340 dá conta de tudo (e mais um pouco).

Com isso, pude deixar uma dezena de abas abertas no Google Chrome para trabalho, além de softwares de edição de imagem e áudio (pacote Adobe) rodando ao fundo. A ausência de saída HDMI realmente fez falta, dado que só disponho de telas com a tal conexão em uso rotineiro de trabalho com duas telas. Em certo momento, precisei deixar um vídeo (a ser roteirizado) simultâneo ao Google Docs em outra janela, para a transcrição de texto, enquanto outras abas estavam abertas para pesquisa. Faria isso em duas telas diferentes, por exemplo, mas as 27 polegadas do ThinkVision comportaram tudo, sem engasgos em relação ao desempenho do PC.

Uma surpresa foi a conexão Bluetooth 5.0, pois pude conectar fones e um speaker externo, como geralmente faço em uma tarde de redação. Opcionalmente, há o fácil acesso do P2 para fones com fio, bem como o USB-C para recarregar o celular. Periféricos foram plugados na traseira, como de costume, e mesmo com combo mouse e teclado me impressionou ver que ainda há 6 portas USB-A vagas para outras conexões.

Por fins de dados técnicos de performance, utilizei o software gratuito de benchmark Novabench e cheguei aos seguintes resultados:

Thinkstation p340 benchmark
Para os aficionados de performance, vale saber como o ThinkStation P340 está em relação aos demais.

Por comparação a outros modelos registrados no site, o processador do P340 ficou logo acima do Intel Core i9-7920X e passou a média das GPUs listadas (a topo de linha gamer RTX 3080 fez 1327 pontos), mas vale lembrar que os resultados são todos compostos por uma média de pontuação dos usuários. Ele também chegou perto do topo ao falarmos sobre pontuação de gravação e leitura em disco (o máximo era 339). Na seção abaixo falamos sobre performance gamer e programas mais exigentes.

Thinkstation p340 frente da torre
4 portas USB-A e uma USB-C na parte da frente da torre servem como acesso fácil para qualquer periférico temporário (os demais, ficam conectados atrás).

Ele conta com um speaker interno cuja única função é exibir alertas sonoros da máquina, mesmo que possua opção de saída de áudio padrão do PC. Então, serve como quebra-galho em última instância, mas não deve ser levada em conta ao falarmos sobre “alto-falante integrado” como certos monitores populares, por exemplo.

Uma parte importante que precisamos destacar são as memórias RAM serem do tipo ECC, que se diferem dos modelos que costumamos ter em casa. Elas são capazes de detectar e corrigir erros comuns de dados antes que elas ocorram, eliminando a causa de muitas falhas do sistema operacional proporcionam um desempenho mais estável.

Performance com softwares exigentes

Por saber que o ThinkStation P340 lida bem com programas exigentes, resolvi testar com alguns principais – dos quais eu tinha domínio. A começar por um teste do processador, realizei o benchmark do Cinebench, utilizado em outros reviews de CPUs aqui no Showmetech.

Thinkstation p340 cinebench
O ranking do ThinkStation P340 no Cinebench foi espetacular!

Com o programa é renderizado um cenário e, após o processo, temos a pontuação total e uma por núcleo. O software em questão, derivado do programa de modelagem 3D Cinema 4D, traz uma classificação baseada no desempenho da CPU e em suas conexões. Desta forma, são calculados os pontos e, por meio disso, sabemos o comportamento do processador em multitasks, por exemplo. O Intel Xeon W-1290 do P340 atingiu a pontuação de 1244 para cada núcleo; no total, fez 11695 pontos.

A workstation é equipada de um poder absurdo com 10 cores e 20 threads (2,3 GHz) e o resultado foi obtido em pouquíssimos segundos. Nota-se que a ventoinha ficou mais audível, mas era de se esperar. Por fins de comparação, o “primo” Intel Xeon W-3265M (em frequência inferior a este) marcou 1058 pontos por core. Na lista do Cinebench, o computador só ficou atrás de uma dupla de i7 da 11a geração.

  • Review: lenovo thinkstation p340, a workstation poderosa para facilitar sua rotina. Ideal para criadores e engenheiros, o thinkstation p340 é uma excelente estação de trabalho (que roda até jogos! )
  • Review: lenovo thinkstation p340, a workstation poderosa para facilitar sua rotina. Ideal para criadores e engenheiros, o thinkstation p340 é uma excelente estação de trabalho (que roda até jogos! )

Pela minha (falta de) habilidade com softwares de modelagem e design, pude conferir ações básicas do software SketchUp. Com alguns projetos disponibilizados gratuitamente online, conferi a fluidez do ThinkStation P340 mesmo com diversas abas e apps abertos. Outro que tenho mínima familiaridade é o Blender, programa grátis de modelagem 3D. Em uma composição complexa fornecida pelo próprio site do Blender, a estimativa de quase 40 minutos para exportar a imagem final (pelo próprio software) foi reduzida a somente 1 minuto e meio.

A primeira foto da galeria abaixo mostra o resultado de todo o render; a segunda captura de tela foi feita cerca de 30 segundos após o processo começar, já deixando claro a rapidez do ThinkStation P340 para renderizar uma cena. A terceira e quarta fotos mostram as seções de edição dos objetos e a pré-visualização dos shaders, respectivamente. Em resumo, os shaders servem para simular a forma que a luz será absorvida ou refletida das superfícies. Por isso, explica-se os 10-15 segundos até a cena carregar por completo no computador.

  • Review: lenovo thinkstation p340, a workstation poderosa para facilitar sua rotina. Ideal para criadores e engenheiros, o thinkstation p340 é uma excelente estação de trabalho (que roda até jogos! )
  • Review: lenovo thinkstation p340, a workstation poderosa para facilitar sua rotina. Ideal para criadores e engenheiros, o thinkstation p340 é uma excelente estação de trabalho (que roda até jogos! )
  • Review: lenovo thinkstation p340, a workstation poderosa para facilitar sua rotina. Ideal para criadores e engenheiros, o thinkstation p340 é uma excelente estação de trabalho (que roda até jogos! )
  • Review: lenovo thinkstation p340, a workstation poderosa para facilitar sua rotina. Ideal para criadores e engenheiros, o thinkstation p340 é uma excelente estação de trabalho (que roda até jogos! )

Em suma, o P340 performou como previsto com os programas do nicho de trabalho mais exigente de desempenho gráfico. Por conta disso, decidi colocá-lo à prova de jogos também. O ThinkStation P340 não é gamer, porém ainda consegue rodá-los. O modelo que testamos traz uma GPU NVIDIA Quadro RTX 4000, feita para dar conta de “exigentes fluxos de trabalho de computação visual profissional” e voltada para uso em workstations. A conexão com o ThinkVision foi feita via USB-C e todos os games testados rodaram em resolução WQHD, o famoso 1440p, e gráficos configurados de forma automática.

  • Review: lenovo thinkstation p340, a workstation poderosa para facilitar sua rotina. Ideal para criadores e engenheiros, o thinkstation p340 é uma excelente estação de trabalho (que roda até jogos! )
  • Review: lenovo thinkstation p340, a workstation poderosa para facilitar sua rotina. Ideal para criadores e engenheiros, o thinkstation p340 é uma excelente estação de trabalho (que roda até jogos! )
  • Review: lenovo thinkstation p340, a workstation poderosa para facilitar sua rotina. Ideal para criadores e engenheiros, o thinkstation p340 é uma excelente estação de trabalho (que roda até jogos! )

Foram três títulos testados. O primeiro, Hades, com certeza é o menos exigente, com gráficos cartunizados e animações artísticas bem simples. Mesmo que tenha muitas partículas, projéteis e inimigos em uma única cena, o P340 aguentou tudo sem problemas. Outro de exigência inferior foi Fortnite, com zero quedas de frames, inclusive em combate com múltiplos inimigos. Apex Legends, por outro lado, tem texturas mais complexas e sombras realistas, onde a GPU foi realmente colocada à prova. Foram poucas quedas de frames com animações, mas na esmagadora maioria das vezes tudo correu bem.

Durante uma partida de Apex Legends decidi fazer uma transmissão ao vivo via Twitch para ver como o ThinkStation P340 se sairia. Tive tanto o jogo como o OBS e o navegador para monitoria da live (aberto com outras abas também) e o P340 não demonstrou queda alguma de performance, o que eu imaginei que fosse acontecer. Estava redondamente enganado e fico feliz em admitir que o computador me surpreendeu (de novo) de forma positiva.

Conclusão

O Lenovo ThinkStation P340 é uma excelente workstation. Sem sombra de dúvidas quem atua na área de engenharia, serviços financeiros, modelagem 3D e animações ou qualquer área que exija um computador de confiança, irá tirar bom proveito da rapidez da máquina em sua própria rotina de trabalho. Mesmo para quem busca entretenimento nas horas vagas encontrará conforto e confiança de sobra com o P340, que suporta jogos exigentes e multitasking com folga.

Thinkstation p340
REVIEW: Lenovo ThinkStation P340, a workstation poderosa para facilitar sua rotina

A versão mais básica do ThinkStation P340 disponível no site da Lenovo sai por R$ 11.549,00 e possui Intel Xeon W-1250, SSD de 512GB, drive de DVD e uma placa de vídeo NVIDIA Quadro P620 2GB, além de especificações similares ao modelo testado por nós. Há também um modelo pronto de R$ 15.919,00 com especificações ainda melhores, mas lembramos que tudo pode ser montado de acordo com o gosto do comprador, bastando entrar em contato com a fabricante.

E aí, gostou do ThinkStation P340? Já pensou em ter uma workstation em casa? Conte para nós nos comentários abaixo!

Especificações técnicas dos modelos P340 disponíveis

ProcessadorAté Intel Xeon W-1290P com vPro (3,7 GHz, 20 MB de cache)
Até Intel Core i9-10900K de 10ª geração com vPro (3,7 GHz, 20 MB de cache)
Sistema OperacionalAté Windows 10 Pro para Workstations
GráficosAté 1x NVIDIA Quadro RTX 5000 16GB ou 2x NVIDIA Quadro P2200 5GB
ChipsetIntel W480
MemóriaAté 128GB ECC4x slots com suporte a Dual Channel
ArmazenamentoMax M.2 = 4* (até 8 TB)Max 3.5″ = 2 TWR (até 12 TB)Max 2.5″ = 4 TWR (até 4 TB)*
2 slots M.2 onboard + 2 slots via adaptador PCIe para M.2 opcional
RAIDM.2 PCIe SSD: 0/1SATA: 0/1/5/10
ConectividadeOpcional: Intel AX201 AC Wi-Fi 6 + Bluetooth™ 5.0
SegurançaDiscrete TPM 2.0Supervisor, SMP e senhas de inicialização
Suporte para fechadura eletrônica (em alguns modelos)
Detecção de intrusão no chassi (em alguns modelos)
Suporte para inicialização segura UEFI
Proteção de senha de HDD para dados de HDD
Suporte para atualização de firmware UEFI do WindowsSuporte Device Guard
Slot para cadeado Kensington
Alça para cadeado (Pad Lock)
Portas FrontaisFront:
2 x USB 3.2 Gen 2 Tipo-A
2 x USB 3.2 Gen 1 Tipo-A
1X USB 3.2 Gen 1 Tipo-C
1x Conector combo de áudio
1x Entrada de microfone
Portas Traseiras
2 x USB 3.2 Gen 1 Tipo-A
2 x USB 2.0 Tipo-A
1x Saída áudio
2x DisplayPort
1x RJ-451X Porta Serial
Opcionais:
1x 2ª Serial, 1x Porta Paralela, 2x PS/2, 1x Vídeo (DP, HDMI, ou USB-C), 2x USB 2.0
ExpansõesSlot 1: PCIe 3.0 x16, full heigh, full lenght
Slot 2: PCIe 3.0 x1, full heigh, full lenght
Slot 3: PCIe 3.0 x16 (link com largura de banda x4), full heigh, full lenght
Dimensões (L x P x A)170 x 315.35 x 376mm
PesoAté 9,38 kg
Certificações ecológicasENERGY STAR 8.0EPEAT™ SilverRoHS Compliant
Unidade de fonte de alimentação (PSU)300W, 90% PSU, 100V – 240V, 80 PLUS Gold500W, 92% PSU, 100V – 240V, 80 PLUS Platinum
Lenovo ThinkStation P340
  • Design - 10/10
    10/10
  • Conexões - 9/10
    9/10
  • Performance na rotina - 8/10
    8/10
  • Performance com games - 9/10
    9/10
  • Performance com softwares de design - 10/10
    10/10
9.2/10

Lenovo ThinkStation P340

A máquina essencial para o usuário que busca potência e estilo ao trabalhar com softwares exigentes. A Lenovo ThinkStation P340 dá conta de games (e de qualquer programa que testamos) com maestria, sem pecar no perfil luxuoso.

Pros

  • Exstensa lista com opções de conexão (entrada e saída)
  • Tamanho compacto
  • Design elegante
  • Performance ótima com programas de edição e modelagem
  • Roda games muito bem em resolução WQHD 

Cons

  • Certos engasgos imprevisíveis de performance
  • Ausência de conexão HDMI
Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário