REVIEW: Lenovo ThinkVision P27h-10, um prático monitor para trabalho e lazer

Review: lenovo thinkvision p27h-10, um prático monitor para trabalho e lazer. Facilidade e qualidade são sinônimos do monitor thinkvision p27h-10, calibrado de fábrica e versátil para todo tipo de uso
Facilidade e qualidade são sinônimos do monitor ThinkVision P27h-10, calibrado de fábrica e versátil para todo tipo de uso

Busca por um monitor que se integre ao seu setup já existente em casa? Com vasto leque de conexões, o monitor Lenovo ThinkVision P27h-10 se mostra bem útil, em especial para quem trabalha com a área de design e edição de imagem – e também para quem só está procurando uma forma de utilizar qualquer software no PC com toda a confiança em fidelidade de cores. Por duas semanas pude testar o P27h-10 e te conto aqui como foi o desempenho dele neste período.

Junto do monitor recebemos a Workstation P340 para review e a maquina teve um excelente desempenho em todos os nossos testes. Não é à toa que é o computador usado pelo mercado financeiro, aeronáutico, petrolífero, designers e mais. Vale ler a matéria também.

Design e conexões

O ThinkVision P27h-10 tem tela com design de bordas finas, em proporção 16:9, display LED de 27 polegadas e resolução WQHD/1440p (ou seja, 2560×1440 píxeis). Ele conta com uma taxa de atualização de 60Hz, apenas 4 milissegundos de tempo de resposta (o que não o elimina de ser um bom monitor para games) e tem brilho de 350 nits.

O monitor também possui gama de cores sRGB 99% e, para reafirmar sua integridade, é acompanhado de um relatório de calibração de cor. A tela IPS permite ângulo de visão de 178 graus, o que deixa ótimo para qualquer setup – mesmo que ele não seja o seu monitor principal. Na parte da frente, vemos somente o logo ThinkVision e 5 botões de perfil discreto, para controle rápido das funções pré-programadas e outras personalizáveis.

Thinkvision p27h-10
Bordas finas, elegante e simples, este é o ThinkVision P27h-10. (Divulgação/Editada)

De quebra, o ThinkVision P27h-10 tem montagem fácil, apenas com um clique do suporte na tela (a base é rosqueada na mão, com um grande parafuso), dispensando ferramentas. Ainda sobre o suporte, ele tem inclinação de até 30 graus (vertical/horizontal) e rotação de até 90 graus para deixá-lo no modo retrato. Vale lembrar que ele segue o padrão VESA de 100 milímetros para monitores.

A base rotaciona por questão de design, para cobrir o parafuso do lado de baixo, e isso resulta no fato de o ThinkVision P27h-10 girar facilmente em sentido anti-horário sem “deslizar” na mesa. Isso é útil em diversos cenários, seja para facilitar a conexão na traseira (basta virá-lo e plugar/desplugar sem precisar levantar da cadeira) como para incliná-lo e facilitar a visão – de um ângulo lateral, para você ou outra pessoa que esteja ao seu lado.

  • Review: lenovo thinkvision p27h-10, um prático monitor para trabalho e lazer. Facilidade e qualidade são sinônimos do monitor thinkvision p27h-10, calibrado de fábrica e versátil para todo tipo de uso
  • Review: lenovo thinkvision p27h-10, um prático monitor para trabalho e lazer. Facilidade e qualidade são sinônimos do monitor thinkvision p27h-10, calibrado de fábrica e versátil para todo tipo de uso
  • Review: lenovo thinkvision p27h-10, um prático monitor para trabalho e lazer. Facilidade e qualidade são sinônimos do monitor thinkvision p27h-10, calibrado de fábrica e versátil para todo tipo de uso
  • Review: lenovo thinkvision p27h-10, um prático monitor para trabalho e lazer. Facilidade e qualidade são sinônimos do monitor thinkvision p27h-10, calibrado de fábrica e versátil para todo tipo de uso
  • Review: lenovo thinkvision p27h-10, um prático monitor para trabalho e lazer. Facilidade e qualidade são sinônimos do monitor thinkvision p27h-10, calibrado de fábrica e versátil para todo tipo de uso

Falando na base, ela conta com uma presilha vermelha-Lenovo onde basta tirar um dos lados e passar os fios de conexão, organizados e escondidos de quem vê de frente. As conexões são diversas, ao ponto de impressionar: 2 HDMI (padrão), 2 DisplayPorts para entrada e saída, 1 vídeo USB-C, 4 USB-A 3.0 e uma saída de áudio P2 para fones de ouvido. No caso, a saída DP possibilita que você conecte sua máquina a apenas uma das entradas do ThinkVision P27h-10 e, em seguida, ele fará a passagem para segunda tela.

O quarteto USB-A e a saída de áudio ficam à esquerda da tela, mostrando mais atenção ao design para as conexões mais prováveis que precisem estar com fácil acessibilidade. Por sinal, o quarto USB é BC 1.2, sendo voltado para carregar aparelhos (como seu smartphone) e diferenciado das outras pela cor amarela. Ele também conta com uma conexão USB-C PD, capaz de carregar a bateria do notebook simultâneo a transferência de dados, como se fosse uma dockstation.

Performance no dia-a-dia e com games

Thinkvision p27h-10 photoshop
Perfeito para quem trabalha com edição de imagens!

Para redação de textos aqui do Showmetech, o ThinkVision P27h-10 atendeu a qualquer necessidade com o maior conforto. Com exceção de modelos “gamers”, foi a maior tela em questão de medida e resolução que já usei. Isso permitiu a subdivisão entre seções e incentivou abrir múltiplas janelas flutuantes, dispensando muito bem um segundo monitor.

Ele também se mostrou eficaz com os programas do pacote Adobe: em edição de imagens (como a que estampa o destaque deste post) tive cores vibrantes e fiéis; em edição de áudio e vídeo, o resultado foi uma organização única do workspace com as abas reorganizadas de acordo, com folga. Há tempos, gosto de aproveitar lançamentos do mundo do streaming no computador e conferir vídeos do YouTube em alta qualidade, o que foi possível com o ThinkVision P27h-10. Sobre brilho e cores em geral, digo que ele se aproxima muito de televisões intermediárias.

Thinkvision p27h-10 apex legends
A qualidade e vivacidade de cores é mantida mesmo em jogos, rodando em WQHD e 60 fps.

Por não dispor de um segundo monitor com DisplayPort, não pude provar da eficácia ao reproduzir conteúdo com alimentação/saída DP, mas o ThinkVision P27h-10 se saiu muito bem com todas as conexões testadas. Liguei-o ao ThinkStation P340 para saídas de vídeo via USB-C e DP, ambas funcionando com alta precisão. Com meu notebook, testei as conexões HDMI, obtendo ótimos resultados também.

A altura pôde ser regulada com muito conforto e precisão (limite de 110 mm de altura), se adequando às minhas preferências. Uma ligeira inclinação na tela tornou meu dia-a-dia mais confortável também. Mesmo que só tenha utilizado o ThinkVision P27h-10 “frente a frente”, notei a tecnologia IPS em ação ao observá-lo a certa distância, com ângulo altíssimo de visualização.

Thinkvision p27h-10 adobe audition
Edição nos programas Adobe foi facilitada, visto que uma timeline cabe de sobra na largura e resolução do ThinkVision P27h-10.

O teto de 60 Hz para atualização de tela pode não atrair gamers de plantão, mas o P27h-10 se mostrou ótimo com jogos também. Dos testados, o que mais me impressionou foi a definição (WQHD) de texturas no Apex Legends, jogo de tiro em primeira pessoa com visual colorido e repleto de detalhes. Estando a pouco mais de três palmos de distância da tela, você tem uma experiência imersiva. Mais perto que isso e você ainda consegue notar a precisão e fidelidade do produto. A saída de fones de ouvido com fácil acesso também ajudou bastante.

O único contratempo que tive com o ThinkVision P27h-10 foi o ajuste de brilho do monitor. Mesmo com consulta do manual, por um motivo (aparentemente) inexplicável o ajuste de brilho estava bloqueado. Posteriormente descobri que ele estava com o modo de baixa emissão de luz azul ativado, o que por mim não justificaria o bloqueio de brilho e contraste, mas soube lidar com isso. Lembrando que por ele não ter vindo direto da fábrica, mas de um outro veículo jornalístico reviewer de produtos, o monitor não estava “zerado”.

Thinkvision p27h-10 transcrição de texto
Após a divisão de tarefas em múltiplas abas, pude transcrever um vídeo sem a necessidade de um segundo monitor, com todo o conforto na tela de 27 polegadas.

Foi necessária uma conversa com um técnico da Lenovo (online) para a solução, após três tentativas falhas por parte do mesmo. Por sorte, todas as opções customizáveis e perfis pré-programados estavam acessíveis de novo. Nada que chame a atenção, exceto pelo modo específico sRGB. E um incômodo sutil foi que, mesmo com total estabilidade da superfície, percebi que o braço de suporte resulta na oscilação da tela, por mais sutil que seja o chacoalhão/esbarrão com o móvel.

Conclusão

Sem sombra de dúvidas, o monitor ThinkVision P27h-10 tem visual e design espetaculares. Somando isso à extensa lista de conexões possíveis, entendemos o alto padrão no qual ele se encaixa. Quem utilizará o monitor voltado para uma rotina home-office no ramo de engenharia ou edição audiovisual, encontra no P27h-10 uma solução para qualquer necessidade.

O ThinkVision P27h-10 pode ser adquirido em lojas como o site oficial da Lenovo, por R$ 3.279,00. Tratando de relação custo-benefício e o público ao qual é direcionado, ele está nos padrões atuais do mercado. Porém, precisamos reconhecer: pela mesma faixa de preço, podemos encontrar modelos dedicados a games com resolução 4K e até tamanhos de 32 polegadas. Por outro lado, também temos monitores FHD com tela curva e taxa de atualização que pode chegar aos 240Hz, na casa dos 2 mil reais.

Thinkvision p27h-10 e lenovo p340
Setup completo com o ThinkVision e o ThinkStation!

Nenhum destes da concorrência, porém, possui a mesma flexibilidade e capacidade de personalização como o P27h-10. Em termos de conexões, ele lidera (relembrando, ele tem 2 conexões DP, 5 USB e 2 HDMI!). Falando sobre ângulos de inclinação e integração a qualquer setup que você já tenha (ou planeje criar), fica fácil imaginar como este monitor consiga igualmente se adequar sem o maior problema. Perfil elegante, fidelidade de imagem e regulagem em diversos eixos deixam-no reinar sobre monitores, seja voltado para trabalho ou para o lazer.

E aí, curtiu o monitor Lenovo ThinkVision P27h-10? Conte para a gente nos comentários abaixo!

Especificações técnicas

Resolução Máxima2560 x 1440
Tamanho de Tela27″
Contraste1.000:1
Brilho350 cd/m²
Taxa de Atualização60 Hz
Tempo de Resposta4 ms
Ângulo de visão178°/178°
Tamanho VESA100 x 100 mm
Conexões2 x HDMI
1 x DisplayPort
1 x USB-C
4 x USB-A
Saída P2 para fones
Saída DP
Lenovo ThinkVision P27h-10
  • 10/10
    Performance - 10/10
  • 10/10
    Conexões - 10/10
  • 9/10
    Design - 9/10
  • 9/10
    Customização/Interface - 9/10
9.5/10

Lenovo ThinkVision P27h-10

Um substituto espetacular para seu monitor atual, o Lenovo ThinkVision P27h-10 se adequa a qualquer setup e vem com calibragem de fábrica. Tanto em conteúdo de entretenimento como atividades de trabalho, ele entrega uma performance de respeito.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário