REVIEW: LG Sound Bar SL9YG une elegância, potência e praticidade

lg SL9YG capa
Carregando o pouco usual sistema 4.1.2, a sound bar SL9YG da LG tem assistente de voz integrada e pode até ser montada na parede
Anúncio
REVIEW: LG Sound Bar SL9YG une elegância, potência e praticidade

Com os sistemas de áudio recebendo cada vez mais a atenção dos apreciadores de gadgets, podemos ver a popularização das soundbars (ou sound bars) como um exemplo da tecnologia contribuindo para a simplificação dos equipamentos. Enquanto nos home theaters dependíamos de várias caixas de som estrategicamente posicionadas pelo cômodo com cabeamento preciso, hoje é possível ter uma única barra com caixas de som unificadas (e um subwoofer) pra dar conta do recado.

Levando um design refinado e qualidade de cinema para dentro de casa, a LG Sound Bar SL9YG é um dos melhores modelos da fabricante disponível no mercado. Além disso, ela ainda é uma caixa de som inteligente, que atende a comandos de voz com o Google Assistente. Confira a seguir o review detalhado deste produto.

Design

A elegante e sofisticada barra maciça combina bem com o perfil de smart TVs atuais, com aspecto de aço escovado e controles sensíveis a toques. Na frente, há o indicador de volume e a área de texto multifunção, que indica o tipo de conexão e o perfil selecionado, por exemplo.

REVIEW: LG Sound Bar SL9YG une elegância, potência e praticidade
O mostrador frontal facilita a visualização da mudança de perfis e a seleção de entradas, que pode ser feita direto pelo controle remoto

Já no topo temos informações mais detalhadas: além dos dois indicadores frontais, ainda existem os controles liga/desliga, play/pause, silenciar o microfone, abrir o assistente de voz e a tecla de Função. Também no topo está uma discreta tampa que esconde a conexão USB, ainda de fácil acesso.

Vale lembrar que o controle remoto é uma adição prática, servindo como atalho para os perfis de áudio e efeitos de equalização, além de ter microfone embutido para chamar o Google Assistente. Outra utilidade é o modo “Noite”, que tira o baixo sem perder a qualidade de médios e altos, para quando você não quiser atrapalhar quem mora junto com você (ou o seu vizinho).

Qualidade sonora

A LG SL9YG usa uma configuração de alto-falantes 4.1.2 canais, com dois alto-falantes apontando para cima, dois frontais e dois laterais. São 500W de amplificação embutida, um sistema de decodificação Dolby Atmos e DTS:X, áudio de alta resolução (192 kHz/24 bits) e ainda existe a opção de adicionar um par de alto-falantes traseiros (ao sofá do espectador) para um sistema 6.1.2.

REVIEW: LG Sound Bar SL9YG une elegância, potência e praticidade
Seja em jogos ou clipes musicais, a caixa de som entrega áudio em altíssima definição

O som tem garantia Meridian de qualidade, como a LG já faz em outros equipamentos de som, como conferimos na XBOOM Go PK7. Ao assistir vídeos, ver o noticiário ou uma série via streaming, nota-se que os diálogos são nítidos (médios e agudos), mas é com um blockbuster com suporte para o padrão Dolby Atmos que notamos o real poder da sound bar.

A tecnologia da Dolby é atualmente uma das mais altas no mercado, levando um efeito de som em 360 graus mesmo nesta compacta soundbar. Os graves puxados pelo subwoofer, como explosões, socos e o motor de carros, são espetaculares. Hits de rock, pop e eletrônica também não desapontam, independente do alcance e da equalização.

Configuração e montagem

Seja apoiada sobre a mesa ou montada verticalmente na parede, a soundbar reconhece de maneira inteligente a posição de montagem através de um giroscópio integrado, e configura os alto-falantes de acordo. Enquanto os speakers laterais (surround) mantêm seus canais, os alto-falantes frontais e os verticais alternam suas funções de um jeito bem curioso, aproveitando bem o reflexo do som nos objetos do cômodo.

Em vez de você simplesmente girar a SL9YG em sentido anti-horário (como se os speakers frontais estivessem virados para o teto), a solução ao colocá-la na parede é outra: os alto-falantes frontais ficam apontados para baixo, rebatendo no chão, depois no teto e aí sim chegando aos seus ouvidos.

SL9YG Sound bar orientação
Ao mudar orientação da SL9YG, ela reconhece que os alto-falantes do topo estão virados para frente e os da frente agora tornam-se os do “teto”

A clareza de detalhes, nesse caso, depende da superfície que estiver debaixo deles. Se for um tapete, por exemplo, o áudio pode ser um pouco absorvido; se for uma superfície lisa, a resposta chega melhor.

Diferente do robusto SoundPlate, lançado pela LG como tentativa de substituir o home-theater em 2014 (hoje lembra muito com o que se tornou a “soundbar”), a SL9YG pode ser mais indicada para quem já tem a TV instalada na parede. Os 122 cm de largura e 14 cm de profundidade dificultam a tarefa de posicioná-la junto à base de uma televisão (dependendo do modelo), ou de outro equipamento que ocupe espaço em um móvel. Detalhe: ela tem mais ou menos a largura de uma TV de 55 polegadas.

Conectividade

A lista de conexões é bem extensa: há Wi-Fi, USB, Bluetooth 5.0, entrada HDMI de áudio, uma saída HDMI ARC e a entrada óptica. As entradas HDMI permitem passagem de imagem 4K/60fps (HDR10, HLG e Dolby Vision) e o HDMI ARC (sigla para Audio Return Channel, ou Canal de Retorno de Áudio) possibilita o fluxo de áudio de envio e retorno entre a soundbar e a TV. Sentimos falta do suporte para o padrão HDMI 2.1 — com largura de banda para transmissões em 8K — e por consequência ao padrão eARC, que é uma versão de maior capacidade do HDMI ARC.

A conexão com o subwoofer é feita sem fio, sendo necessário somente ligá-lo a uma tomada elétrica para funcionar. O pareamento funcionou de forma automática, sem maiores problemas e sem perder a conexão mesmo com semanas de uso.

Entradas LG SL9YG
A soundbar tem entradas e saída que não decepcionam, mas poderiam estar mais atualizadas ao padrão atual de qualidade (Divulgação)

Se você não tiver uma saída de áudio especificamente HDMI na sua TV, basta conectar todos os dispositivos que quiser nela (como videogame e Blu-Ray player) e plugar a LG SL9YG via entrada óptica no televisor – ao custo de não ter mais a função Dolby Atmos, não suportada com essa entrada.

Quando ligada sem fio pelo Bluetooth da TV, é perceptível um pequeno atraso em relação à imagem, o que infelizmente é comum ainda em speakers do tipo, mesmo tratando de um produto de altíssima qualidade. Tratando de áudio vindo do celular ou Wi-Fi (o Spotify, por exemplo, reconhece o SL9YG sem problemas) a reprodução acontece perfeitamente.

Em resumo, com a vasta lista de conexões, a soundbar torna-se uma ótima e prática caixa de som adicional que funciona de forma intuitiva, abrigando os mais populares tipos de gadgets com ou sem fio.

Recursos especiais

A soundbar é inteligente, já que funciona de forma parecida com o Google Home, atendendo aos comandos de voz do Google Assistente. Basta fazer perguntas ou dar comandos para dispositivos integrados da sua casa inteligente que ela reconhece sem problemas. Falando da gigante americana, outra “parceria” é a integração com o Chromecast, com suporte para o botão Cast. Isso possibilita o envio de vídeos e músicas a partir de smartphones e abas de navegação do Google Chrome para o aparelho, de forma prática através do Wi-Fi.

Há um porém: quando conectada via cabo óptico à TV, o comando de voz “Ok, Google” fica desabilitado enquanto a televisão estiver ligada, o que não acontece caso a conexão seja Bluetooth. Então existe esse mínimo “sacrifício” de depender do seu tipo de conexão para ditar quando a assistente de voz vai ou não funcionar

REVIEW: LG Sound Bar SL9YG une elegância, potência e praticidade
A conexão sem fio ao smartphone reforça a ideia de que este pode ser seu novo hub central de entretenimento de áudio

Como comentamos ao falar sobre a configuração, o som da soundbar também é lançado para o teto (ou para o chão, com rebote no teto) e essa tecnologia surround é justamente um dos pontos fortes da SL9YG com os sistemas Dolby Atmos e DTS:X. Enquanto a da Dolby surgiu há poucos anos em salas de cinema (e logo chegou às de estar), a tecnologia DTS:X é mais familiar para quem tem receivers e amplificadores em casa. O curioso é que ambas são concorrentes, então aqui você tem o “melhor dos dois mundos”, em um único produto.

Mesmo que não haja suporte para HDR10+, ela ainda conta com a passagem de HDR/Dolby Vision para a TV. Ou seja, a imagem chega em cores vivas, mega realistas e com brilho de até 10.000 nits na sua televisão. A diferença, se compararmos com o HDR10+ (outro padrão de High Dynamic Range, ou alto alcance dinâmico), é que a tecnologia da Dolby pode suportar 10x mais do que o brilho do HDR.

Outro recurso interessante é a conexão com o app LG WiFi Speaker, o player Wi-Fi da fabricante para Android e iOS, que também atua como aplicativo conjunto para configuração da soundbar. É triste, porém, notar que a LG não incluiu essa soundbar em seu app principal de casa conectada (IoT) e inteligência artificial, o LG ThinQ.

Conclusão

A LG Sound Bar SL9YG reúne performance, elegância e praticidade em um conjunto único. O modelo casa bem com ambientes compactos e oferece grande potência e qualidade sonora. Os graves puxados pelo subwoofer são espetaculares. Melhor ainda se você combiná-la com uma smart TV da LG, como a OLED C9.

A inclusão do Google Assistente torna esta barra de som mais inteligente, ainda que a empresa tenha tomado algumas decisões estranhas: a ausência de eARC e HDR10+ coloca a sound bar em pequena desvantagem, se comparada com a concorrência.

Ao instalar a LG SL9YG preferencialmente na horizontal, em frente à sua TV, o desempenho resultante certamente agradará com um palco de som grande e dinâmico. O som tem corpo bem presente na frente, o que é de se esperar dada a ausência de alto-falantes traseiros. Embora não haja alto-falante central dedicado, há clareza nos diálogos em filmes e séries.

REVIEW: LG Sound Bar SL9YG une elegância, potência e praticidade

A soundbar (ou sound bar) é vendida por cerca de R$3.499,99 no Submarino. Se considerarmos que se trata de um sistema 4.1.2 completo, reunido em uma barra de som (e um subwoofer), com ótima qualidade de som, vemos então uma forma prática de entender a relação custo-benefício do produto. O desempenho geral da LG Soundbar SL9YG é excelente, com uma qualidade de áudio detalhada e precisa, que funciona bem com TV, filmes e música. Recomendamos!

Especificações Técnicas

ModeloLG Sound Bar SL9YG
DimensõesBarra: 122 x 5,7 x 14,5
Subwoofer: 22,1 x 39 x 31,2
PesoBarra: 6.12Kg
Subwoofer: 7.8Kg
ConexõesUSB
HDMI 2.0 In/Out
Bluetooth 5.0
Óptico In
Wi-Fi
Alimentação100-240V ~ 50/60 Hz
AcessóriosControle Remoto
Cabo óptico
Pilhas
Suporte de parede
ReproduçãoMP3; WAV; FLAC; OGG
DTS X; DTS Digital Surround DTS-HD Master; DTS-HD High Resolution
Dolby Atmos; Dolby Digital
AAC/AAC+
Hi-Res 24bit/192kHz
LG Sound Bar SL9YG
  • Design - 9/10
    9/10
  • Conexões - 8/10
    8/10
  • Qualidade de áudio - 10/10
    10/10
  • Recursos inteligentes - 9/10
    9/10
9/10

LG Sound Bar SL9YG

A caixa de som tem ótima performance, é elegante e prática para ambientes compactos. Pela relação custo-benefício ao pensar em um sistema 4.2.1, vemos que ausência de eARC e HDR10+ coloca-a somente um pouco abaixo de concorrentes, mas ainda vale muito a pena.

Pros

  • Design elegante, perfeita para ambientes compactos
  • Google Assistente integrado
  • Passagem HDR/Dolby Vision
  • Vasta lista de conexões

Cons

  • Ausência de eARC e HDR10+
  • Orientação vertical pode comprometer os canais superiores
Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário

  • Olá! Gostei muito do review! Clara e completa! Não sou bom em tecnologia mas me senti confortável nessa avaliação. E uma informação achei interessante. É possível conectar mais duas caixas traseiras! Mas como faria a conexão com a barra e quais seriam as melhores ou mais adequadas caixas para essa situação? Melhoraria muito a imersão? A bar reconhece automaticamente e envia os sinais de acordo? Se puder responder ficaria muito grato! Abração!

Assine nossa Newsletter