Lies of p, review

REVIEW: Lies of P é um Soulslike que impressionaria até o próprio Miyazaki

Avatar de eduardo rebouças
Dentre muitas novidades bacanas ao estilo de jogo estabelecido pela From Software, há um belíssimo jogo criado por um estúdio estreante no gênero estrelado por ninguém menos que Pinóquio; veja mais detalhes em nosso review de Lies of P!

Há muito com que se impressionar em Lies of P, o mais novo “Soulslike” no mercado que traz muitas novidades divertidas e um nível de desafio altíssimo que vai agradar e muito a quem estiver em busca de algo para dedicar muitas horas de jogo.

Uma aventura única dentre os Soulslikes

Lies of p, review
As lutas contra chefes são um dos muitos destaques de Lies of P. (Imagem: Divulgação)

Lies of P é o primeiro título do gênero desenvolvido pelo estúdio sul-coreano Neowiz, cujo catálogo até hoje foi de jogos de plataforma e tiro. É uma repaginada muito bem feita do conto de Pinóquio, escrito por Carlo Collodi no século XIX, com uma temática mais sombria e assustadora. E, para nossa surpresa, acontece que o estúdio teve êxito em criar um tremendo jogo com qualidade acima da média dentre muitos que tentam copiar Dark Souls, da From Software, e falham miseravelmente.

O jogo se passa na cidade de Krat, um local fictício onde a dependência na tecnologia criada pelo engenheiro genial de nome Geppetto tornou a sociedade acomodada e displicente. Quando os autômatos serventes desse povo resolveram virar o jogo e trucidar as pessoas para as quais trabalhavam sem descanso, o caos se instaurou e a queda foi inevitável. 

Isso sem falar na epidemia generalizada que ocorreu, devido à coleta do milagroso material que serviu como fonte de energia para os títeres serventes, o ergo. Mineral somente presente em Krat, ele serviu para elevar o que antes era um mero vilarejo sem muito destaque para a metrópole que ela veio a se tornar, a qual você explora no decorrer de sua aventura em Lies of P.

Como P, um títere extremamente especial criado por Geppetto, cuja capacidade de mentir vai contra os preceitos estabelecidos pelos quais todos os serventes automáticos da cidade deviam seguir, bem como as leis da robótica de Isaac Asimov, o herói terá que chegar à causa da decaída do lar dos humanos, custe a que custar. 

E é essa a premissa que carrega o jogo tão habilmente em suas mais de 30 horas de duração, conduzindo você por um mundo de terror baseado no conto que há mais de cem anos vem encantando adultos e crianças. Lies of P é magistral em praticamente todos os sentidos e por ser um jogo de escala nunca antes vista vindo do estúdio que o desenvolveu, há o que falar sobre o excelente trabalho que fizeram para torná-lo um excelente Soulslike, com mecânicas únicas que o diferenciam de outros lançamentos semelhantes.

Mecânicas de jogo excepcionais

Lies of p, review
Nem sempre você precisará lutar com inimigos. Há momentos em que há a escolha de entrar na briga ou não, como no caso do Títere do Futuro. (Imagem: Divulgação)

Para começo de conversa, há como customizar seu personagem por meio do Órgão-P, uma árvore de habilidades na qual é possível escolher ramos diferenciados. Esses variam entre destraves úteis, como mais frascos de cura até uma janela maior de tempo para executar as poderosas esquivas e os revides decorrentes de sua agilidade. Ao preencher esses campos, uma vantagem ainda maior é destravada, e níveis ainda mais altos dessa funcionalidade aparecem.

Bem como outros jogos do gênero, Lies of P também conta com diversas estatísticas de personagem que irão tornar seu personagem mais especializado conforme suas escolhas. As muitas armas que você irá encontrar no decorrer da saga possuem características que levam em conta uma estatística específica, o que ajuda e muito na hora de escolher qual irá se adequar melhor ao seu caminho de desenvolvimento. No entanto, caso goste de uma que não exatamente se encaixa nesse quesito, é possível convertê-la, utilizando-se de itens específicos que podem ser comprados ou encontrados, espalhados mundo afora.

Ainda no assunto das armas, elas são absolutamente incríveis neste jogo. A grande maioria delas vem com duas partes distintas, a lâmina e o cabo, que podem ser trocadas entre si para montar o armamento ideal para P, mudando suas características ainda mais, o que multiplica exponencialmente o ramo de possibilidades dentro do jogo, que já é variado por si só.

P também possui um braço mecânico que pode ser trocado e modificado, trazendo efeitos especiais que se adequam ao seu estilo de jogar, como lança-chamas, um escudo e até uma arma de fogo. Todos eles trazem suas vantagens e desvantagens, e têm a capacidade de fazer de situações perdidas se transformarem em emocionantes vitórias caso sejam usadas na hora certa, especialmente durante as lutas contra chefes!

O combate do jogo segue os trejeitos já esperados dos jogos da série Souls, mais especificamente o magnífico Bloodborne, pois há como reaver um pouco de sua vida perdida ao se defender de um ataque, o que confere a Lies of P a necessidade por parte do jogador a ser agressivo sempre. Por isso, quase sempre, as lutas não demoram muito para serem concluídas, mesmo quando falamos dos muitos chefes que ficarão em seu caminho nesta aventura.

Um mundo sombrio repleto de perigos

Lies of p, review
Krat é um mundo de jogo fascinante e repleto de tesouros e perigos. (Imagem: Divulgação)

Falando neles, esses inimigos são um show à parte, servindo para domar o ego de qualquer jogador, com certeza. As lutas com eles são incríveis, cheias de nuances a serem exploradas caso quem estiver jogando for capaz disso, trazendo um nível de complexidade muito bem-vindo ao jogo, no geral. Por exemplo, algumas delas oferecem oportunidades para redobrar seu poder de contra-ataque ao defender no momento exato em que certo movimento é realizado, dando a você a chance de virar o jogo a seu favor.

No entanto, há momentos em que o jogo exagera um pouco na dificuldade, trazendo verdadeiras travas para o progresso enquanto não são vencidas pelo jogador. Nessas horas, Lies of P perde um pouco da boa vontade construída graças a seu mundo maravilhoso e outras de suas muitas qualidades, diminuindo o aproveitamento e tornando-se uma perda de tempo até chegar, finalmente, a tão esperada hora da vitória. Por sorte, tais horas são poucas, e há sempre a possibilidade que os desenvolvedores tragam uma correção para elas, assim esperamos.

Mas ainda não falamos da mecânica que é a mais importante dentre todas do jogo, a que literalmente guia o destino de Pinóquio dentro de Lies of P: a capacidade do garoto de mentir. Bem como a história clássica que serviu de inspiração para o jogo, nele é possível faltar com a verdade para se dar bem, ou até para ajudar as pessoas a lidarem com o absoluto caos ao seu redor. Em determinados momentos da aventura, você terá que decidir como responder a certos diálogos, o que em termos gerais, serve para decidir como Pinóquio crescerá e como o mundo responderá a suas ações.

A mentira tem pernas muito longas

Lies of p, review
Mentir é uma mecânica recorrente do jogo e já se apresenta logo de cara, no início da aventura. (Imagem: Divulgação)

O ato de mentir ou dizer a verdade não simplesmente influencia como outros personagens veem o menino, mas também regem o caminhar da história, havendo mais de um final de jogo dependendo de sua trajetória e do tamanho da mentira fomentada por suas ações.

Claro, por se tratar de um produto com cunho mais sério e dark, o nariz do Pinóquio com trejeitos de Timothée Chalamet do jogo não necessariamente cresce com o tamanho de suas mentiras, mas há uma boa surpresa relacionada a isso que merece não ser estragada para quem for jogar. Sem entrar muito em detalhes, ela é extremamente bacana e vale ser descoberta organicamente, em seu próprio ritmo.

Lies of P possui uma apresentação de jogo digno das produções nas quais ele pega emprestado muito de sua jogabilidade. Krat é uma cidade cheia de nuances e localizações incríveis a serem exploradas, que mudam conforme o caminhar da história de modos muito interessantes e desafiantes. 

O mundo construído pela Neowiz é repleto de perigos também, sem falar em uma quantidade generosa de tesouros e outras bugigangas a serem encontradas, muitas das quais contém elementos da história de pano de fundo do jogo, o que faz valer explorar todos os cantos do jogo com muito cuidado.

Apresentação de cair o queixo

Lies of p, review
Cuidado aí embaixo! Muitas das lutas vão te deixar na ponta dos pés. (Imagem: Divulgação)

Ainda no quesito da apresentação, há muito o que falar da trilha sonora do jogo, que traz canções instrumentais e, surpreendentemente, algumas até cantadas, de qualidade altíssima, que farão com que você simplesmente pare de jogar por alguns momentos para contemplá-las. Por sorte, elas vêm em forma de discos e podem ser tocadas sem haver risco de você ser atacado, por assim dizer. Os efeitos sonoros também são excelentes, trazendo o peso necessário aos ataques dos inimigos e dos seus, sem falar nos que funcionam para construir a ambientação ao seu redor, da total decaída da cidade.

O único aspecto do som que deixa um pouco a desejar são as atuações de alguns atores de voz de Lies of P, algo que o jogo compartilha com as produções da From Software. Apesar de não ser uma negativa de tanto peso no contexto geral desta criação da Neowiz, é algo que valha a pena ser mencionado, por se tratar de um jogo sem localização total para nosso idioma. 

Há somente o texto traduzido, que traz consigo os erros costumeiros de um projeto feito por profissionais que não tiveram como ver o jogo durante seu processo de trabalho, como a troca da palavra “guardar” por “loja”, por se tratar de um termo em inglês que serve para as duas funcionalidades.

Conclusão

Tirando esses probleminhas de texto e som, além da dificuldade, Lies of P é uma conquista impressionante de um estúdio que nunca antes havia lidado com um projeto de tamanha escala e complexidade. Trata-se de um jogo de qualidade altíssima, com muitas horas de divertimento e conteúdo de sobra para mais de uma aventura, por conter materiais raros com múltiplas finalidades, e também por haver mais de um caminho no qual se travar graças às mentiras. 

Lies of P é uma novidade no gênero que vem se tornando um dos mais populares dentre os videogames, trazendo consigo mecânicas únicas em sua jogabilidade que fazem dele um jogo que transcende a classificação de mera cópia. Muitas dessas a própria From Software faria muito bem em trazer aos seus futuros títulos, caso venham a criar algo novo dentro do estilo de jogo que ajudaram a criar e estabelecer como um dos mais envolventes quando se trata de desafio, ambientação, e é claro, diversão. 

A torcida agora é que a Neowiz, com o sucesso deste jogo, venha a criar ainda mais aventuras sombrias como Lies of P; estamos ansiosos para vivê-las! 

Lies of P já está disponível para MacOS, PC, PlayStation 4 e 5, e no Xbox Game Pass, para Xbox One e Xbox Series S e X.

Para mais novidades do mundo dos games, fique com a gente aqui no Showmetech!

REVIEW: Cyberpunk 2077 é MUITO MELHOR com Phantom Liberty e o Patch 2.0!

Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim (21/09/23)

Lies of P vale a pena?

Lies of P vale a pena?
94 100 0 1
94/100
Total Score
  • Gráficos
    100/100 Excelente
    A apresentação visual do jogo é simplesmente belíssima. Os personagens são extremamente detalhados e bem animados, e as fases são bem ambientadas e absolutamente assustadoras.
  • Som
    90/100 Incrível
    Apesar de ter uma trilha sonora com canções instrumentais lindas, a dublagem em inglês às vezes deixa um pouco a desejar. Os efeitos sonoros ajudam a conver a força e agressividade do combate muito bem.
  • História
    100/100 Excelente
    Lies of P é facilmente um dos "soulslikes" com uma das histórias mais marcantes, te deixando grudado na tela do início ao fim. O pano de fundo do jogo é muito bem desenvolvido, o que faz de seu mundo um lugar que você vai querer explorar e descobrir todos os segredos, que são muitos, diga-se de passagem.
  • Desafio
    100/100 Excelente
    Este é um jogo que não veio para brincadeira. Seu nível de desafio é altíssimo, com uma curva de dificuldade que já começa alta e só aumenta conforme você avança na aventura. No entanto, ao aprender as nuances de combate, o jogo dá meios de se lidar bem com as lutas.
  • Diversão
    80/100 Ótimo
    Sua diversão com Lies of P vai depender no quanto você gosta do gênero de jogos no qual ele se encaixa, e se está disposto(a) a aprender suas mecânicas, especialmente a de esquiva. Haverão chefes que travarão seu progresso no jogo, testando sua paciência. Como a tradição de jogos baseados em Dark Souls dita, a dedicação é a base de tudo aqui.

O que gostamos

  • A repaginada maravilhosa da história de Pinocchio em forma de jogo com temática de terror
  • A ambientação steampunk que traz à vida os títeres e as armas de P
  • A história, que sempre traz reviravoltas interessantes
  • A mecânica do Orgão-P e outras mecânicas únicas que influenciam o modo como se joga

O que não nos agradou tanto

  • A dificuldade do jogo às vezes pode ser um pouco alta demais para alguns jogadores
  • Alguns bugs que esperamos que a Neowiz corrija com um patch pós-lançamento
  • A falta de um sistema de jogo cooperativo pela internet, para lutas contra chefes
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados