REVIEW: Monitor LG 29WK500-P é a porta de entrada para o mundo do 21:9

Imagem destacada do 29WK500-P
O monitor LG 29WK500-P é a escolha certeira para quem procura um monitor ultrawide com ótimo custo-benefício para jogos e produtividade

O monitor LG 29WK500-P é uma opção mais barata para usuários que querem ter uma tela de grande escala IPS LCD para produtividade. Contudo, a resolução de 2560×1080 chama a atenção de gamers que desejam embarcar na onda do 21:9, o que faz o monitor ser bem versátil para todos os públicos.

Recebemos o monitor para testes e, após duas semanas de muita jogatina e edição de vídeos, você confere o nosso review completo.

Design e recursos

O monitor da LG é bem sofisticado e possui um lindo design premium e minimalista em preto fosco que vai agradar a todos os públicos. A tela tem bordas que são invisíveis com o monitor desligado, porém ao ligar elas aparecem e são relativamente grandes. A base é curva, feita de um plástico bem resistente do mesmo material em que a tela é construída. A montagem do monitor é simples, mas a remoção das peças não é das mais fáceis, sendo necessário uma forcinha extra.

Design do Monitor LG 29WK500-P
Design premium e elegante do monitor LG 29WK500-P faz o monitor ser bem agradável para todos os públicos

Mesmo possuindo um preço relativamente baixo para a categoria em que está inserido, a construção é bem honesta, mostrando que o custo-benefício aqui é superior em relação a outros monitores 21:9 de outras marcas.

O monitor traz somente um botão na parte inferior onde serve para acessar todas as funções, o menu, as configurações e calibragem da imagem de acordo com as suas necessidades. O botão é bem posicionado e fácil de mexer, contudo é pouco utilizado, graças a um software que é instalado no PC para configurar essas funções.

O monitor LG 29WK500-P tem umas limitações para conexão que fazem falta. Na traseira, o monitor traz somente 2 entradas HDMI 1.4 e uma entrada de 3,5 mm para a conexão de fones de ouvido ou caixas de som. Essa característica não chega a ser um problema para a utilização diária, já que a entrada HDMI está presente em praticamente todos os componentes do mercado, mas algumas GPUs já estão focando na entrada DisplayPort para alta performance, o que não é possível aqui sem um adaptador extra.

Conexões do Monitor LG 29WK500-P
O monitor LG 29WK500-P peca em ter somente 1 opção de conexão, já que as GPUs mais recentes adotaram outras conexões mais rápidas que a HDMI

Também não há alto-falantes no produto, obrigando o usuário a usar headsets ou sistemas de áudio externos. Essa falta não apresenta um impacto substancial no valor do monitor, mas seria interessante para ter um diferencial no mercado.

Tela e performance

A tela do monitor LG 29WK500-P é uma IPS LCD de 29 polegadas e resolução de 2560×1080, 75 Hz de taxa de atualização e 5 milissegundos de tempo de resposta. As especificações que esse painel proporciona não foram feitas para uma experiência profissional ou até mesmo atender a exigência que a edição de fotos requer. Entretanto, ele possui um grande valor para multitarefas e imersão para conteúdo multimídia.

Para jogos, o monitor da LG se destaca de uma forma satisfatória para títulos mais imersivos como Assassin’s Creed Odyssey. O tempo de resposta ainda não é tão rápido em cenas mais aceleradas de ação e alguns desfoques são notados mesmo que o monitor tenha uma tecnologia para reduzir esse pequeno problema.

Recursos para jogos do 29WK500-P
O monitor LG 29WK500-P traz funções específicas para jogos onde melhora a velocidade de resposta do monitor

Mesmo possuindo a resolução 2560×1080 para esse tamanho de tela, as imagens não são pixeladas, sendo ótima para filmes e jogos. A escala 21:9 pode assustar para quem quer uma experiência somente para estudos ou escritório, mas o escalamento para documentos e planilhas é perfeito, o texto fica bem legível e dependendo da compatibilidade do software, a área extra para trabalhar é muito bem-vinda.

Tela extra do 29WK500-P
O escalamento 21:9 pode ser esquisito para quem procura somente estudar ou trabalhar, mas o espaço extra é muito bem-vindo

O monitor LG 29WK500-P tem uma ótima renderização de cor graças à tecnologia IPS. A temperatura de cor é um pouco mais quente do que os usuais 6500K, mas no geral a tela não requer uma calibração mais profunda para chegar no tom ideal, a pré-configuração que o acompanha é muito satisfatória.

Exibição de imagens do 29WK500-P
A exibição de imagens no 29WK500-P possui um ótimo balanço de cores e contraste, o painel IPS LCD traz muita qualidade

Ele também possui a tecnologia FreeSync com alcance de 48Hz à 75Hz que é perfeito para placas de vídeo intermediárias da Radeon (onde o monitor foi testado). Entretanto, para tecnologias mais avançadas como o G-Sync da NVIDIA, o monitor não é recomendado, já que pode causar mais delay que o normal.

Conclusão

Pelo preço cobrado do monitor LG 29WK500-P, especialmente após nossos testes, fica claro que o monitor da LG é um ótimo custo-benefício, até mesmo para monitores 16:9 mais baratos. O investimento em uma tela 21:9 é perfeito para quem não deseja ter um segundo monitor, mas quer mais espaço para trabalhar ou sentir mais imersão em jogos e filmes. O painel de IPS LCD excede as expectativas e produz imagens bem ricas e com definição alta, sem pixels aparentes. 

A construção pode até ser simples, mas o monitor é bem premium e estiloso e bate de frente com produtos da concorrência com o dobro do preço e proporção menor. No geral, o monitor LG 29WK500-P é compra certeira para quem não quer gastar muito por uma tela de qualidade superior das convencionais para o uso diário.

Especificações do monitor LG 29WK500-P

Modelo29WK500-P
TelaIPS LCD 29″
Resolução máxima2560×1080
Brilho250 cd/m2
Contraste estático1000:1
Entradas2 HDMI
Entrada 3,5 mm
Fonte25W
RecursosAMD Radeon FreeSync
Super Resolution+
Screen Split 2.0
Peso6845 gramas
PreçoR$ 1.169,90
  • Design - 9.5/10
    9.5/10
  • Tela - 9/10
    9/10
  • Conectividade - 8.5/10
    8.5/10
  • Recursos extras - 9/10
    9/10
9/10

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário: