Review: monitor gamer QLED Samsung C24FG73 é imersão pura para qualquer gamer

Monitor Gamer Curvo QLED Samsung 24" C24FG73
Analisamos o mais novo monitor gamer QLED Samsung, evolução do modelo C24FG70. Será que as mudanças valem o upgrade?

Os monitores são grandes acompanhantes dos jogadores nas partidas online, e ter um de ótima qualidade para ter uma máxima experiência na jogatina é o que a Samsung pretende ao trazer o monitor gamer QLED Samsung C2FG73 de 24 polegadas ao Brasil, evolução direta do modelo C24FG70. O monitor traz configurações ideais para os gamers de plantão e uma qualidade de imagem que leva o selo da linha QLED.

Mas será que esse produto é realmente é uma boa compra? Vale a pena o investimento de R$ 2.149,00? Iremos responder essas e outras perguntas nesse review.

Design

Realizar a montagem do monitor gamer QLED Samsung leva cerca de 20 minutos, uma vez que para conseguir usá-lo sem problemas vai ser necessário unificar dois componentes: uma base de moldada em metal e um “braço” que se prende à tela (também feito de metal). Totalmente parafusados, eles se unificam bem com a tela e é possível ajustar a altura para uma posição que fique adaptada para sua jogatina.

Monitor curvo Samsung C24FG73 pode ser montado sem grande problemas
Monitor gamer QLED Samsung C24FG73 pode ser montado sem grande problemas

Falando sobre a tela, ela é curva e construída em plástico e possui quatro entradas para que o “braço” seja parafusado. Em geral ela não ocupa muito espaço e a instalação é feita de forma fácil e sem grande problemas. Caso queira, você pode deixar tela em modo Pivô ou retrato.

Monitor curvo samsung c24fg73 sendo observado de lado
“Braços ” podem ser adaptados para que você tenha partidas favoráveis

Sobre botões, o monitor curvo Samsung possui quatro: três deles estão localizados abaixo da tela, e ali podemos controlar a qualidade da imagem exibida; Já na traseira, podemos ver um botão que também serve para alternarmos entre as entradas do monitor para acessarmos o menu e mudar as configurações.

Conexões

A Samsung não economizou quando o assunto foi conexões: são duas HDMI, uma Display-Port e duas para áudio. Esse modelo faz parte de uma parcela de monitores que não possui alto-falantes próprios, componentes que podem acabar fazendo falta caso você não possua fones de ouvido ou caixas de som para encaixar na entrada P2 que o monitor gamer QLED Samsung possui.

conexões do monitor curvo samsung C24FG73
Você pode conectar mais de um aparelho no monitor da empresa coreana

Entretanto, se tratando de um monitor gamer onde, geralmente, os jogadores possuem seu próprio fone de ouvido ou sistema de áudio ideal para a jogatina, a falta de alto-falantes no monitor não fez tanta falta assim.

A experiência com as conexões foi a melhor possível, onde não demorou muito tempo para que a imagem começasse a ser transmitida. Uma função interessante: quando ligamos o monitor, ele passa automaticamente por todos os canais de vídeo para detectar uma possível imagem, sem termos a necessidade de usar o botão localizado na traseira.

monitor curvo samsung c24fg73
Gosta de áudios imersivos? Conte com um dispositivo a parte, pois esse modelo não vai conseguir te proporcionar isso

Qualidade de imagem

O monitor curvo da linha QLED de 24” tem um tempo de resposta de 1ms e não vai te deixar na mão quando estiver jogando algum título que tenha ação constante, com Fortnite, por exemplo. Por isso, se você gosta de jogos que tenham agilidade como uma característica, não vai se decepcionar com esse modelo.

Modos de imagem co monitor curvo samsung c24fg73
Modos possuem características semelhantes mas fazem diferença na hora de jogatina

Além disso, a taxa de atualização de imagem do monitor é de 144Hz, o que na prática é mais do que suficiente para rodar jogos pesados como Assassins Creed: Odissey sem borrões ou aquele efeito fantasma que todo gamer odeia. Em jogos de outros gêneros, o monitor gamer QLED Samsung possui diversos modos de imagem que fazem a diferença na gameplay:

O primeiro destaque é o “Modo Cinema”, que deixa o brilho o mais baixo possível para que sua visão não seja afetada após tanto tempo. Função interessante, já que boa parte dos jogadores passa muito tempo jogando, ou até mesmo assistindo um filme em seu PC ou console.

Seguindo com os modos de imagem pré-configurados pela Samsung, o “Pessoal” é ideal para jogos que possuem uma iluminação mais baixa, já que ele coloca o brilho do monitor no 100, permitindo que não deixemos passar nada despercebido.

Monitor curvo Samsung C24FG73 exibindo um jogo de FPS
Monitor vai te proporcionar jogatinas impressionantes, independente do gênero

Um ótimo modo, mas pode fazer mal para os olhos após algumas horas (ou minutos, dependendo da pessoa) em jogatina.

Em terceiro temos o “Modo Brilhante Elevado”, que, como o próprio nome diz, entrega uma imagem clara e sem falhas que deixem a jogatina escura. Ideal para jogos em que a atenção precisa ser a maior possível. Ótimo, mas não recomendável de se usar por muito tempo devido ao alto brilho.

“FPS” e “RTS” não possuem muitas diferenças a não ser uma leve mudança nos tons de preto que são exibidos na tela, onde, respectivamente, percebemos que um exibe cores escuras mais fracas que o outro. O RTS é melhor para jogos escuros e com tema de suspense, onde permite uma imersão para deixar o ambiente mais imersivo.

Nomeado de “RPG”, esse é um dos melhores modos que o monitor gamer QLED Samsung possui, já que as cores ficam mais vivas e entregam uma imagem de impressionar até mesmo os gamers mais exigentes.

tela do monitor curvo Samsung c24FG73
Imagens do monitor curvo Samsung dão show apesar de alguns deslizes da empresa coreana

Em geral, os modos de iluminação do monitor gamer QLED Samsung C24FG73 são úteis para diversas ocasiões e a tela em si dá um belo show, mas boa parte das pré-configurações acabam ficando muito semelhantes na prática. Boas imagens são exibidas sem borrões, mas quando fazemos uma navegação mais profunda, não é percebida muita diferença.

Recursos extras

O “Plus” que faz diferença no dia a dia. Assim podemos definir as configurações e funções extras que a Samsung colocou no C24FG73. O “EyeSaver” e suporte ao FreeSync da AMD deixam as jogatinas ainda mais empolgantes. A primeira é o filtro que a empresa coreana colocou nesse modelo: nomeado de EyeSaver, uma especie de camada amarela que fica sobre a tela quando ativada. Como o próprio nome diz, ela foi criada para sua visão não ser forçada após ficar horas jogando.

Monitor Curvo Samsung c24fg73
Imagem de monitor pode ser adaptada para gamers que jogam por muito tempo.

Precisamos elogiar essa iniciativa da Samsung ao colocar essa configuração também nos monitores, o que demonstra que apesar de tudo, a fabricante de diversos produtos ainda se importa com o bem estar de seus compradores.

Outra função interessante é o suporte ao FreeSync, ação da Samsung que vai animar os jogadores que possuem placas da AMD. Para você que não sabe do que estamos falando, esse é o padrão que foi inventado para que o chamado screen taring (erro de imagem que deixa a exibição incompleta ou partida) seja uma coisa do passado.

Assim, donos de PC que não dispensam partidas longas e com muita emoção serão os melhores beneficiados dos recursos extras.

Mas levar esse modelo para casa é realmente uma boa ação?

O monitor gamer QLED Samsung C24FG73 vale a pena?

O monitor gamer QLED Samsung C24FG73 é um modelo que agrada os amantes dos mais variados gêneros de jogos. O produto vai estar otimizado para as suas jogatinas, não importa o game que você esteja jogando, e, de quebra, cuidará da sua visão com o recurso EyeSaver.

Se você tiver uma máquina que possui placas de vídeo da AMD, o monitor é um dos modelos que você vai querer considerar antes se decidir. As imagens entregues são realmente de tirar o fôlego, apesar de alguns modos pré-configurados de fábrica serem bastante parecidos. O fato de não possuir alto-falante próprio não chega a ser um problema, já que o público-alvo deste monitor é o gamer que já tem um setup anteriormente definido.

Monitor curvo Samsung C24FG73
Modelo dá um show ao entregar jogatinas de respeito

Todavia, esses pontos não o caracterizam como um produto que deve ser descartado pelos gamers. As imagens são ótimas para te entreter por várias horas, e em alguns momentos testando o monitor gamer QLED Samsung C24FG73 me senti dentro do cenário do jogo devido a tamanha imersão.

Em termos de evolução, ele é levemente superior ao modelo de 2018 em qualidade e tamanho, mas se você já tiver uma C24FG70, talvez seja melhor esperar um pouco mais por um modelo que tenha um diferencial que se destaque.

Monitor Curvo Samsung C24FG73
Modelo da empresa coreana é uma ótima opção para quem procura se divertir ao máximo

O investimento de R$ 2.149,00 não vai ser uma ação ruim, uma vez que você vai usar ele por muito mais tempo do que imagina.

Monitor Gamer Curvo QLED Samsung 24" C24FG73
  • Design - 10/10
    10/10
  • Conectividade - 10/10
    10/10
  • Imagem - 8/10
    8/10
  • Recursos Extras - 9/10
    9/10
9.3/10

Resumo

Excelente modelo que entrega imagens de tirar o fôlego, apesar de alguns modos de imagem pré-configurados de fábrica e ausência de um alto-falante próprio 

Pros

  • Imagens de tirar o fôlego;
  • Fácil uso e montagem;
  • Pode ser usado em consoles e PCs.

Cons

  • Configurações de brilho extremamente parecidos;
  • Sem alto falante dedicado.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Receba nossas notícias:
[widget id="jackmail_widget-2"]
Holler Box