Review: monitor Samsung UHD 4K UE590 entrega imersão mesmo sem tela curva

se feature uhd ue590 53770411 - Review: monitor Samsung UHD 4K UE590 entrega imersão mesmo sem tela curva
Saiba o que achamos do monitor 4K UE590 da Samsung! Confira com a gente se vale a pena o investimento nessa robusta máquina!

Um nicho de mercado que nunca para de crescer é o de monitores. A todo momento, pensamos em escolher uma peça mais potente. Se não estamos fazendo isso, uma hora ou outra somos pego olhando aquele novo modelo de monitor, seja ele de tela plana ou curva. Para o UE590, a Samsung combinou a tela plana de 28 polegadas com resolução UHD 4K, tempo de resposta de 1 ms e também o suporte ao Freesync. Mas será que todas essas especificações são suficientes para entregar uma imersão de respeito? É o que vamos saber nesse review.

Design

Medindo 66.09 x 46.85 x 18.71 cm (LxAxP), a base de metal em formato T é um pouco menor do que o monitor. Citando mais sobre, uma placa de metal está na frente com a sigla UHD cravada no lado esquerdo, combinado com o plástico preto que molda o suporte. O monitor possui apenas um botão físico para a navegação no menu, este para acessar opções como alterar as configurações de brilho e alternar entre as entradas de vídeo

IMG 20180708 184553939 LL - Review: monitor Samsung UHD 4K UE590 entrega imersão mesmo sem tela curva

A cor mais escura também está presente na  frente e traseira do UE590. Tons em prateado moldam os lados direito, esquerdo e superior, enquanto a tela LED pode ser ajustada em até 20° para trás, e 2° para frente. Para isso, é necessário que você apoie a mão na base para modificar o ângulo da tela, já que ela não é exatamente leve. Mas isso está longe de ser um problema. Vale destacar também que ele pode ser fixado na parede graças à furação VESA 75 x 75.

Um design simples mas que consegue ser eficaz. A combinação das cores prata e preto deu um tom de perfeito equilíbrio, sem exageros que chamem mais atenção do que a imagem apresentada. A estrutura também foi pensada para não ser grande demais, já que ocupa um espaço mínimo independente do móvel onde esteja colocado. Com a definição de ser tão bonito quanto funcional, o design é o primeiro ponto positivo do UE590.

Conectividade

Quatro conexões moldam esse monitor da Samsung. Duas delas são portas HDMI e a complementação desse número fica por conta da porta DisplayPort e uma entrada P2 para fones de ouvido e cabos auxiliares. As duas portas HDMI não estão presentes apenas para você conectar dois aparelhos ao mesmo tempo, mas também porque ele possui compatibilidade com a função Picture-By-Picture.

br uhd ue590d lu28e590ds zd 002 back black - Review: monitor Samsung UHD 4K UE590 entrega imersão mesmo sem tela curva
Entradas USB fazem falta no UE590

Ele possui compatibilidade para os sistemas Windows Mac, além de servir como como tela para seu videogame. A porta DisplayPort permite que você conecte mais um aparelho, enquanto a saída P2 possibilita que escute o  som da imagem entregue. Por não possuir altos falantes, cabe ao dono escolher dispositivos de áudio de qualidade, sendo esse um complemento para a imagem apresentada.

E assim como muitos da empresa sul-coreana, o UE590 não possui entradas USB. Não que isso influencie no uso, mas já que não dispõe de caixas de som próprias, seria ideal ter uma conexão para poder carregar ou até mesmo ligar seus dispositivos de áudio externo.

Som próprio ausente

Assim como dissemos acima, o monitor 4K da Samsung não possui alto-falante ou entrada USB. A escolha da empresa sul-coreana em não colocar nenhuma dessas opções é o que impede o monitor de entregar uma experiência 100%  impactante.

IMG 20180708 185517302 BURST002 - Review: monitor Samsung UHD 4K UE590 entrega imersão mesmo sem tela curva
Lembre de escolher boas caixinhas de som caso leve o monitor para casa

Se escolher assistir séries e filmes nesse monitor, será necessário um cabo auxiliar e uma boa caixinha de som. Mas lembre-se de recarregar seu dispositivo de som antes de usá-lo, pois o UE590 não possui nenhuma entrada para você recarregar até mesmo seus controles de videogame. Claro que esse ponto “fraco” pode ser contornado na hora das jogatinas com fones Bluetooth, além de você conectar seu fone de ouvido (com fio longo o bastante para você não danificar sua visão) na entrada P2 localizado na traseira.

Caso o som seja um dos pontos essenciais para você, a Samsung possui vários modelos de monitor que dispõem de alto-falantes próprios. O C27F591 possui altos falantes próprios e também tela curva, mas uma tela 27 polegadas. Ponto importante na imersão, a experiência de áudio é um investimento interessante de se fazer não apenas em um modelo, mas em todos os monitores que entregam alta qualidade de imagem.

Qualidade da imagem

Se não tem uma experiência de áudio para chamar de dele, por sua vez, este monitor entrega imagens de tirar o fôlego. Se no modelo C32F91 os gamers foram deixados de lado, a Samsung colocou várias configurações de imagem para aproveitar a tela UHD 4K do UE590. Possibilitando a visualização de 1 bilhão de cores, a imagem fica ainda mais real com as configurações de brilho.

MODO ENC P  TRÁS 1 01 - Review: monitor Samsung UHD 4K UE590 entrega imersão mesmo sem tela curva
O primeiro modo é um dos menos artificiais.

Nomeado de “Samsung Magic Angle”, essa configuração muda o brilho da imagem de acordo com o ângulo no qual você está. Ao todo, seis modos modificam a imagem e dois deles levam o mesmo nome:Modo Enc. p/ trás”. O primeiro foi pensado para as situações em que o monitor está em um lugar um pouco mais alto que você, deixando a imagem mais clara, mas com um tom menos artificial.

MODO ENC P  TRÁS 2 - Review: monitor Samsung UHD 4K UE590 entrega imersão mesmo sem tela curva
O segundo modo deixa a imagem bem amarelada.

O segundo modo deixa todas as cores mais claras do que realmente são, como uma espécie de “filtro de luz” que chega a doer a visão se você estiver muito próximo. Este modo foi pensado para ser o complemento do primeiro; você vai usá-lo quando estiver vendo de um ângulo mais baixo do que nas situações em que o “Modo Enc. p/ trás é útil. Esse segundo modo também é ideal se você não está tão perto do UE590, apesar de ele dar um tom de artificialidade.

MODO DE PÉ - Review: monitor Samsung UHD 4K UE590 entrega imersão mesmo sem tela curva
O terceiro modo é um dos menos artificiais.

O “Modo de pé” foi criado para ser usado se você está em um local mais alto que o monitor, muito útil se o móvel em que seu monitor está é mais baixo do que seu campo de visão. Por sua vez, a configuração nomeada de “Modo de Lado”, é a mais natural possível. Quando ativado, o brilho é espalhado em todos os cantos da tela LED, permitindo uma boa visualização de vários ângulos de visão.

MODO DE LADO - Review: monitor Samsung UHD 4K UE590 entrega imersão mesmo sem tela curva
O Modo “De Lado” é o mais agradável entre todos eles

O penúltimo leva o nome de “Vista de grupo” e também permite uma visualização mais equilibrada, pois ele combina a função Samsung Magic Angle desligada e as configurações “Modo de pé” e “Modo Lateral”. O último deles foi nomeado pela empresa sul-coreana de “Pessoal” e, apesar de levar esse nome, ele deixa a imagem semelhante ao “Modo Enc p/ trás 1”.

MODO VISTA DE GRUPO - Review: monitor Samsung UHD 4K UE590 entrega imersão mesmo sem tela curva
O Modo “Vista de Grupo” não exagera na iluminação

Além de todas essas mudanças na imagem serem permitidas em um clique, a tela LED UHD 4K possui proporção de tela 16 : 9, e resolução 3840X2160. Estes números significam que em momento nenhum a imagem será distorcida, mesmo olhando para a tela de perto. Mais uma vez pensando nos gamers, a Samsung colocou no UE590 uma taxa de resposta de 1ms (de cinza para cinza), e compatibilidade com a função FreeSync.

Apesar de não ter sido feita apenas para o mercado gamer, a imagem apresentada é bastante impressionante, não apresentando borrões que influenciassem o uso no momento das jogatinas. Todas essas especificações comprovam que a tela do UE590 entrega uma imersão de respeito, mesmo não sendo curva como muitos monitores da própria Samsung.

Recursos extras

Se o Samsung Magic Angle é uma ótima função, a compatibilidade com a função Picture-In-Picture chega como outro grande acerto desse modelo. Semelhante á função presente no Android Oreo, essa funcionalidade permite que você veja o que está sendo transmitido em duas entradas de vídeo, mas isso tudo em uma só tela.

IMG 20180708 185144306 LL e1531091358560 - Review: monitor Samsung UHD 4K UE590 entrega imersão mesmo sem tela curva
Divida a tela com o modo “Picture-In-Picture”

Você pode dividir a tela do UE590 em duas e, assim, ver o que está sendo transmitido em duas saídas de vídeo ao mesmo tempo. Além disso, você também pode deixar uma miniatura em um dos quatro cantos da tela, podendo gravar suas partidas e falar com quem está assistindo, como muitos youtubers fazem.

IMG 20180708 195323755 01 - Review: monitor Samsung UHD 4K UE590 entrega imersão mesmo sem tela curva
O modo “Proteção Ocular” cuida de sua visão enquanto você usa o monitor.

Além de poder dividir a tela, o monitor da Samsung possui o “Modo de Proteção Ocular“. Presente em vários monitores da marca, essa função coloca um filtro amarelado na imagem para diminuir o dano que as luzes podem fazer para seus olhos, mas nada que diminua a intensidade da experiência. Ele também vem equipado com o Poupança Eco Plus”, uma configuração que modifica o brilho da imagem para o UE590 consumir menos energia. Três modos de poupar energia estão disponíveis: Automático (que modifica o brilho de acordo com o tempo de uso), Baixa e Alta.

Mas afinal, vale a pena?

Um monitor que entrega imagens de respeito, mas que deixa ainda os altos falantes próprios de fora. Assim podemos definir o UE590, que, apesar de não ser feito para os gamers, possui configurações suficientemente boas para possibilitar altas horas de jogatina.

Se não escolher ele pelas configurações robustas, a tela UHD 4K  consegue entregar imagens de tirar o fôlego. A ausência dos alto-falantes pode ser contornada facilmente com caixas de som externas, além de que os gamers podem conectar fones de ouvido em seus controles.

br uhd ue590d lu28e590ds zd 001 front black - Review: monitor Samsung UHD 4K UE590 entrega imersão mesmo sem tela curva
Um ótimo custo benefício, e abaixo do preço de seus concorrentes

Produzido não apenas para o entretenimento, você ainda pode desfrutar da função Picture-In-Picture e, assim , acompanhar o que está acontecendo em duas saídas de vídeo. Combinado com os modos “Proteção Ocular” e o “Poupança Eco Plus”, todas essas especificações qualificam o UE590 para ser uma ótima máquina, não apenas para entretenimento, mas também para produtividade.

Com um preço sugerido de R$ 2.499,00 no site da Samsung, ele pode ser encontrado na faixa dos R$ 1600,00 no Shoptime e Magazine Luiza. Preço abaixo da média para monitores 4K UHD  no mercado, classficando o UE590 como um ótimo custo-benefício.

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via