REVIEW: Moto g 5G plus é o smartphone com 5G mais barato do mercado

REVIEW: Moto g 5G plus é o smartphone com 5G mais barato do mercado
Além da integração com o 5G DSS da Claro, o Moto G 5G Plus traz duas câmeras frontais e bateria para mais de um dia

Uma realidade breve ou não, o 5G é o futuro da conexão e o Moto g 5G plus é o smartphone que coloca a Motorola na frente da concorrência, trazendo o celular mais barato atualmente no mercado brasileiro compatível com o 5G em parceria de exclusividade com a Claro.

Infelizmente, a versão do 5G disponível neste momento no Brasil é o 5G DSS, disponível pelas principais operadoras em métodos diferentes. A Claro oferece uma cobertura em alguns bairros nas capitais São Paulo e Rio de Janeiro, mas ainda deve demorar até termos o 5G consolidado em todo o país.

Isso pode gerar dúvidas quanto ao moto g 5G plus, um modelo cujo nome se apoia em uma tecnologia disponível com muitas restrições no Brasil e ainda é a versão Plus de um modelo cuja versão normal, não existe. Apesar dessa estranheza inicial (e inevitável), o moto g 5G plus é muito mais do que o smartphone mais barato compatível com o 5G. Acompanhe abaixo a análise completa do Showmetech:

Design

Apesar de um preço alto para um modelo que se diz intermediário, o moto g 5G plus tem um design excelente. A tela enorme de 6,7 polegadas abrange quase toda a parte da frente, deixando um espaço mínimo para as bordas. As duas câmeras frontais flutuam em um pequeno notch (entalhe) individual para cada uma delas e o alto-falante para atender ligações e ouvir áudio é quase imperceptível.

Seu acabamento é feito em polímero de vidro, um tipo de plástico que marca e risca fácil, por isso, a recomendação é deixá-lo em uma capinha protegendo (sim, deixá-lo, pois já vem uma capinha o protegendo dentro da caixa). As bordas possuem um acabamento de plástico fosco, também de muita qualidade, apesar de que seria interessante se ele fosse um pouquinho mais fino.

REVIEW: Moto g 5G plus é o smartphone com 5G mais barato do mercado
Moto G 5G Plus já vem com capinha transparente dentro da caixa

Na traseira do produto, temos o logo da Motorola, o Flash perfeitamente centralizado no topo e ao seu lado, o sistema quádruplo de câmeras, em um arranjo bem feito.

REVIEW: Moto g 5G plus é o smartphone com 5G mais barato do mercado
moto g 5G plus traz sistema de quad câmera na traseira e dual Flash LED centralizado

A lateral esquerda traz o botão dedicado ao Google Assistente e a entrada para o chip (Dual SIM) e cartão microSD para expandir o armazenamento. A lateral direita conta com os botões de aumentar e abaixar o volume além do sensor de digital.

REVIEW: Moto g 5G plus é o smartphone com 5G mais barato do mercado
moto g 5G plus traz nas laterais botões do Google Assistente e aumentar e diminuir volume, além do leitor de digital

O sensor de digital no lado direito se encontra em uma altura muito responsiva, pois é fácil de tocar pelo polegar de um usuário destro e pelo indicador de um usuário esquerdo. Além disso, o reconhecimento é praticamente instantâneo, destravando rapidamente a tela e, mesmo que ela não esteja acesa, a detecção acontece na hora.

Deixando a parte de cima livre, a parte debaixo traz conexão p2 para fones de ouvido, USB-C e um alto-falante.

REVIEW: Moto g 5G plus é o smartphone com 5G mais barato do mercado
Entrada de fones de ouvido, USB-C e alto falante se concentram na parte inferior do moto g 5G plus

Mesmo sendo um smartphone grande com uma bateria robusta, o moto g 5G plus possui uma pegada fácil e é bem leve na mão.

Tela

Com tela de 6,7 polegadas, o moto g 5G plus é o primeiro aparelho da família G da Motorola equipado com o que ela chama de CinemaVision (visão de cinema, em tradução livre), perfeito para assistir filmes com a tela na proporção 21:9. Ela é uma tela LTPS LCD que poderia ser OLED mas não se engane, é de ótima qualidade. Ela traz FULL HD+ (resolução de 2220 x 1080 pixels) e certificação HDR10.

REVIEW: Moto g 5G plus é o smartphone com 5G mais barato do mercado
Tela FULL HD+ de 6,7 polegadas tem brilho intenso e excelente qualidade de imagem

O brilho não fica para trás, trazendo muita potência de luz, deixando qualquer vídeo no YouTube muito charmoso de ser visto na tela. As cores são vívidas, intensas, contrastes acentuados e pretos profundos.

Um grande destaque da tela do moto g 5G plus, é sua taxa de atualização fixada em 90 Hz. A taxa de atualização mede o quão rápido a tela consegue se atualizar, nesse caso, 90 vezes por segundo. Aqui, isso pode parecer não ter valor, mas acredite, a sensação de fluidez ao mexer na tela é muito satisfatória. Os comandos parecem ser acionados mais rápido do que o seu próprio clique, dando a sensação do quão rápido o celular é.

A tela também traz a versatilidade do movimento de pinça, pois, por ser mais comprida que o formato tradicional de vídeos 1920×1080, os vídeos normalmente ficam com colunas pretas nas laterais. Para isso, basta realizar o movimento de pinça que aplica um leve zoom no vídeo, fazendo com que ele ocupe a tela inteira.

Pessoas mais puristas podem se incomodar por ter informação na tela sendo perdida dessa forma, mas, é extremamente prazeroso assistir vídeos no moto g 5G plus com um brilho alto e com o vídeo ocupando toda a tela.

Câmeras

REVIEW: Moto g 5G plus é o smartphone com 5G mais barato do mercado
A Motorola equipa o moto g 5G plus com sistema quad câmera e dual Flash LED na parte traseira do smartphone

A Motorola ultrapassou os limites equipando o moto g 5G plus com nada menos do que 6 câmeras: 4 traseiras e 2 frontais – um dos pontos em quem o modelo mais brilha. Também traz flash LED duplo e o modo Night Vision (visão noturna, em tradução livre). O sistema “quad câmera” traseiro e “dual câmera” frontal é composto por:

  • Câmera principal de 48MP e abertura de f/1.7;
  • Câmera ultrawide de 8MP, campo de visão de 118º e abertura de f/2.2;
  • Câmera macro de 5MP e abertura de f/2.4;
  • Sensor de profundidade de 2MP e abertura de f/2.4;
  • Câmera frontal principal de 16MP e abertura de f/2.0;
  • Câmera frontal ultrawide de 8MP, campo de visão de 118º e abertura de f/2.4.
Câmera normal Moto G 5G Plus
Câmera normal de 48MP do moto g 5G plus tem boas cores e definição de qualidade

O arsenal é bem completo, permitindo enorme versatilidade para todos os tipos de fotos que você quiser fazer. A câmera traseira principal poderia ser de 64MP assim como no Moto G9 Plus, mas a câmera de 48MP serve bem às necessidades. O sensor de profundidade adiciona fundos borrados padrão DSLR (câmeras semiprofissionais) de alta qualidade.

Câmera ultrawide Moto G 5G Plus
Câmera ultrawide do moto g 5G plus enquadra bastante informação, mas lembre de usar a luz ao seu favor, por ela ter menos potência que a câmera normal

O verdadeiro destaque está nas câmeras frontais (engraçado dizer isso no plural). A opção de fazer selfies com uma câmera ultrawide é simplesmente brilhante, dispensando que o amigo mais alto com o braço mais comprido assuma o smartphone para tirar uma selfie. Qualquer um conseguirá enquadrar facilmente todos os amigos com uma câmera ultrawide.

REVIEW: Moto g 5G plus é o smartphone com 5G mais barato do mercado
Fotos claramente espontâneas do redator testando as câmeras frontais, normal e ultrawide, que enquadram muito mais informação nas selfies

O modo Night Vision vem a somar, visto que o desempenho em pouca luz cai muito, conseguindo proporcionar boas fotos mesmo com pouca luz.

Câmera macro Moto G 5G Plus
Câmera macro do moto g 5G plus traz detalhes de perto das imagens, mas lembre de usar a luz ao seu favor, para que sua foto não fique com uma definição a desejar

Para gravações de vídeos, é possível gravar até em 4K (3.840 x 2.160 pixels) a 30 fps (frames por segundo). A gravação teria ainda mais qualidade se a Motorola tivesse dado a opção de 4K a 60 fps, potencial que esse conjunto de câmeras certamente é capaz de proporcionar. É possível que essa inclusão seja feita em atualizações no futuro.

Performance

O processador que equipa o moto g 5G plus é o Snapdragon 765 da Qualcomm e GPU Adreno 620, que oferecem poder de sobra para as atividades do dia-a-dia. Para quem curte jogos que exigem mais do smartphone não precisa se preocupar, pois aliado ao processador, o modelo conta com 8 GB de memória RAM (simplesmente o dobro do Moto G9 Plus, lançado há não muito tempo pela Motorola numa faixa de preço similar).

Vai ser necessário uma jogatina longa para fazê-lo esquentar. Para essa review, o jogo testado foi o Asphalt 9, e o game de corrida rodou liso a todo momento, esquentando o smartphone apenas meia hora depois de começado a jogar, com brilho e som no máximo, exigindo tudo que o moto g 5G plus consegue entregar. Vale ressaltar que colocar os gráficos no máximo compromete a experiência, derrubando a taxa de quadros em alguns momentos.

Apesar disso, um uso mais consciente do potencial do aparelho vai te dar resultados incríveis e certamente, ele tem configurações suficientes para performar bem qualquer game da Play Store.

Captura de tela Asphalt 9 no Moto G 5G Plus
Captura do tela do Asphalt 9 no Moto G 5G Plus que entrega um gameplay de qualidade, mesmo sendo recomendado não colocar as configurações no máximo, para evitar quedas da taxa de quadros

Um recurso aos gamers que serve muito bem, é o Gametime, que se inicia junto de qualquer jogo e funciona como um menu na lateral que pode ser movido para onde quiser. Ao clicá-lo, várias opções como de captura de tela aparecem, facilitando interações rápidas.

Tudo isso unido à tela com taxa de atualização de 90 Hz e uma experiência extremamente fluída e poderosa se constrói em um modelo intermediário.

O armazenamento interno do aparelho é de 128GB, expansível através de cartões microSD.

E para quem já tiver acesso ao 5G na sua área, a performance se eleva ainda mais graças ao Sistema Modem RF Qualcomm® Snapdragon™ X52, que une a velocidade do 5G para entregar uma performance ainda mais completa.

5G

REVIEW: Moto g 5G plus é o smartphone com 5G mais barato do mercado
Motorola foca no 5G não apenas no nome do produto, mas também fazendo menção na própria caixa do smartphone

Importante ressaltar que o moto g 5G plus será vendido com exclusividade da Claro, a operadora que oferece a melhor cobertura do 5G DSS no momento. A cobertura ainda é pequena e está disponível em alguns bairros específicos das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. São eles:

São Paulo: (Paulista, Jardins, Campo Belo, Vila Madalena, Pinheiros, Itaim, Moema, Brooklin, Vila Olímpia, Cerqueira César, Paraíso, Ibirapuera, Santo Amaro e Berrini);

Rio de Janeiro: (Ipanema, Leblon, Lagoa e por toda a orla, do Leme à Barra da Tijuca, passando por Jardim Oceânico, Joá, São Conrado e Copacabana).

Infelizmente, “ir atrás” do 5G pode não ser tão interessante, já que as velocidades que você encontrará ainda não são tão mais impressionantes que o poder do 4G, já muito bem consolidado. A garantia da Motorola de atualização apenas para o Android 11 (que já foi lançado, enquanto o moto g 5G plus vem com o Android 10), levanta sérias dúvidas se a vida útil deste smartphone irá aguentar até a chegada definitiva do 5G no Brasil.

Bateria e Som

A Motorola tem adquirido o hábito de referenciar a bateria de seus smartphones na caixa alegando “dias de bateria” e não tenha dúvida, eles não estão brincando.

A bateria de 5.000 mAh do moto g 5G plus desce lentamente mesmo requisitando mais do aparelho, com jogos pesados ou com múltiplos aplicativos abertos ao mesmo tempo. Um uso intenso, jogando, vendo vídeos esporádicos e constantemente checando o celular, para o trabalho ou lazer, vão te garantir bateria para praticamente um dia e meio. Caso faça um uso mais comedido que não envolva jogos, facilmente os 5.000 mAh te levarão ao segundo dia completo de uso do smartphone.

REVIEW: Moto g 5G plus é o smartphone com 5G mais barato do mercado
A Motorola envia um carregador Turbo Power junto do moto g 5G plus, que carrega de 0 a 100% da bateria em 1h30

Aliada à essa bateria poderosa, a Motorola manda um carregador TurboPower™ de 20W na caixa. Um modelo de 30W, como o que acompanha o Moto G9 Plus, seria mais bem-vindo mas não se preocupe, bastam 40 minutos para 50% de bateria e uma hora e meia para carregar de 0 a 100%.

Outro aspecto que realça o moto g 5G plus é sua potência sonora. O único alto-falante na borda inferior tem um volume bem decente para um smartphone e é bem encorpado, com graves “na frente”, de modo que caixas de som externa possam ser dispensadas para um uso individual no dia-a-dia.

O modelo vem acompanhado de um fone de ouvido com fio intra-auricular. Ele amplifica ainda mais a experiência sonora, sendo fones bem justos por acompanharem o moto g 5G plus dentro da caixa. Ele ainda vem com 2 jogos de borrachinhas adicionais, para que você tenha a certeza de encontrar uma que irá se encaixar perfeitamente com o seu ouvido.

REVIEW: Moto g 5G plus é o smartphone com 5G mais barato do mercado
Os fones de ouvido que acompanham o Moto G 5G Plus são de boa qualidade e trazem 2 jogos de borrachinhas adicionais

O microfone capta um som limpo com a qualidade padrão dos smartphones atuais, sendo competente também para gravações de vídeo.

Conclusão

O moto g 5G plus é um Moto G com um preço mais alto do que o costume, mas com ótimas justificativas para isso. Contudo, a proposta do 5G se mostra mais como um movimento da Motorola em ter o smartphone mais barato no mercado com essa tecnologia do que um benefício real que vai ser vantajoso para o consumidor. Integrar o 5G nesse momento apenas deixa o smartphone mais caro, por isso, ele ainda não vale a pena.

Mas, se você deixar a questão do 5G de lado (e eu fortemente recomendo que você o faça) e focar em todo o resto do pacote que o moto g 5G plus oferece, ele se mostrará um intermediário extremamente potente e interessante. A efeito de comparação, o recém-lançado Moto G9 Plus que tem um ótimo custo-benefício tem apenas uma câmera frontal, metade da memória RAM, não tem tela com atualização de 90 Hz e processador um pouco mais fraco, pela diferença de 300 reais. Caso você se pergunte se tudo isso que eu citei valem o upgrade por 300 reais, eu te respondo: valem muito.

Além disso, a bateria e o carregador nunca vão te deixar na mão e as suas selfies com a câmera ultrawide vão ser as mais legais e almejadas pelo seu grupo de amigos.

Preço e Disponibilidade

O moto g 5G plus tem preço sugerido de R$2.999 e você o encontra na loja da Motorola por R$2.699,10 à vista.

Especificações Técnicas — Moto G 5G Plus

ModeloMoto G 5G Plus
MarcaMotorola
TelaLTPS LCD de 6,7 polegadas com resolução Full HD+ (2520×1080 pixels)
ProcessadorQualcomm Snapdragon 765 octa-core de até 2,3 GHz com chip gráfico Adreno 620
Memória RAM8 GB
Armazenamento interno128 GB (expansível até 512 GB através de chip microSD)
Atualização da tela90 Hz
Câmera frontal duplaPrincipal: 16 megapixels (f/2,0);
Ultrawide: 8 megapixels (f/2,4) com campo de visão de 118 graus;
Câmera traseira quádruplaPrincipal: 48 megapixels (f/1,7);
Ultrawide: 8 megapixels (f/2,2) com campo de visão de 118 graus;
Macro: 5 megapixels (f/2,4);
Sensor de profundidade: 2 megapixels (f/2,4);
Flash LED duplo, gravação de vídeo em 4K a 30 fps;
Bateria5.000 mAh
Conexões4G
5G sub-6
Wi-Fi 802.11/a/b/g/n/ac
Bluetooth 5.0
Rádio FM
Entrada para fones de ouvido p2
Dimensões168,3x74x9,7 mm
Peso207 gramas
CoresAzul Oceano e Lilás Prisma
PreçoR$ 2.699,10 à vista

Leia também o nosso review sobre o Moto G9 Plus usado muitas vezes a efeito de comparação neste review.

Moto G 5G Plus é o smartphone com 5G mais barato do mercado
  • Design - 8/10
    8/10
  • Tela - 9/10
    9/10
  • Performance - 10/10
    10/10
  • Câmeras - 9/10
    9/10
  • Bateria - 10/10
    10/10
  • Som e microfone - 9/10
    9/10
9.2/10

Moto G 5G Plus

Com bateria para mais de um dia e duas câmeras frontais, o Moto G 5G Plus é uma excelente escolha na faixa dos intermediários, mas a aquisição vale não focando no 5G

Pros

  • Tela
  • Bateria
  • Câmeras
  • Custo-benefício

Cons

  • Integração com o 5G ainda não é boa o bastante, devido ao suporte escasso disponível no Brasil
Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter