Review: Moto G9 Plus traz design refinado em aparelho intermediário

Em imagem, Moto G9 Plus, para review e uma das melhores da semana
Novo Moto G9 Plus tem design inteligente e sofisticado, com poderosas configurações que o farão competir com aparelhos mais caros no mercado
Anúncio
Review: Moto G9 Plus traz design refinado em aparelho intermediário

A Motorola anunciou a chegada de três novos modelos da linha Moto no Brasil: Moto E7 Plus, Moto G9 Play e Moto G9 Plus, que testamos aqui nesse review. A Motorola garante que a nova linha traz câmeras melhores, telas mais imersivas, baterias mais duradouras e melhores recursos de inteligência artificial.

“É o maior salto tecnológico entre gerações de smartphones já alcançado pela Motorola”

Thiago Masuchette, gerente de produtos da Motorola no Brasil

Confira a seguir a análise do Showmetech sobre as características do modelo mais potente dos três apresentados, o Moto G9 Plus.

Design e Tela

Tratando-se de um aparelho intermediário, o design do Moto G9 Plus é, sem dúvida, invejável. A tela domina quase toda a frente, emoldurada por bordas mínimas. A câmera frontal no estilo punch hole, no canto superior esquerdo, dispensa o notch costumeiramente comum em modelos básicos e intermediários.

Moto G9 Plus ligado - notch

A tela de 6,8 polegadas é “a maior de todos os tempos num celular Moto G segundo a Motorola. O Moto G9 Plus é o único modelo da nova linha com resolução Full HD+ além de ter certificação HDR10. “Isso quer dizer que ela oferece experiências mais imersivas e com qualidade melhor nos vídeos do YouTube, por exemplo”, explica Thiago Masuchette.

“O resultado é a maior, mais ampla e mais imersiva experiência já vista num Moto G.”

Motorola

Essa imersão é rapidamente percebida pela grande qualidade da tela. Uma opção que pode amplificá-la para uns – e diminuí-la para outros – é a opção de pinça, pois, o Moto G9 Plus é mais largo que o formato padrão de vídeos (1920×1080), criando duas faixas pretas verticais nas laterais do celular.

A ferramenta de pinça ajusta qualquer vídeo que você estiver assistindo para que a imagem ocupe a tela como um todo. Um pouco de informação será perdido (o que pode incomodar pessoas mais puristas) mas a sensação da tela completamente preenchida pelo vídeo, é muito satisfatória. A tela um pouco mais larga convém também para as jogatinas, com as mãos interferindo menos na tela e ocupando menos espaço de visão.

Traseira do Moto G9 Plus traz conjunto triplo de câmeras
Traseira do Moto G9 Plus traz conjunto de câmeras

A traseira do aparelho é simples, trazendo o conjunto de câmeras e o símbolo da Motorola ao centro. Na traseira, que possui bordas arredondadas, é possível ver a cor do aparelho, que pode ser adquirido nas opções Ouro Rosê e Azul Índigo, e tanto o tom quanto o tipo de coloração não são os mais bonitos, apesar do Ouro Rosê ser o mais interessante.

O sensor de digital é uma novidade e diferencial do modelo. Se encontra na lateral direta do aparelho –onde também se encontra o controle de volume — em uma altura muito convidativa e responsiva, perfeita para o polegar de usuários destros e perfeita para o indicador de usuários canhotos. Além disso, o sensor desbloqueia o aparelho assim que identifica a digital, sem ser necessário pressionar o botão ou colocar o aparelho em uma posição que o giroscópio ligue a tela.

Com dois toques, o sensor também abre uma tela de atalhos customizável, podendo ser configurado de acordo com os gostos do usuário.

Lado direito e esquerdo do Moto G9 Plus
O sensor de digitais na lateral direita permite desbloquear o Moto G9 Plus sem tirar os dedos do aparelho

Na lateral esquerda, há a entrada para o chip (Dual SIM) e do cartão microSD para expandir o armazenamento. Também no lado esquerdo, temos um botão exclusivo para o Google Assistente, que responde ao seu comando mesmo caso acionado com a tela bloqueada.

Por mais que o Google Assistente ofereça muita praticidade, a escolha do posicionamento não foi a melhor, pois é muito fácil acioná-lo acidentalmente ao colocar o celular na posição horizontal. Com certeza, será necessário um tempo para se acostumar a não pressionar o botão quando estiver vendo vídeos ou jogando games.

Parte de cima e debaixo do  Moto G9 Plus
O Moto G9 Plus mantém o uso de entrada P2 para fones de ouvido, e usa cabo USB-C para carregamento de bateria

Na parte superior, há uma entrada P2 de 3,5mm para fones de ouvido e na inferior, uma entrada USB-C ao lado do alto-falante único.

Câmeras

Foco nas câmeras do Moto G9 Plus
A disposição das câmeras do Moto G9 Plus é harmônica e sutil

Outro ponto de destaque do Moto G9 Plus, são suas câmeras. Ele vem acompanhando e um sistema quádruplo, chamado de “quad câmera”, com tecnologia quad-pixel, autofoco (AF) e modo Night Vision (visão noturna, em tradução livre). O sistema de câmeras é composto por:

  • Câmera principal de 64MP, lente de 79º e abertura de f/1.8;
  • Câmera Ultra-Wide de 8MP, lente de 118º e abertura de f/2.2;
  • Câmera macro de 2MP, lente de 83º e abertura de f/2.2;
  • Sensor de profundidade de 2MP, lente de 87º e abertura de f/2.2;
  • Câmera frontal de 16MP, lente de 73º e abertura de f/2.0.
Câmera normal Moto G9 Plus
Teste da câmera normal do Moto G9 Plus

A variedade de lentes e opções garante que uma supra as limitações da outra, dando um excelente arsenal de bolso para tirar ótimas fotos dos mais variados conceitos.

Destaque especial para a câmera Ultra-Wide, que amplia o campo de visão das lentes, absorvendo quatro vezes mais informação visual, sem distorcer as laterais (como em uma lente olho de peixe). A câmera macro também permite tirar fotos muito próximas preservando detalhes e sem desfocar.

O sensor de profundidade mostra a que veio ao detectar a sua distância em relação ao objeto principal sendo fotografado e ajustando-se para a lente sugerida, como no exemplo abaixo, com a câmera alterando-se do modo normal para o modo macro:

Macro Moto G9 Plus
Modo macro da câmera do Moto G9 Plus consegue mostrar detalhes nas fotos

Falando em gravações, as câmeras traseiras conseguem gravar vídeos em resolução Ultra HD 4K em 30fps (frames por segundo), enquanto a câmera frontal, consegue gravar vídeos em FULL HD, também em 30fps.

Outras boas escolhas do aparelho que aumentam a comodidade, são o já costumeiro método de acionar o Flash do aparelho o chacoalhando duas vezes para baixo e acionando a câmera o girando duas vezes para o lado de dentro do pulso.

Hardware e desempenho

O Moto G9 Plus vem equipado com o processador Snapdragon 730G, da Qualcomm, e GPU Adreno 618, 57% mais rápido e 20% mais eficiente que a geração anterior, acompanhado de 4GB de memória RAM. O processador realmente entrega uma performance excelente, rodando liso praticamente o tempo todo e proporcionando jogatinas longas de jogos que requerem bastante do processamento do aparelho (como o Call of Duty Mobile).

Captura de tela do Call of Duty Mobile no Moto G9 Plus
Call of Duty Mobile roda sem engasgos no Moto G9 Plus

O Moto G9 Plus traz também o Android puro da Motorola. Este é um compromisso da marca com o consumidor de remover recursos de software desnecessários que tornariam a experiência do usuário mais complexa sem propósito. Para os gamers, o smartphone traz o Gametime, funcionando como um painel gamer com vários recursos que trazem comodidade na hora da jogatina.

O armazenamento interno do aparelho é de 128GB, expansível até 512GB através de cartões microSD.

Bateria e Som

Carregador Moto G9 Plus
Carregador TurboPower de 30W garante tempo menor de recarga para a grande bateria de 5000 mAh

Um ponto crucial nos smartphones atuais é a duração de bateria, e temos visto lançamentos com cada vez mais capacidade de armazenar energia. O Moto G9 Plus não foge da tendência e traz bateria com a expressiva capacidade de 5000 mAh, acompanhada de um carregador TurboPower de 30W. A caixa do aparelho informa que a bateria tem “dias de duração” — isso mesmo, sem um número exato — e não duvide dessa afirmação.

Em uso intenso, jogando e vendo vídeos ao longo do dia, a bateria durou dois dias completos sem precisar carregar. Com um uso mais tranquilo, chega-se facilmente ao terceiro dia. Você vai usar tão pouco o carregador que o maior problema será lembrar onde deixou pela última vez.

Aliado à super bateria, o Moto G9 Plus tem o carregamento ultrarrápido que precisará de cerca de uma hora para completar os 100% da bateria (que você dificilmente vai deixar zerar por completo). Vale lembrar que o carregamento rápido naturalmente esquenta o smartphone, por isso é aconselhável não utilizar o smartphone — ou utilizar apenas o básico — durante o carregamento.

O aparelho traz apenas um alto-falante na borda inferior, trazendo um som pouco encorpado — não espere poder curtir suas músicas sem o uso de fones de ouvido ou caixa de som externa.

Fones de ouvido que acompanham o Moto G9 Plus
Fones de ouvido que acompanham o Moto G9 Plus são simples, e acompanham borrachas de diferentes tamanhos para melhor ajuste no ouvido

Dentro da caixa, há um fone de ouvido intra-auricular com três jogos de borrachinha. O fone é bonito e as borrachinhas não incomodam, mas o som dele é simplesmente mediano.

Conclusão

Moto G9 Play traz capinha transparente de fábrica
O Moto G9 Plus já traz uma capa transparente para proteger o aparelho

O Moto G9 Plus traz um design arrojado e boas câmeras — um grande avanço para a linha Moto G — com ótimo custo-benefício para quem busca características de smartphones premium a um orçamento mais limitado. O acionamento involuntário do botão do Google Assistente pode incomodar de início, mas com o tempo pega-se o jeito para não tocar sem querer no botão, e o som — tanto o alto-falante quanto os fones que acompanham o aparelho — deixam a desejar.

As configurações de hardware do aparelho se mostraram adequadas, com pouca lentidão — mesmo com vários aplicativos abertos — mostrando a potência do conjunto. A bateria poderosa e eficiente trará muito tempo disponível para usar o aparelho trabalhando, jogando ou vendo vídeos, necessitando recargas esporádicas e breves.

O novo Moto G9 Plus já está disponível nos principais varejistas do Brasil com o preço sugerido de R$2.499, e você pode comprar à vista nas Americanas por R$ 2.249.

Especificações técnicas – Moto G9 Plus

MarcaMotorola
ModeloMoto G9 Plus
Tela6,8″ Full HD+ Max VisionHDR10
ProcessadorQualcomm Snapdragon 730G (2,2GHz octa-core)
GPUAdreno 618
DualSimSim
Câmeras traseirasCâmera principal: 64MP, lente de 79º e abertura de f/1.8
Câmera Ultra-Wide: 8MP, lente de 118º e abertura de f/2.2
Câmera macro: 2MP, lente de 83º e abertura de f/2.2
Sensor de profundidade: 2MP, lente de 87º e abertura de f/2.2
Câmera frontal16MP, lente de 73º e abertura de f/2.0
Armazenamento interno128GB (expansível até 512GB via microSD)
Memória RAM4GB
Bateria5000mAh
Carregamento TurboPower 30W
Sistema operacionalAndroid 10
Entrada para fone de ouvidoSim
CoresAzul Índigo e Ouro Rosê
Peso223 gramas
Dimensões169.98 x 78.1 x 9.89 mm
Preço (sugerido)R$2.499
Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter