Review: new pokémon snap, a foto mais bela da franquia. New pokémon snap te leva para a região de lental em busca das melhores fotos de uma série de diferentes pokémon

REVIEW: New Pokémon Snap, a foto mais bela da franquia

Avatar of ailton bueno
New Pokémon Snap te leva para a Região de Lental em busca das melhores fotos de uma série de diferentes Pokémon

O universo Pokémon já viu muitos títulos diferentes com o seu nome. Há jogos de pinball, puzzles, de aventura em cavernas, táticos e muitos outros. Em 1999 foi lançado um game que unia o mundo dos monstrinhos de bolso com a fotografia. E agora, mais de 20 anos depois, recebemos a sua sequência, com New Pokémon Snap. Muita gente pedia por uma nova versão, mas será que ela suprirá as expectativas dos fãs?

“Temos que p…” fotografar?!

Esqueça as Pokébolas, aqui sua principal arma será uma câmera e, quando necessário, algumas maçãs. Além disso, conforme o desenrolar da trama, recebemos algumas ferramentas extras que nos auxiliam na jornada. Uma delas é uma espécie de digitalizador que nos mostra todas as criaturas daquele entorno e sua localização, além de funcionar como um flash, que pode assustar alguns bichinhos.

Recebemos também um orbe que, ao ser arremessado em um Pokémon, o fará brilhar, acompanhado de uma musiquinha. Essa canção, em teoria, deveria acordar as criaturas que estivessem dormindo ou causar algum efeito diverso nelas, mas não consegui notar nenhuma diferença.

A cena mostra dois pokémon voando em uma floresta com montanhas ao fundo
A Região de Lental possui um cenário belíssimo e digno de ser explorado.

A maçã pode ser usada também como gatilho para diferentes poses de diversos Pokémon, já que ao acertá-los, alguns podem cair ou apenas fazer uma careta, o que aumenta o nível da foto. Os Pokémon podem ainda comer o fruto, gerando mais uma pose, contudo, não são todos que se alimentam dele, alguns apenas fogem.

O orbe, quando acerta o Pokémon, o deixa com um brilho que depende da ilha em que você está, isto é, ele vai variando. Eles deixam com um efeito muito bonito e alguns bichos parecem gostar, fazendo poses ou usando poderes especiais. Porém, mais uma vez, isso não acontece com todos.

Essas são, basicamente, as ferramentas que temos para explorar a Região de Lental, e fotografar o máximo possível de Pokémon. Uma coisa precisa ser dita: que lugar maravilhoso.

Uma volta pela Região de Lental

A Região de Lental é uma das mais bonitas que eu já vi até hoje dentre todos os jogos da franquia Pokémon. Ela possui todos os biomas esperados para um game de Pokémon, com praias, regiões de florestas, cavernas e outras. Cada um dos locais esconde segredos, e ao desvendá-los, descobrimos novos Pokémon escondidos no mapa.

New pokémon snap conta com uma vasta quantidade de pokémon em diversos cenários.
Há Pokémon de diversas gerações, desde os jogos do GameBoy até os vistos no Nintendo Switch.

Cada curva feita no nosso veículo é um novo espetáculo para ser apreciado. Seja por ver um Pokémon caçando o outro, ou por ver uma família de Bidoof pegar galhos com a boca e pular em um riachinho. Eu poderia ficar aqui detalhando as maravilhas presentes no game, mas experimente-o, é deslumbrante à sua maneira.

Outra coisa que eu acredito ser possível afirmar com tranquilidade é que New Pokémon Snap tem o melhor gráfico já visto para um game da franquia Pokémon. Só podemos tirar o chapéu para o excelente trabalho feito pela equipe da Bandai Namco e esperar que um dia a Game Freak (criadora original do jogo) possa olhar com mais carinho e seguir uma linha parecida.

Há uma variedade grande de Pokémon disponíveis no game, que vão desde a primeira geração até as mais recentes, com Sword e Shield. Eles estão separados cada um em seu habitat específico e muitos são tão bem escondidos que são necessárias várias passagens para serem descobertos.

Contudo, eu senti falta de uma maior liberdade por parte do jogador. Não estou dizendo querer um game de mundo aberto para tirar fotos (o que seria demais), mas sim em poder explorar um pouco mais os lugares, sem ter que ficar preso em um veículo. Eu sei que essa foi a proposta original de Pokémon Snap quando ele saiu para o Nintendo 64, mas já faz mais de 20 anos, eles poderiam ter se arriscado um pouco mais.

A cena mostra o avatar do jogador em new pokémon snap
Nosso avatar aparece em algumas cenas do jogos, e pode ser escolhido entre uma série de opções com cores de cabelo, olho e pele variados.

Não há muito mais a ser comentado. A trilha sonora existe no game, mas passa completamente despercebida e não tira o foco de quem realmente importa: os Pokémon. E seguindo a tradição, somente o Pikachu recebeu a dublagem do anime, enquanto os demais utilizam os sons dos games normais, o que, vamos combinar, já deveria ter sido alterado faz tempo.

Uma boa mas curta jornada

Nossa aventura começa do jeito clássico, escolhemos o nosso avatar dentre as opções disponíveis e partimos para a jornada. Aqui conhecemos o Professor Mirror, que empresta um pequeno veículo, o NEO ONE, para que você possa iniciar as pesquisas. Ao contrário dos games tradicionais, só temos que fotografar os Pokémon para auxiliar o Professor em sua pesquisa, e desvendar detalhes do Fenômeno Illumina.

E isso basicamente resume New Pokémon Snap. Não controlamos o veículo, ele anda sempre em frente, e em alguns momentos, podemos mudar sua direção em intersecções, mas nada além disso. Caso veja um Pokémon e ele fuja enquanto tenta enquadrá-lo, terá que recomeçar a fase. Isso não é um problema tão grande, mas pode se tornar meio massante conforme o tempo for passando, já que só ganhamos pontos ao fotografar poses ou situações diferentes dos Pokémon. Felizmente, conforme progredimos, diferentes criaturas aparecem, e subir de nível não fica tão pesado.

Outra coisa que me chamou a atenção foi a duração da campanha principal. Eu levei aproximadamente 12 horas para cumprir todas as missões. Essa duração não é tão curta, mas para aumentar a rejogabilidade, há uma série de pedidos de poses específicas ou situações pedidas pelos personagens do game, o que faz com que o jogador retorne várias vezes para a mesma fase em busca daquele clique especial e receber sua recompensa.

Essas recompensas são, na maioria das vezes, uma série de ícones que podem ser utilizados pelos jogadores para personalizar o seu cartão utilizado no sistema online do game. Os títulos são uma espécie de conquistas. Elas atestam que tal ato foi realizado e marcam o horário e dia que foram adquiridos, perfeitos para quem gosta de comparar com os amigos.

A cena mostra um pokémon ao centro com diversos outros ao fundo.
Cada ambiente possui Pokémon exclusivos, e o nível de cada uma delas afeta a quantidade de bichos que aparecem.

New Pokémon Snap tem um potencial absurdo para continuar ser atualizado por muito tempo. Seja com a adição de novas áreas, ou com eventos sazonais que possam adicionar mais Pokémon, há uma gama de opções que podem ser exploradas e manter jogadores entretidos e interessados no game mesmo após vários meses do seu lançamento. Outra coisa que eu espero ver são as fotografias de quem entende do assunto e possa nos brindar com imagens belíssimas que serão vistas por muitos anos.

Enfim, New Pokémon Snap

A mais nova entrada de Pokémon Snap não inova em nada se comparado com o seu antecessor e aposta no simples para entregar uma aventura bacana para os fãs de Pokémon. Apesar de se tornar repetitivo ao se jogar por muitas horas, a Nintendo e a Bandai Namco podem continuam gerando conteúdos e eventos para o game por muitos anos, já que os gráficos vistos aqui são de altíssima qualidade.

Se você já é fã da franquia e procura algo diferente para saciar sua vontade por um game novo enquanto espera os remakes que sairão no fim do ano, New Pokémon Snap pode ser sua escolha certa. Porém, se fotografia não for sua maior paixão e você não tem tanta paciência para repetir a mesma ação por várias vezes, passe bem longe. No geral, a Região de Lental é belíssima e estou curioso para saber se os seus acontecimentos afetarão de alguma forma a linha principal, agora só nos resta aguardar e ver quais serão os próximos capítulos dessa história.

A cópia de New Pokémon Snap foi gentilmente cedida pela Nintendo.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados