REVIEW: Pokémon Sword e Shield (Switch), uma aventura incrível pela região de Galar

Pokémon Sword e Shield resgata fórmula de exploração e leveza que fizeram da franquia um sucesso. Leia o review completo

Pokémon Sword e Shield são as novas entradas em uma das séries mais famosas do mundo dos games. Assim como todos os outros títulos da franquia, aqui nós temos um novo conjunto de monstrinhos, novas mecânicas de jogabilidade e uma nova região para ser descoberta. A vibrante região de Galar é um deleite de se explorar e os novos games conseguiram reduzir diversos elementos tediosos que marcaram a franquia em favor da experiência original que torna Pokémon tão viciante e divertido.

Você está pronto para embarcar em uma nova jornada Pokémon na região de Galar?
Você está pronto para embarcar em uma nova jornada Pokémon na região de Galar?

Tivemos acesso a uma cópia física pessoal do game para o Nintendo Switch e, depois de alguns dias de intensa jogatina, trazemos uma análise completa desse jogo que trouxe a franquia dos monstrinhos de bolso para uma nova era e que promete cativar muitos treinadores Pokémon por um longo tempo.

É um mundo novo de aventuras!

Ao contrário dos game passados da série, Pokémon Sword e Shield não perdem tempo em colocar o Pokémon inicial nas mãos do jogador e inserí-lo no caminho para se tornar o campeão da Liga Pokémon de Galar. Os games até mesmo permitem que o jogador ignore o tutorial obrigatório de “como capturar um Pokémon”, (algo que não era realizado desde o Pokemon Crystal de 2001). Mesmo para os jogadores iniciantes, a falta desse tutorial não é prejudicial: se você simplesmente pegar um Pokémon imediatamente, o personagem que o ensinou reconhece que você já está pronto para ir. 

Após a pequena introdução, o jogador já fica livre para explorar a região de Galar da forma que desejar
Após a pequena introdução, o jogador já fica livre para explorar a região de Galar da forma que desejar

Tanto na área selvagem como fora dela, a região de Galar é impressionante. Dos centros industriais das cidades às colinas onduladas em tons de verde e dourado, o mundo que cerca o jogador é vivo e belo, sejam nos visuais ou em seus detalhes. A temática da região é altamente inspirada no Reino Unido, incluindo castelos medievais em ruínas, estádios inspirados no futebol britânico, esnobes elegantes e até mesmo na Team Yell com seu visual punk.

Além disso, o alto grau de personalização no vestuário que o game permite ao seu personagem é tão grande que não se surpreenda se você quiser entrar nas boutiques de cada cidade para conferir os novos looks disponíveis. Infelizmente, mesmo com o tamanho incrível de cada uma das localidades do game, as cidades são bem compactas, com apenas algumas pequenas ruas e locais que você pode visitar. Mesmo com os incríveis visuais, não espere nada do nível visto em Lumiose City de Pokémon X e Y.

Em Pokémon Sword e Shield a região de Galar é fortemente inspirada no Reino Unido
Em Pokémon Sword e Shield a região de Galar é fortemente inspirada no Reino Unido

Como ser um Mestre Pokémon

Em Pokémon Sword e Shield o jogador tem muito mais liberdade para explorar do que nas gerações anteriores. Os games vão ainda mais longe do que Sun e Moon em termos de deixar o mundo mais acessível e simplificado para os jogadores. Os HMs foram banidos definitivamente, você pode viajar rapidamente para locais que você visitou antes, a partir de qualquer lugar, começando bem cedo no jogo e possui uma bicicleta que pode ser convertida posteriormente em um veículo aquático para substituir o movimento “Surf”. 

Uma vez que você tem acesso à Área Selvagem é difícil sair dela
Uma vez que você tem acesso à Área Selvagem é difícil sair dela

A mecânica de batalha contra Pokémon selvagens ou treinadores continuam fiéis à fórmula estabelecida, mas para grandes batalhas, Pokémon Sword e Shield eliminam as Mega Evolutions e Z-moves em favor de uma nova mecânica de batalha, Dynamaxing, que é uma espécie de combinação dos dois e só pode ser ativado em determinados locais. Além disso, certos Pokémon tem formas Dynamax especiais como Charizard, Snorlax e alguns outros que podem ser capturados através das Raids ou Max Raids. Nessas batalhas especiais que podem ser localizadas dentro da Área Selvagem, você e mais três jogadores (de verdade ou NPCs) se juntam para derrotar um Dynamax Pokémon por uma chance de capturá-lo. Lembre-se de juntar seu melhor time para esses combates!

O Dynamax permite deixar qualquer Pokémon gigante e muito poderoso
O Dynamax permite deixar qualquer Pokémon gigante e muito poderoso

É uma nova forma de jogabilidade muito mais impactante que os anteriores, mas funcionalmente é mais simples. Depois de anos precisando de itens especiais para usar as Mega Evolutions e Z-moves em batalhas de alto nível, o Dynamaxing é uma redefinição bem-vinda que também parece uma evolução natural da mecânica de batalha da série. O melhor de tudo é que as batalhas com Dynamax tornam os confrontos entre os Pokémon muito mais épicos, especialmente quando dentro dos combates nos grandes estádiios dos líderes de Ginásio!

A nova mecânica torna as batalhas muito mais empolgantes e interessantes
A nova mecânica torna as batalhas muito mais empolgantes e interessantes

Temos que pegar todos em Pokémon Sword e Shield!

Os novos títulos adicionaram mais monstrinhos ao conjunto já gigantesco de Pokémon que existem (atualmente são mais de 800 criaturas), e seus designs são interessantes e divertidos. Assim como em Sun e Moon, Galar também é uma região que gerou uma série de versões específicas de Pokémon já conhecidos. Até mesmo um monstrinho da segunda geração de games, Corsola, ganhou uma versão diferente que lembra um coral em processo de morte (uma clara mensagem aos impactos do aquecimento global no planeta).

Muitos dos monstrinhos parecem voltados para o jogo competitivo, com habilidades e movimentos que inspiram estratégias interessantes. O Galarian Weezing, por exemplo, tem uma habilidade que neutraliza as habilidades dos oponentes, podendo se tornar uma ameaça séria. Há também os Pokémon puramente desenhados para agradar seus olhos e aquecer seu coração, como o incrivelmente gótico Corviknight ou o adorável corgi elétrico Yamper

Infelizmente os Pokémon iniciais são fofos apenas em suas primeiras formas
Infelizmente os Pokémon iniciais são fofos apenas em suas primeiras formas

Infelizmente, os Pokémon iniciantes estão entre os mais “sem graça”. Cada um se encaixa no tema britânico de uma maneira inteligente e tem um movimento único, mas em um nível puramente visual, todos os três são simplistas demais.

A Pokédex também apresenta uma saudável mistura de Pokémon antigos de cada geração anterior. Certamente existem omissões surpreendentes e isso deixou diversos fãs e jogadores de longa data da série desapontados, mas considerando a quantidade de Pokémon, até o momento eu não posso negar sentir um alívio ao imaginar que o trabalho para completar a Pokédex em Pokémon Sword e Shield será mais simples e significativo. 

A Ponyta de Galar é um Pokémon exclusivo da versão Shield
A Ponyta de Galar é um Pokémon exclusivo da versão Shield

Outra grande mudança que os games dessa nova geração trouxeram foi a existência de itens que dão pontos de experiência aos Pokémon – e como você pode acessar suas caixas de Pokémon em praticamente qualquer lugar -, você pode facilmente mudar sua equipe rapidamente, sem ter que parar o que estiver fazendo para ir até um Centro Pokémon e arrumar seu time.

Isso torna a experiência dos games mais flexível e permite ao jogador poder experimentar diferentes Pokémon ao longo de sua jornada sem se preocupar com questões de nivelamento ou golpes. Estes elementos também contribuem fortemente para tornar sua jornada Pokémon mais acessível e agradável. A Área Selvagem é extensa e, como os Pokémon disponíveis mudam com o clima, podem parecer muito diferentes de um dia para o outro. Existem Pokémon suficientes para manter as coisas dinâmicas e surpreendentes à medida que você explora a cada dia, mas com alguma consistência em cada bioma, para que você saiba pelo menos que tipos de Pokémon esperar. 

A Área Selvagem tem diversos climas e Pokémon diferentes que variam conforme a hora do dia
A Área Selvagem tem diversos climas e Pokémon diferentes que variam conforme a hora do dia

De qualquer forma, a atração constante da Área Selvagem acaba tornando o ritmo da já fraca história dos games um pouco instável. Não se surpreenda se você acabar vagando pela área por muitas horas de antes mesmo desafiar seu primeiro ginásio. A trama principal do game consegue ser tão (ou mais) genérica quanto àquelas vistas nos títulos anteriores. Dessa forma, a Área Selvagem acaba se tornando uma opção muito mais atrativa para o jogador.

Você pode acampar com seus Pokémon para passar um momento divertido com seus amigos e cozinhar para eles
Você pode acampar com seus Pokémon para passar um momento divertido com seus amigos e cozinhar para eles

Os ginásios em Pokémon Sword e Shield são um refinamento da fórmula de longa data em que você teria que passar por um labirinto ou resolver um pequeno puzzle para alcançar o Líder do Ginásio. Da mesma forma, cada um tem um desafio próprio, que varia dependendo do tema de cada local. Além disso, o Dynamaxing é capaz de tornar as batalhas no ginásio muito mais emocionantes, como se estivéssemos no meio de uma partida de futebol lotada – só que aqui, os jogadores são nossos Pokémon.

Para batalhas competitivas, pequenos mas significativos ajustes tornaram elas mais simples tanto para jogadores iniciantes quanto aqueles mais experientes. Agora existem itens que permitem alterar a natureza de um Pokémon, que foi a principal peça que faltava para preparar um Pokémon para a batalha sem horas e horas de criação tediosa. Também é possível deixar dois Pokémon da mesma espécie na creche juntos, e um pode passar Egg Moves para o outro, o que significa que você não precisa recriar um Pokémon apenas porque se esqueceu de colocar um Egg Move nele ou mudou sua estratégia um pouco. 

A possibilidade de ajustar as naturezas de seus Pokémon e manejar seus itens com mais facilidades torna o modo competitivo mais interessante
A possibilidade de ajustar as naturezas de seus Pokémon e manejar seus itens com mais facilidades torna o modo competitivo mais interessante

Ao se concentrar principalmente nas mecânicas de colecionar, lutar e explorar, Pokémon Sword e Shield conseguem o inchaço que estava saturando e tornando a franquia cansativa e se concentram no que torna esses pilares dos jogos Pokémon tão cativantes em primeiro lugar.

Aqui, o jogador é livre desde o começo de sua aventura para explorar a região de Galar, andando junto de seu novo Pokémon e experimentar suas novas estratégias de batalha com muito pouca dificuldade. É uma liberdade muito bem-vinda para a série que permite ao jogador realmente apreciar o que é Pokémon e o que faz dessa franquia um sucesso mundial.

Prós

  • Liberdade para explorar a região de Galar desde o início do game;
  • Novos Pokémon com designs interessantes e divertidos;
  •  Dynamaxing é uma mecânica inovadora bem-vinda para a série;
  •  Área Selvagem e Max Raids oferecem um alto grau de rejogabilidade e desafio para os games.

Contras

  • Evoluções dos Pokémon iniciais são desanimadoras,
  • História principal fraca.

Nota: 8.5

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário: