REVIEW: Notebook Avell G1550 MUV alia games e produtividade em um só produto

Imagem destacada do Avell G1550 MUV
O notebook Avell G1550 MUV marca a estreia da 9ª geração do Intel Core i7 no Brasil com poder de fogo de sobra para games e produtividade

A Avell, conhecida por seus produtos gamer de alta performance, trouxe ao Brasil este ano a nova linha de notebooks gamer MUV. Entre os modelos, caracterizados por diversas configurações, o G1550 MUV marca a estreia do processador Intel Core i7 de 9ª geração no país.

Com esse grande poder de processamento, a empresa entrega um notebook com hardware o suficiente para rodar os principais games do mercado atual, mas será que a experiência é realmente premium? Você confere agora nesta análise completa.

Construção e design

O G1550 MUV é um notebook estiloso e tem um design mais leve em comparação a outros notebooks gamer, como a linha Odyssey da Samsung. A carcaça é feita de alumínio e está presente em toda a extensão do produto, agradando não só os gamers, mas também aqueles que procuram uma workstation (“estação de trabalho”, em tradução livre).

Carcaça do Avell G1550 MUV
A carcaça de alumínio do Avell G1550 MUV se diferencia do design de outros notebooks gamer, agradando também outros públicos

Pesando apenas 2kg, o G1550 MUV é muito portátil, um dos benefícios proporcionado pelo material utilizado em sua construção. O dispositivo pode ser facilmente levado para o trabalho, faculdade e viagens, pois cabe em qualquer mochila.

O notebook da Avell tem saídas de ventilação de ar em todos os lados, para garantir que os componentes não fritem dentro da pequena espessura de 1,9 centímetros. Entretanto, mesmo com alta circulação de ar em seu interior, sua carcaça de alumínio esquenta demais, principalmente durante a execução de jogos que exigem todo seu potencial. A região superior do notebook, perto da dobradiça em cima do teclado, chega a ficar tão quente a ponto de queimar os dedos se repousar por alguns segundos.

Ventilação do Avell G1550 MUV
O sistema de ventilação do Avell G1550 MUV é muito competente, mas a carcaça esquenta muito por conta do material que é feita

Em relação às conexões, a Avell sabe que os gamers e produtores de conteúdo amam a praticidade e incluiu 2 portas USB 3.0, entradas P2 para fones de ouvido e microfone, entrada de cabo Ethernet (rede) e entrada para cartões de memória. Infelizmente o USB-C ficou de fora, o que é meio estranhos se formos levar em consideração que praticamente todos lançamentos gamer do ano trouxeram a tecnologia – Acer e Samsung são umas, por exemplo.

Tela

O G1550 MUV tem uma tela LED Full HD (1920×1080 pixels) de 15,6 polegadas com taxa de atualização de 144Hz, o que agrada bastante ao consumir jogos e conteúdo multimídia no notebook. As cores são bem vivas, tem um brilho intenso e a suavidade obtida por conta da maior taxa de atualização traz uma maior imersão em jogos.

Tela do Avell G1550 MUV
A tela Full HD de 144Hz traz maior imersão em jogos por conta da suavidade proporcionada pela maior taxa de atualização

Durante nossos testes, o jogo Overwatch foi muito beneficiado dos 144Hz, pois trouxe mais precisão à mira e menos problemas gráficos como o famoso efeito fantasma presente em monitores com atualização menor. As cores não podem ser muito fiéis para edições mais profissionais, mas os resultados são muito bons para a categoria.

Hardware/Desempenho

O G1550 MUV é equipado com uma placa de vídeo NVIDIA GeForce GTX 1660Ti, processador Intel Core i7 de 9ª geração, 16 GB de memória RAM DDR4 e 512 GB de SSD no formato M.2. Com essas configurações, o notebook tem poder de fogo para rodar os jogos mais recentes sem engasgos e travamentos, mas sem exagerar. Por exemplo, testamos os títulos Grand Theft Auto V (GTA 5) e Assassin’s Creed Odyssey com gráficos no máximo e os 6GB de memória da GTX 1660Ti não aguentou o processamento. Ainda assim, a qualidade no preset “Alto” ou “Muito Alto”, dependendo do jogo, roda em 60 FPS constantes.

Dentro os outros games analisados, Overwatch, em suas configurações máximas (incluindo renderização em 200%), obteve uma média de 80/90 FPS; e Resident Evil 2 Remake, que rodou travado em 60 FPS com pouquíssimas perdas de desempenho em suas configurações altas, escala de renderização em 100% e algumas opções gráficas mais cosméticas setadas em baixo / médio como oclusão do ambiente, sombras em alta definição e reflexos dinâmicos.

Lateral esquerda do Avell G1550 MUV
O Avell G1550 MUV facilita a vida do produtor de conteúdo e dispõe de diversas portas para evitar a utilização de adaptadores desnecessários

No geral, se o usuário procura um notebook gamer que rode todos os games atuais e não se importe em desligar algumas opções mais cosméticas, terá uma configuração que rodará os games atuais de forma muito competente.

Devido as suas configurações, o G1550 MUV também se destaca em produtividade como edição de fotos e vídeos. Programas da Adobe como o Photoshop e Premiere Pro rodaram sem engasgos, mesmo com a utilização de efeitos do After Effects que exigem bastante memória e poder de processamento.

Teclado/Trackpad

O teclado do G1550 MUV é mecânico e com um tempo de resposta muito bom, contudo, a construção é falha ao proporcionar agilidade e conforto para o usuário. As teclas são muito próximas umas das outras, se tornando fácil cometer erros ao apertar uma tecla que não queria em digitação e durante a jogatina.

Jogos que exigem precisão no acerto dos botões de Quick Time Events (QTE) como Beyond Two Souls são um pouco prejudicados, fazendo o usuário cometer erros que não deveria. Em digitação, a parte piora um pouco por fazer o usuário ter que se acostumar novamente ao teclado – por diversas vezes, ao apertar a tecla backspace, o botão Num Lock era apertado no lugar.

Teclado do Avell G1550 MUV
O teclado mecânico do Avell G1550 MUV poderia ser melhor construído e ter uma separação maior entre as teclas, já que isso proporciona menor precisão em games e digitação

O teclado vem no padrão ABNT-2 (PT-BR), que ajuda muito a colocar os acentos específicos de nossa língua e evitar ter que utilizar atalhos confusos de notebooks com o padrão de teclado americano.

As teclas são retroiluminadas em RGB e são customizáveis através de um atalho, são diversas opções de personalização como mudar cores e mudar a forma que elas irão ser mostradas. É possível criar padrões para jogos específicos e salvar esses perfis, as possibilidades são imensas.

O trackpad do G1550 MUV é feito do mesmo material da carcaça e é bem ok para navegação. O tamanho é bom para a realização de gestos, a precisão e o tempo de resposta não é das melhores, mas na falta de um mouse ele faz um bom trabalho.

Som, Câmera e Microfone

O Avell G1550 MUV vem com um som mediano para um notebook deste preço. Os alto falantes estão na parte inferior lateral do notebook e quase não possuem graves com um excesso de frequências agudas. Existem formas de melhorar esse cenário com o software de equalizador, mas nada tão significante.

Entretanto, a Webcam presente no topo da tela surpreende pela qualidade em baixa luminosidade por não possuir uma incidência tão grande de ruídos, problema comum em câmeras de notebooks. Para quem é criador de conteúdo com jogos, ela será uma boa substituta quando não quiser andar com muitos equipamentos.

Lateral esquerda do Avell G1550 MUV
O Avell G1550 MUV é o notebook perfeito para games e produção de conteúdo, por conta de seu imenso poder de fogo

O mesmo não pode ser dito de seu microfone que deixa a voz bem metálica, com ruídos e em baixa qualidade. É recomendado é sempre andar com um bom headset junto do G1550 MUV, assim o usuário será suprido quando precisar de criar conteúdo longe de casa.

Conclusão

O Avell G1550 MUV é um notebook capaz de competir com grandes marcas presentes no mercado como a Samsung e a Acer. Com ótimo design, configuração de peso e tela com alta taxa de atualização, o dispositivo é perfeito para gamers mais exigentes e usuários que procuram uma workstation poderosa. 

Pelo preço de R$ 7.779,40, o G1550 fica à altura de notebooks gamer com configurações similares e trava uma disputa acirrada pelo coração dos consumidores mais exigentes quanto ao custo-benefício de tais dispositivos.

Especificações técnicas (Avell G1550 MUV)

Especificações: Avell G1550
Descrição Física– 35.9 cm (L) x 24.43 cm (P) x 1.99 cm (A)
– Peso: 2.00 Kg
– Cor: Prata
– Imagens meramente ilustrativas
Chipset– Chipset Intel® HM370
Memória– 2 SODIMM Slots
– Suporte para Dual-Channel
– Tipo de memória: DDR4 2666MHz
– Expansível até 64 GB
Hard Disk (HD)– 1 Slot com suporte para 2.5” HDD/SSD
– 2 Slots para M.2 SSD (1 SATA/PCIe + 1 PCIe)
Tela (LCD)– 15.6” WVA Full HD 16:9 Wide screen (1920x1080p) LED-Backlit Display
Áudio– High Definition Audio Interface
– Microfone Integrado
– Saída de Fone de Ouvido
– Subwoofer
– Suporte para Modo D3
Comunicação– Gigabit Ethernet LAN
Teclado– Teclado retroiluminado
– Teclado mecânico
– Teclado numérico integrado
– Padrão ABNT2
Mouse– Touch Pad com função multi-toques e scrolling
Entradas/Saídas– HDMI 2.0 com HDCP x 1
– Mini DisplayPort 1.2 x 2
– USB 2.0 x 1
– USB 3.1 Type A geração 2 x 2
– USB 3.1 Type C geração 2 x 1
– Conexão P2 para Headphone x 1
– Conexão P2 para Microfone x 1
– RJ-45 REDE 10/100/1000
Slots– Leitor de cartão (SD/SDHC/SDXC)
Adaptador de Energia– Universal AC-in 100~240V, 50~60Hz
– 180W com 19.5V, 9.23A DC
– 3 pin 240V AC cabo
Bateria– 3 células Smart Lithium-Ion
Outras Características– Camera 1.0 megapixel HD
– Função Cooler Booster
Pasta Térmica– Arctic Silver 5 thermal
Garantia– Garantia de 12 meses em mão de obra e peças.
Avell G1550 MUV alia games e produtividade em um só produto
  • Design - 9/10
    9/10
  • Tela - 10/10
    10/10
  • Conectividade - 9.5/10
    9.5/10
  • Teclado e Trackpad - 7/10
    7/10
  • Som e Microfone - 5/10
    5/10
  • Hardware/Desempenho - 10/10
    10/10
8.4/10

Considerações e pontos fortes x fracos

O notebook Avell G1550 MUV marca a estreia da 9ª geração do Intel Core i7 no Brasil com poder de fogo de sobra para games e produtividade

Pros

  • Ótimo design;
  • Alta performance;
  • Tela de 144Hz;
  • Câmera integrada.

Cons

  • Teclado mecânico mas teclas muito próximas;
  • Som de má qualidade;
  • Microfone metálico;
  • Carcaça esquenta muito.
Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário

  • Bom dia Ariel! Me tira uma dúvida.. o Avell vem com essa pasta térmica ou você que aplicou? Se foi você quem aplicou, notou uma melhora nas temperaturas? Pergunto, pois adquiri um Avell igual e estou um pouco assustado com as temperaturas!

Assine nossa Newsletter