Review: Notebook Gamer Samsung Odyssey (2018) de segunda geração

Odyssey1060 PackedwPower 990x642 - Review: Notebook Gamer Samsung Odyssey (2018) de segunda geração
Saiba agora se o Odyssey 2018, com a Geforce GTX 1060, segunda geração de Notebook Gamer da Samsung, é uma boa escolha

Definitivamente a Samsung decidiu mergulhar de cabeça no mercado de Notebooks Gamer. Trazendo uma melhor placa gráfica para o Samsung Odyssey, o apelo aqui é performance! Então não espere um Notebook leve e compacto como o Samsung S51 Pro.

Em 2018, a marca pretende entregar uma melhor performance possível em um dispositivo que pode ser levado para qualquer lugar, ou quase.  Podemos afirmar que hoje, já é possível abrir mão de um computador desktop para jogos. Estão disponíveis no mercado vários notebooks que possuem características de desktops gamers.

Recebemos o Samsung Odyssey de segunda geração modelo 800G5H-XG4 para análise. Veja o que mudou em relação à primeira geração e se o investimento vale a pena. 

Samsung Odyssey 2018 com a placa gráfica GeForce GTX 1060

Pontos positivos

  • Tela IPS FullHD (1920×1080) fosca
  • Slot M2 para expansão (necessário para melhoria da performance)
  • Teclado Retroiluminado
  • Placa de vídeo GeForce GTX 1060 com 6GB GDDR5

Pontos negativos

  • Webcam Regular
  • HDD Seagate com apenas 5.400rpm
  • Autonomia de Bateria
  • Construção frágil

Acabamento e design

O acabamento do notebook é primoroso, porém sua construção parece ser frágil.  O design é sóbrio e de cor fosca, o detalhe fica por conta do logotipo da linha “odyssey” retroiluminado na tampa em vermelho.

Odyssey1060 Designedforthegame B - Review: Notebook Gamer Samsung Odyssey (2018) de segunda geração
Samsung Odyssey de segunda geração

O teclado também é retroiluminado, assim como as bordas do touchpad.

Hardware

Odyssey1060 processador memoria - Review: Notebook Gamer Samsung Odyssey (2018) de segunda geração

Como citado o Samsung Odyssey 2018 traz performance bruta. Então o conjunto não poderia trazer nada diferente do que um processador Intel core i7 7700HQ (de sétima geração), agora com 16GB de memória RAM (DDR4) e HDD com 1TB de capacidade de armazenamento e 5.400rpm.

Infelizmente, seguimos aqui sem a opção de SSD padrão para armazenamento, mas isso pode ser alterado com um upgrade através de slot M2.

Odyssey1060 upgrade ssd m2 - Review: Notebook Gamer Samsung Odyssey (2018) de segunda geração
Existe a possibilidade de melhorar ainda mais a performance do Samsung Odyssey com a adição de um SSD M2 para acelerar o processo de leitura e escrita

 

tela IPS Full HD (1920X1080) de 15.6” antirreflexiva tem um ângulo de visão muito bom. Agora com uma GeForce GTX 1060 com 6GB de RAM (DDR5) dedicada, é possível rodar praticamente qualquer jogo disponível no mercado.

Sua base traz uma tampa que dá amplo acesso aos seus componentes internos, basta remover 3 parafusos para o acesso.

Odyssey1060 upgrade memoria - Review: Notebook Gamer Samsung Odyssey (2018) de segunda geração
Para o upgrade do SSD é necessário remover também a tampa traseira por completo do Samsung Odyssey

 

O Odyssey traz um sistema chamado Hexaflow Vent, que promete um arrefecimento e ventilação adequado a manter o Notebook com temperaturas aceitáveis. Mas, no dia a dia, tal sistema não se mostrou muito eficiente quando estávamos jogando ou renderizando vídeos.

O conjunto de conexões permanece o mesmo. O notebook conta com 3 portas USB, sendo duas 2.0 e uma USB 3.0, porta RJ45 GigaLAN, wi-fi, bluetooth 4.1 e alto-falantes estéreo (1.5Wx2), leitor 3 em 1 para cartões multimídia e webcam.

O sistema operacional pré instalado é a versão Home do Windows 10.

Tudo isso num corpo compacto, se levarmos em consideração a presença de uma placa de vídeo dedicado parruda, com sistema de ventilação duplo  (37,8cm de largura, 26cm de altura e 2.8cm de espessura), pesando apenas 2.52kg.

Software

O Windows 10 em sua versão Home já vem pré-instalado no Samsung Odyssey, dispensando a necessidade de comprar sistema operacional separadamente.

Além disso é possível utilizar o pacote do Office que também está presente no Notebook e experimentar o mesmo por 30 dias ou comprar a versão disponível pela internet direto do site da Microsoft.

Falar de Windows atualmente é redundante, mas falar sobre o desempenho do Odyssey durante o uso com o sistema não.

Tudo carrega rápido, não uso o Microsoft Edge então instalei o Google Chrome! Navegar com 2 abas do Chrome abertas ou 10 abas, não faz a menor diferença para o Odyssey, ele consegue administrar isso sem problema algum.

Odyssey Control

odyssey gtx1060 odyssey control - Review: Notebook Gamer Samsung Odyssey (2018) de segunda geração

O Odyssey Control é um monitor de sistema simples que exibe o uso da CPU, a atividade de GPU e as velocidades dos ventiladores para os collers de CPU e GPU.

Ele também possui uma sobreposição de canto muito útil para temperatura GPU em tempo real, temperatura da CPU, FPS e uso de RAM que os jogadores gostam de ter ativos.

O software segue não oferecendo outros recursos. Então, a ideia de poder personalizar algo que aguardavamos desde a primeira geração, não veio.

Usabilidade/Jogabilidade

A oportunidade de utilizar o Samsung Odyssey de primeira geração deu uma excelente ideia de como um notebook deve se comportar quando a história é ter performance no dia a dia, mas confesso ficar frustrado com a segunda geração do produto que evoluiu pouco.  

Posso afirmar que, depois de analisar o Samsung S51 Pro, a falta do SSD causa sim queda de performance. Definitivamente, a instalação de um SSD M2 aqui pode levar o Samsung Odyssey 2018 à um outro nível de uso. Tarefas simples são realizadas de forma rápida, utilizar o Samsung Odyssey 2018 para edição de vídeo, usando o Adobe Premiere e After Effects valem a pena.

A resposta aqui seria algo do tipo, se ele edita vídeos sem problemas todo o resto irá funcionar bem.

odyssey gtx1060 pubg - Review: Notebook Gamer Samsung Odyssey (2018) de segunda geração
PUBG rodou no máximo

 

Nos testes de jogos, a experiência foi satisfatória, todos os games testados tiveram bom desempenho, Grid AutoSport, Injustice, League of Legends, Overwatch, The Crew, PUBG, entre outros, sempre foram executados com as configurações no máximo e taxa de FPS mais que satisfatória.

notebook odyssey game recorder status do sistema - Review: Notebook Gamer Samsung Odyssey (2018) de segunda geração
Funções permitem, verificar o estado do Notebook e também gravar os jogos

 

É possível monitorar os dados de performance e também gravar os jogos.

Bateria e Autonomia

Seguimos aqui com o mesmo tempo de carga, que chamou atenção, uma vez que a bateria teve upgrade. A primeira versão tinha bateria de 43Wh e agora conta com 66Wh de potência. O tempo de carga, é de aproximadamente duas horas e meia.

Durante o teste, em uso padrão, utilizamos editor de texto, planilha e programa de edição de imagem, navegação em redes sociais e também acesso ao Youtube para consumir conteúdo em vídeo, a bateria manteve o Samsung Odyssey 2018 longe da tomada por 6 horas.

Já em uso moderado/pesado, editamos vídeos e também jogando, sua bateria durou pouco mais de 4 horas.

Menos do que gostaríamos? Sim, mas cabe avaliar aqui o uso do notebook. A ideia não é portabilidade nem mobilidade e sim performance.

Para ter performance máxima de uso da placa de vídeo dedicada por exemplo, é necessário que o Samsung Odyssey 2018 esteja ligado a fonte de alimentação. Dessa maneira, sua placa de vídeo é utilizada em sua plenitude, isto quer dizer que durante o tempo que o Samsung Odyssey ficar fora da tomada, o próprio notebook faz a gestão de energia reduzindo essa performance.

Considerações finais e preço

Aqui cabe a crítica, sempre construtiva. O sistema Hexaflow, segue não dando conta do recado, nos jogos, a parte superior do teclado, principalmente em seu lado superior, esquerdo, segue esquentando muito. Dessa vez, jogando PUBG no máximo, tive que parar de jogar. Isso aconteceu no Samsung Odyssey de primeira geração com o jogo Grid.

As ventoinhas responsáveis por manter a refrigeração dos componentes internos, quando requisitados, geram mais ruído que em operação normal, mas não incomodam nem um pouco. Aqui eu trocaria mais ruído por menos aquecimento.

No quesito upgrade, é possível através de slot m2 PCIe, utilizar um SSD e ainda utilizar até 32GB de memória RAM.

No dia a dia, o notebook não fez feio, possui ótima performance em games e Softwares de edição de imagem e vídeo. Na edição e renderização de vídeos o Samsung Odyssey fez todo o trabalho sem problema algum.

O Samsung Odyssey, tem um conjunto excelente, sua webcam é regular. Mas o que realmente segue preocupante é o aquecimento excessivo durante a utilização do Notebook em nossos testes de jogos. E isso não pode acontecer em um Notebook Gamer!

Como citei na minha análise do Samsung Odyssey de primeira geração, “Sabemos que calor excessivo pode diminuir consideravelmente a vida útil dos componentes internos do notebook e principalmente sua bateria, impactando a longo prazo sua autonomia”.

O preço sugerido do aparelho com a GeFroce GTX 1060 é de R$6.999,00 mas já pode ser encontrado nas grandes lojas do mercado com ótimo desconto. Hoje ele sai por R$5.319,00 no Carrefour.

Onde encontrar o Samsung Odyssey com GTX 1060

Especificações técnicas

  • Sistema Operacional: Windows 10 Home
  • Processador: Intel® Core™ i7 7700HQ (2.8 GHz até 3.8GHz 6 MB L3 Cache) Intel HM175
  • Placa de Vídeo: NVIDIA® GeForce® GTX 1060 com 6 GB de memória GDDR5 dedicada
  • Tela: 15.6″ Full HD (1920 x 1080) Antirreflexiva
  • Memória: 16 GB DDR4
  • Armazenamento: 1 TB (5400 RPM)
  • Multimídia: Alto-falantes estéreo (1.5 W x 2) SoundAlive™
  • Microfone e Webcam integrados
  • Rede: Placa Wi-Fi 802.11 ac (1 x 1) e Gigabit Ethernet [10 / 100 / 1000]
  • Bluetooth:  v4.1
  • Portas de Comunicação: 1 saída HDMI / 1 USB 3.0 / 2 USB 2.0 / Leitor de cartão multimídia 3-em-1 (SD, SDHC, SDXC)
  • 1 saída fone de ouvido / entrada microfone (combo)
  • 1 Ethernet RJ45 (LAN)
  • 1 conector de energia
  • Características para DigitaçãoTeclado em Português-BR com teclado numérico integrado
  • Tipo de teclado: Retro iluminado
  • Segurança: Slot para trava padrão Kensington
  • Alimentação: Fonte Adaptadora AC 180 W
  • Bateria:  66 Wh
  • Dimensão:  (L x P x A)37.8 x 26.0 x 2.77 ~ 3.09 cm
  • Peso: 2.74 kg
  • Software incluído: McAfee Live Safe (60 dias para testes) / Samsung Recovery / Samsung Settings / Samsung Update / Link Sharing / Samsung Gallery / Samsung Message / Studio Plus / teamPL / Wi-Fi Camera / Wi-Fi Transfer
  • NVIDIA® OPTIMUS™ Technology support

 

  • 7.5/10
    Design - 7.5/10
  • 9/10
    Desempenho - 9/10
  • 9/10
    Funcionalidades - 9/10
  • 7/10
    Bateria - 7/10
  • 7.5/10
    Preço - 7.5/10
8/10

Resumo

O Samsung Odyssey 2018 traz performance bruta,mas possui velocidade baixa. Vale a compra desde que esteja em seus planos a adição de um SSD M2 para tornar o Odyssey ainda melhor

Odyssey1060 PackedwPower - Review: Notebook Gamer Samsung Odyssey (2018) de segunda geração

Receba Notícias por E-mail:

Share via