Review: novo nintendo switch 2 vale a pena?

REVIEW: Novo NINTENDO SWITCH 2 vale a pena?

Avatar de daniel coutinho
O novo console da Nintendo chegou e nós testamos tudo. Será que vale a pena fazer o upgrade?

Lançado no dia 5 de junho, vamos conferir todos os detalhes do Nintendo Switch 2, o novo videogame da Nintendo. E olha que a gente tem muito pra comentar sobre ele, como o design, tela, desempenho, os novos Joy-Cons, jogos de lançamento e as funções especiais como o GameChat e a câmera que você vai poder usar. Descubra o que mudou, o que melhorou e o que ainda precisa evoluir nessa análise completa do Nintendo Switch 2.

Design

Nintendo switch 2 com novos joy-cons 2
Nintendo Switch 2 com os novos Joy-Cons 2. Imagem: Daniel Coutinho/Showmetech

Começando pelo design do Switch 2, ele não foge muito do que já existia no primeiro aparelho, sendo um pouco maior, mas, curiosamente, não aparentando ser tão mais pesado. Outro detalhe importante é que a pegada ficou mais firme e anatômica através dos novos Joy-Cons. O material também parece mais premium, com uma textura mais agradável ao toque, especialmente no modo portátil. 

Além disso, o suporte traseiro — antes apenas uma pequena aba — agora é mais largo e firme, oferecendo muito mais estabilidade para jogar com o console apoiado sobre a mesa. A nova base também recebeu melhorias: ela conta com um sistema de ventilação interna, que ajuda a manter a temperatura controlada durante o uso, além de possuir um visual mais refinado, combinando bem com ambientes como a sala de estar.

A base do console, ou dock, por sua vez é mais robusta e aumenta a resolução dos jogos quando estão no modo TV. O console fica ligeiramente protuberante acima dela, exibindo um pouco mais de tela do que o primeiro Switch. Um recurso que a Nintendo pode usar no futuro para exibir notificações, além do nível de bateria que já é visto.

Joy-Con 2

Novos joy-cons 2
Imãs, botões maiores e melhor pegada. (Imagem: Daniel Coutinho/Showmetech)

Os controles destacáveis, agora intitulados “Joy-Con 2”, possuem uma conexão nova com o videogame, mais firme e orgânica, feita com imãs, diferente dos encaixes de trilho do primeiro Switch. Eles estão maiores por conta da tela maior e agora ficam mais confortáveis também em mãos grandes, não deixando o gameplay cansativo.

Sobre o encaixe deles no Switch 2, o CLICK ficou mais gostoso e mais fácil de ser realizado. Basta aproximar os Joy-Cons 2 do novo aparelho para que eles se encaixem de forma magnética, sem gerar aquele balanço que existia no videogame anterior e que dava a impressão de estar um pouco frouxo. O desencaixe também ficou mais fácil: os botões que soltam os Joy-Cons 2 estão maiores. Ao apertar e puxá-los para o lado, eles são liberados com facilidade.

A disposição dos botões permanece quase o mesmo aqui, com apenas a adição do botão de GameChat no Joy-Con direito, nova função que a gente vai explicar a seguir. Os botões SL e SR, que ficam na parte interna dos controles, agora estão bem maiores e mais protuberantes, melhorando a ergonomia de se jogar com eles deitados. 

Além disso, os Joy-Con 2 possuem uma nova funcionalidade: dá para usá-los como mouse. Nessa nova maneira de jogar, o usuário pode utilizar cada um dos controles deitados na horizontal, em qualquer superfície, para interagir com os games de novas maneiras. Por exemplo, é possível utilizar o controle no modo mouse para mirar com seu personagem em jogos de tiro como Splatoon ou usá-los em minigames do novo Mario Party Jamboree (leia nosso review). Apesar do novo recurso ser muito bem implementado, precisaremos esperar mais um tempo para saber se, de fato, essa nova mecânica será bem aproveitada por títulos futuros da Nintendo e de outras empresas.

Controle Pro

Novo controle pro do switch 2
Novo Controle Pro é uma evolução natural de seu antecessor. (Imagem: Reprodução/Nintendo)

O novo Pro Controller do Nintendo Switch 2 não tenta reinventar a roda — e talvez isso seja uma boa escolha. Ele mantém o visual e o formato que os jogadores já conhecem, com pequenos ajustes que focam mais no refinamento do que na inovação. A pegada continua confortável, os botões têm boa resposta, e a construção transmite solidez com uma boa sensação ao toque para jogar durante horas e horas. 

Ainda assim, se você já tem o controle anterior, pode se perguntar: vale a troca? A verdade é que como o controle antigo funciona bem com o Switch 2, os ganhos são sutis e, talvez, não valha a pena o investimento. Para quem joga com o console no modo TV e não tem o Controle Pro do primeiro Nintendo Switch, no entanto, esse controle é quase obrigatório, já que entrega mais precisão e conforto do que os novos Joy-Con.

Tela

Novo nintendo switch 2 no modo portátil
Display LCD com HDR. (Imagem: Daniel Coutinho/Showmetech)

Sobre a tela, o Nintendo Switch 2 agora conta com 7,9 polegadas, em comparação às 6,2 polegadas do modelo padrão anterior e às 7 da versão OLED. Ainda que não utilize a tecnologia OLED, a tela LCD do Switch 2 tem resolução de FullHD  ou 1920×1080 pixels — em contraste a tela HD do primeiro Switch —, e conta com uma ampla gama de cores, taxa de atualização de 120Hz, suporte ao VRR e ao HDR10, proporcionando imagens nítidas e vibrantes durante o uso portátil.  

A experiência visual também muda consideravelmente ao conectar o console na base, possibilitando o acesso à resolução em 4K a 60 FPS em jogos e TVs compatíveis, elevando ainda mais a qualidade gráfica.

Áudio

Sistema de áudio do novo nintendo switch 2
Identidade sonora e simplicidade. (Imagem: Reprodução/Nintendo)

O Nintendo Switch 2 traz melhorias importantes também na parte sonora. Os alto-falantes continuam no padrão estéreo, mas agora contam com uma estrutura de caixa acústica independente, o que proporciona uma qualidade de som mais clara e natural. O volume foi aprimorado em relação ao modelo anterior, sendo possível perceber um áudio mais potente durante o uso portátil. Além disso, o aparelho possui áudio em 3D, mesmo sem a utilização de fones, garantindo uma imersão maior nos jogos que utilizam esse recurso. 

A saída de som via HDMI, desta vez, suporta áudio linear PCM 5.1, o que também beneficia quem joga no modo TV com um sistema compatível. Cabe destacar que o novo Pro Controller do Nintendo Switch 2 também recebeu uma entrada para fones de ouvido, facilitando a conexão do periférico quando o videogame estiver acoplado na base.

Sistema e Interface

Menu do nintendo switch 2
Mais agilidade, menos carregamento. (Imagem: Reprodução/Nintendo)

Dentre os aspectos do menu inicial do Nintendo Switch 2, ele não sofreu grandes alterações, garantindo certa familiaridade aos usuários acostumados com o sistema antigo. Algumas cores novas e funcionalidades que não existiam antes foram adicionadas, como o app para o GameChat, configurações no app do álbum para compartilhamento de imagens e vídeos, além de outras configurações menores que são exclusivas do Switch 2.

Os sons de utilização foram alterados em sua totalidade, criando uma identidade própria para o novo aparelho. Barulhinhos clássicos de abrir um app, fechar e acessar um jogo, bem como ligar o console estão todos diferentes, para que o usuário saiba que se trata de um novo videogame. Tudo é parte de uma experiência sensitiva e imersiva, que acostuma o jogador a entender o ecossistema que está manuseando.

O acesso à eShop agora é instantâneo. Inclusive, não existe mais aquela clássica tela de carregamento. Os menus dentro da loja estão mais fluídos e interativos. Todavia, faz falta aquele “efeito Nintendo” de ter uma música ou uma brincadeirinha ao acessá-lo. Porém, como a proposta do Switch é priorizar sempre a funcionalidade, esta atualização segue na mesma linha.

Hardware e desempenho

Nintendo switch 2 no modo dock
Nova geração, velhos e novos desafios. (Imagem: Daniel Coutinho/Showmetech)

O Nintendo Switch 2 veio para resolver alguns problemas de desempenho que nem a própria Nintendo conseguiu contornar no final da geração anterior. Jogos com problemas de framerate, pesados para fornecer o que o aparelho se propôs desde o começo, agora recebem melhorias. Isso se deve, principalmente, ao novo conjunto de hardware do console, que agora conta com um chip customizado da Nvidia mais moderno que o antigo Tegra usado no primeiro Switch.

Alguns títulos receberam uma nova versão, sub intitulada “Switch 2 Edition”, como Breath of the Wild, Tears of the Kingdom e Fantasy Life. O upgrade, que melhora a experiência do usuário e adiciona alguns extras, pode ser adquirido também por quem já possui o jogo original, necessitando apenas a compra do pacote adicional de melhorias na eShop para cada jogo citado. Mesmo assim, constatamos em nossos testes que, independentemente dos updates e das versões novas, jogos do primeiro Switch, que não possuem a versão no segundo, simplesmente rodam de forma melhor no novo aparelho sem engasgos ou quedas na taxa de quadro.

Mas, ao mesmo tempo, nem tudo são flores nessa transição, uma vez que os usuários estão descobrindo falhas de desempenho em alguns jogos específicos. Pikmin 3 Deluxe (leia nosso review) está travando no novo console e chega a crashar e a desligar o videogame em alguns momentos, mostrando que ainda existem pontos que não foram revisados pela Nintendo em termos de retrocompatibilidade.

Memória e armazenamento

Novo mario kart rodando no switch 2
Armazenamento ampliado, compatibilidade reduzida. (Imagem: Reprodução/Nintendo)

O Nintendo Switch 2 vem com uma memória interna de 256GB. Uma grande evolução se comparado aos 64GB da versão OLED e aos 32GB da versão tradicional do Switch. Principalmente considerando que os novos jogos ocupam muito mais espaço do que os do console anterior. Mario Kart World, por exemplo, utiliza 21GB desse espaço, então podemos imaginar o tamanho de um futuro Xenoblade ou de um Zelda.

Além da memória interna, o Switch 2 mantém o uso dos tradicionais cartuchos, agora com algumas mudanças importantes. Os Game Cards seguem sendo baseados em memória flash, mas os cartuchos exclusivos do novo modelo têm uma pequena marcação na parte traseira e são vermelhos, facilitando a identificação. Eles não são compatíveis com o Switch original, embora o Switch 2 ofereça retrocompatibilidade com a maioria dos cartuchos antigos. Outra novidade é que os Game Cards agora suportam até 64GB, o dobro da capacidade anterior, e têm velocidades de leitura mais rápidas, contribuindo para reduzir os tempos de carregamento dos jogos.

E há também suporte para cartões de memória, mas o Switch 2 só aceitará o novo padrão microSD Express, que é mais rápido, mas também mais caro. 

Quanto à transferência de jogos do Switch antigo para o Switch 2, o sistema é simples e intuitivo. Todas as informações de sua conta, como preferências, jogos adquiridos e salvamentos, são levadas para o novo console, permitindo que você possa carregá-los novamente.

Conectividade

Entrada ubs do switch 2
USB-C duplo e transferência fácil. (Imagem: Reprodução/Nintendo)

Agora quanto à conectividade, existem duas entradas USB-C no aparelho. A inferior — que já existia no 1 — é utilizada para carregar e conectá-lo à base. Já a superior também pode ser utilizada para carregamento e para a conexão de periféricos. O console também mantém a entrada para fones de ouvido no padrão 3,5mm, compatível com fones com microfone (padrão CTIA), embora a Nintendo não garanta compatibilidade com todos os modelos disponíveis no mercado. 

Em termos de rede, o Nintendo Switch 2 suporta Wi-Fi 6, garantindo conexões mais rápidas e estáveis, além de conexão via Bluetooth para fones e acessórios. E para quem joga com o console acoplado na dock, a base inclui uma saída HDMI e entrada LAN com suporte à conexão cabeada, ideal para partidas online mais estáveis. Tudo isso garante uma experiência de uso mais fluída, tanto no Modo Portátil quanto no Modo TV.

Bateria

Switch 2 apoiado na mesa com mario kart
Autonomia razoável, abaixo do Switch OLED. (Imagem: Reprodução/Nintendo)

A bateria talvez seja um ponto decepcionante no que diz respeito à sua duração. O Nintendo Switch 2 possui uma autonomia de 2 a 6h30 de jogatina. Ou seja, ela dura cerca de 2 horas a menos do que o Nintendo Switch OLED, dependendo do uso. Lembrando que isso pode variar conforme a iluminação da tela e até o jogo que está sendo jogado, mas é uma piora de qualquer forma. 

O novo console vem com uma bateria de íons de lítio de 5.220 mAh — maior que os 4.310 mAh do Switch tradicional e do modelo OLED, e bem acima dos 3.570 mAh do Switch Lite —, mas, mesmo com essa capacidade, o novo hardware mais potente exige mais energia, o que afeta a autonomia final.

GameChat

Gamechat do switch 2 com jogadores jogando mario kart
Chat nativo com até 12 amigos. (Imagem: Reprodução/Nintendo)

Chegou a hora da gente descrever o GameChat, novo recurso nativo de conversas do Nintendo Switch 2 que se propõe a facilitar a interação com os amigos.

Tudo começa clicando no botão do GameChat nativo que está no no Joy-Con 2 direito. Através dele, ou do menu no sistema, e após configurar o recurso no aparelho, é possível  conversar com até 12 amigos diretamente. Basta selecionar o amigo que deseja conversar via ligação que o aparelho vai realizar uma chamada, estabelecendo uma conexão com o usuário para que vocês possam conversar enquanto jogam. 

O recurso não funciona apenas durante sessões de jogos online. Você pode chamar seus amigos a qualquer momento, inclusive enquanto jogam coisas diferentes. Existe também a opção de compartilhar sua tela, para que todos os participantes possam ver o que você está jogando. A taxa de quadros dessa transmissão fica abaixo da desejada, mas não deixa de ser um recurso interessante para interação entre amigos.

Gamechat com jogadores dentro de novo mario party jamboree
Nova câmera para o Switch 2 adiciona novas possibilidades em jogos como Mario Party Jamboree. (Imagem: Reprodução/Nintendo)

O áudio do chat é limpo e sem engasgos ou cortes, a conexão é sólida e a conversa flui sem problemas. O microfone nativo do aparelho possui cancelamento de ruídos e capta apenas vozes, eliminando barulhos externos, o que facilita a comunicação entre os usuários. Durante a conversa, o áudio dos jogos fica mais baixo, evitando que você precise gritar ou falar mais alto.

Nintendo Câmera

Nova nintendo câmera
Nova câmera permite novos recursos em jogos online. (Imagem: Reprodução/Nintendo)

Outra novidade que pode ser utilizada durante o chat é a nova câmera, que pode ser comprada separadamente. Com ela, você e até mais três amigos podem realizar conversas em vídeo, além de ser permitido o seu uso para capturar o rosto e usar em alguns jogos, como no próprio Mario Kart World, lançado junto com o aparelho, ou em jogos que recebem melhorias, tais como Mario Party Jamboree, onde sua imagem poderá ser transformada em um ícone. 

A câmera entrega uma boa qualidade de imagem, com 1080p nativo e um ângulo de captura amplo, permitindo que mais pessoas em um mesmo ambiente possam aparecer compartilhando seus rostos. Embora a qualidade de vídeo seja boa, as cores podem não ser tão vívidas, mas o desempenho em baixa luz surpreende, funcionando bem mesmo com iluminação ambiente.

As configurações de chat permitem dar destaque na câmera, destaque na tela do jogo, ou simplesmente ocultar qualquer outra imagem e focar apenas no que você está jogando, dando a opção de ficar apenas ouvindo seus amigos. São várias configurações de tela para o usuário escolher a melhor forma de jogar.

O GameChat está disponível para todos os donos de um Nintendo Switch 2 até o dia 31 de março de 2026, independentemente de possuírem uma assinatura ou não no Nintendo Switch Online. Após isso, será necessário aderir ao programa para usar o serviço.

GameShare

Gameshare do novo nintendo switch 2
Divida a diversão com quem quiser. (Imagem: Reprodução/Nintendo)

Outra grande novidade do Nintendo Switch 2 é o GameShare, que torna possível compartilhar a sessão de jogo online ou localmente com outros usuários que não possuam o mesmo game. Donos de Nintendo DS conhecem esse recurso como Download Play e jogadores de PlayStation 4 e 5 como Shareplay, então, não é exatamente algo totalmente novo. O compartilhamento pode ser feito, inclusive, com aparelhos Nintendo Switch 1, mas apenas alguns jogos selecionados estão disponíveis para a sua utilização por enquanto.

Preço e disponibilidade

Novo switch 2 com mario kart
Poucos jogos, grandes promessas. (Imagem: Reprodução/Nintendo)

O Nintendo Switch 2 pode ser adquirido oficialmente no modelo nacional, distribuído pela Nintendo Brasil, em lojas selecionadas, como Amazon, com preço sugerido partir de R$ 4.499, versão com apenas o console, ou R$ 4.799 no bundle com Mario Kart World. Entretanto, no momento da elaboração dessa análise, o videogame surge com uma alta nos preços com valores próximos de R$ 6.180,00.

Algumas lojas físicas, como as Lojas Americanas, também estão oferecendo o aparelho para venda presencial. Os estoques do aparelho estão instáveis, o que reflete a alta vendagem mundial, com os aparelhos esgotando com facilidade. Contudo, novos lotes prometem aparecer nas próximas semanas e há uma expectativa na estabilização do preço.

Especificações técnicas

Veja abaixo as especificações do Nintendo Switch 2:

RecursoNintendo Switch 2
CPU8x Cortex-A78C
Clock da CPU998 MHz (dock) / 1.101 MHz (portátil)
GPU1.536 CUDA (Ampere)
TFLOPs3,07 (dock) / 1,71 (portátil)
Memória12 GB LPDDR5X
Armazenamento256 GB UFS + MicroSD Express até 2 TB
Tela7,9″, 1080p, HDR10, VRR 120 Hz, multitouch
PreçoVersão padrão: R$ 4.499,00
Versão com Mario Kart World: R$ 4.799,00

Veredito: O Nintendo Switch 2 vale a pena?

O Nintendo Switch 2 chega com melhorias claras no console e nos acessórios, como os novos Joy-Con 2 mais confortáveis e a opção da Nintendo Câmera para videochamadas. A experiência geral é mais fluída, com uma interface responsiva, melhor qualidade de imagem e jogos da geração passada rodando melhor, sem quedas de framerate.

Sobre os jogos, o lineup de lançamento é um pouco modesta, mas títulos como Mario Kart World mostram o potencial do console, e há boas expectativas para grandes lançamentos ainda em 2025. A Nintendo também tem novidades como Splatoon Raiders, que prometem atrair os fãs.

Portanto, se você é um apaixonado pelas franquias da empresa e não quer perder nenhum dos próximos lançamentos ou se você se sente atraído pela proposta híbrida de ser capaz de jogar no modo portátil e na TV em um único aparelho, esse console é para você. O videogame é promissor, tem o selo de qualidade Nintendo e parece ser uma ótima plataforma para jogos nos próximos anos.

Esse foi a nossa análise do Nintendo Switch 2. O que está achando do console até o momento? Conte para gente nos comentários!

Veja mais

Fontes: Nintendo [1] [2] [3]

Revisão de texto feita por Jaime Ninice em 28/06/2025

REVIEW: Novo NINTENDO SWITCH 2 vale a pena?

REVIEW: Novo NINTENDO SWITCH 2 vale a pena?
8 10 0 1
O Nintendo Switch 2 representa uma evolução sólida da proposta original, com melhorias claras em desempenho, tela, conectividade e funções sociais. Apesar de não ser uma revolução em termos de conceito, o novo console mostra que a Nintendo está atenta às necessidades dos jogadores, refinando o que já funcionava e adicionando recursos relevantes como o GameChat e o uso da Câmera. Ainda há ajustes a serem feitos — especialmente na autonomia da bateria —, mas o Switch 2 entrega o suficiente para justificar a sua existência. Com jogos certos e suporte contínuo, ele tem tudo para ser um sucesso, assim como foi o seu antecessor.
O Nintendo Switch 2 representa uma evolução sólida da proposta original, com melhorias claras em desempenho, tela, conectividade e funções sociais. Apesar de não ser uma revolução em termos de conceito, o novo console mostra que a Nintendo está atenta às necessidades dos jogadores, refinando o que já funcionava e adicionando recursos relevantes como o GameChat e o uso da Câmera. Ainda há ajustes a serem feitos — especialmente na autonomia da bateria —, mas o Switch 2 entrega o suficiente para justificar a sua existência. Com jogos certos e suporte contínuo, ele tem tudo para ser um sucesso, assim como foi o seu antecessor.
8/10
Total Score
  • Hardware
    9/10 Incrível
  • Conectividade
    8/10 Ótimo
  • Áudio
    8/10 Ótimo
  • Diversão
    9/10 Incrível
  • Recursos
    8/10 Ótimo

Prós

  • Tela excelente com HDR, 120Hz e resolução FullHD
  • Joy-Cons magnéticos, mais firmes e confortáveis
  • Funções sociais novas: GameChat, GameShare e câmera
  • Desempenho fluido e retrocompatibilidade otimizada

Contras

  • Bateria pior que a do modelo OLED
  • Cartões microSD novos são mais caros
  • Preço alto (principalmente no Brasil)

Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário
Posts Relacionados