Review: o novo MacBook Air chega em nova roupagem

MacBook Air
O novo MacBook Air já está entre nós e supera expectativas. É a união de tudo aquilo que você precisa com novidades que você não pode deixar de conferir

Verdade seja dita, o MacBook Air sempre foi um pioneiro. É o principal responsável por revolucionar a maneira como enxergamos o computador portátil e o seu potencial há exatos 10 anos, quando Steve Jobs o revelou ao mundo, sacando-o de um papel pardo.

A partir de então, se tornou o portão de entrada para o incrível universo dos computadores da Apple e, mesmo que não tenha sofrido nenhuma grande alteração desde seu debut, seu design ainda impressiona.

jobsair 720x589 - Review: o novo MacBook Air chega em nova roupagem
O momento em que Jobs tirou o primeiro Air de dentro de um envelope.

No período de seu lançamento, o preço do MacBook Air pesava e muito no bolso do consumidor. Com o tempo, tornou-se o laptop mais em conta da empresa e o seu preço, somado às atualizações de tirar o fôlego podem tornar o computador o item número 1 de sua cartinha para o Papai Noel.

Não é a toa que o notebook chega às lojas em tempos de Black Friday e Natal. A atualização se expande para todos os aspectos do aparelho e a sua finura torna-se ainda mais compacta em uma tela de 12 polegadas.

MacBook Air: Design

3Q5A5930 720x480 - Review: o novo MacBook Air chega em nova roupagem
Em comparação com o antecessor, o Air é mais fino e com um design ainda mais elegante.

Você se lembra de como parecia o primeiro modelo do MacBook Air? Aquele perfil super fino que, quando fechado, quase sumia aos olhos? Acredite, eles conseguiram torná-lo ainda mais fino do que o original. Perfeito para carrega-lo para todos os lugares.

O laptop é, de maneira geral, menor em comparação em todos os aspectos. Costumava-se ser exatos 32,5cm de largura, mas o novo Air possui 30,41cm. Já a altura passou de 22,7cm para 21,24cm.

Quando fechado, a altura de seu perfil ficava por volta dos 1,7cm e agora está por volta do 1,56cm. Ah, e se antes seu peso girava algo em torna do 1,35kg agora o notebook pesa por volta de 1,25kg. Talvez o computador mais fino e mais leve da Apple, com exceção apenas para o MacBook (0,92KG).

Outro grande destaque fica para a paleta de cores. Novas opções é um grande chamativo, já que, até o momento, o modelo sempre esteve disponível apenas na cor prata. Agora o laptop também aparece em tons já conhecidos para os consumidores da empresa, como o cinza espacial e o dourado tom de pêssego.

Conectividade

Não é só de beleza que vive o novo MacBook Air, sua conectividade também foi atualizada. Não há nenhuma entrada para cartão SB, assim como também para USB-A e também nenhum cabo MagSafe. Somente a conhecida entrada para fone universal já conhecida para os usuários dos últimos lançamentos do iPhone.

Mas não se desespere, a entrada ThunderBolt 3 USB-C, que aparece no MacBook para transferência de dados e bateria integram também o novo laptop, que, por si só, já é uma baita atualização. Há duas dessas entradas, duas a menos daquelas encontradas na linha Pro. Porém, se comparadas com versões anteriores, a entrada extra (antes existia apenas uma e uma somente) é um ganho.

Outra mudança que é fácil de detectar com os olhos e também ao toque é o TouchPad, que faz as vezes de mouse, que está notoriamente maior em comparação. Assim como a sensibilidade do toque. Outro ganho para o consumidor.

Display

3Q5A5916 720x480 - Review: o novo MacBook Air chega em nova roupagem
Talvez a mudança mais significativa, o novo display chama a atenção.

O grande feito notório neste lançamento diz respeito à tela. Uma vez que você se vê capaz de parar de admirar todos os aspectos do display de alumínio, o que vai chamar a atenção definitivamente é a tela, de exatas 13.3 polegadas, de retina!

Sim, a retina chegou também à linha Air. Tudo isso com capacidade de 227 ppi (pixels por centímetro), um aumento e tanto para os 128 ppi dos antecessores. Mas o que isso significa?

Muita coisa, na verdade. Segundo a Apple, a qualidade aumentou significativamente, com mais cores em tela, 48% para ser exato. E, se a praticidade não é um ponto positivo a seu favor, talvez as qualidades do display o sejam.

Áudio

Outra atualização que definitivamente merece ser mencionada diz respeito ao áudio. Isso porque a Apple garante que, quando comparado aos antecessores, o áudio foi aperfeiçoado em 25% tornando a experiência de assistir filmes, quando aliados ao display poderoso muito mais prazerosa.

Teclado

macbook 1 720x540 - Review: o novo MacBook Air chega em nova roupagem
Em sua terceira versão, o novo teclado promete um digitar mais silencioso.

Assim como todos os outros lançamento na linha de computadores, o novo Air também adotou o sistema de teclado borboleta versão 3. Isso significa teclas mais silenciosas, “macias” e iluminadas. Diferentemente de outras versões do Air, essa é o único modelo que possui a mesma tecnologia neste quesito que o MacBook e o MacBook Pro.

Touch ID

iphone 5s fingerprint scanner touch id 720x477 - Review: o novo MacBook Air chega em nova roupagem
O Touch ID é um toque interessante para o lançamento. Fusão entre segurança e tecnologia em sua melhor versão.

Enquanto de fato o novo Touch Bar dos novos modelos do MacBook Pro sejam realmente super legais e que seja de fato uma pena o lançamento ainda não ofereça essa nova tecnologia, a Apple incorporou uma alternativa: o Touch ID.

Seu funcionamento é muito próximo daquilo que já conhecemos nos últimos modelos do iPhone e, verdade seja dita, não seja exatamente uma grande novidade, a inserção deste dispositivo no computador garante uma segurança que até então era rara para este modelo.

Afinal, ele é tão importante quanto seus outros dispositivos não é mesmo?

Veredicto: Eureca? Talvez não

A não ser que você esteja precisando de um modelo super fino, o MacBook Air é a melhor opção. A não ser que você necessite de um computador com uma performance equiparável, talvez a resposta seja o MacBook Pro, mas o outro modelo continua, ainda assim, uma boa pedida.

Mesmo que o preço esteja um pouco mais salgado que seus antecessores, o lançamento oferece um equilíbrio raro entre performance, portabilidade e leveza com o melhor custo benefício. O novo design é um extra muito bem vindo, especialmente o tom dourado, e a adição do Touch ID é uma vantagem realmente genuína.

Mas além disso, é um lembrete de tudo aquilo que foi proposto lá atrás, quando Jobs sacou o computador de um envelope pardo, ainda permanece. Apenas com uma melhor roupagem. E melhor performance. E com melhorias no áudio, vídeo, processador, teclado, design… A lista é infinita.

Talvez seja o lançamento imperdível da Apple para o ano? Talvez não. Mas esse nunca foi o propósito. Quem disse que um cachorro velho não pode aprender novos truques? É por aí a ideia. E ela vale a pena.

 

macbookair3 - Review: o novo MacBook Air chega em nova roupagem

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe seu comentário:

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Receba Notícias por E-mail:

Share via