Conecte-se conosco
Review: O que há de novo no Moto G5 Plus? Confira a nossa análise

Android

Review: O que há de novo no Moto G5 Plus? Confira a nossa análise

Lenovo lança quinta geração da linha Moto G trazendo diversas novidades para os aparelhos

Review: O que há de novo no Moto G5 Plus?

Tudo mudou no Moto G5 Plus

Os novos Moto G5 e Moto G5 Plus chegaram ao Brasil no começo do mês, no dia 7 de março. Trazendo boas novidades, tanto dentro quanto do lado de fora dos aparelhos, nós, do Showmetech, já havíamos dado uma olhada neles na Mobile World Congress, em Barcelona.

Após o evento em São Paulo, a Lenovo cedeu um Moto G5 Plus, na cor preta, para fazermos um review sobre o aparelho. Após três semanas de uso, temos vários novidades sobre o celular para compartilhar com você. Sem mais delongas, vamos lá?

Design – este não é o Moto G que você está acostumado

Review: O que há de novo no Moto G5 Plus?

O novo Moto G5 Plus é uma boa surpresa quando pensamos na atualização que ele ganhou no quesito design esse ano. A linha Moto G, de maneira geral, é um sucesso de vendas no país e ao que tudo indica, a Lenovo aperfeiçoou essa receita.

O aparelho intermediário, em 2017, ficou com mais cara de smartphone premium. Diferente da versão do ano passado que lembrava o Moto X Play, o desse ano lembra muito mais o topo de linha Moto Z pela câmera sobressalente na parte traseira – mas já chegamos lá.

O Moto G5 Plus conta com uma tela de 5,2 polegadas Full HD. Menor do que o modelo anterior, ele ganha pontos por ter uma maior densidade de pixels, trazendo imagens mais nítidas e bonitas. O aparelho tem uma mistura de metal com alumínio na sua composição. Arredondado e até um pouco mais gordinho, o G5 Plus tem um acabamento bem diferente do modelo do ano passado.

Na parte frontal dele, temos um sensor de impressão digital, a saída de áudio e a câmera de selfie. Os únicos botões se concentram no canto direito: em cima, os botões de aumentar/diminuir, abaixo o de ligar/desligar. A mudança gera um pouco de desconforto no começo, mas é questão de costume.

Na parte de trás do aparelho, temos o “M” de Moto e a câmera sobressalente que lembra os novos Moto Z e Moto Z Play. O celular tem as bordas em prateado, na versão preta, o que dá um belo contraste ao aparelho. Realmente, a Lenovo caprichou no produto, mostrando que um smartphone intermediário pode sim ter uma cara mais premium.

Hardware

Review: O que há de novo no Moto G5 Plus?

Este é mais um ponto que a empresa sempre lida muito bem com a linha Moto G: o famoso custo-benefício. O Moto G5 Plus é uma excelente escolha para quem quer um novo smartphone, com as novidades do momento, mas não quer pagar uma fortuna.

As especificações técnicas dele são animadoras. O aparelho conta com um processador octa-core Qualcomm Snapdragon 625, 2GB de RAM e 32GB de armazenamento interno, com suporte a cartão microSD de até 128GB. Traduzindo para o uso real, o smartphone aguenta tranquilamente os apps do cotidiano, como Facebook, Instagram, WhatsApp e YouTube e também promete boa diversão ao usuário que quiser alguns joguinhos para passar o tempo.

Entre os games, eu testei Asphalt 8, Smash Hit, Alto, Egg Inc., Zombie Tsunami e Pokémon GO. Preciso dizer que a minha experiência foi satisfatória com eles. De vez em quando, o desempenho ficava um pouco abaixo do esperado, mas no dia-a-dia, o celular carrega esses apps quase sem demora.

Velocidade e desempenho

Outra coisa muito legal é que aplicativos como GloboPlay, Netflix, YouTube e Pokémon TV carregam numa boa e assistir conteúdos em vídeo no Moto G5 Plus é uma experiência confortável.

Se você gosta de multitarefas, é preciso ficar de olho na velocidade que você quer que as coisas aconteçam. É possível acessar os apps básicos, ouvindo música e tudo mais. Porém, não espere usar o Google Maps para andar até um endereço, ouvir música de fundo e ficar trocando entre o Facebook e o WhatsApp instantaneamente. Aí, só com um Moto Z mesmo. De resto, não tem o que dizer.

Sistema operacional (O Nougat chegou, o Nougat chegou)

Review: O que há de novo no Moto G5 Plus?

Parece até um sonho dizer, mas finalmente estamos vendo o novo sistema operacional Android Nougat nos smartphones. Sabe como é, atualização significa mais segurança, menos bugs, novidades e aprimoramentos.

Quando falamos da Lenovo de maneira geral, o sistema operacional é um ponto de destaque da empresa que faz o favor de deixar um Android limpo para os usuários. Ok, não é como se as outras fabricantes continuassem pesando tanto a mão no SO, mas os consumidores agradecem por terem o aparelho mais próximo possível de o que o Google desenvolveu.

Agradável de usar, e com todas as usabilidades que só o Android possui, uma coisa simples que me chamou muita atenção é o círculo principal na tela do aparelho que mostra a cidade, horário e data. Por que isso é tão legal? Porque o círculo na verdade mostra a bateria do aparelho, o que torna um jeito interessante de controlar o consumo dela.

Moto ações

O aparelho também conta com uma função rise-to-wake, ou seja, ao tirar o aparelho do bolso ou da mesa, não é preciso apertar nenhum botão, é só levantá-lo para ver possíveis notificações e as informações como horário.

A Lenovo também dá destaque às “moto ações”, como girar o pulso duas vezes para iniciar a câmera do aparelho ou agitá-lo duas vezes para ligar a lanterna. Funções legais, mas que o usuário pode acabar esquecendo.

Câmera

Review: O que há de novo no Moto G5 Plus?

O smartphone tem uma câmera traseira de 12MP dual autofocus pixel, abertura de f/1,7, filma em 4K e câmera lenta, além de possuir um modo profissional bem bacana. De maneira geral, o Moto G5 Plus tira fotos boas em ambientes luminosos, e é possível brincar com a câmera desfocando o fundo.

No modo profissional, você tem mais liberdade na hora de tirar as suas fotos, mexendo no ISO, exposição, brilho, entre outras coisas. A Lenovo adicionou diversas funções à câmera traseira e até fotos à noite parecem boas, principalmente ao pensarmos que é um smartphone intermediário.

A câmera frontal, em contrapartida, não me agradou. Com 5MP, lente de ângulo aberto e uma função de corrigir falhas do rosto, as especificações parecem mais animadoras do que são de verdade. Mesmo com luminosidade, achei as fotos um pouco pixeladas e ao tirar a famosa selfie senti um grande desconforto com a lente de ângulo aberto.

No Moto Z, por exemplo, foi uma experiência muito agradável de usar, já no Moto G5 Plus eu senti como se minha cabeça ficasse muito pequena e meu corpo muito grande (não vale chamar de gordo). O modo de embelezamento me deixou parecido com uma boneca de porcelana. Foi estranho.

A galeria de fotos, você confere no final da publicação.

Bateria

Review: O que há de novo no Moto G5 Plus?

O Moto G5 Plus tem os mesmos 3.000 mAh de bateria da versão anterior, mas com uma diferença: a tela 0,3 polegada menor. Com isso, é possível dizer que há sim uma otimização melhor da bateria (o novo Android Nougat ajuda também). Durante meus testes, nenhum dia cheguei ao fim do dia sem carga. Pelo contrário, o Moto G5 Plus aguenta de manhã até de noite sem muitos problemas.

E é aquela coisa, mesmo se você pensasse em ter problemas com a bateria, a Lenovo tem uma solução que, para mim como usuário de iPhone, parece mágica; o Turbo Power. É sério, eu fico impressionado toda vez que vejo um smartphone que carrega mais de metade da bateria em alguns minutos. Entre uma e uma hora e meia o Moto G5 Plus já está com a bateria completa e pronto para que eu vá caçar Pokémon e seguir a vida normalmente.

Ponto para a Lenovo.

Considerações finais (Preço e disponibilidade)

Review: O que há de novo no Moto G5 Plus?

A TV Digital só fica boa mesmo com a antena, não tem como escapar

O Moto G5 Plus tem preço sugerido de R$1499,00, no modelo único de 32GB. As cores são Platino ou Ouro e estão disponíveis nas principais lojas de varejo do país. No Magazine Luiza, por exemplo, é possível encontrar o aparelho por R$1304,13 à vista.

O aparelho conta com um sensor de impressão digital rápido, entrada para fone de ouvido, sinal de TV Digital (nós aconselhamos que você use a “antena” que a Lenovo vende junto do aparelho – mesmo ela dando um ar péssimo ao smartphone), toda a facilidade do sistema Android e é dual-chip.

Uma crítica que preciso fazer, e eu esperava mais do aparelho, além da câmera frontal ser bem fraquinha, a saída de áudio do Moto G5 Plus não é tão boa quanto eu esperava. Em algumas músicas, ao ouví-las no volume máximo e sem o fone, o áudio ficava distorcido. Não que seja impossível ouvir músicas, ou conversar no viva-voz, mas é importante notar isso.

Outra coisa que não me agrada esteticamente são os fones de ouvido do aparelho que me parecem (e são) simples. O acabamento dele poderia ser melhor e mais confortável de usar, podendo contar até com a função de aumentar/diminuir o volume e não só de pausar e continuar a música.

De resto, é um excelente smartphone.

Galeria de fotos

Especificações técnicas

SISTEMA OPERACIONAL ANDROID™ 7.0, NOUGAT
MEMÓRIA (RAM) 2 GB
ARMAZENAMENTO (ROM) 32 GB INTERNOS, SUPORTE A CARTÃO MICROSD DE ATÉ 128 GB
PESO 155 G
COR PLATINUM OU OURO
DIMENSÕES ALTURA: 150.2 MM
LARGURA: 74.0 MM
PROFUNDIDADE: 7.7 – 9.7MM (NA CÂMERA)
REDES 4G LTE (CAT 4)
CDMA / EVDO REV A
UMTS / HSPA+
GSM / EDGE
TELA 5.2 POLEGADAS,
TFT IPS,
FULL HD,
1080P,
424 PPI,
CORNING® GORILLA® GLASS 3
BANDAS GSM/GPRS/EDGE (850, 900, 1800, 1900 MHZ)
UMTS/HSPA+ (850, 900, 1900, 2100 MHZ)
4G LTE (B1, B3, B5, B7, B28) – CAT 6
CONECTIVIDADE MICROUSB, ENTRADA DE FONE DE OUVIDO DE 3.5MM
CARTÃO SIM DUAL NANO
SIM INTELIGENTE
PROTEÇÃO CONTRA ÁGUA NANO-REVESTIMENTO REPELENTE A ÁGUA
TV DIGITAL HDTV FULL-SEG E 1-SEG
TECNOLOGIA BLUETOOTH® BLUETOOTH VERSÃO 4.2
ALTO-FALANTES/MICROFONES ALTO FALANTE, SUPORTE PARA 2 MICROFONES
CAPTURA DE VÍDEO 1080P, 30 FPS
CÂMERA FRONTAL 5 MP
LENTE ÂNGULO ABERTO
ABERTURA DE F/2.2
MODO PROFISSIONAL
CÂMERA INSTANTÂNEA
MELHOR FOTO
MODO BURST
AUTO HDR
ARRASTAR PARA FOCO & EXPOSIÇÃO
FLASH NA TELA
MODO DE EMBELEZAMENTO
TIMER
VÍDEO 1080P, 30 FPS
VÍDEO CÂMERA LENTA
CAPTURA DE FOTO DURANTE VÍDEO
INTEGRAÇÃO COM GOOGLE FOTOS
GEOLOCALIZAÇÃO
COMPONENTES DO SISTEMA/PROCESSADOR PROCESSADOR QUALCOMM® SNAPDRAGON™ 625 COM CPU OCTA-CORE DE 2.0 GHZ, GPU ADRENO 506 DE 650 MHZ
BATERIA 3000 MAH – BATERIA QUE DURA O DIA TODO
SERVIÇOS DE LOCALIZAÇÃO GPS, AGPS, GLONASS, BEIDU
SENSORES LEITOR DIGITAL,
NFC,
ACELERÔMETRO,
GIROSCÓPIO,
SENSOR DE LUZ AMBIENTE,
SENSOR DE PROXIMIDADE
WI-FI 802.11 A/B/G/N (2.4 & 5 GHZ)
NFC SIM
CONTEÚDO DA CAIXA TELEFONE, KIT DE MANUAIS, CABO DE SINCRONIZAÇÃO, FONE DE OUVIDO ESTÉREO, CARREGADOR DE PAREDE TURBOPOWER™ 15W, FERRAMENTE DE REMOÇÃO DO CARTÃO SIM E ANTENA DE TV DIGITAL MÓVEL.
CÂMERA TRASEIRA 12 MP DUAL AUTOFOCUS PIXEL
ABERTURA DE F/1.7
DUAL LED FLASH COM BALANCEAMENTO DE CORES
ZOOM DIGITAL 8X (PARA FOTOS)
VISOR ATIVO (RECONHECE CÓDIGOS QR E DE BARRAS)
MODO PROFISSIONAL
CÂMERA INSTANTÂNEA
MELHOR FOTO
BOTÃO DE DISPARO OU TOQUE EM QUALQUER PONTO PARA CAPTURAR
MODO BURST
AUTO HDR
PANORAMA
ARRASTAR PARA FOCO & EXPOSIÇÃO
TIMER
VÍDEO 1080P, 60 FPS OU 4K ULTRA HD, 30 FPS
VÍDEO CÂMERA LENTA
CAPTURA DE FOTO DURANTE GRAVAÇÃO DE VÍDEO
INTEGRAÇÃO COM GOOGLE FOTOS
GEOLOCALIZAÇÃO

Hands-on do Moto G5 Plus

Moto G5 Plus

Moto G5 Plus
8.8

DESIGN

9/10

    HARDWARE & SOFTWARE

    9/10

      CÂMERA

      8/10

        BATERIA

        10/10

          PREÇO

          9/10

            Pros

            • Dual-chip
            • Bateria que dura o dia todo
            • Carregamento Turbo Power
            • Bom custo-benefício
            • Design mais premium

            Cons

            • TV Digital só funciona direito com a antena
            • Áudio pode distorcer no volume máximo
            • Fone de ouvido simples
            • Câmera frontal fraca

            Jornalista formado pela Cásper Líbero. Trabalhou na TV Gazeta, BandNews TV e Rede Globo. Atualmente, é Editor-chefe do Showmetech, escrevendo sobre o que há de mais importante no mundo da tecnologia.

            Comentários

            Mais de Android

            Dica

            Advertisement


            Mais Lidas

            Advertisement

            Reviews

            Cultura Geek

            Tutoriais

            Recomendado para você



            Subir