REVIEW: Intel Core I7 11170K é um poderoso processador com integração de IA da Intel

Intel i7 11170k
O processador Intel Core i7 11170K foi testado pelo Showmetech, e os resultados mostram que a Intel mantém a qualidade, mas que precisa correr mais para voltar ao topo

A Intel lançou os seus processadores de décima primeira geração no final de março. Com a nova arquitetura Rocket Lake-S, a empresa diz que oferecem 19% a mais de performance do que a geração anterior de processadores. O Showmetech teve a oportunidade de testar o Intel core i7 11170K dessa nova linha, e você confere nossa análise agora.

Características gerais

Review: intel core i7 11170k é um poderoso processador com integração de ia da intel. O processador intel core i7 11170k foi testado pelo showmetech, e os resultados mostram que a intel mantém a qualidade, mas que precisa correr mais para voltar ao topo
REVIEW: Intel Core I7 11170K é um poderoso processador com integração de IA da Intel

A partir da nova arquitetura, os processadores de décima primeira geração da Intel contam com integração com a IA chamada Intel Deep Learning Boost, que faz uso de machine learning (aprendizado de máquina) para entregar uma experiência mais fluída em jogos e outras tarefas que exigem bastante processamento, além de permitir mais eficiência e produtividade nos fluxos de trabalho comuns do dia-a-dia. Eles também contam com uma nova litografia de 10 nanômetros, que permite um salto nas frequências dos modelos em relação aos modelos anteriores.

Em geral, a décima primeira geração também recebeu melhorias no suporte para conexões PCIe 4.0 e compatibilidade com até 20 espaços para entrada de SSDs e entradas de vídeos, além de suporte a função Resizable BAR, fazendo com que o desempenho dos processadores fique mais estável, principalmente em games, ao tornar a comunicação entre a GPU e a CPU mais rápida. É importante notar também que o Processador Intel Core i7 11700K é mais um processador da décima primeira geração com 8 núcleos. 

Desempenho

No teste do Showmetech, usamos junto do processador Intel core i7 11170K a placa mãe B560m pro-vdh, 8GB de RAM DDR4, Coolermaster Watercooler 120 lite e por fim a placa de vídeo Nvidia RTX 3060. A seguir, comentaremos a performance em vários quesitos do processador nesse setup

Processamento

Em geral, a velocidade do Intel core i7 11700K é ótima para tarefas do dia a dia, chegando a renderizar vídeos a 4K em cerca de 400 segundos, abrir o iTunes e sincronizar a biblioteca em menos de 80 segundos e renderizar objetos 3D básicos no Blender em menos de 20 segundos. 

Intel i7 11170k
Teste de  desempenho do Intel i7 11170K no CPU-Z

Porém, o que mais surpreende inicialmente, e de certa forma negativa, é como o desempenho em situações de processamento de uma única thread do Intel i711700K perde para seu concorrente da AMD, o Ryzen 7 5800X, em várias benchmarks, como pontuação no Cinebrench. Normalmente, a arquitetura dos processadores Intel faz com que situações onde o processamento em uma única thread seja usado, o torne um dos melhores do mercado, e isso vinha sendo padrão mesmo quando na nona geração. Com a mudança de arquitetura, os processadores Intel de forma geral estavam perdendo em performance para opções da AMD.

Agora, pela primeira vez em anos, o resultado do processamento em uma única thread é pior que os encontrados no rival da AMD. Em geral, para usuários comuns, isso não terá um grande impacto, ainda sendo uma ótima opção para quem procura um processador rápido, mas para usuários que querem as máquinas mais fortes possíveis na categoria do i7, é algo a se levar em consideração. 

Performance em jogos

Sem dúvidas o Intel Core i7 11170K é uma ótima opção para um computador gamer. Em jogos como Monster Hunter World e Fortnite, a performance junto da RTX 3060 é fantástica, ajudando a passar dos 60FPS mesmo sem o uso do DLSS da GPU. 

Intel core i7 11170k

A renderização também se beneficia do processador, com nenhuma ocasião texturas ou fases não sendo carregadas, sempre indo da forma mais rápida possível. Comparado com Ryzen 7 5800X, embora na performance geral em benchmarks o processador rival esquente menos e use menos energia, o novo chip da Intel tem suas vitórias nos FPS.

Energia e temperatura

Durante os testes, o Intel i7 11170K em seu pico de performance não passou de 80 graus, o que é uma boa temperatura embora que o i9 de décima primeira geração chegue a temperaturas menores. É curioso, já que ambos os processadores contam com a mesma arquitetura e o mesmo número de núcleos.

Em gasto de energia, ele conta com os mesmos Watts dos i7 de gerações passadas, 125W. Em geral, é um uso equilibrado para um processador que consegue gerar uma boa performance. 

Disponibilidade

O processador Intel Core i7 11170K está disponível em algum dos maiores varejos do país, por cerca de R$ 3.000.

Conclusão

O Intel Core i7 11170K é um processador bom e funcional para as diversas funções de um PC parrudo, desde funções para o dia-a-dia quanto para jogos, podendo ser usado com tranquilidade em computadores de alta-performance. Suas benchmarks são excelentes, sua temperatura se mantém boa durante uso, mesmo em picos, e ele conta com o que há de melhor na tecnologia da Intel para processadores atualmente.

Porém, é necessário ter em mente que existem processadores na mesma faixa de preço que executam as mesmas funções de forma melhor, como o Ryzen 7 5800X, que está saindo por cerca de R$3.200 nos varejos brasileiros . No fim, o melhor processador ainda é o que cabe no bolso do consumidor, mas com certeza se este novo chip da Intel for a opção que você pegar, você não se decepcionará. 

Especificações Técnicas do Intel i7 11170K

Intel core i7-11700k
REVIEW: Intel Core I7 11170K é um poderoso processador com integração de IA da Intel

Intel Core i7

Processadori7-11700K
Base Clock3.6 GHz
Turbo BoostAté 4.9 GHZ
Turbo Boost MaxAté 5.0 GHz
Thermal Velocity Boost
Single/All Core
Não
All Core TurboAté 4.6 GHz
Cores/Threads8/16
Smart Cache16M
Thermal Design Power125
Desbloqueado para OverclockSim
Suporte de memóriasDDR4 – 3200
DDR4 – 2933
Gráficos IntegradosIntel UHD Graphics 750

Veja também:

Para mais informações sobre processadores da Intel, como a Série-H de processadores, fique de olho no Showmetech.

Intel I7 11170K
  • Instalação - 9/10
    9/10
  • Performance - 8/10
    8/10
  • Capacidades - 8/10
    8/10
  • Qualidade - 9/10
    9/10
8.5/10

Summary

Ainda que seja um ótimo produto fornecido pela Intel, principalmente por conta da integração com inteligência artificial, é necessário ter em mente que existem processadores na mesma faixa de preço que executam as mesmas funções de modo mais dinâmico.

Pros

  • IA da Intel
  • Deep Learning Boost

Cons

  • Pior que concorrentes
  • Preço salgado pelo que faz
Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário