Intel revela detalhes dos processadores H-series de 11ª geração

Intel revela detalhes dos processadores h-series de 11ª geração
A Intel revelou os detalhes principais dos processadores H-series de décima primeira geração, que são focados no mercado de notebooks gamers

A Intel revelou mais detalhes de suas séries de processadores ultra portáteis voltados para notebooks gamers, a H-series de 11ª geração. Contando com processamento extremamente rápido, várias opções focadas nas demandas de diferentes setores do mercado e até mesmo aparelhos com a plataforma Intel v-Pro, os novos processadores impressionam. Confira os detalhes a seguir:

Intel H-series

Intel h-series

Anunciados originalmente na CES 2021, a Intel H-series de décima primeira geração traz performance de desktop para notebooks, tendo opções de 6 a 8 núcleos Intel Core i7 Special Edition com até 5 GHz Turbo. A série H foi desenvolvida especialmente para os entusiastas de jogos, permitindo que em notebooks ultra portáteis a performance seja igual de um desktop.  Eles contam com a nova arquitetura PCIE de 4.ª Geração para melhor latência e renderização das tecnologias mais recentes, também. 

O Intel Core H, de forma geral, são uma linha de processadores gamers focadas em alto-desempenho e performance para jogos, contando com potências superiores a modelos anteriores, sistemas de resfriamentos internos normalmente já adaptados para diminuir a temperatura. Porém, eles não tem o compromisso de gastar menos energia durante seu uso, para poder chegar ao desempenho de desktop em notebooks.

A Intel mostrou que a H-series irá abranger quatro linhas diferentes de notebooks:

  • a linha ultra portátil, que conta com boa performance em um corpo extremamente portátil;
  • a linha “thin enthusiast”, que pode gerar gráficos mais potentes que a ultra portátil sem comprometer muito o tamanho;
  • a “halo enthusiast”, que traz performance de desktops topo de linha para um notebook;
  • e a “essentials”, que embora não tenha resultados absurdos, consegue ter uma ótima performance nos jogos, rodando títulos atuais entre as qualidades alta e média. 

Os processadores anunciados são os seguintes:

CPUIntel Core i5-11260HIntel Core i5-11400HIntel Core i7-11800HIntel Core i9-11900HIntel Core i9-11980HK
Núcleos/ Threads6 / 126 / 128 / 168 / 168 / 16
Frequência básica2.6GHz2.7GHz2.3GHz2.5GHz2.6GHz
Frequência Máxima4.4GHz4.5GHz4.6GHz4.9GHz5.0GHz
Frequência configurável2.1GHz @ 35W2.2GHz @ 35W1.9GHz @ 35W2.1GHz @ 35W3.3GHz @ 65

Segundo a Intel, mais de 30 modelos diferentes de notebooks gamers ultra portáteis com processadores H-series e mais de 80 modelos de notebooks “enthusiast” estarão disponíveis no mercado imediatamente, no lançamento da linha. Os processadores também contam com suporte a memória RAM DDR4-3200.

A nova arquitetura

Os processadores H-series de décima primeira geração da Intel contam com uma nova microarquitetura de núcleo, chamada de Willow Cove Core. Com ela, a Série-H, segundo a Intel, tem em uma única thread o processamento mais rápido do mundo, com ajuda de estruturas de apoio da Intel como a Intel Turbo Boost Max Technology 3.0, Intel Speed Optimizer e Intel Extreme Tunning Utility.

Graças a essa nova microarquitetura, os novos processadores também conseguem usar a RST, tecnologia da empresa que permite que SSDs de quarta geração sejam utilizados em RAID, e permite até mesmo que o boot, ou seja, a inicialização do sistema, seja feito em um dos SSDs que estão em RAID.

Overclock e outras características

H-series
H-series.

A H-series de décima primeira geração contará com uma série de melhorias que facilitam e deixam melhor o processo de overclock do processador, com ferramentas que permitem o controle da voltagem de cada núcleo, controle térmico, aumento de frequência em tempo real e até mesmo overclock de memória. O processador também pode detectar quais são os núcleos que estão sendo mais utilizados e dar um boost na performance deles, automaticamente.

Para conexões Wi-Fi, os processadores da H-series também possuem o módulo Killer Wi-Fi 6 da Intel, que permite mais velocidade e confiabilidade nas conexões, e também a compatibilidade com o ThunderBolt 4, entrada que permite carregamento rápido e universal.

Intel v-Pro

H-series
Intel revela detalhes dos processadores H-series de 11ª geração

Também mostradas pela Intel foram as novas plataformas Intel v-Pro com os processadores H-series, além dos novos processadores Xeon série W-11000, também na plataforma v-Pro. A plataforma v-Pro, conforme descrito no site da empresa, é uma solução para ambientes de trabalho conectados, onde todas as informações necessárias para servidores vem configuradas já de fábrica e garante enormes facilidades para os setores de segurança e TI das empresas que o usam. 

Os processadores H-series preparados para o v-Pro contam com o Intel Hardware Shield, integrado ao Intel CET, que corrige e torna obsoletos métodos de ataques e invasões que não são possíveis de serem impedidos a partir de soluções de software, e ao Intel TDT, que, em sistemas Windows, ajuda a impedir ataques de ramsomware em geral, sendo mais uma camada de proteção. 

Todos os processadores apresentados pela Intel serão lançados ainda em 2021.

Veja também

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:
Tags

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário