REVIEW: Ratchet e Clank: Em Uma Nova Dimensão é um espetáculo visual

Ratchet e clank
Ratchet e Clank: Em Uma Nova Dimensão é um jogo exclusivo de PS5 que mostra as capacidades gráficas da nova geração da Sony.

A nova geração dos consoles já está chegando aos seus 7 meses, deixando a impressão de que nenhum jogo construído especificamente para as novas capacidades do poder desses novos videogames foi lançado até agora. Talvez por isso Ratchet e Clank: Em uma Nova Dimensão (Rift Apart, em inglês, é o título original) seja tão aguardado – além de, claro, também pertencer a uma série fantástica e que para muitos é tão sinônimo de PlayStation quanto jogos como God of War ou The Last of Us.

Tive a oportunidade de avaliar Ratchet e Clank: Em uma nova Dimensão por duas semanas antes do seu lançamento, por isso, conto agora minhas impressões gerais para você.

Em outra dimensão absurdamente bonita

Ratchet e clank
REVIEW: Ratchet e Clank: Em Uma Nova Dimensão é um espetáculo visual

Logo de cara, o que mais impressiona em Ratchet e Clank: Em uma nova Dimensão é como realmente o SSD do PS5 está sendo utilizado de forma extremamente competente no jogo. Mesmo sem o patch de lançamento, o jogo já conta com telas de carregamento praticamente inexistentes, seja saindo do menu inicial ou passando de um planeta para outro. 

Lá atrás, no evento onde o PS5 foi revelado para o público, essa questão de carregamentos super-rápidos já havia sido abordada, com a característica principal de jogabilidade do título: a mudança rápida no meio de cenas de ação de ambientes. No jogo final, embora essa mudança de ambientes seja um pouco menos usada do que o esperado, ficando mais para momentos secretos de fases, toda vez que ela aparece é de impressionar. 

Ratchet e Clank: Em Outra Dimensão também tem detalhes que trazem vida a cada um dos mundos explorados. Seja em ambientes mais urbanos ou florestas, é impressionante ver o nível de cuidado que cada canto tem. Muitas vezes parece um filme da Pixar e, honestamente, acho que esse é um dos maiores elogios possíveis para um jogo cartunesco 3D.

Os momentos de ação, não só de jogabilidade, mas sim de correrias, também impressionam. Cada explosão causa um oceano de partículas, que faz tanto Ratchet quanto Rivet, os dois personagens jogáveis, parecerem pequenos, mas extremamente capazes nesses mundos de gigantes. Os famosos momentos de deslizar em corrimãos pelos mundos, um clichê da série desde o PS3, nunca foram tão impressionantes e intensos. É incrível e com tranquilidade falo que é um dos jogos mais bonitos que já tive a oportunidade de jogar.

Na versão jogável, só tínhamos acesso ao modo de Qualidade, que roda em 30 FPS (quadros por segundo) com Ray Tracing. Com o patch de lançamento, o modo de 60 FPS com Ray Tracing, o Performance, estará disponível. Porém, se em 30 FPS a experiência já foi extremamente fluída e boa de se jogar, eu só posso imaginar que em 60 será algo fantástico, mesmo que perca um pouco da qualidade visual.

Jogabilidade comum da série

Review: ratchet e clank: em uma nova dimensão é um espetáculo visual. Ratchet e clank: em uma nova dimensão é um jogo exclusivo de ps5 que mostra as capacidades gráficas da nova geração da sony.
REVIEW: Ratchet e Clank: Em Uma Nova Dimensão é um espetáculo visual

Passado o deslumbramento dos efeitos visuais, confesso que fiquei um pouco decepcionado em como a jogabilidade de Ratchet e Clank: Em Outra Dimensão fica numa área segura, não trazendo nenhuma novidade para a série. Assim como o último título, lançado em 2016 para o PS4, ele pega todas as inovações trazidas até o último jogo da franquia no PS3, Into the Nexus, e as replica sem trazer grandes mudanças. Ainda estão presentes as sequências de gameplay do robô companheiro dos protagonistas para resolver quebra-cabeças que impedem a progressão do jogo e, mesmo nos tiroteios, o jogo se mantém idêntico aos anteriores.

Dito isso, reforço que a jogabilidade em si está bem longe de ser ruim, e eu particularmente sou um fã da série. Os controles são extremamente responsivos, a movimentação é rápida e os embates são intensos. Mas, ao mesmo tempo, estamos falando de uma sequência que demorou 5 anos para sair e que não conta com diferenças em relação ao jogo anterior. Vi muita gente jogando o jogo de 2016 na espera por Ratchet e Clank: Em uma nova Dimensão, então, se for pular direto nele depois dessa maratona, talvez um leve burnout aconteça, ainda mais em suas 12 horas de campanha.

Porém, isso são só possibilidades, a recepção vai depender de cada um, lógico. O apelo visual junto ao gameplay divertido pode fazer o jogador ignorar isso. Porém, eu realmente espero que, no futuro, em um próximo título, a fantástica Insomniac coloque algumas novidades no jogo. Por outro lado, também há de se entender que esse título, em específico, parece tomar a posição de um showcase das capacidades gráficas do PS5. Uma sequência, sem o peso de ser um avanço visual, talvez trabalhe mais novidades de jogabilidade.

Conclusão

Intenso, visualmente bonito e divertido, Ratchet e Clank: Em Uma Nova Dimensão sem sombra de dúvidas é um dos melhores títulos disponíveis no PS5 e o primeiro jogo que realmente passa a impressão que chegamos a uma nova era de consoles. Em suas 12 horas de campanha, o jogo em nenhum momento parece se arrastar, e quando o acabei um sentimento de “quero mais” me tomou. Para mim, isso é um dos maiores méritos possíveis para um jogo.

Por mais que a jogabilidade seja mais do mesmo da franquia, o jogo não se torna maçante, ao menos não ao jogá-lo independente de outras entradas na série. Sem dúvidas, é um dos meus jogos favoritos de 2021. Ratchet e Clank  – Em Uma Nova Dimensão está disponível pro R$350 na PSN e por R$299 em mídia física na Amazon.

Para mais novidades de jogos, como as impressões de Returnal, fique de olho no Showmetech.

Ratchet e Clank - Em Uma Nova Dimensão

Ratchet e Clank: Em Uma Nova Dimensão é um jogo exclusivo de PS5 que mostra as capacidades gráficas da nova geração da Sony.

Pros

  1. Visuais incríveis;
  2. Controles extremamente responsivos;

Cons

  • Sem grandes novidades em relação aos outros jogos da franquia.
Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:
Tags

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário