REVIEW: realme Buds Air 2 Neo é um produto acessível e eficiente para os consumidores

Review: realme buds air 2 neo é um produto acessível e eficiente para os consumidores
Versão amplificada do Buds Air 2 traz elementos interessantes em um dispositivo com ótimo custo-benefício. Confira o nosso review

Uma das novidades anunciadas no evento da realme está oficialmente em solo nacional para os fãs de tecnologia. Sendo mais um integrante do ecossistema da empresa no Brasil, o realme Buds Air 2 Neo é uma versão aprimorada do Buds Air 2 que possui cancelamento de ruído ativo e uma bateria que suporta 28 horas de reprodução.

O Showmetech teve a oportunidade de experimentar o lançamento da empresa e apresenta a seguir os detalhes sobre os fones de ouvido. Lançamento é voltado para quem busca dispositivo sem fios de boa qualidade e, principalmente, um belo custo-benefício.

Design

O realme Buds Air 2 Neo vem dentro de uma pequena e chamativa caixa. Dentro dela, estão os fones de ouvido e um estojo de carregamento, juntamente de um cabo para repor a bateria. À primeira vista, é possível perceber que o item é bem compacto e relativamente leve. O Showmetech recebeu um exemplar na cor preto, mas uma versão na cor branco também será comercializada.

Review: realme buds air 2 neo é um produto acessível e eficiente para os consumidores
Sem ocupar muito espaço na superfície, estojo guarda fones de ouvido em design compacto. (Imagem: Fernando Gomes/Showmetech)

O design dos fones são arredondados, o que facilita a adaptação dos dispositivos à orelha do usuário. Além disso, são resistentes a movimentos, então, apesar de serem mais alinhados ao uso para lazer, colocá-los para a realização de treinos simples não deve ser um problema. O estojo oval também é bonito e fácil de manusear. Unidos os aparelhos, o produto ocupa o mínimo espaço possível.

Neste tópico, o único porém é a qualidade do material que compõe a case dos fones de ouvido. Ao manuseá-los, é reconhecível que os componentes do estojo não são premium como alguns outros modelos disponíveis à venda. No entanto, a experiência do som através dos dois aparelhos não é afetada por isso. Por sinal, é bem agradável.

Uso e conectividade

Com a tecnologia Bluetooth 5.2, os fones de ouvido são facilmente conectados a outros aparelhos a partir do toque no botão interno do estojo. Uma vez realizado o pareamento, a experiência se torna viável e o usuário pode ouvir músicas ou tocar qualquer recurso que tenha áudio perfeitamente. Quanto a isso, ele pode escolher entre dois modos: transparência e cancelamento de ruído.

Review: realme buds air 2 neo é um produto acessível e eficiente para os consumidores
Para administrar a saída de som, dois modos estão disponíveis para uso neste lançamento da realme. (Imagem: Fernando Gomes/Showmetech)

O modo de transparência é similar a qualquer fone normal, ou seja, é possível ouvir seus conteúdos com a interferência de ruídos do ambiente. Particularmente, o som é bem agradável e não há problemas com sua execução. Já o cancelamento de ruído, grande protagonista de muitos dispositivos da concorrência no mercado, como o recente HUAWEI FreeBuds 4i, por exemplo, é um elemento essencial no aparelho da realme. O elemento de fato elimina os ruídos mais altos — embora não todos — e proporciona uma experiência intimista do usuário para com o conteúdo selecionado.

Se você não conhece o recurso, o cancelamento de ruído é um recurso que utiliza o microfone embutido para eliminar os sons do ambiente externo. No detalhe, ondas mecânicas se propagam no ar até que as pessoas possam escutar o som gerado por elas. Elas possuem fases positivas (para cima) e fases negativas (para baixo). O sistema embutido neste produto da realme e outros disponíveis gera uma onda invertida destrutiva, que anula os sons do ambiente. Isto é, as ondas com som positivo e negativo são fundidas e canceladas, o que gera quase um silêncio. Este silêncio é o cancelamento de ruído. Você pode conferir mais detalhes sobre o recurso em nossa matéria explicativa.

Outro ponto interessante da composição do produto é a certificação IPX5, que concede resistência à água nos dois aparelhos de ouvido (o estojo não está incluso). A reunião de todos esses elementos garantem uma boa experiência no uso contínuo. Os fones são confortáveis, práticos e versáteis.

Sensores e bateria

Review: realme buds air 2 neo é um produto acessível e eficiente para os consumidores
Sensores ao toque estão dispostos na superfície de cada dispositivo no ouvido. (Imagem: Fernando Gomes/Showmetech)

Um sensor é disposto em cada aparelho. Ao usá-los, o indivíduo pode controlar as músicas, trocar entre os dois modos de escuta ou até atender ligações do smartphone. Com dois toques em um lado, é possível pausar sua playlist, assim como atender a chamadas telefônicas. Ao tocar três vezes, a próxima música da fila é selecionada. Para rejeitar uma ligação, basta posicionar o dedo sobre o sensor por dois segundos. Por fim, os modos de Transparência e Cancelamento de Ruído são ativados segurando cada lado dos fones de ouvido também por dois segundos.

Os comandos são fáceis de executar e não apresentaram dificuldades durante o teste do Showmetech. Entretanto, é preciso limpar com frequência a superfície dos sensores dos fones, dado que os próprios não possuem resistência a digitais. Isso pode ser um ponto que custe ao usuário executar a ação mais de uma vez até conseguir realizá-la de fato.

Quanto à bateria, essa cumpre o que havia sido informado pela empresa. Com o cancelamento de ruído desativado, o estojo pode registrar 28 horas de duração, enquanto os fones duram aproximadas 7 horas de uso. Ao chegar a menos de 20% de sua bateria, a case informa a necessidade de carregamento com uma luz vermelha. O mesmo acontece quando ele está carregado ou com bateria suficiente para ser executado tranquilamente, porém com a luz verde.

Review: realme buds air 2 neo é um produto acessível e eficiente para os consumidores
Produto acompanha cabo de carregamento. Este, no entanto, é muito curto. (Imagem: Fernando Gomes/Showmetech)

Enquanto o produto desempenha bem a função de carregamento, realizado em uma duração aceitável, em até 2 horas por completo e 1 hora apenas para os fones de ouvido, o ponto negativo fica por conta do cabo USB-C minúsculo acompanhado na caixa. Seu trabalho extremamente reduzido, alinhado ao design já compacto do estojo, dificultam um pouco a posição em tomadas, principalmente se o usuário não tiver móveis, prateleiras ou locais para descansá-lo durante o trabalho. Além disso, o ideal seria que o consumidor não precisasse recorrer a outras extensões, por exemplo, para alongar o cabo, muito menos utilizar um cabo de um carregador de smartphone.

Preço e disponibilidade

O novo realme Buds Air 2 Neo chega às vendas com uma promoção especial em parceria com a Lojas Americanas. Os consumidores que acessarem o marketplace do dia 24 a 28 de agosto vão poder adquirir o lançamento por R$ 399, um dos preços mais acessíveis do mercado.

Conclusão

Para o propósito em que foi desenvolvido, o realme Buds Air 2 Neo é um produto acessível, satisfatório e um forte concorrente no mercado de eletrônicos, principalmente devido à sua maior acessibilidade no preço, fator de grande relevância para os consumidores brasileiros. Com poucos deslizes, os fones de ouvido possuem uma boa performance, com destaque para a qualidade sonora e a conectividade.

Especificações técnicas

Review: realme buds air 2 neo é um produto acessível e eficiente para os consumidores
realme Buds Air 2 Neo possui um dos melhores custos-benefícios do mercado atualmente. (Imagem: Fernando Gomes/Showmetech)

realme Buds Air 2 Neo

Marcarealme
ModeloBuds Air 2 Neo
ConexãoBluetooth 5.2
SensoresSensor ao toque
Bateria2 horas de carregamento completo; 1 hora de carregamento para os fones de ouvido
Duração de bateriaFones de ouvido: 7 horas de duração com o cancelamento de ruído desativado
Fones de ouvido: 5 horas de duração com o cancelamento de ruído ativado
Estojo: 28 horas de duração com o cancelamento de ruído desativado
Estojo: 20 horas de duração com o cancelamento de ruído ativado
EntradaUSB-C
Alto-falante10 mm
ÁudioCancelamento de ruído ativo, AAC, SBC
Resistência à águaIPX5 (apenas nos fones de ouvido)
CoresPreto e Branco
PreçoR$ 399, na Lojas Americanas, por tempo determinado

Veja também:

Acesse também outros conteúdos relacionados no Showmetech, como o nosso review dos fones de ouvido HUAWEI FreeBuds 4i, que também possuem o cancelamento de ruído.

REVIEW: realme Buds Air 2 Neo é um produto acessível e eficiente para os consumidores
  • Design - 8.5/10
    8.5/10
  • Uso e conectividade - 9/10
    9/10
  • Sensores e bateria - 7.5/10
    7.5/10
  • Custo-benefício - 9/10
    9/10
8.5/10

Summary

Versão amplificada do Buds Air 2 traz elementos interessantes em um dispositivo com ótimo custo-benefício.

Pros

Design compacto e dispositivos confortáveis

Prática e ótima conectividade

Sensores intuitivos e modos bem executados

Bateria possui boa duração

Ótimo custo-benefício

Certificação IPX5 (resistência à água)

Cons

Material do estojo não é premium

Sensores dos fones de ouvido não possuem resistência a digitais

Cabo de carregamento de bateria é extremamente curto

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário